POLÍTICA
“PT foi rebaixado até no Carnaval”, diz Roma ao ironizar escola de samba que homenageou Lula
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Vixe. O presidente do PL na Bahia, João Roma, comentou nesta quarta-feira (18/2) o rebaixamento da escola Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro e associou o resultado ao desempenho político do PT.
A agremiação, que levou para a avenida um enredo com exaltação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terminou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial.
Para Roma, o desfecho foi “um recado claro”. “O resultado foi simbólico. Tentaram transformar o Carnaval em palanque político, exaltando o PT e atacando adversários, e receberam a resposta. É mais uma prova de que o PT está tão mal com a população que foi rebaixado até no Carnaval”, afirmou.
O dirigente também criticou o conteúdo do desfile. “O povo condenou o desfile. Foi uma apresentação que atacou a fé cristã, zombou de um ex-presidente (Bolsonaro) que está preso injustamente e tratou com deboche milhões de brasileiros que pensam diferente. Carnaval é festa do povo, não é instrumento de militância partidária”, disse.
Roma acrescentou que, na avaliação dele, houve “exaltação dos desmandos petistas”. “Não dá para transformar corrupção em heroísmo nem vender uma narrativa que ignora os escândalos que marcaram o PT. O Brasil conhece essa história”, declarou.
Ao final, o presidente do PL na Bahia afirmou que o episódio reforça o que considera desgaste político do partido. “O rebaixamento é simbólico porque mostra que a sociedade está cansada de ver tudo virar propaganda política. O Brasil quer respeito à institucionalidade, quer responsabilidade. Não quer mais divisão, nem manipulação cultural”, concluiu.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Oposição protocola pedido para que Toffoli preste esclarecimento na Câmara
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Olha aí. Um requerimento que pede que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, preste esclarecimentos sobre o Caso Master na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados foi protocolado pela deputada federal Carol De Toni (PL-SC) na tarde desta quarta-feira (18/2).
A solicitação — que se baseia no art. 58, §2º, V, da Constituição Federal — autoriza as comissões do Congresso a convidar autoridades para prestar esclarecimentos quando houver interesse público relevante. Esse é o primeiro pedido do tipo na Câmara. Até então, apenas o Senado debate a ida de Toffoli.
Segundo a parlamentar, a menção do ministro no caso Master não são questões técnicas isoladas, mas decisões que levantam suspeitas graves. “O que estamos vendo não são dúvidas pequenas ou questões técnicas isoladas. Estamos falando de decisões que levantam suspeitas graves, possível conflito de interesses e concentração de poderes nas mãos de quem deveria garantir a imparcialidade.”
A deputada afirma ainda que “o Parlamento não pode fechar os olhos. Se há algo errado, precisa ser esclarecido diante do povo brasileiro”, reforçou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: ASCOM/STF
Geraldo Júnior assume Governo da Bahia durante viagem internacional de Jerônimo
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Olha aí. O vice-governador Geraldo Júnior assume o comando do Governo da Bahia nesta quarta-feira (18/2), durante a viagem internacional do governador Jerônimo Rodrigues. O chefe do Executivo embarca para a Índia e, em seguida, para a Coreia do Sul, onde participa de agenda oficial ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na semana passada, Jerônimo confirmou a transmissão de responsabilidades que estava prevista para acontecer na terça-feira (17/2). “Eu, na terça-feira, transmitirei o cargo para o meu vice-governador, que assumirá o governo enquanto eu estiver lá”, afirmou. A previsão é que ele permaneça fora por cerca de uma semana.
A missão tem como foco firmar parcerias para produzir medicamentos contra o câncer na Bahia Farma, indústria farmacêutica estadual. A proposta é reduzir custos para o SUS, ampliar empregos, atrair tecnologia e fortalecer a indústria local.
Ao comentar a responsabilidade, Geraldo agradeceu a confiança. “Recebo essa missão com muita responsabilidade e gratidão. Agradeço ao governador Jerônimo pela confiança em me designar para assumir o Governo do Estado nesse período”, declarou, assegurando continuidade administrativa.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Mateus Pereira/GOVBA
Jerônimo Rodrigues viaja à Ásia para encontro com Lula
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Olha aí. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, viaja nesta quarta-feira (18/2) para uma agenda internacional ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro entre eles acontece na sexta-feira (20/2), na Índia, e depois a comitiva segue para a Coreia do Sul.
O principal objetivo da viagem de Jerônimo é buscar parcerias para a produção de medicamentos oncológicos na Bahia. A ideia é reduzir os custos do tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde, além de gerar empregos, tecnologia e fortalecer a indústria baiana.
O governador deve ficar cerca de uma semana fora do país. Durante esse período, o vice-governador Geraldo Júnior assumirá o comando do governo estadual. Antes de embarcar, Jerônimo participa de uma coletiva para apresentar o balanço do Carnaval ao lado do vice.
A missão internacional contará com uma grande comitiva que acompanhará o presidente, formada por pelo menos dez ministros e mais de 300 empresários. Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, foram convidados, mas recusaram a viagem para manter compromissos legislativos em Brasília.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
João Roma critica homenagem a Lula na Sapucaí e questiona uso de recursos federais
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
Olha aí. O presidente do PL na Bahia, João Roma, criticou o desfile de uma escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Marquês de Sapucaí e afirmou que o episódio levanta questionamentos sobre eventual uso de recursos públicos para promoção política.
Em nota, Roma disse que a existência de patrocínio do governo federal às escolas de samba exige “responsabilidade redobrada” quanto ao conteúdo apresentado.
“Se há recursos federais envolvidos, não é aceitável que isso sirva para construir narrativa política favorável ao próprio presidente. Carnaval é festa do povo, não é peça de marketing institucional”, afirmou.
Ele acrescentou que não se trata de restringir manifestações artísticas, mas de evitar, segundo ele, desequilíbrio em ano eleitoral.
“O Carnaval é patrimônio cultural do povo brasileiro, não pode ser transformado em palanque político financiado com dinheiro público. Quando há patrocínio federal envolvido, é preciso ter responsabilidade. Não se trata de cercear a arte ou a liberdade cultural. Trata-se de impedir que recursos públicos sejam usados para promover uma figura política específica. Isso cria um desequilíbrio e fere o princípio da isonomia, principalmente em ano eleitoral”, declarou.
Roma também criticou a forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro foi retratado no desfile, classificando a abordagem como pejorativa.
“Além de promover Lula, o desfile ainda tratou Bolsonaro de maneira pejorativa, reforçando uma narrativa política unilateral. Isso é incompatível com o espírito democrático que deveria marcar um evento cultural”, disse.
O dirigente do PL afirmou ainda que a utilização de um evento de grande visibilidade para exaltar o chefe do Executivo configura, em sua avaliação, promoção institucional indevida.
“Quando você utiliza uma festa popular financiada com dinheiro público para promover o presidente da República, isso deixa de ser manifestação cultural e passa a ser propaganda institucional travestida de arte. Isso é um ataque à institucionalidade do país e mostra que o PT não tem limites nem escrúpulos na utilização da máquina pública para se promover”, declarou.
Ao abordar o histórico jurídico dos dois presidentes, Roma afirmou que há diferenças que, segundo ele, precisam ser consideradas.
“É preciso lembrar que quem foi condenado por corrupção foi Lula, não Bolsonaro. Transformar o Carnaval em palco para atacar um ex-presidente que nunca foi condenado por corrupção e exaltar alguém que já teve condenações anuladas por questões processuais é, no mínimo, uma inversão moral que precisa ser questionada”, afirmou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
ACM Neto minimiza apoio de prefeitos a Jerônimo na disputa pelo governo da Bahia
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Olha aí. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), minimizou o apoio da ampla maioria dos prefeitos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa ao governo do estado nas eleições de 2026. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa realizada no domingo (15/2).
“Com todo o respeito aos prefeitos, quem resolve a eleição é o povo. Quero apoio do povo, das pessoas. Respeitando as autoridades locais, não vou municipalizar a eleição. Essa coisa de ter 300 prefeitos muda nada, representa nada”, disse ACM Neto.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Deputado cobra MEC sobre falta de livros para alunos com deficiência visual e pede investigações ao TCU
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) informou que encaminhou ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando investigação sobre a ausência de livros didáticos destinados a alunos com deficiência visual. O parlamentar também convidou o Ministério da Educação (MEC) a prestar esclarecimentos formais sobre a situação.
Segundo Gayer (PL-GO) , a falta do material compromete o acesso desses estudantes à educação e evidencia falhas na execução de políticas voltadas à inclusão. O deputado afirmou que apresentou requerimentos exigindo respostas do governo federal e propondo medidas para garantir o fornecimento adequado dos recursos pedagógicos aos alunos que necessitam desse suporte.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca assegurar transparência e efetividade na implementação de políticas públicas educacionais. Gayer (PL-GO) declarou ainda que aguarda posicionamento dos órgãos competentes sobre o caso.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado/Via site do PL
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Bruno Spada/Divulgação/Câmara dos Deputados
Senadores do PP criticam nota da federação em defesa de Dias Toffoli
sábado, 14 de fevereiro de 2026
Olha aí. Senadores do Progressistas (PP) afirmaram não terem sido consultados sobre a nota divulgada pela Federação União Progressista, formada pelo PP e pelo União Brasil, em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.
Em comunicado divulgado pela líder da bancada, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), os parlamentares ressaltaram que a manifestação da federação “não pode ser interpretada como representativa dos senadores do PP”.
“A bancada do Progressistas no Senado Federal informa que a posição expressa em nota divulgada pela Federação União Progressista não foi previamente debatida nem contou com a anuência desta bancada – portanto não pode ser interpretada como representativa dos senadores do PP”, diz o texto.
A nota é assinada pelos senadores Dr. Hiran (PP-RR), Esperidião Amin (PP-SC), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Margareth Buzetti (PP-MT), além de Tereza Cristina.
Na sexta-feira (13), os presidentes do PP e do União Brasil, Ciro Nogueira e Antônio Rueda, respectivamente, divulgaram nota em defesa de Dias Toffoli, que enfrenta pressão após o avanço de investigações relacionadas ao Banco Master.
No comunicado, a Federação União Progressista afirmou haver preocupação com “narrativas que querem colocar a opinião pública contra o ministro”. Segundo o texto, “é preciso ponderar que as injustiças acontecem quando se tem apenas um lado de uma versão repetida inúmeras vezes sem base sólida”.
Os presidentes dos partidos também declararam que “atentar contra o ministro Dias Toffoli é enfraquecer não só um servidor da Nação ou de um Poder da República, mas sim atacar os pilares do nosso próprio sistema democrático”.
A pressão sobre o ministro aumentou após relatório da Polícia Federal (PF) apontar menções a Toffoli em conversas encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. Após as revelações, o magistrado deixou a relatoria do caso no STF, que foi redistribuído ao ministro André Mendonça.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Carnaval de Salvador começa oficialmente com homenagem ao samba e entrega da chave da cidade ao Rei Momo
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
Olha aí. Com milhões de foliões nas ruas da capital baiana desde o último final de semana, o Carnaval de Salvador teve a sua abertura oficial nesta quinta-feira (12/2), no Campo Grande, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito Bruno Reis e o espetáculo “A Rota do Samba”, que homenageia os 110 anos do ritmo e suas raízes baianas.
“Estamos hoje prestando essa homenagem ao samba, que tomou conta do Brasil e do mundo e representa tanto a nossa cultura. Entregamos a chave ao Rei Momo e agora é ele quem conduz os destinos da festa. O prefeito só vai ficar responsável pela organização. Temos uma expectativa muito grande de fazer uma linda operação e levar alegria e felicidade para os quatro cantos da cidade”, disse Bruno Reis.
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, participou do ato de abertura do Carnaval, além de outras autoridades.
Durante a abertura da festa, que este ano tem como tema “O Samba Nasceu Aqui”, o prefeito destacou a expressiva participação popular nas ruas observada já desde as festas de pré-Carnaval, iniciadas com o Furdunço, no último sábado (7). “Estou muito feliz e animado. Vai ser um Carnaval ainda melhor do que o ano passado. O pré-Carnaval já mostrou isso, com a maior participação popular da história”, afirmou.
Sob direção da multiartista soteropolitana Larissa Luz, a apresentação “A Rota do Samba” reúne grandes nomes, como Nelson Rufino, Batifun, Mariene de Castro, Márcio Victor, Malê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes. Ao final, um arrastão é comandado por Xanddy Harmonia.
O espetáculo conduz o público através de uma viagem musical pelas diferentes fases e vertentes do samba, em blocos temáticos que retratam a força das mulheres na construção do gênero, o legado de compositores e os desdobramentos que deram origem ao samba-reggae e ao pagodão.
Economia – Bruno Reis também destacou a importância do Carnaval para a economia soteropolitana. Segundo o prefeito, são mais de 250 mil empregos gerados e uma movimentação econômica de R$ 2,6 milhões nesse período. “De acordo com os dados da Secretaria da Fazenda, a nossa arrecadação em janeiro aumentou 14%, em comparação com janeiro do ano passado”, pontuou.
“Isso mostra que a cidade está com a sua atividade econômica aquecida e um evento como esse é importante para a gente também arrecadar e ter mais capacidade de investimentos na saúde, na educação, na área social”, completou o gestor.
Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026. A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br/ e no https://www.instagram.com/salvadormeucarnaval/ no Instagram.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Betto Jr. / Secom PMS
Pesquisa aponta Ratinho Júnior como principal aposta do PSD para 2026, diz pesquisa
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Olha aí. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, é o nome do PSD que aparece em melhor posição na corrida pelo Palácio do Planalto, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (11/2). Ele lidera a disputa interna da sigla entre os três pré-candidatos que pleiteiam a indicação para 2026.
É a primeira vez que o instituto inclui, no mesmo levantamento, os três postulantes do partido à Presidência da República. Além de Ratinho, também buscam a vaga os governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
Apesar de superar os concorrentes internos, Ratinho Júnior não alcança o segundo turno em nenhum dos cenários testados. Em eventual confronto direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador paranaense seria derrotado pelo petista, de acordo com a simulação apresentada pela Genial/Quaest.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Valter Campanato/Agência Brasil
Vídeo: Bruno Reis celebra público de quase 3 milhões no pré-Carnaval de Salvador
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Olha aí. O pré-Carnaval de Salvador reuniu quase três milhões de pessoas nas ruas da capital baiana desde o último sábado (7), quando o Furdunço iniciou a série de eventos que antecedem a abertura oficial da folia. O balanço foi apresentado pelo prefeito Bruno Reis na noite desta quarta-feira (11), durante o desfile do Habeas Copos, evento que encerra a programação pré-carnavalesca no circuito Sérgio Bezerra, na Barra.
A festa reuniu milhares de foliões no trajeto entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo, na Avenida Oceânica, e marcou o fechamento de uma sequência de grandes eventos iniciada no sábado (Furdunço), seguida pelo Fuzuê (domingo), Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco.
De acordo com o prefeito, o pré-Carnaval de 2026 já entrou para a história. “Foi o maior Furdunço de todos os tempos. A pipoca do BaianaSystem, no Furdunço, reuniu mais de 1 milhão de pessoas. A Melhor Segunda-Feira do Mundo reuniu mais de 500 mil pessoas. Ontem, no Pipoco, foram 800 mil pessoas. Então, a cidade não para. Com todo respeito aos colegas prefeitos, essa é a maior operação de rua de todo o mundo”, afirmou Bruno Reis.
A vice-prefeita e secretária municipal Ana Paula Matos também destacou o sucesso da programação e o clima nas ruas. “Estou feliz como secretária, como vice-prefeita e como cidadã. A cidade está lotada. Sigo trabalhando, abraçando as pessoas e falando sobre como estamos felizes neste Carnaval. Você que está vindo para Salvador, chegue logo, porque vai ser o melhor Carnaval da sua vida”, convidou.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Valter Pontes/ Secom PMS
Hamilton Assis assume liderança do PSOL na Câmara de Salvador
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Olha aí. O vereador Professor Hamilton Assis assumiu, em 2026, a liderança da bancada do PSOL na Câmara Municipal de Salvador. Em um processo de alternância que reforça o caráter coletivo da atuação do partido, ele passa a ocupar o posto exercido em 2025 pela vereadora Eliete Paraguassu.
Como destaca Hamilton, a indicação marca um momento de fortalecimento da articulação política do PSOL no Legislativo da capital baiana, mantendo como prioridades a fiscalização do Executivo, a defesa das pautas sociais, da educação pública, dos direitos humanos e o acompanhamento crítico da revisão do PDDU de Salvador e do Plano Municipal de Segurança.
Professor da rede municipal de ensino, Hamilton Assis diz que manterá sua atuação firme e crítica à gestão do prefeito Bruno Reis, a quem acusa de “manter um modelo de cidade excludente, que deixa a população que mais precisa sem políticas públicas efetivas”.
O vereador reforça que tem cobrado investimentos concretos em educação, assistência social, juventude e periferias, denunciando o que classifica como abandono das comunidades mais vulneráveis. Como líder da bancada, ele será responsável por orientar posicionamentos, estratégias e intervenções do PSOL no plenário.
“Assumir a liderança da bancada do PSOL na Câmara é uma responsabilidade coletiva e, acima de tudo, um compromisso com a população de Salvador. Seguiremos firmes na defesa da educação pública, dos direitos das infâncias, no enfrentamento ao racismo e às desigualdades sociais, na luta pelo direito à cidade, no fortalecimento das comunidades periféricas e na fiscalização permanente da Prefeitura. Seremos oposição a um modelo de gestão que insiste em virar as costas para quem mais precisa”, afirmou Hamilton.
Segundo o vereador, a liderança será exercida de forma coletiva, com diálogo permanente com os movimentos sociais e compromisso com a fiscalização rigorosa do Executivo Municipal. A expectativa do partido, segundo o vereador, é ampliar a visibilidade das pautas populares e fortalecer a oposição na Câmara ao longo de 2026.
“Ao lado da vereadora Eliete Paraguassu, nossa atuação será pautada pelo diálogo com os movimentos sociais e pela construção de uma cidade mais justa, democrática e com políticas públicas que realmente cheguem a quem mais precisa”, finalizou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Roma vê avanço de Flávio Bolsonaro e rejeição a Lula após pesquisa Quaest
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Olha aí. O presidente do PL na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, afirmou nesta quarta-feira (11/2) que a mais recente pesquisa Quaest indica crescimento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no cenário presidencial de 2026 e sinaliza desgaste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o levantamento, em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o senador se aproxima do atual presidente nas intenções de voto, movimento que, na avaliação de Roma, confirma a consolidação do campo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Os números da pesquisa deixam claro que o Flávio Bolsonaro já se consolidou e segue crescendo. Ele tem apresentado um desempenho que traduz o sentimento de milhões de brasileiros que querem mudança e que não se identificam com o atual projeto governamental”, afirmou Roma. Para ele, o resultado também reflete uma reação do eleitorado ao que classifica como “perseguição política” contra Jair Bolsonaro.
A pesquisa também mostra avaliação dividida do governo federal, com 49% de desaprovação e 45% de aprovação. Roma interpreta o dado como sinal de desgaste da gestão petista. “A desaprovação maior do que a aprovação de Lula mostra que o país quer respostas efetivas e não um modelo que parece repetir erros do passado”, disse, ao citar críticas à condução da economia e a temas considerados sensíveis pela população.
Na avaliação do dirigente do PL, a insatisfação com o governo ajuda a impulsionar nomes da oposição. “A população quer ver seu poder de compra respeitado, segurança pública efetiva e oportunidades econômicas. Quando essas necessidades não são percebidas nas ações de governo, a reação natural é buscar alternativas que representem mudança”, afirmou.
Roma também vinculou o desempenho de Flávio Bolsonaro ao legado do ex-presidente. “O crescimento de Flávio não acontece por acaso. Ele carrega o legado de um projeto que mobilizou milhões de brasileiros e que, mesmo diante de injustiças claras contra seu principal protagonista, o presidente Jair Bolsonaro, segue forte”, declarou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Assessoria
ACM Neto diz que conversa com Coronel avançou e espera anunciar aliança ainda em fevereiro
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Olha aí. O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), afirmou que as conversas para a formação de uma aliança com o senador Angelo Coronel avançaram após o parlamentar anunciar o afastamento da base do governo estadual.
“Essas conversas começaram na semana passada, logo depois que o senador anunciou o seu afastamento da base do governo. Eu tinha colocado essa pré-condição para o diálogo. Então, estamos conversando. Claro que agora vem Carnaval, está todo mundo com mobilizado em torno da festa, mas nossa expectativa é que ainda em fevereiro a gente tenha condições de anunciar essa aliança, assim como informar por qual partido o senador deverá disputar as eleições deste ano”, disse o ex-prefeito na Lavagem da Lenha.
Ao lado do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), do ex-ministro João Roma, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, ACM Neto voltou a falar sobre o perfil que espera do vice em sua chapa.
“Para mim, o perfil ideal é que seja alguém com grande representatividade no interior, que seja nascido no interior ou que tenha grande representatividade no interior, alguém que possua capacidade de articulação política, que conheça a Bahia e que esteja disposto ou disposta a trabalhar pelo nosso Estado”.
ACM Neto afirmou ainda que os partidos que compõem a base da oposição têm opções para a definição do vice. “Temos algumas opções que são avaliadas, que são consideradas e, no momento adequado, ainda no mês de março, nós vamos anunciar a chapa completa. Então, o meu desejo é que, antes do dia 4 de abril, que é quando se encerra o prazo das filiações partidárias para quem vai disputar a eleição de 2026, a gente tenha uma chapa completa para apresentar aos baianos”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Assembleia Legislativa da Bahia suspende atividades durante o Carnaval
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Olha aí. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai suspender as atividades administrativas e legislativas no Carnaval, a partir de sexta-feira (13/2). O retorno das atividades está previsto para o dia 19 de fevereiro.
A medida foi autorizada pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), por meio de ato publicado no Diário Oficial do Legislativo.
O documento informa que a suspensão do expediente se estenderá por todo o período do feriado. Durante esse intervalo, ficam interrompidos os prazos administrativos e os atendimentos ao público, que serão retomados após a Quarta-Feira de Cinzas.
A iniciativa tem como objetivo “organizar o fluxo de servidores e assegurar o planejamento institucional da Assembleia diante do feriado prolongado, garantindo que a retomada das atividades ocorra de forma plena e coordenada na data estabelecida”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Mateus Pereira/GOVBA
Otto Alencar tem estado de saúde atualizado após internação
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Olha aí. O senador Otto Alencar (PSD) encontra-se bem após passar por um procedimento cardíaco preventivo, no sábado (7/2), em Salvador. Já recuperado, ele voltará ao trabalho e a agenda de campanha logo após o Carnaval. As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação do parlamentar, acompanhadas do boletim médico.
Em nota, a assessoria comunicou que o procedimento foi realizado com sucesso e que ele está clinicamente estável. “O procedimento transcorreu com sucesso. O senador encontra-se bem, clinicamente estável, em observação na UTI Cardíaca, seguindo todos os protocolos médicos recomendados”, informa.
Ao retornar de uma agenda política realizada no município de Lapão, no interior da Bahia, o senador se sentiu mal. Após ser submetido a exames médicos, foi diagnosticada a alteração no ritmo cardíaco, o que levou à indicação de um procedimento preventivo para a implantação de um marca-passo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Senado
Otto Alencar passa por cirurgia cardíaca às pressas após passar mal
domingo, 8 de fevereiro de 2026Vídeo: Sem citar Coronel, Otto Alencar declara apoio a Wagner e Rui Costa pro Senado Federal
sábado, 7 de fevereiro de 2026
Olha aí. O senador Otto Alencar declarou apoio a Jaques Wagner e Rui Costa pro Senado Federal em 2026. Sem citar Coronel, Otto foi firme ao declarar que os ex-governadores são os candidatos dele, na presença do presidente Lula, em Salvador, na sexta-feira, 6/2.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Prefeitos e MP-BA firmam acordo para limitar cachês no São João; saiba até quanto
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Olha aí. Em uma tentativa de conter o avanço desenfreado dos gastos públicos com festas populares, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Ministério Público do Estado (MP-BA) firmaram, na quarta-feira (4/2), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece regras rígidas para as contratações do São João 2026. O principal ponto do acordo é a criação de um teto de R$ 700 mil para o cachê de qualquer atração musical.
Além do limite individual por artista, o documento determina que o orçamento total das prefeituras para os festejos juninos deste ano não poderá ultrapassar o montante gasto em 2025. O único reajuste permitido será a correção monetária baseada na inflação do período.
A decisão ocorre em um momento de fiscalização intensa sobre municípios que, muitas vezes, enfrentam dificuldades em setores básicos como saúde e educação, mas destinam vultosas quantias para eventos de curto prazo.
O descumprimento das cláusulas do TAC poderá resultar em multas pessoais aos gestores e no bloqueio judicial dos recursos destinados aos eventos. Com essa medida, o Ministério Público espera garantir que a tradição cultural baiana seja preservada sem comprometer a saúde financeira das Cidades.
O acordo também incentiva que os municípios priorizem a contratação de artistas locais e regionais, equilibrando a grade de programação entre nomes de apelo nacional e as raízes do forró tradicional.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/ UPB
Pesquisa diz que Lula é mais rejeitado por eleitores do que Flávio Bolsonaro; confira os números
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Olha aí. A nova pesquisa Meio/Ideia, realizada entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui um índice de rejeição de 44%. Segundo os dados, esses eleitores afirmam que não votariam de jeito nenhum no atual mandatário. O senador Flávio Bolsonaro (PL)aparece com 34% de rejeição no mesmo cenário.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas em todo o território nacional e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números mostram a solidificação de uma divisão no eleitorado quanto à continuidade do atual governo.
Além de Lula e Flávio Bolsonaro, a pesquisa mediu a resistência a outros nomes do espectro político. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresenta uma rejeição de 30%, seguido de perto pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 29,4%.
Entre os governadores, os índices de rejeição são menores: Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 15%, Ronaldo Caiado (PSD) possui 14%, Romeu Zema (Novo) soma 13,3% e Ratinho Jr (PSD) registra 13%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), é rejeitado por 11,1% dos entrevistados.
A pesquisa também questionou os eleitores sobre o merecimento de um novo mandato para o atual presidente. Para 51% dos entrevistados, Lula não merece ser reeleito em 2026, enquanto 47% responderam que ele merece continuar no cargo. Outros 2% não souberam responder.
No quesito aprovação pessoal, a maneira como o petista lida com o trabalho na presidência é desaprovada por 51,4% e aprovada por 46,6%da população. Na avaliação detalhada da gestão, o governo é considerado péssimo por 26% e ótimo por 11,8%.
A pesquisa Meio/Ideia entrevistou 1.500 eleitores, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Canal Meio e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-08425/2026.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / CNN

