POLITICA
Sobrinho do governador Jerônimo e filho da vereadora Marta Rodrigues morre em Salvador
quarta-feira, 13 de novembro de 2024Filho da vereadora. O filho da vereadora Marta Rodrigues (PT) e sobrinho do governador Jerônimo Rodrigues (PT) morreu na tarde desta quarta-feira, dia 13/11. Marcelo Rodrigues, filho mais velho da edil, de 41 anos, estava internado no Hospital Aliança, na Capital baiana, e passava por complicações de saúde. Marcelo lutava contra o câncer desde o ano passado, tendo o quadro agravado em 2024.
O governador Jerônimo tinha agenda prevista na Cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia. Porém, a assessoria de imprensa do Governo do estado informou que o compromisso foi desmarcado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Redes Sociais
União Brasil divulga o valor recebido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha
segunda-feira, 11 de novembro de 2024Se ligue. O União Brasil divulgou o valor recebido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Para este pleito, o Tesouro Nacional disponibilizou R$ 536.557.338,93 (quinhentos e trinta e seis milhões, quinhentos e cinquenta e sete mil, trezentos e trinta e oito reais e noventa e três centavos).
O FEFC é um recurso previsto pela Lei das Eleições (N° 9504/1997) e distribuído aos partidos em ano eleitoral com base em critérios previamente definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os partidos também devem avaliar os critérios estabelecidos pelo órgão. O recurso será transferido se a maioria do colegiado composto pela direção executiva nacional do partido aprovar as regras de gestão e distribuição do orçamento.
A verba não utilizada durante a campanha deve ser devolvida, integralmente, ao Tesouro Nacional no momento da prestação de contas da campanha. Para entender mais informações sobre a distribuição desse recurso, consultar a Lei N° 9504/1997 e a Resolução TSE nº 23.605/2019.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: União Brasil
André Curvello pode deixar o governo Jerônimo Rodrigues
sábado, 9 de novembro de 2024Trump é eleito presidente dos Estados Unidos
quarta-feira, 6 de novembro de 2024Venceu. Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos conquistando o segundo mandato após derrotar a candidata democrata Kamala Harris. O resultado marca o retorno à Casa Branca para o ex-presidente, quatro anos após derrota para Joe Biden. Trump, agora com 78 anos, se torna o mais velho a ser eleito para o cargo.
Com a conquista assegurada na manhã desta quarta-feira, dia 6/11, quando Wisconsin confirmou os votos, Trump alcançou 277 votos no colégio eleitoral, ultrapassando o necessário para ganhar. A disputa foi acirrada.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Gage Skidmore
Roma e Neto juntos? João Roma admite conversar com ACM Neto sobre eleições 2026
terça-feira, 5 de novembro de 2024Novidade chegando. O presidente do PL Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, admitiu que não está distante o momento em que vai manter diálogos políticos com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), com vistas a definições de cenários para as eleições de 2026. Em entrevista à Rádio Metrópole na segunda-feira, dia 4/11, Roma destacou ainda que o pleito estadual será fortemente marcado pela disputa nacional e enfatizou que o plano A do PL é apresentar a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto.
“Não voltamos ainda a ter conversa política. Tive entendimentos com Bruno Reis, com Zé Ronaldo, com Sheila Lemos, mas não cheguei a sentar e tratar de política com Neto durante o período eleitoral. Nos encontramos algumas vezes no palanque em Camaçari, em Cruz das Almas, em Feira de Santana, em Itamaraju, no Extremo Sul”, disse Roma, após ser questionado sobre o retorno das conversas.
O presidente do PL Bahia, entretanto, ressaltou que uma conversa com ACM Neto não está distante. “Não ocorreu ainda uma aproximação nesses termos, o que eu acho que não vá demorar a ocorrer até porque vai chegar a sucessão de 2026 e certamente vamos ter que sentar e buscar entendimentos e pensar como vai ser o desfecho, como será a sucessão na Bahia de 2026”, alinhavou o ex-ministro da Cidadania.
Ao ser questionado sobre a candidatura a governador de ACM Neto, Roma disse: “Ele é um nome forte, mas não podemos também entregar o destino à vontade de ACM Neto até porque não sabemos se ele vai topar até o final. já ocorreu de ele identificar um cenário e desistir da disputa. Naturalmente eu já apresentei meu nome para a sucessão do governo do Estado da Bahia”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Ex-presidente Bolsonaro faz balanço das eleições municipais e diz que “o PT morreu” e “Só falta jogar a terra na catacumba”
terça-feira, 29 de outubro de 2024Vixe. O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) comentou na segunda-feira, dia 28 de outubro, os resultados das eleições municipais deste ano. Um dia após a decisão, o ex-presidente concedeu uma entrevista à CNN, na qual afirmou que “a vitória foi do povo conservador”, referindo-se aos prefeitos eleitos pelo País.
O ex-presidente Bolsonaro também comentou o resultado da eleição em São Paulo e criticou o desempenho do PT em diversas Cidades e Regiões do Brasil.
“Em São Paulo, foi muito bom. A vitória foi do povo conservador, da direita, do povo de bem. Eu estou feliz! Cada vez mais a população se afasta do mal, do vermelho, que aflige o mundo todo. O PT morreu. Já desceram o caixão. Só falta jogar a terra na catacumba”, alinhavou o ex-presidente.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Redes Sociais
Partidos do Centrão vão comandar mais de 60% das Prefeituras do Brasil
segunda-feira, 28 de outubro de 2024É muita gente. Os partidos que formam o chamado Centrão vão administrar 3 mil e 500 Municípios a partir de 2025. O número equivale a praticamente 63% das Cidades do Brasil.
O PSD é o partido do bloco que mais elegeu prefeitos em 2024; MDB vai administrar maior número de habitantes
O desempenho do bloco nas eleições municipais é visto com atenção por lideranças políticas por conta das eleições de 2026, com importantes cargos, quando vão ser eleitos governadores e presidente da República.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Luiz Caetano é eleito prefeito de Camaçari
domingo, 27 de outubro de 2024Eleito. Luiz Caetano (PT) foi eleito prefeito da Cidade de Camaçari neste domingo, dia 27/10. Com 100% das urnas apuradas, o petista conseguiu 50.92% dos votos válidos e está eleito prefeito da Camaçari, única Cidade da Bahia que teve segundo turno.
Caetano já tinha vencido a eleição no primeiro turno, quando teve 49,52% dos votos contra 49,17% do adversário.
Caetano vai comandar a Prefeitura de Camaçari pela 4ª vez. Ele foi vereador, deputado estadual, federal e secretário de Estado durante a carreira política.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Segundo turno para eleições acontece neste domingo (27)
domingo, 27 de outubro de 2024Olha aí. Os eleitores de 15 capitais e 36 Municípios retornam às urnas neste domingo, dia 27/10 para escolher os prefeitos das suas Cidades pelos próximos quatro anos. As eleições do segundo turno ocorrem das 8h às 17h, no horário de Brasília.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) implementou o horário unificado nas eleições municipais pela primeira vez. Essa estratégia já tinha sido utilizada nas Eleições Gerais de 2022 e foi novamente adotada para o pleito deste ano.
No segundo turno, os eleitores de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que estão em fusos horários diferentes da capital federal, precisam ficar atentos ao horário. Nessas Cidades, as seções para votação são das 7h às 16h, e horário local.
Aqueles que não compareceram ao primeiro turno têm a oportunidade de votar no segundo, pois a Justiça Eleitoral trata cada turno como uma eleição separada. Assim, quem deixar de votar em ambos os turnos deverá apresentar justificativas em duas ocasiões.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
ACM Neto manda recado pra Jerônimo: “Vou lhe enfrentar na Justiça para provar o desmando da segurança”
sexta-feira, 25 de outubro de 2024A pressão subiu. Em maio a um comício realizado na quinta-feira, 24/10, na Cidade de Camaçari, o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou a postura do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que anunciou que iria processar o ex-prefeito da Capital baiana por críticas ao Governo estadual. Neto também pediu apoio ao candidato Flávio Matos (União Brasil) na disputa pela Prefeitura do Município de Camaçari, prometendo resposta política nas urnas no domingo, dia 27/10.
“Ora cara pálida, você vai me processar pelo o quê? Porque estou falando a verdade. Tem problema não. Vou lhe enfrentar na Justiça para provar o desmando da segurança pública do Estado da Bahia”, alinhavou.
Neto relembrou que o adversário de Flávio Matos na disputa, Luiz Caetano (PT), foi secretário do Governo estadual até abril deste ano e criticou falas do governador, comparando a crise na segurança pública com uma “gripezinha”. “O governo que tem alguém à frente que não se comporta como um verdadeiro líder, alguém que vai para a rádio dizer que o problema da segurança pública na Bahia é igual a uma gripezinha. Meu Deus do céu, o nome disso é negacionismo”, detonou.
ACM Neto fez um paralelo com a pandemia de Covid-19 para reforçar sua crítica. “Na pandemia, muita gente dizia: ‘não, a Covid não vai matar, a Covid não vai tirar a vida de ninguém’. Essas pessoas eram chamadas de negacionistas. Vale a mesma coisa para o governador do Estado da Bahia, que teve a coragem de ir para uma rádio e dizer que o problema da segurança pública é uma gripezinha”, declarou. Segundo ele, essa postura é um desrespeito com as famílias que perderam entes queridos para o crime organizado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Assessoria ACM Neto
“O tráfico impede as pessoas de frequentar restaurante popular”, detona Bruno Reis
terça-feira, 22 de outubro de 2024Misericórdia. O predeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), trouxe à tona um problema grave que está aterrorizando a Bahia e, em especial, a Capital baiana. A guerra das facções de drogas.
“Meus amigos, o cidadão sabe que o problema é a briga das facções. O governo perdeu autoridade e não consegue enfrentar as facções que estão dominando as áreas, tomando conta dos Bairros. Vocês sabiam que o tráfico impede as pessoas de se alimentarem nos restaurantes populares… a exemplo de São Cristóvão, que as pessoas não podem sair da área para se alimentarem nos restaurantes… acreditam nisso? Pois é, eu soube disso ontem, pelo meu secretário de promoção social. Nós oferecemos 300 refeições diárias, e não tá tendo gente pra comer, porque as pessoas não conseguem sair de uma área pra outra porque o tráfico não permite. É essa a Cidade que vocês querem? Eu não”, alinhavou Reis.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/PMS
Prefeito mais jovem eleito na Bahia tem 25 anos e o mais idoso, 79; conheça os dois
segunda-feira, 14 de outubro de 2024Diferença de idade. Ricardo Maia Chaves Filho, que aos 21 anos já tinha sido eleito para administrar a Cidade de Tucano, distante 270 quilômetros de Salvador, se reelegeu no dia 6/10, aos 25 anos. Ele é o gestor com menos idade no Estado. O mais idoso é Pedro Dias da Silva, conhecido Pedrão, de 79 anos, que vai comendar a Prefeitura de Caculé, no Sudoeste da Bahia.
O prefeito reeleito de Tucano venceu com mais de 78% dos votos e conquistou a Prefeitura de 48 mil e 700 habitantes. O jovem vai governar o Município ao lado do vice-prefeito Robson Ferreira (PSD).
Ricardo Maia Filho é herdeiro do deputado federal Ricardo Maia, ex-prefeito dAa Cidade de Ribeira do Pombal.
Enquanto isso, Seu Pedrão que nasceu em 1945, foi eleito com 52% dos votos e vai governar uma população de 22 mil e 400 pessoas. O vice-prefeito eleito em Caculé é Willian, do PSB, de 38 anos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Débora Regis confirma primeiro nome do secretariado em Lauro de Freitas
sábado, 12 de outubro de 2024Nome escolhido. A prefeita eleita da Cidade de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), confirmou na sexta-feira, dia 11/10, que a ex-deputada estadual Mirela Macedo vai compor o secretariado da futura gestão municipal.
Débora destacou a importância da presença feminina governo dela e garantiu que as mulheres terão papéis de destaque. “Nós iremos fazer um governo onde vai ter uma participação das mulheres em cargos importantes, em cargos de precisão. Vamos colocar mulheres também como secretárias”, alinhavou a prefeita eleita.
Débora Regis foi eleita no dia 6 de outubro com 59,61% dos votos válidos, derrotando Rosalvo (PT), candidato da atual prefeita Moema Gramacho.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
PSD é o partido que mais elegeu prefeitos e vereadores na Bahia
sexta-feira, 11 de outubro de 2024Hegemonia. O PSD mostrou mais uma vez que é um dos partidos mais fortes da Bahia, especialmente no interior do Estado. Além de eleger 115 prefeitos, o partido também foi o que mais elegeu vereadores, chegando a 932 eleitos no dia 6/10. Esse número corresponde a 20,29% dos 4.593 vereadores vencedores no Estado nas eleições deste ano.
O Avante conseguiu eleger 472 vereadores, representando cerca de 10% do total. A legenda também ficou em segundo lugar no número de Prefeituras conquistadas, tendo êxito em 60 disputas no Estado. Na Bahia, o PSD é presidedo pelo senador Otto Alencar, já o Avante, tem como presidente, o ex-deputado federal Ronaldo Carletto.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Vereadores do Podemos se conectam à reeleição de Carlos Muniz para Presidência da Câmara
quinta-feira, 10 de outubro de 2024Olha aí. Os vereadores do Podemos, Randerson Leal e João Cláudio, se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 10/10, para declarar apoio à reeleição do vereador Carlos Muniz (PSDB) à Presidência da Câmara Municipal de Salvador. Além deles, Muniz já recebeu o apoio dos vereadores que integram as bancadas do União Brasil, PP, PL, PDT, DC, PRD, PSDB e Cidadania, totalizando 30 vereadores.
Segundo Randerson Leal, vereador reeleito, Muniz sempre priorizou o atendimento aos pares, independentemente da posição partidária. “Eu mesmo sou muito grato a ele, por tudo que me orientou e me ajudou nesses últimos 12 meses em que estive na Câmara”, alinhavou.
No café da manhã, Carlos Muniz agradeceu apoios e disse que estava se dedicando ainda mais para trabalhar pela população e pela Cidade. “Ouvimos todos os vereadores no dia a dia para que possamos administrar a Câmara Municipal, o que não é algo fácil. Mas estejam certos de que administramos com muita vontade de fazer o melhor para o povo de Salvador”, alinhavou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Irmão de Elmar Nascimento derrota mulher do presidente da Assembleia e vence eleição em Campo Formoso
quarta-feira, 9 de outubro de 2024Detonou. O irmão do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União Brasil), foi reeleito no domingo, dia 6/10, com 30.315 votos, 62,68% dos votos válidos. Ele derrotou Denise Menezes (PSD), esposa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), e que ficou com 18.052 votos, 37,32% dos votos válidos
Na reta final da campanha, Denise recebeu na Cidade o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que participou de caminhada eleitoral na noite da última sexta-feira, dia 4/10. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o senador Jaques Wagner (PT) também fizeram campanha para a candidata do PSD.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Guia Lugares Turísticos
Candidato mais velho eleito no Brasil tem 90 anos e concorreu pela primeira vez
quarta-feira, 9 de outubro de 2024Oxente. O aposentado Zé Costa (MDB) foi eleito vice-prefeito da Cidade de Monte Horebe, na Paraíba, na primeira candidatura dele a um cargo político, tornando-se o candidato mais velho do Brasil (contando todos os cargos) a ser eleito nas disputas municipais de 2024, realizadas no domingo, dia 6/10.
Seu Zé Costa nasceu no dia 1º de agosto de 1934 e tem 90 anos, 2 meses. Pra imprensa local, Zé Costa afirmou que sempre atuou na administração pública, mas essa é a primeira vez que concorreu a um cargo eletivo.
Feliz da vida, o eleito disse: “A primeira eleição de que participei na minha vida foi exatamente aos 90 anos; foi essa que aconteceu aqui”, alinhavou Zé Costa.
O aposentado Zé Costa nasceu na Cidade de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, mas foi eleito por Monte Horebe. Ele é servidor público aposentado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Redes Sociais
Dose dupla: O prefeito eleito e o filho reeleito em Cidades do Interior da Bahia
terça-feira, 8 de outubro de 2024Dupla de sucesso. Dois candidatos, um de 70 anos, e o filho dele, foram eleitos prefeitos em Cidades da Bahia, distantes 600 quilômetros uma da outra, no domingo, dia 6/10. A eleição inusitada aconteceu nas Cidades de Jandaíra no Litoral Norte, e Jussara, Centro Norte do Estado, distante 40 quilômetros de Irecê.
Gildásio Mendes (PSD), de 70 anos, foi eleito prefeito de Jandaíra, com 54% dos votos válidos. Nas eleições municipais de 2020, ele tentou ganhar a eleição na mesma Cidade, mas foi derrotado.
Já Tacinho Mendes (PP), de 37 anos, filho de Gildásio, foi reeleito prefeito da Cidade de Jussara, com 60,09% dos votos válidos. Ele também havia disputado em 2012 gestor e como vice-prefeito, em 2016. O político foi eleito prefeito da Cidade em 2020.
Os dois são naturais do Município de Jussara, mas Gildásio começou a atuação política em Jandaíra em 2008, quando o genro dele, Roberto Leite, foi eleito prefeito na cidade e o convidou para ser secretário de Finanças.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Redes Sociais
Tabuleiro político: Centrão domina, PL cresce e PT desaba; confira
terça-feira, 8 de outubro de 2024Se ligua agora. Os partidos do Centrão vão administrar em 2025, oito das onze Prefeituras que encerraram a disputa no primeiro turno, nas eleições de domingo, dia 6/10.
O PSD é o partido que mais conquistou comando de Capitais, elegendo três prefeitos: São Luís, Maranhão, em Florianópolis, Capital de Santa Ctarina e no Rio de Janeiro (RJ).
O MDB ganhou duas Capitais, Macapá, Amapá e Boa Vista, Capital de Roraima, mesmo número do União Brasil, que conquistou Salvador, com a reeleição de Bruno Reis e Teresina, no Piauí. O Republicanos levou o comando de Vitória, Capital do Espírito Santo.
O PT, partido do presidente da República, não conquistou nenhuma Capital, mas disputa o segundo turno em quatro: Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Porto Alegre (RS).
Do outro lado, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vai governar duas Capitais: Rio Branco, no Acre e Maceió, Capital dos alagoanos. A sigla é a que mais vai disputar vagas no segundo turno, com nove candidatos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
União Brasil tem maior bancada, e Psol passa o PT em cadeiras na Câmara de Salvador
segunda-feira, 7 de outubro de 2024Olha aí. Encerrada a apuração da eleição, a Câmara de Vereadores de Salvador registou renovação de 44% na comparação com os eleitos em 2020. Do grupo de 43 legisladores, 24 foram reeleitos este ano. Entre eles, Marta Rodrigues, a única petista reeleita. Em 2020, o partido elegeu quatro vereadores. Por outro lado, o PSDB cresceu, de três para seis vereadores. A maior bancada eleita foi a do União Brasil, legenda do prefeito reeleito, Bruno Reis.
Das 43 cadeiras na Câmara, a oposição elegeu somente 7: uma para o PT, uma para o MDB, outra para PSB, duas para o PCdoB e duas para o PSOL. O União Brasil sai do pleito com sete vereadores eleitos.
O presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB) afirmou no domingo, dia 6/10, que ficou surpreso com a taxa de renovação da Casa. “Esperava, no máximo, uma renovação de 30%, já incluindo o fato de Edvaldo Brito (PSD) ter desistido de disputar a reeleição”, alinhavou. “Não esperava por causa do trabalho que os vereadores fizeram nestes últimos quatro anos”, justificou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/CMS