BRASIL
Incêndios atingiram 230 mil hectares de cana em São Paulo
sábado, 7 de setembro de 2024Muito fogo. Pelo menos 231 mil hectares de lavouras de cana-de-açúcar foram atingidos pelos recentes incêndios registrados no Interior de São Paulo. O dado é fruto de levantamento parcial realizado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) junto às usinas do Estado e refere-se aos incêndios ocorridos em agosto. As empresas com os números já contabilizados representam mais de 75% da produção paulista de cana-de-açúcar.
De acordo com o levantamento, 132,04 mil hectares são de áreas que ainda seriam colhidas. O restante, ou seja, perto de 100 mil hectares, é referente a locais em que a cana-de-açúcar já havia sido colhida ou a lavouras de cana-planta (plantadas nesse ano para colheita no próximo ciclo agrícola).
As Cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Carlos foram as mais atingidas pelos incêndios, respondendo por cerca de 90% da área queimada apurada até o momento. Nas Cidades de Piracicaba, Araçatuba e Assis o impacto dos incêndios foi menor.
Combate e prevenção
A UNICA e suas associadas colocaram à disposição do Estado de São Paulo toda a estrutura de combate ao fogo já disponível nas usinas. Mais de 1mil e 500 caminhões-pipa e cerca de 10 mil colaboradores do setor sucroenergético treinados para combater incêndios continuam atuando sob coordenação do governo estadual.
“Nesse momento, os esforços do setor sucroenergético seguem dedicados à prevenção e combate dos focos de incêndio, com segurança aos colaboradores e colaboração com o Governo do Estado”, destaca o diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: UNICA
Morre músico e compositor Sérgio Mendes
sexta-feira, 6 de setembro de 2024Luto na música. O músico e compositor Sérgio Mendes morreu na quinta-feira, dia 5/9, aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela assessoria do artista, por meio de nota assinada pela família de Mendes.
A nota informa que o músico morreu, de forma tranquila, ao lado de sua esposa e parceira musical pelos últimos 54 anos, Gracinha Leporace Mendes, e de seus filhos. De acordo com a família, Mendes teve que lidar com problemas de saúde, nos últimos meses, devido aos efeitos da covid longa.
Segundo a nota da família, o músico fez seus últimos shows em novembro de 2023, em Paris, Londres e Barcelona, com apresentações que tiveram ingressos esgotados. “A família está processando essa perda e dará mais detalhes sobre o velório e sepultamento em breve”, diz a nota.
O compositor ficou conhecido como um dos principais nomes do samba-jazz e da música brasileira no cenário internacional. Com sucessos como “Mas que Nada” e “Magalenha”, ele venceu um Grammy de Melhor Álbum de Música Global, em 2015, e dois prêmios Grammy Latino. Além disso, foi indicado ao Oscar pela música “Real in Rio”, do filme “Rio”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Ônibus de dupla sertaneja se envolve em acidente na madrugada
sexta-feira, 6 de setembro de 2024Susto. Um ônibus da dupla sertaneja João Neto & Frederico se envolveu em um acidente no km 453 da BR-040, na Cidade de Caetanópolis, na Região Central de Minas Gerais, na madrugada desta sexta-feira, dia 6/9, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os cantores não ficaram feridos, mas quatro pessoas da equipe dos artistas se machucaram. A frente do coletivo ficou destruída.
De acordo com a Polícia, o veículo bateu na traseira de um caminhão que transportava carvão, depois das das 3 da madrugada, no sentido Belo Horizonte. A dupla estava a caminho da Cidade de Guarará, na Zona da Mata, onde tem show previsto para esta sexta-feira.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Redes Sociais
Dia do Açaí: Saiba qual é o Estado líder nacional com mais de 90% da produção brasileira
quinta-feira, 5 de setembro de 2024Sabor da terra. Presente diariamente na mesa do povo paraense, o açaí faz parte da cultura alimentar e é fonte de renda que movimenta a economia do Estado do Pará, Norte do Brasil e maior produtor do País. Nesta quinta-feira, dia 5/9, em que se comemora o Dia da Amazônia, a data também é dedicada ao açaí. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Pará produz pelo menos 93% do açaí no Brasil. A média anual de produção é de quase 1 milhão e 700 mil toneladas do fruto.
O açaí é parte da cultura e tradição do Pará, gerando renda para produtores, batedores e comerciantes. É o caso de um produtor da ilha do Combu, que há mais de 40 anos trabalha na produção do açaí.
Além de fonte de renda, o furto é alimento para as famílias. Edvaldo conta que o açaí é o primeiro prato na mesa, no almoço e na janta. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de açaí aumenta 15% a cada ano. Sozinho ou misturado com farinha e açúcar, acompanhado de peixes, carnes ou como shakes e outras derivações, não há quem resista ao paladar único do açaí.
O açaí produzido no Pará vem conquistando o mercado mundial com ampla possibilidade de expansão, não apenas com a exportação do produto e derivados, mas, como exemplo de boas práticas a serem implementadas inclusive em outros países.
No quesito exportação, o Estado do Pará é o maior exportador mundial. De acordo com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), no ano de 2023, o Estado exportou 8 mil e 200 toneladas de açaí, com destaque para a produção dos Municípios de Igarapé-Miri (25%), Cametá (9,2%) e Abaetetuba (6,5%) no Baixo Tocantins. E os produtos exportados derivados do açaí paraense saltaram, exponencialmente, de menos de 1 tonelada em 1999 para mais de 61 mil toneladas, em 2023.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Agência Pará
Força do agro: Produção de ovos de galinha atinge novo recorde
quinta-feira, 5 de setembro de 2024Ovo em alta. A produção de ovos de galinha alcançou 1 bilhão 160 milhões de dúzias no 2º trimestre de 2024, um aumento de 9,8% em relação ao mesmo trimestre em 2023 e de 5,6% em relação ao trimestre anterior, alcançando novo recorde na série histórica.
“A produção de ovos também foi recorde por ser uma proteína com preços acessíveis e ter uma alta demanda no mercado interno. O aumento foi mais expressivo na produção de ovos voltados para alimentação humana”, pontuou Viscardi.
Foram produzidas 103 milhões e 380 mil dúzias de ovos a mais em comparação com o 2º trimestre de 2023. Mais da metade das granjas, 1.094 (54,5%), produziram ovos para o consumo, respondendo por 82,4% do total de ovos produzidos, enquanto 913 granjas (45,5%) produziram ovos para incubação, respondendo por 17,6% do total de ovos produzidos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: IBGE
Motorista de carro morre esmagado ao ser atingido por carreta
quinta-feira, 5 de setembro de 2024Vixe. Um homem morreu após o carro que conduzia ser esmagado por um contêiner. A vítima, tinha 32 anos.
O acidente impressionante foi registrado por uma câmera de monitoramento. O fato aconteceu na terça-feira, dia 3/9, na Avenida Rodrigo Otávio, no Bairro Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul de Manaus.
As imagens mostram a carreta com o contêiner acoplado virando sobre o carro de passeio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois veículos seguiam na mesma direção e, após uma curva, o homem deu preferência para a carreta, que tombou.
O carro foi removido totalmente esmagado. Populares chegaram a acreditar que o motorista estava vivo, porém, conforme o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), ele morreu instantaneamente.
O motorista da carreta fugiu do local do acidente e a Polícia Civil do Amazonas apura o caso.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Operação afasta servidores da Receita Federal suspeitos de envolvimento em contrabando
quarta-feira, 4 de setembro de 2024Vixe. A Polícia Federal em ação conjunta com a corregedora da Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 4/9, a Operação Handbrake, que visa desarticular um grupo criminoso especializado em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de altos valores no Nordeste.
A operação contou com a participação de 60 policiais federais e 14 servidores da Corregedoria da Receita Federal cumprem 15 mandados de busca e apreensão na Bahia, Piauí e Pará. Quatro servidores da Receita Federal do Brasil foram afastados dos respectivos cargos.
Ficou constatado que alguns servidores da Receita Federal, hoje afastados dos cargos, já responderam administrativamente por suposto envolvimento com alvos desta investigação.
As investigações se iniciaram em janeiro do corrente ano, e nesse período foram realizados três flagrantes de integrantes da organização responsáveis pelo transporte de aparelhos eletrônicos irregulares, sendo formalizados procedimentos em Juazeiro/BA, Belém/PA e Guarulhos/SP. Estima-se que o grupo criminoso tenha movimentado no período de abril de 2023 a agosto de 2024 a quantia de R$ 70 milhões.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, descaminho, contrabando, facilitação de contrabando e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 39 anos de reclusão.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/PF
Expointer da retomada mostra força do agro gaúcho e supera R$ 8 bilhões em negócios
terça-feira, 3 de setembro de 2024Ministro manda prender condenados pelo incêndio da boate Kiss
terça-feira, 3 de setembro de 2024Olha aí. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda-feira, dia 2/9, a prisão de quatro condenados pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.
Com a decisão, voltam a valer as condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão.
A decisão do ministro foi tomada após apresentação de recurso pelo Ministério Público para anular decisões da Justiça do Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspenderam as condenações.
Nas instâncias inferiores, as defesas dos acusados conseguiram anular as sentenças ao alegarem que as condenações pelo Tribunal do Júri foram repletas de nulidades.
Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados, estão a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, e o sorteio de jurados fora do prazo legal.
Ao analisar a questão, Toffoli disse que as ilegalidades deveriam ser contestadas durante o julgamento.
“Estando também preclusa tal questão, o seu reconhecimento pelo STJ e pelo TJRS, a implicar a anulação da sessão do júri, viola diretamente a soberania do júri”, afirmou o ministro.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Candidato a vereador é indiciado por forjar sequestro após ser encontrado amarrado com arame farpado
terça-feira, 3 de setembro de 2024Oxente. Um candidato a vereador da Cidade de Iguatu, no Ceará, pelo PT, foi indiciado na segunda-feira, dia 2/9, por falsa comunicação de crime após inventar seu próprio sequestro, conforme apurado pela Polícia Federal. O caso ganhou atenção quando o candidato reportou às autoridades locais que havia sido sequestrado por uma organização criminosa, mas as investigações logo revelaram inconsistências em sua versão.
A Polícia Federal informou que ele cooperou com as investigações e, eventualmente, confessou ter forjado o sequestro. Com base nisso, ele será indiciado de acordo com o artigo 340 do Código Penal Brasileiro.
O Ministério Público Eleitoral, por sua vez, requisitou os documentos do inquérito à Polícia Federal e está avaliando se deve solicitar a cassação da candidatura dele, com base na Resolução 23.735/2024 do TSE. Se a candidatura for cassada, o homem ficará impedido de concorrer ao cargo de vereador nas eleições de 2024.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
STF forma maioria para manter suspensão do X, antigo Twitter
segunda-feira, 2 de setembro de 2024Êta. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na manhã desta segunda-feira, dia 2/9, para manter a suspensão do X -antigo Twitter- no Brasil. Relator da decisão, o ministro Alexandre de Moraes votou a favor em julgamento na Primeira Turma da corte.
Além dele, a Turma conta com Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
A rede social saiu do ar no Brasil, após decisão da sexta-feira, dia 30/8, após Musk recusar a determinação de eleger um representante legal no país. Há semanas, Musk e Moraes têm trocado farpas nas redes sociais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Empresa investe mais de R$ 1milhão na compra de vaca Nelore de alta produtividade
segunda-feira, 2 de setembro de 2024Agro de respeito. A Alta, empresa focada em melhoramento genético de bovinoa, anunciou um investimento superior a R$ 1 milhão na compra de 50% da matriz KATL 05, uma vaca da raça nelore de alta produtividade. A aquisição aconteceu durante o Leilão Nelore Paranã e Convidados, no dia 22/8, e visa fortalecer o programa de produção de embriões da empresa, o Alta Embryo.
Nota no site da Alta:
Alta, líder mundial no mercado de melhoramento genético bovino, investiu mais de R$1 milhão na compra de 50% da matriz KATL 05, durante Leilão Nelore Paranã e Convidados, realizado no último dia 22.
Mãe de 14 touros de Central, a KATL 05 é matriz superprecoce, destaque absoluto no quesito produção de machos. A progênie da 05 alia o que existe de mais moderno em genética, da raça Nelore, em termos de eficiência produtiva, reprodutiva e resultados.
Dentre os filhos da matriarca, que estão na bateria Alta, podemos destacar Luck FIV Katispera, Kubo FIV Katispera, Lastro FIV Katispera, Líder FIV Katispera, Meteoro FIV Katispera, Original FIV Katispera, entre outros
O diretor da Alta, Heverardo Carvalho, explica que a aquisição é para elevar, ainda mais, o nível das doadoras do Alta Embryo, programa de produção de embriões da Alta em que são aspiradas doadoras de alto valor genético, acasaladas com touros referência da bateria, com foco nas características genéticas de grande impacto dentro da pecuária. “Nós já temos animais de altíssimo nível, mas compramos outras fêmeas que completarão e, evidentemente, valorizarão ainda mais esse nosso rebanho. São animais realmente muito especiais”, destaca.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/Fonte: Alta
Candidato a vereador é internado após agressão durante campanha
segunda-feira, 2 de setembro de 2024Vixe. A equipe do candidato a vereador do Rio de Janeiro Leonel de Esquerda (PT) usou as redes sociais no domingo, dia 1/9, para denunciar que o radialista foi agredido por “um adversário político da direita carioca” quando estava em campanha. Em nota, o PT do Rio afirmou que os agressores foram o candidato a prefeito Rodrigo Amorim (União Brasil) e sua equipe. Amorim, por sua vez, alega que “agiu em defesa própria” para afastar o celular de Leonel de seu rosto ao ter sido abordado “de forma premeditada” pelo candidato a vereador.
A publicação da campanha de Leonel afirma que a agressão foi grave e que o candidato se encontrava hospitalizado na tarde deste domingo, sem condições de se pronunciar. Imagens publicadas na imprensa mostram Leonel com lesões e sangue no rosto e nas costas. Um vídeo flagrou o momento em que ele está abaixado, aparentemente para pegar o celular, recebe um chute no rosto e cai no chão. A Agência Brasil confirmou que Leonel está internado no Hospital Glória D’Or, mas a Rede D’Or não deu detalhes sobre seu estado de saúde.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro repudiou a agressão e cobrou providências imediatas das autoridades “frente a mais um episódio de ataque à democracia brasileira, às eleições livres e à integridade física daqueles que se candidatam ao voto popular”.
“Hoje, Rodrigo Amorim, candidato a Prefeito pelo União Brasil, e integrantes da sua campanha, agrediram covardemente o candidato a vereador do PT Leonel de Esquerda, que nesse momento encontra-se hospitalizado, ainda sem boletim médico divulgado. Reafirmamos nossa solidariedade aos familiares e ao nosso companheiro Leonel de esquerda”, disse o PT. “Exigimos das autoridades e, sobretudo, do TRE/RJ providências para que possamos fazer o debate saudável, democrático pautar o que é melhor para o povo da cidade do Rio de Janeiro”.
Leonel Querino da Silva Neto tem 35 anos, se declara negro e quilombola, trabalha na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como radialista e está licenciado para se candidatar ao cargo político.
Outro lado
A assessoria de imprensa do candidato a prefeito Rodrigo Amorim informou que o deputado estadual não estava em agenda de campanha e foi com sua mulher ao encontro de seu irmão, o candidato a reeleição como vereador Rogério Amorim (PL), para que fossem almoçar juntos na Praça Varnhagen, na Tijuca, onde Rogério divulgava sua candidatura.
Segundo a nota, o deputado foi abordado na praça por Leonel, que filmava com um celular e proferia ofensas. Amorim alega que “agiu em defesa própria” tentando afastar o celular de Leonel de seu rosto. “O youtuber caiu durante a confusão, e o deputado reagiu pedindo para todos os envolvidos se afastarem a fim de acabar com o tumulto. Em seguida, se abrigou, diante da chegada de seguranças de Leonel”.
Amorim afirma que registrou o caso com seus advogados na 19ª Delegacia de Polícia (Tijuca). A Agência Brasil entrou em contato com a Polícia Civil do Rio de Janeiro e confirmou que o caso está em investigação. “Diligências estão em andamento para esclarecer os fatos”, respondeu a corporação.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: Agência Brasil
Fotografia: Reprodução
Conta de energia mais cara em setembro
domingo, 1 de setembro de 2024Segura o bolso. A bandeira tarifária de energia elétrica em setembro será vermelha patamar 2. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico.
Esta é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada, a última foi em agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.
O anúncio da Aneel, na sexta-feira, dia 30/8, sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Com a previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas do país também deve ficar cerca de 50% abaixo da média. “Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel.
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.
Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber do valor adicional antes do início do mês, ele pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.
“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, acrescentou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Rede X, antigo Twitter, é bloqueado no Brasil
sábado, 31 de agosto de 2024Vixe. A rede social X, antigo Twitter, já está bloqueada no território brasileiro. Desde o início da manhã deste sábado, dia 31/8, usuários de algumas operadoras de telefonia celular relataram não conseguir mais acessar a plataforma, enquanto outros ainda afirmavam que ela estava disponível. O bloqueio na internet do país se dá em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou na sexta-feira, dia 30/8, a suspensão do X no Brasil. A medida foi tomada após descumprimento ao prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma, para indicar um representante legal do X no país.
Em nota publicada pouco tempo após a determinação de Moraes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, ainda na sexta-feira, que foi intimada pelo STF sobre a decisão pela suspensão do funcionamento do X e que “está dando cumprimento às determinações nela contidas”. Procurada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) confirma que suas associadas, empresas prestadoras de serviços de comunicação multimídia, receberam a notificação sobre o bloqueio da plataforma X e vão cumprir a decisão judicial.
No último dia 17/8, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos de determinações de ministro. Entre elas, a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.
No post que anunciou a saída do Brasil, o bilionário divulgou uma decisão sigilosa do ministro. O documento diz que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.
A decisão
Pela decisão de Moraes, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumprir a suspensão integral da plataforma em até 24 horas e comunicar as operadoras de telefonia sobre os bloqueios. A medida tem validade em todo o território nacional até que as ordens judiciais de bloqueio sejam cumpridas e as multas aplicadas à X sejam pagas.
Ao justificar a suspensão da rede social, Moraes citou o Marco Civil da Internet e disse que empresas de internet devem ter representação no Brasil e cumprir decisões judiciais sobre a retirada de conteúdo considerado ilegal. O ministro também afirmou que Musk retirou a empresa do Brasil com o objetivo de não cumprir decisões do STF.
Em seu perfil no X, Musk postou, na madrugada deste sábado, que a plataforma é a fonte de notícias mais utilizada no Brasil. “É o que o povo quer”, escreveu. “Agora, o tirano de Voldemort está destruindo o direito das pessoas à liberdade de expressão”, continuou, se referindo à Moraes e fazendo uma analogia com o vilão da saga Harry Potter, Lord Voldemort. “A liberdade de expressão é o fundamento da democracia”, escreveu Musk
Questionamentos à falta de moderação de conteúdo no X tem levado o bilionário a colecionar atrito com autoridades de diversos países, desde o Brasil, até a Austrália, a Inglaterra, o bloco da União Europeia (UE), a Venezuela.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Orçamento prevê novo valor do salário mínimo em 2025; saiba qual
sexta-feira, 30 de agosto de 2024Olha aí. O projeto para o Orçamento de 2025 que o governo federal envia ao Congresso nesta sexta-feira, dia 30/8, deve prever um salário mínimo de R$ 1.509 a partir de janeiro. O texto detalha toda a previsão de receitas e despesas do governo para o ano que vem.
Se confirmado, o novo valor do salário representa uma alta de 6,87% em relação aos R$ 1.412 atuais. O reajuste será aplicado no salário que o trabalhador receber de fevereiro em diante, já que é válido a partir de janeiro. O percentual ainda pode mudar até dezembro, quando o Congresso aprovar a versão definitiva do Orçamento de 2025.
Antes, a previsão era de um piso nacional de R$ 1.502 para o ano que vem. O valor consta no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Algumas questões macroecômicas mudaram, como a previsão de inflação, então a estimativa do piso torna-se maior.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
“Rei do Ovo”, é o novo bilionário brasileiro na lista da Forbes
sexta-feira, 30 de agosto de 2024Arrebentou. Aos 49 anos, Ricardo Castellar de Faria é no mais novo bilionário que integra a lista da Forbes de 2024, divulgada na terça-feira, dia 27/8. Com patrimônio de R$ 17 bilhões e 450 milhões, o empresário ocupa a 21ª posição nacional. Chamado de “Rei do Ovo”, o empresário é proprietário da Granja Faria, com sede na Cidade de Lauro Müller, no Sul de Santa Catarina.
Fundador também das empresas Insolo e RCF Capital, Faria é engenheiro agrônomo e preside a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV).
Natural do Rio de Janeiro, Faria chegou a Criciúma, no Sul de Santa Catarina, aos 3 anos depois que o pai, médico, viajou ao Estado para atender vítimas, em março de 1974. Aos 8 anos, pilotou um carrinho de picolé na praia, nas férias escolares, e passou a vender a sobremesa. Foi ainda na infância, aos 15 anos que começou a empreender.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Arquivo Pessoal
Chega a 7 o número de presos por suspeita de incêndios criminosos em São Paulo
quinta-feira, 29 de agosto de 2024Cadeia. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, informou que subiu para sete o número de presos por envolvimento em incêndios de vegetação no Estado desde a semana passada. Um homem, de 32 anos, foi preso suspeito de tocar fogo em uma mata perto da Rodovia Engenheiro Ermênio de Oliveira Penteado, na Cidade de Salto, na terça-feira, dia 27/8, após ser encontrado pela Guarda Civil do Município com um isqueiro, próximo aos focos de queimadas.
Segundo a imprensa local, o sujeito confessou o crime. O caso foi registrado na Delegacia de Itu, onde o homem permanece preso.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Paulo Pinto/Reprodução/Agência Brasil
PF deflagra Operação para desarticular organização criminosa suspeita de movimentar perto de R$ 8 bilhões
quarta-feira, 28 de agosto de 2024Polícia pra cima. A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 28/7, a Operação Concierge. O objetivo é desarticular organização criminosa suspeita de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro por meio de bancos digitais não autorizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN), que se mantinham hospedados em instituições financeiras de grande porte.
A investigação aponta que a organização criminosa, por meio de dois bancos digitais – denominados fintechs –, ofereciam abertamente, inclusive em sites da rede mundial de computadores, contas clandestinas, que permitiam transações financeiras dentro do sistema bancário oficial, de forma oculta, as quais foram utilizadas por facções criminosas, empresas com dívidas trabalhistas, tributárias, entre outros fins ilícitos.
As contas desses dois bancos digitais, hospedadas em bancos regulares e autorizados pelo BACEN, movimentaram R$ 7 bilhões e 500 milhões.
As contas eram anunciadas como contas garantidas porque eram “invisíveis” ao sistema financeiro e blindadas contra ordens de bloqueio, penhora e rastreamento, funcionando por meio de contas bolsões, sem conexão entre remetentes e destinatários e sem ligação entre correntistas e bancos de hospedagem.
Durante a investigação, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a denunciar o fato ao Ministério Público Federal, que foi juntada aos autos do inquérito policial.
Além das contas bolsões, a organização também usou meios de pagamento com máquinas de cartão de crédito em nome de empresas de fachada, não relacionadas aos verdadeiros usuários, permitindo a lavagem de dinheiro e pagamento de atos ilícitos de forma oculta.
O trabalho investigativo identificou e vinculou todos aqueles que, de alguma forma, relacionaram-se com as atividades ilícitas da organização, seja no apoio logístico, financeiro ou operacional, atingindo o núcleo de funcionamento criminoso e viabilizando a responsabilização tanto daqueles que efetivamente comandam o esquema, como daqueles que dão todo o suporte logístico para execução da atividade fim.
Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 7 mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal em Campinas, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Participam da operação 200 policiais federais.
Além das prisões e buscas, também foram determinadas judicialmente a suspensão das atividades de 194 empresas usadas pela organização criminosa para dissimular as transações, suspensão da inscrição de dois advogados junto à OAB (1 em Campinas e 1 em Sorocaba), suspensão do registro de contabilidade de 4 contadores (2 em Campinas, 1 em São Paulo e 1 em Osasco), além do bloqueio de valor de R$ 850 milhões em contas associadas à organização criminosa.
Entre as buscas, estão as sedes dos bancos que hospedam as fintechs ilegais e que não notificaram o COAF quanto às transações suspeitas, bem como de instituições administradoras de cartões de crédito.
A Secretaria da Receita Federal do Brasil, por meio de autorização judicial, iniciou, durante as buscas em sedes de pessoas jurídicas investigadas, medidas de cunho fiscal.
Os investigados poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, operação de instituição financeira não autorizada, evasão de divisas, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), crimes contra a ordem tributária e organização criminosa.
O nome da operação: concierge, palavra originária do francês e que denomina o profissional que atende necessidades específicas de clientes, faz alusão à oferta de serviços clandestinos a quem os procurasse na Cidade de Campinas para ocultação de capitais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: PF