POLITICA
Ex-presidente Bolsonaro passa 12 h no centro cirúrgico
segunda-feira, 14 de abril de 2025
O dia todo. A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para informar que chegou ao fim a cirurgia a que foi submetido o ex-presidente da República Jair Bolsonaro.
A ex-primeira-dama disse que o procedimento foi concluído com sucesso.
Michelle agradeceu a Deus e a todos que oraram pelo bom andamento do procedimento.
O ex-presidente Bolsonaro entrou na sala de cirurgia pouco depois das 10 da manhã. Ele foi submetido a uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: reprodução/x/JairBolsonaro
Ex-presidente Bolsonaro passa mal e é atendido às pressas no Rio do Norte
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Em viagem. O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), passou mal e foi atendido às pressas durante visita ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, dia 11/4.
O ex-presidente Bolsonaro foi atendido em um hospital de Santa Cruz, Cidade do Agreste potiguar, e foi transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, em Natal, segundo confirmou a Polícia Militar.
O político participava de um evento do partido PL, e chegou ao Rio Grande do Norte para cruzar o Estado de Leste a Oeste, em uma série de visitas com apoiadores e eleitores a Municípios e obras do Governo Federal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Twitter
Ministro das Comunicações entrega cargo após denúncia da PGR
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Entregou. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou na terça-feira, dia 8/4, que está deixando o cargo no governo Lula (PT), após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em uma investigação sobre desvio de emendas parlamentares.
“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações”, alinhavou o ministro.
“Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando”, seguiu, em carta aberta.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Caiado se junta ao ex-presidente Bolsonaro e outros 6 governadores em ato na Paulista
domingo, 6 de abril de 2025
Manifestação. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), se juntou a outros 6 governadores que marcaram presença no ato a favor da anistia aos presos do 8 de janeiro, convocado pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) neste domingo, dia 6/4.
Em uma foto publicada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), os governadores Ronaldo Caiado, Jorginho Mello (PL-SC), Ratinho Junior (PSD-PR), Wilson Lima (União Brasil-AM) e Mauro Mendes (União Brasil-MT) aparecem juntos ao lado do ex-presidente Bolsonaro.
Tarcísio publicou a foto com a seguinte legenda: ‘Juntos pela Anistia.’
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprdução/Instagram/tarcisiogdf
Ronaldo Caiado recebe título de cidadão baiano e oficializa pré-candidatura à Presidência
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Lançada a sorte. Em evento realizado nesta sexta-feira, dia 4/4, no Centro de Covenções de Salvador, na Bahia, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) oficializou a pré-candidatura para Presidência da República nas eleições de 2026.
A cerimônia foi marcada pela homenagem que a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) concedeu ao governador, o título Honorífico de Cidadão Baiano, proposto pelo prefeito, Bruno Reis, à epoca em que atuou como deputado estadual pela Bahia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Istagram/Ronaldo Caiado
PF prende vereadora do PSB por suspeita de ligação com facção criminosa
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Caiu na operação. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, dia 3/4, a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024.
Policiais Federais cumprem oito mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública como vereadora e de cargos em comissão ocupados por investigados da Câmara Municipal de Teresina, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí. As ordens judiciais, cumpridas na Capital piauiense e na Cidade de Timon, no Maranhão, foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí.
A investigação, iniciada após a divulgação dos resultados das Eleições 2024, identificou elementos que apontaram vínculo entre candidata eleita ao cargo de vereadora na Capital piauiense e expoente de facção criminosa violenta com grande atuação no Estado.
Há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi custeada com recursos ilícitos oriundos de facção criminosa, bem como de desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental.
Além das medidas judiciais citadas, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da ONG, com o consequente impedimento de receber qualquer novo aporte de recursos, e a proibição dos suspeitos afastados de suas funções de frequentarem os locais que trabalhavam e de manter contato com outros servidores.
Durante a deflagração, foi realizada ainda a prisão de uma pessoa que se encontrava com mandado de prisão preventiva em aberto.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: PF
Tiago Correia critica ataques de secretária de Jerônimo ao agronegócio
quinta-feira, 3 de abril de 2025
A pressão subiu. Os deputados Tiago Correia (PSDB) e Manuel Rocha (União Brasil) criticaram as declarações da secretária estadual de Política para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore (PT). De acordo com os parlamentares, as falas da secretária incentivam conflitos entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o setor produtivo do Estado.
Para os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), as declarações atacam diretamente o capitalismo e o agronegócio, além de indicarem que a secretária possui inclinações socialistas.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Tiago Correia (PSDB), manifestou indignação com a fala de Neusa Cadore, classificando-a como um discurso irresponsável.
“Lamentável a declaração da secretária, totalmente sem noção. Ela estimula o acirramento entre os movimentos de produtores rurais, afinal, os sem-terra também são produtores rurais. É preciso lembrá-la de que o agronegócio é responsável por quase um terço do PIB do nosso Estado, gerando milhares de empregos, principalmente para pessoas com menor qualificação. Uma loucura essa declaração”, alinhavou Correia, na sexta-feira, dia 28/3.
O parlamentar seguiu com as críticas à secretária, afirmando que Cadore faz discursos contrários ao capitalismo e em defesa do socialismo. O deputado ressaltou que, segundo a visão dele, não há nenhum País no mundo onde essa vertente tenha funcionado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Sandra Travassos/ALBA
Audiência pública vai discutir investimento de R$ de milhões para Dique do Cabrito
domingo, 30 de março de 2025
Se ligue aí. A Câmara Municipal de Salvador vai sediar, na quarta-feira, dia 2 de abril, às 8h30, uma audiência pública para debater a situação do Dique do Cabrito. O debate, que será realizado no auditório do Edifício Bahia Center (anexo da Câmara na Rua Ruy Barbosa), foi convocado pela vereadora Isabela Sousa (Cidadania), que tem questionado publicamente a aplicação desses recursos, a audiência será aberta ao público.
Segundo a vereadora, a participação da comunidade é fundamental para cobrar esclarecimentos e garantir que o Dique do Cabrito receba a atenção que merece: “Precisamos entender como esse dinheiro foi utilizado e por que o Dique do Cabrito continua em uma situação tão precária, apesar de registros no Portal da Transparência do Governo do Estado indicarem um investimento superior a R$ 58 milhões”.
Foram convidados representantes de diversos órgãos municipais e estaduais, além de lideranças comunitárias e moradores da região, que poderão relatar os desafios enfrentados e reforçar a necessidade de melhorias urgentes.
Audiência Pública sobre Dique do Cabrito
Data: 2 de abril
Horário: 8h30
Local: Auditório do Edifício Bahia Center, Rua Ruy Barbosa, Centro.
Fonte da notícia: Assessoria da vereadora
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/CMS
Morre aos 77 anos, Fuad Noman, prefeito reeleito de Belo Horizonte
quarta-feira, 26 de março de 2025
Morte na política. Morreu nesta quarta-feira, dia 26/3, aos 77 anos, o prefeito reeleito da Cidade de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, desde o dia 3 de janeiro, com quadro de insuficiência respiratória aguda. Era a quarta internação desde novembro de 2024. Na noite da terça-feira, dia 25/3, Noman sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado por médicos.
A morte foi informada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Leia a nota na íntegra:
É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/PBH
Jerônimo Rodrigues anuncia investimentos para Salvador na semana de aniversário da Cidade
segunda-feira, 24 de março de 2025Governador se reúne com forças de segurança para elucidar sequestro do presidente do PV
domingo, 16 de março de 2025
Olha aí. A prisão de um suspeito de participar do sequestro do presidente do Partido Verde (PV), Ivanilson Gomes, e as novas ações de inteligência para elucidação do crime foram analisadas e discutidas, na tarde deste sábado, dia 15/3, pelo governador Jerônimo Rodrigues, em reunião com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.
A reunião ocorreu na cidade de Jussari, na região Sul da Bahia, após a inauguração do novo Pelotão da PM e da nova Delegacia Territorial (DT).
Análise das imagens de câmeras, depoimentos de testemunhas, entre outras medidas, estão sendo promovidas pelos policiais, com o objetivo de localizar Ivanilson.
Informações sobre movimentações suspeitas relacionadas ao caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O serviço funciona em regime de 24h, de forma ininterrupta e a ligação é gratuita.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Wuiga Rubini/GOVBA
Polêmica: Lula diz que nomeou Gleisi para melhorar relação com Congresso por ser “mulher bonita”
quinta-feira, 13 de março de 2025
O presidente Lula (PT), atribuiu na quarta-feira, dia 12/3, a escolha de Gleisi Hoffmann para o Ministério das Relações Institucionais ao fato de ela ser uma “mulher bonita”. A pasta é responsável pela articulação política do governo e pelo relacionamento entre Executivo e Legislativo. Antes de Gleisi, a secretaria era chefiada por Alexandre Padilha, agora ministro da Saúde.
“Acho muito importante trazer aqui o presidente da Câmara [Hugo Motta (Republicanos-PB)] e do Senado [Davi Alcolumbre (União-AP)], porque uma coisa que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês”, alinhavou Lula, no evento de lançamento do crédito consignado privado, no Palácio do Planalto. Não foi o primeiro comentário problemático do petista em relação a mulheres.
A fala de Lula ocorre poucos dias depois do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Na data, o presidente chegou a compartilhar uma mensagem nas redes sociais. “Se me tornei três vezes presidente da República foi também para que toda mulher brasileira seja livre e viva plenamente seus direitos. Foi por isso que criamos, pela primeira vez na história do Brasil, um Ministério das Mulheres”, escreveu.
Em 25 de fevereiro, Lula demitiu Nísia Trindade do Ministério da Saúde. Ela foi a terceira mulher a ser demitida do primeiro escalão do petista — todas foram trocadas por homens. As então ministras Daniela Carneiro, que chefiava o Turismo, e Ana Moser, titular do Esporte, deixaram o governo em julho e setembro de 2023, respectivamente.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Antonio Cruz/Agência Brasil
Deputada Júlia Zanatta Questiona Contrato de quase R$ 500 Milhões para Organização da COP30
segunda-feira, 10 de março de 2025
Muita grana. A Deputada Federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou o Requerimento de Informação nº 663/2025, solicitando esclarecimentos ao Governo Federal sobre o contrato firmado com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para a organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em Belém (PA).
O documento, encaminhado ao Ministro da Casa Civil, Rui Costa, questiona os critérios que levaram à escolha da OEI, uma entidade internacional com sede na Espanha, sem a realização de um processo licitatório. Segundo reportagens veiculadas na imprensa, o contrato firmado tem o valor de R$ 478,3 milhões.
Entre os pontos abordados no requerimento, destacam-se: o processo de seleção e os critérios que levaram à escolha da OEI; o detalhamento das cláusulas e obrigações estabelecidas no contrato; a previsão de repasses adicionais ou ajustes financeiros ao valor inicialmente acordado; a justificativa legal para a dispensa de licitação; e mecanismos de transparência e auditoria para garantir a correta aplicação dos recursos públicos.
A Deputada Júlia Zanatta (PL-SC) destaca a importância da transparência na aplicação de recursos públicos, especialmente diante do montante significativo envolvido. “A população brasileira tem o direito de saber como esse dinheiro será utilizado e quais garantias existem para evitar desperdícios ou irregularidades”, afirmou a parlamentar.
O requerimento visa garantir que o governo esclareça os procedimentos adotados na contratação da OEI, bem como assegure que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e transparente.
Fotografia/Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada
Câmara vai debater neste semestre se aumenta número de deputados ou ajusta vagas entre Estados
sábado, 8 de março de 2025
E agora? Uma das propostas que devem ser discutidas na Câmara dos Deputados neste semestre é a que ajusta o número de integrantes das bancadas estaduais e do Distrito Federal na Casa. Esse ajuste valeria para a legislatura que tem início em 2027, observado o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o número de deputados de cada Estado deve ser revisto, em razão do Censo de 2022. O tribunal determinou que o Congresso Nacional edite, até 30 de junho deste ano, uma lei revisando a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada estado.
Mais vagas na Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou a intenção de construir um acordo com o STF para aumentar o número de deputados federais. Pela sugestão de Motta, a Casa passaria a ter mais 14 deputados federais, além dos atuais 513, totalizando 527.
Ganha x perde
Segundo Projeção do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), as novas estimativas do Censo 2022 alterariam a composição de 14 Estados: sete ganhariam cadeiras e sete perderiam.
Perderiam vagas:
- Rio de Janeiro (4),
- Rio Grande do Sul (2),
- Piauí (2),
- Paraíba (2),
- Bahia (2),
- Pernambuco (1), e
- Alagoas (1).
Ganhariam vagas:
- Santa Catarina (4),
- Pará (4),
- Amazonas (2),
- Ceará (1),
- Goiás (1),
- Minas Gerais (1), e
- Mato Grosso (1).
Proposta em discussão 148
O Projeto de Lei Complementar 148/23, em análise na Câmara, já faz esse ajuste nas bancadas. O texto também determina que o tamanho da representação de cada estado e do Distrito Federal deverá ser anunciado no ano anterior às eleições, a partir de atualização fornecida pelo IBGE.
O autor do projeto, deputado Pezenti (MDB-SC), avalia que a redistribuição do número de cadeiras a que cada estado tem direito garante mais equilíbrio federativo. “Criar mais vagas é um tapa na cara do brasileiro”, critica.
Pezenti afirma que houve uma migração entre estados, mas o número de deputados nessas bancadas não foi atualizado. “Santa Catarina, que eu represento, tem 16 deputados e tivemos um aumento populacional significativo. Teríamos direito a mais quatro vagas”, exemplifica.
“Para que Estados ganhem o que têm direito, outros Estados têm que perder. Isso é justiça”, afirma.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Câmara
Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares
terça-feira, 4 de março de 2025
Olha aí. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na segunda-feira, dia 3/3, por unanimidade, homologar o plano de trabalho para aumentar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento da União. A medida foi elaborada em conjunto pelos poderes Legislativo e Executivo.
A decisão do ministro Flávio Dino foi referendada pelo plenário da Corte, em sessão virtual de julgamento, que começou na sexta-feira, dia 28/3 e, mesmo com a votação de todos os ministros, segue aberta até quarta-feira, dia 5/3.
O compromisso dos parlamentares foi enviado na terça-feira (25) ao ministro, que é relator dos processos que tratam das medidas de transparência determinadas pelo STF para o pagamento das emendas. Ao homologar o plano, Dino liberou o pagamento das emendas deste ano e dos anos anteriores suspensas por decisões da Corte.
Pelo plano de trabalho da Câmara e do Senado, a partir do exercício financeiro deste ano, não será mais possível empenhar emendas sem a identificação do deputado ou senador que fez a indicação e da entidade que vai receber os recursos.
Conforme a decisão de Dino, não entram na liberação:
- emendas específicas para organizações não governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor que foram alvo de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU);
- recursos para a saúde que não estão regularizados em contas bancárias específicas e emendas de bancada;
- emendas de bancada e de comissão que não foram convalidadas em atas das respectivas comissões e que estejam sem identificação do parlamentar.
Entenda
O impasse sobre a liberação das emendas começou em dezembro de 2022, quando o STF entendeu que as emendas chamadas de RP8 e RP9 eram inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.
No entanto, o PSOL, partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continuava em descumprimento. Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original do caso, Flávio Dino assumiu a condução do caso.
Em agosto do ano passado, Dino determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O ministro também determinou que a CGU auditasse os repasses dos parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.
No mês passado, Flávio Dino suspendeu emendas parlamentares para ONG devido à falta de transparência. Em dezembro, por exemplo, ele havia bloqueado as transferências de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão.
O total previsto para emendas parlamentares no Orçamento de 2025, que ainda não foi aprovado, chega a R$ 52 bilhões, uma alta em relação a 2024, quando a cifra foi de R$ 49,2 bilhões. Há 10 anos, em 2014, esse valor era de R$ 6,1 bilhões.
Fonte: Agência Brasil
Fotografia: Lula Marques/Agência Brasil
STF decide manter Ivana Bastos presidente da Assembleia Legislativa após afastamento de Adolfo Menezes do cargo
segunda-feira, 3 de março de 2025
Decisão tomada. O Supremo Tribunal Federa (STF) decidiu manter a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), presidente da casa após o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) do cargo.
A decisão foi tomada na sexta-feira, dia 28/2, por unanimidade. Ivana Bastos assume oficialmente o comando da Assembleia Legislativa, passando a ocupar, inclusive, o gabinete presidencial, antes mesmo da posse definitiva.
Ela deve se reunir com líderes partidários e com Adolfo Menezes para alinhar a transição. A posse definitiva ocorre após o carnaval, mas a data ainda não foi anunciada.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/ALBA
Deputados divergem sobre papel do STF no regramento da execução das emendas ao Orçamento
domingo, 2 de março de 2025
Divergência. Deputados comemoraram a homologação, na quarta-feira, dia 26/2, do plano de trabalho apresentado ao Supremo Tribunal Federal pelo Legislativo e pelo Executivo em relação à execução das emendas parlamentares ao Orçamento da União. Porém, continuam tendo posições diferentes sobre os questionamentos da corte.
Embora a homologação – que ainda será ratificada pelo Plenário do STF até o dia 5 de março – libere a execução das emendas, ela não arquiva o assunto. O ministro Flávio Dino, que decidiu pela aprovação, afirma várias vezes em sua decisão que o mérito da questão ainda será discutido pelo tribunal.
Dino explicou que as três ações diretas de inconstitucionalidade que motivaram os questionamentos sobre a transparência das emendas seguirão tramitando e que, no julgamento do mérito, outras questões jurídicas poderão ser levantadas.
Logo no início da decisão, o ministro critica o que ele chamou de “incursão do Poder Legislativo na execução orçamentária” com emendas impositivas que alcançam bilhões de reais por ano. Segundo ele, as competências do Poder Executivo estariam migrando para o Poder Legislativo.
Para o deputado José Medeiros (PL-MT), o STF está tomando decisões que são do Legislativo. “Eu sempre digo: quando a Casa não legisla, ela está legislando. Por quê? Porque não legislar também é uma forma de você mostrar que as pessoas não estão querendo aquilo. Obviamente, se este Congresso estiver errando, ele, em quatro anos, é retirado pelo povo, que vai falar: ‘Não! vocês não estão nos representando’”, disse.
O deputado Cobalchini (MDB-SC) defendeu a decisão de Dino em relação às exigências de maior transparência para as emendas. “Eu entendo que todas as emendas têm que ter o autor e têm que ter o objeto claro. Eu concordo plenamente que é necessário dar absoluta transparência para que o cidadão saiba exatamente para onde vai o recurso da emenda parlamentar, que obra será executada e para que possa fiscalizar”, apontou.
Decisão
Embora tenha liberado a execução das emendas de 2025 e de outros anos por conta dos avanços já obtidos para a sua transparência e rastreabilidade, a decisão de Dino não elimina a necessidade de as emendas passarem pelo crivo dos impedimentos técnicos.
Elas também não poderão ser executadas no caso de recursos destinados à saúde que não estejam em contas específicas; no caso de emendas individuais de transferência direta sem plano de trabalho aprovado; e no caso das emendas de comissão e de bancada estadual sem aprovação registrada em ata.
Outro impedimento recai sobre as emendas destinadas a ONGs que foram objeto de suspensão específica por conta de auditorias da Controladoria-Geral da União.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/STF
Gleisi Hoffmann assume articulação política entre Governo e Congresso
sábado, 1 de março de 2025
Expectativa. O presidente Lula escolheu a deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, pasta responsável pela articulação política do governo. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.
Lula e Gleisi estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, dia 28/2, e a indicação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, em nota. Ela vai substituir o atual ministro Alexandre Padilha, recém indicado para comandar o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade.
Fonte: Agência Brasil
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Joédson Alves/Agência Brasil
Rui Costa atribui queda de popularidade do presidente a preço dos alimentos e comunicação
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Será? O ministro da Casa Civil, Rui Costa, atribuiu os resultados ruins de avaliação do governo e a baixa popularidade do presidente Lula, à alta de preço dos alimentos e a problemas de comunicação — que levaram a mudança do ministro da pasta. A declaração ocorreu na quarta-feira, dia 26/2, em São Paulo, onde ele participou de conferência da BTG Pactual.
“Eu tenho dito que quem governa, governa sabendo o que o está fazendo, nem pode ficar entusiasmado quando a pesquisa vem boa, nem pode ir para debaixo da cama e ficar deprimido, quando a pesquisa não vem boa. Acho que, em um caso e no outro, você tem que identificar o que precisa melhorar e trabalhar”, alinhavou ministro.
Segundo o Correio Braziliense, Rui Costa disse ainda que a comunicação do governo precisa se aprimorar. “A avaliação é também a percepção que você está fazendo. Se as pessoas não têm informação, as pessoas eventualemnte não vão poder avaliar, se não conhecem. Precisamos aperfeiçoar essa informação, capitalizar essa informação e fazer com que as pessoas tenham conhecimento do conjunto de ações do governo”, destacou.
“Em qualquer lugar do mundo, hoje ou ao longo da história, quando tem movimento de preços de alimentos, você mexe com a popularidade de qualquer governo. E nós precisamos ajustar e dialogar muito com os setores produtivos”, fechou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Wagner Lopes/Casa Civil)
Em Salvador, Governo do Estado entrega Companhia Independente de Polícia Militar
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Mais reforço. A 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Brotas) ganhou uma nova sede, em Salvador. A cerimônia de inauguração foi realizada nesta quarta-feira, dia 26/2, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e autoridades. Com localização atual no Engenho Velho de Brotas, a unidade contou com um investimento de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado.
“Estamos celebrando 200 anos da Polícia Militar da Bahia e fazendo diversas entregas para a segurança pública. Hoje mais cedo, inauguramos também em Salvador, a nova sede do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional, e esta unidade agora, que vai cobrir seis importantes bairros da capital. É um momento de felicidade pra nós, entregar um ambiente confortável e de segurança para os nossos policiais e a comunidade local. Após o carnaval, vamos reforçar o trabalho com mais motocicletas e equipamentos para toda a Bahia”, afirmou o governador.
A iniciativa é fruto do projeto do Governo do Estado de reestruturação das edificações da Polícia Militar da Bahia, com o intuito de promover melhorias para a tropa que atua nas ações de policiamento e prevenção de crimes.
“Como se pode ver aqui, essa nova estrutura vai efetivamente levar mais dignidade ao policial militar que, como resposta, vai prestar um melhor serviço à sociedade. Só a localização, já vai contribuir para cobrir outras regiões vizinhas”, explicou o comandante-geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho.
O novo espaço, localizado na Avenida Laurindo Régis, s/n, no bairro Engenho Velho de Brotas, tem uma estrutura moderna e conta com sala de reunião, central de rádio, setor de suporte e operacional, depósito e sala de equipamentos. As áreas de atuação cobertas pela unidade serão: Acupe de Brotas, Boa Vista de Brotas, Brotas, Candeal, Eng. Velho de Brotas e Horto Florestal.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) já foram entregues, entre 2023 e 2025, 148 unidades de segurança pública em toda a Bahia.
“Mais de 200 unidades devem ser inauguradas até o final deste ano e início de 2026. Só em 2025, já foram 13 unidades, proporcionando um atendimento mais efetivo à população baiana e melhorias nas condições de trabalho dos nossos policiais e bombeiros, reduzindo progressivamente os índices criminais no nosso estado”, acrescentou o secretário da pasta, Marcelo Werner.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Matheus Landim/GOVBA