POLÍTICA
Presidente da ALBA anuncia pausa na agenda por recomendação médica; saiba o que aconteceu
domingo, 25 de janeiro de 2026
Olha aí. A deputada Ivana Bastos (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), usou as redes sociais para anunciar suspensão da agenda que tinha no Interior do Estado depois de ser diagnosticada com uma úlcera de córnea.
Segundo o comunicado, após o diagnóstico, a presidente da Alba está usando colírio antibiótico para o tratamento e segue com o olho fechado durante o período de cicatrização.
“Apesar de apresentar evolução rápida, com recuperação estimada em até 48 horas, o quadro requer cuidados imediatos para evitar complicações”, diz o comunicado.
“A presidente lamenta profundamente não poder estar presente nas agendas previstas, agradece a compreensão de todos e reafirma seu compromisso com os municípios baianos, trabalhando para fortalecer parcerias, ações e investimentos em favor da população”, finaliza o comunicado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Sandra Travassos/Alba
Duda Sanches ressalta legado de Alan Sanches durante Missa de 7º dia em Salvador
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Olha aí. O vereador de Salvador, Duda Sanches, ressaltou nesta sexta-feira (23/1) a trajetória de seu pai, o deputado estadual Alan Sanches, tanto na medicina quanto na política, e afirmou que dará continuidade ao propósito de vida deixado por ele: cuidar das pessoas e servir ao próximo.
A declaração foi feita durante a Missa de sétimo dia em memória do parlamentar, celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Centro Histórico da capital baiana. “Em todos os cantos, alguém já tinha sido atendido por ele, curado ou ajudado, e agora eu vou fazer o que ele queria que eu fizesse. Eu tenho estado com minha família, conversado com meus irmãos, com todo mundo, e eu vou fazer o que ele queria que eu fizesse”, afirmou Duda.
Como sustento emocional neste momento, o vereador também destacou a importância da fé e disse buscar forças espirituais para seguir adiante e honrar a memória do pai, mantendo vivo o propósito que sempre norteou a trajetória de Alan Sanches.
“Peço a Deus, a Jesus Cristo e a ele, de onde estiver, que me deem sabedoria. Posso garantir à minha família e aos amigos do meu pai que o sonho dele agora vive em mim. Não vou deixar o legado que ele construiu morrer, de forma alguma”, concluiu.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Após especulações, Rui Costa fala sobre candidatura ao governo
quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Olha aí. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), falou nesta quinta-feira (22/1) sobre uma possível candidatura ao governo da Bahia, afastou os rumores e reafirmou que seu objetivo é concorrer ao Senado. Durante entrevista à Rádio 93 FM, de Jequié, ele classificou as informações divulgadas ao longo da semana como especulativas.
“Essas notícias são especulativas. Reafirmo que minha candidatura está colocada ao Senado”, afirmou o político.
Rui Costa ainda afirmou que não tem controle sobre a publicação de informações em sites e blogs e criticou a disseminação de rumores sem confirmação. “Cada um vai escrevendo, muitas vezes baseado no que pensa, em hipóteses ou até nos próprios desejos, e independentemente de haver confirmação da informação, ela se espalha rapidamente, gerando diferentes versões na mídia.”
A declaração ocorreu após especulações de que o presidente Lula (PT) teria pedido que Rui Costa substituísse Jerônimo Rodrigues na disputa pelo governo da Bahia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Geddel recebe José Ronaldo em casa e afirma: “sempre há espaço para se marchar juntos”
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Bomba na política. O ex-ministro e líder do MDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, publicou nesta terça-feira nas redes sociais que recebeu em sua residência o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil). Segundo Geddel, o encontro foi marcado por uma longa conversa sobre os cenários da política na Bahia e no Brasil.
Na publicação, Geddel elogiou o prefeito feirense e destacou o diálogo entre os dois. “Político experiente e hábil, conversar com Zé é sempre bom. Voltaremos a trocar ideias. Sempre há um espaço para se marchar juntos na defesa da Bahia. Zé é um grande baiano”, escreveu.
Geddel é uma das principais lideranças do MDB, partido do vice-governador da Bahia e integrante da base do governo estadual.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Ex-prefeito é convocado para assumir vaga de Alan Sanches na ALBA
terça-feira, 20 de janeiro de 2026Governo decreta luto oficial de três dias na Bahia pela morte de Alan Sanches
domingo, 18 de janeiro de 2026
Olha aí. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou luto oficial por três dias em todo o Estado em razão do falecimento de Alan Eduardo Sanches dos Santos, deputado estadual baiano. O decreto foi publicado no sábado (17/01/2026), no Palácio do Governo, como manifestação institucional de pesar e reconhecimento à trajetória pública do parlamentar.
O ato administrativo, assinado pelo chefe do Executivo estadual, estabelece luto oficial por 03 (três) dias, conforme prerrogativa constitucional do governador. A medida determina que repartições públicas estaduais adotem os protocolos simbólicos correspondentes ao período de luto, em respeito à memória do parlamentar.
O texto do decreto é objetivo e formal, registrando a decisão “em sinal de pesar pelo falecimento” do deputado estadual. A publicação ocorre no mesmo dia da confirmação do óbito, conferindo celeridade à manifestação oficial do Governo do Estado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Duda Sanches se despede do pai Alan Sanches com homenagem emocionante: “Com ele aprendi a amar o próximo”
domingo, 18 de janeiro de 2026
Luto. O vereador de Salvador Duda Sanches (União Brasil), postou uma homenagem ao pai, o deputado estadual Alan Sanches, que morreu por conta de um infarto fulminante no sábado, dia 17/1. No Instagram, Duda destacou os ensinamentos e o legado deixado pelo pai.
“Meu pai foi o homem que me ensinou a viver. Com ele aprendi a amar o próximo, a fazer o bem sem olhar a quem, a agir com verdade, simplicidade e honestidade. Seus valores moldaram minha vida e a forma como enxergo o mundo”, homenageou.
O velório de Alan Sanches teve início na tarde do sábado, 17/1, no Salão Nobre da Alba. O corpo vai ser sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, neste domingo, dia 18/1, às 2 da tarde.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Redes Sociais
Morre o deputado Alan Sanches
sábado, 17 de janeiro de 2026
Luto na política. Morreu neste sábado (17/1) o deputado estadual Alan Sanches, do União Brasil, vítima de um infarto fulminante.
Alan Sanches era formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em Salvador, especializado em Ortopedia e conciliou a atuação médica com a carreira política. Iniciou a trajetória eleitoral como vereador de Salvador pelo PMDB, entre 2005 e 2008, sendo reeleito para o mandato seguinte, de 2009 a 2012, período em que renunciou ao cargo.
Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, para o mandato de 2011 a 2015. Reeleito em diferentes legendas, exerceu mandatos consecutivos pelo PSD (2015–2019), DEM (2019–2023) e, mais recentemente, pelo União Brasil, para o período de 2023 a 2027.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
“Até quando, governador?”, pergunta deputado após morte de capitão da PM em Salvador
sábado, 17 de janeiro de 2026
Olha aí. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) fez duras críticas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) após a morte do capitão da Polícia Militar, de 37 anos, assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (15/1), durante uma tentativa de assalto em Salvador.
Conhecido na corporação como capitão Salomão, o oficial era lotado na 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi) e integrava a turma de formação de 2010. Ao longo da carreira, também atuou como subcomandante do Batalhão Gêmeos, unidade especializada no policiamento de prevenção a furtos e roubos em coletivos, sendo reconhecido por colegas como um profissional dedicado e experiente.
Leandro de Jesus responsabilizou o governo estadual pelo avanço da violência e afirmou que a morte do policial é reflexo da “falência da política de segurança pública” na Bahia. Segundo o parlamentar, o Estado tem perdido o controle para o crime organizado e os agentes de segurança estariam trabalhando sem as condições necessárias.
“Até quando? Mais um pai de família, mais um servidor público que tomba vítima da criminalidade que tomou conta da Bahia. O governo não consegue proteger nem quem tem a missão de proteger a sociedade. É preciso reconhecer que a política de segurança fracassou”, declarou o deputado.
Após o crime, o governador Jerônimo Rodrigues lamentou o episódio, mas ressaltou que o capitão não estava em serviço no momento em que foi abordado pelos assaltantes. A declaração foi vista pelo parlamentar como tentativa de minimizar a gravidade do ocorrido.
“Independentemente de estar ou não fardado, trata-se de um policial militar, um agente do Estado que foi executado por bandidos. O problema é estrutural e exige atitude firme do governo, não justificativas”, rebateu Leandro de Jesus.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Com presença de Caiado, Bruno Reis realiza encontro para debater Plano de Segurança em Salvador
quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
Olha aí. O prefeito Bruno Reis apresentou, na quarta-feira (14/1), o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS) ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, durante um encontro em Salvador que também mobilizou secretários municipais e outras autoridades da gestão.
A reunião teve como objetivo compartilhar as diretrizes do plano e colher contribuições do gestor goiano, cuja administração apresenta bons indicadores de segurança pública em comparação com outros estados do país.
O Plano foi lançado em novembro de 2025 e, neste momento, aguarda apreciação da Câmara de Vereadores de Salvador. O documento é composto por 11 objetivos estratégicos, 241 ações e 46 metas, e foi elaborado por 16 profissionais, entre eles especialistas em segurança pública, com a participação das secretarias municipais.
“A ideia deste encontro é apresentar um pouco do que estamos fazendo, o que está previsto no plano, e ouvir também o governador Caiado, que vai compartilhar o case de sucesso de Goiás e trazer contribuições e sugestões. O Plano Municipal de Segurança já foi enviado à Câmara Municipal e está sob a responsabilidade dos vereadores, que também poderão debater, contribuir e aprovar. Ainda há tempo de incorporar mudanças, seja por sugestão do Executivo ou do Legislativo”, explicou o prefeito.
Embora a segurança pública seja uma atribuição constitucional dos estados, Bruno Reis pontuou que a gestão municipal tem investido em políticas integradas para enfrentar a criminalidade. Ele trouxe como exemplos as rondas especiais de proteção à mulher, de apoio às escolas e às pessoas que utilizam o transporte público, por meio da Guarda Municipal.
Investimentos
Além disso, mencionou a implantação de iluminação especial e rondas nos pontos de ônibus, o que tem ajudado a reduzir furtos e roubos enquanto as pessoas aguardam o transporte. Outro ponto trazido pelo gestor foram as políticas implementadas no Centro Histórico da cidade.
“Nos últimos anos, especialmente aqui no Centro Histórico e nesta região da cidade, praticamente assumimos a questão da segurança. Dobramos a operação da Guarda Municipal e de todos os demais serviços públicos, ocupando os espaços, o que reduziu de forma drástica os índices de ocorrências no Centro Histórico.
Esse projeto do Centro nós vamos levar para outras áreas importantes da cidade, tanto para quem mora quanto para o turismo, como a Barra, o Rio Vermelho e Itapuã. Esses projetos já estão sendo preparados e estão em fase de implementação”, completou.
O governador Ronaldo Caiado elogiou a intenção da gestão em elaborar o plano de segurança e se colocou à disposição para dialogar e ajudar na construção de soluções para combater a criminalidade na capital baiana.
“Essa função é do governador. Você não tem como cobrar essa atitude do prefeito. O prefeito não tem as ferramentas necessárias para implantar, sozinho, um processo de segurança pública no seu município. A Constituição Federal determina que os governadores elaborem as diretrizes gerais e, a partir daí, com as polícias que têm — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Técnico-Científica —, possam desenvolver seus planos de gestão”, disse.
Contribuição
O diretor-geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Humberto Sturaro, afirmou que o Plano faz parte de uma estratégia para inserir a cidade de forma efetiva no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), o que garantiria acesso a recursos federais voltados para a área.
“Para ter acesso aos recursos e às políticas federais, é necessário cumprir critérios de credenciamento e metas. E uma dessas metas é justamente a existência de um Plano Municipal de Segurança. Dentro dessa política do município, além do Plano Municipal de Segurança, foi criado também um observatório e fundos específicos, para que a gente pudesse ter uma gestão única, uma visão integrada da segurança pública a partir da secretaria”, explicou.
De acordo com Liliane Souza, diretora da GPública Consultoria e Treinamento, empresa responsável por elaborar o Plano, uma pesquisa de percepção realizada durante a construção das diretrizes mostrou que 73% dos moradores de Salvador estão insatisfeitos com a segurança pública, 68% já presenciaram algum tipo de violência e 64% afirmaram ter sido vítimas de roubo ou furto.
Segundo ela, o Plano é o primeiro do país com monitoramento contínuo, permitindo avaliar o que funciona e o que precisa ser corrigido. Entre as principais inovações está a criação do Observatório Municipal de Segurança Pública, que vai reunir e analisar dados sobre criminalidade, políticas sociais e ações urbanas.
“A segurança pública hoje é um dos temas dominantes no nosso país, diante da realidade que todos nós vivemos. E acredito que o prefeito, na sua gestão, e todos os que vierem depois, poderão dar sua contribuição para que a gente viva em uma cidade mais segura e mais humana”, finalizou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Valter Pontes / Secom PMS
“Deputado estadual não pode ser despachante de luxo de federal”, dispara presidente da ALBA
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Olha aí. A deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), disse em entrevista ao apresentador Adelson Carvalho, na manhã desta quarta-feira (14/1), na Rádio Sociedade da Bahia, que o comportamento dos deputados estaduais precisa mudar. De acordo com a presidente, “Deputado estadual não pode ser despachante de luxo de federal”, disse.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Saiba o que diz deputado baiano após ser alvo da Polícia Federal em operação
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Olha aí. O deputado federal baiano Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT na Bahia, divulgou uma nota em que manifesta indignação e surpresa com a nova operação da Polícia Federal, a Overclean. Nesta terça-feira (13/1), o deputado foi alvo de mandados judiciais de busca e apreensão.
A nova etapa da operação mira uma organização criminosa suspeita de desviar emendas parlamentares, além de envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal não detalhou o suposto envolvimento do deputado baiano no esquema.
Em nota emitida e divulgada nas redes sociais, Félix Júnior negou irregularidade na indicação das suas emendas parlamentares. O legislador lembrou que uma operação com a mesma finalidade havia sido realizada em junho do ano passado.
“Decorridos mais de seis meses sem que tenha sido encontrado qualquer elemento ou evidência contra o deputado, a nova diligência causa estranhamento, especialmente diante da inexistência de fatos novos que justifiquem a medida”, diz um trecho da nota pública do legislador
O deputado também reiterou que jamais negociou a execução de emendas parlamentares ou indicou empresas para execução de serviços e que não exerce qualquer função de ordenador de despesas. “O papel do parlamentar sempre se limitou à apresentação de emendas com o objetivo de assegurar recursos federais aos municípios que representa na Bahia”, ressaltou o deputado.
Confira, a seguir, a nota na íntegra do deputado Félix Mendonça Júnior:
NOTA PÚBLICA
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), para sua surpresa e indignação, foi alvo de ação da Polícia Federal (PF), realizada na manhã desta terça-feira (13), com o objetivo de, mais uma vez, verificar a existência de supostas irregularidades relacionadas à destinação de emendas parlamentares.
Em junho de 2025, já tinha havido uma operação com a mesma finalidade. Decorridos mais de seis meses sem que tenha sido encontrado qualquer elemento ou evidência contra o deputado, a nova diligência causa estranhamento, especialmente diante da inexistência de fatos novos que justifiquem a medida.
Desde o início, Félix Mendonça Júnior tem colaborado integralmente com as investigações, inclusive por meio dos seus advogados José Eduardo Rangel de Alckmin e Sebastian Borges de Albuquerque Mello, reafirmando sua confiança na Justiça.
O parlamentar lamenta, entretanto, a morosidade de investigações dessa natureza, que maculam reputações e causam prejuízos pessoais, familiares e políticos, especialmente em se tratando de ano eleitoral, motivo pelo qual defende que a apuração ocorra de forma célere e responsável.
O deputado reitera que jamais negociou a execução de emendas parlamentares ou indicou empresas para execução de serviços e não exerce qualquer função de ordenador de despesas. O papel do parlamentar sempre se limitou à apresentação de emendas, com o objetivo de assegurar recursos federais aos municípios que representa na Bahia.
Em seu quarto mandato, Félix Mendonça Júnior sempre pautou sua atuação pela legalidade, transparência e respeito absoluto às instituições. O deputado segue à inteira disposição da Justiça, confiante de que, ao final das investigações, sua inocência será confirmada.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Ronaldo Caiado confirma participação na Lavagem do Bonfim
domingo, 11 de janeiro de 2026
Olha aí. O governador do Estado de Goiás e pré-candidato a presidente do Brasil, Ronaldo Caiado (União Brasil) revelou que vai participar da tradicional Lavagem do Bonfim, que será realizada na próxima quinta-feira (15/1). O político vem à Bahia para participar do evento ao lado do pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil) e do prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil).
O evento deve reunir lideranças do partido e aliados políticos, marcando mais um movimento do goiano em se aproximar do eleitorado baiano, visto a chegada do ano eleitoral. O governador goiano ainda tem uma agenda marcada para a véspera da Lavagem, na quarta-feira (14/1), ao lado de Bruno Reis na capital baiana.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Concurso público da Câmara dos Deputados tem remuneração que pode chegar a R$ 30 mil por mês
sábado, 10 de janeiro de 2026
Emprego dos sonhos. As inscrições para concurso público da Câmara dos Deputados estão abertas desde a segunda-feira, dia 5/1. Os interessados devem se inscrever pela página oficial do concurso.
O prazo de inscrição termina às 18 horas de 26 de janeiro, no horário de Brasília.
Vagas
O concurso oferece 70 vagas imediatas para cargos de nível superior, além de 70 vagas em cadastro de reserva.
As oportunidades são para:
- 35 vagas para analista legislativo, especialidade processo legislativo e gestão;
- 35 vagas para técnico legislativo, especialidade assistente legislativo e administrativo.
Os candidatos devem ter diploma de curso superior em qualquer área, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Do total de vagas, 30% são reservadas da seguinte forma:
- 25% para candidatos negros;
- 3% para candidatos indígenas;
- 2% para candidatos quilombolas.
Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deve indicar essa opção no momento da inscrição e autodeclarar-se negro (preto ou pardo), indígena ou quilombola, conforme o quesito cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é de:
- R$ 100 para o cargo de técnico legislativo;
- R$ 130 para o cargo de analista legislativo.
O pagamento deve ser feito até 28 de janeiro, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). O documento inclui QR code para pagamento via Pix.
Pedidos de isenção
Podem solicitar isenção da taxa:
- candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
- doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O prazo para pedir a isenção vai de 5 a 12 de janeiro. No formulário de inscrição, o candidato deve informar o Número de Identificação Social (NIS).
Remuneração
A remuneração mensal varia de R$ 21.008,19 a R$ 30.853,99, conforme o cargo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Provas
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais, no dia 8 de março, nos turnos da manhã e da tarde. A etapa é eliminatória e classificatória.
As provas objetivas terão 90 questões de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos. A duração será de cinco horas para a prova objetiva e de três horas para a prova discursiva.
Mais informações estão disponíveis no edital e na página oficial do concurso da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Câmara dos Deputados
João Roma afirma que prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro é questão de humanidade
sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Mandou direta. O presidente do PL na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, afirmou na quinta-feira, dia 8/1, que apoia a proposta de pedido de prisão domiciliar humanitária para o ex-presidente Jair Bolsonaro feita por um grupo de senadores ao Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação leva em consideração que o estado de saúde do ex-presidente Bolsonaro, que sofreu queda e teve traumatismo craniano, é incompatível com a manutenção da prisão.
Para Roma, a medida é urgente no sentido de respeito à vida, à dignidade humana e ao direito básico à saúde, valores que, segundo ele, deveriam estar acima de qualquer disputa política ou revanchismo.
“Estamos falando de um homem idoso que enfrenta um quadro clínico delicado, com histórico de cirurgias, sequelas permanentes da facada que sofreu e, agora, um traumatismo craniano. Defender a prisão domiciliar nesse contexto é um dever de humanidade, não uma concessão”, afirmou.
O dirigente do PL ressaltou que Bolsonaro é vítima de perseguição política e foi condenado sem ter cometido crime algum. Para ele, não há justificativa concreta para mantê-lo em regime fechado diante da necessidade de acompanhamento médico contínuo. “Não há razoabilidade em manter preso alguém que precisa de cuidados médicos permanentes. A insistência nessa postura revela mais crueldade e revanchismo do que compromisso com a Justiça”, criticou Roma.
João Roma voltou a afirmar que o processo ao qual Bolsonaro vem sendo submetido é marcado por excessos e decisões desproporcionais, que aprofundam a divisão do país e colocam em xeque princípios fundamentais do Estado de Direito.
“O Brasil precisa de serenidade e equilíbrio. A Justiça não pode ser instrumento de vingança. Negar um pedido humanitário dessa natureza apenas reforça a sensação de perseguição e de desumanidade”, disse.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Didulgação
Deputado questiona consultoria milionária da ponte Salvador-Itaparica
quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Êta. O vice-líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), criticou a decisão do Governo do Estado de contratar uma fundação para realizar uma consultoria para a ponte Salvador-Itaparica.
De acordo com o Diário Oficial desta quarta-feira (7/1), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi contratada por R$ 18,3 milhões, com dispensa de licitação, para prestar “serviços técnicos especializados de consultoria para apoio e assessoria multidisciplinar à Secretaria da Ponte” por 36 meses.
“Que loucura é essa? O que está acontecendo é a maior enganação do mundo. Eles passam 19 anos prometendo uma obra que ninguém nunca viu uma pá de concreto sequer, e mesmo assim seguem gastando milhões em consultoria como já fizeram outras vezes no passado. Isso é um escárnio com o dinheiro público”, afirmou Alan Sanches.
Ainda segundo o deputado, existe outra despesa de R$ 5 milhões gerada anualmente aos cofres do Estado a partir da criação da Secretaria da Ponte (Seponte). “Ou seja, tem de tudo menos obra de verdade. É preciso mais responsabilidade com o dinheiro suado dos baianos”, frisou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/ALBA
Sosthenes Macedo deixa a Codesal e assume outra função
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026TCE-BA empossa nova Mesa Diretora para biênio 2026/2027
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Olha aí. O Tribunal de Contas do Estado da Bahia(TCE-BA) realizou, na terça-feira (6/1), a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2026/2027. A cerimônia realizada no edifício-sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
O chefe do Executivo baiano destacou a importância do TCE-BA para o fortalecimento da democracia, da transparência e da boa gestão pública no estado.
“ Hoje é um momento importante de transição. Parabenizamos o conselheiro Marcus Presídio pelo trabalho realizado e desejamos sucesso ao novo presidente e à Mesa Diretora, reafirmando o respeito à autonomia da Casa, à sua liberdade institucional e à parceria entre os poderes”, afirmou Jerônimo.
Eleita por unanimidade no último dia 16 de dezembro, a nova Mesa Diretora é composta pelos conselheiros Gildásio Penedo Filho, que assume a presidência do Tribunal; Marcus Presídio, como vice-presidente; e a conselheira Carolina Matos, empossada no cargo de corregedora.
Ao assumir a presidência do TCE-BA, o conselheiro Gildásio Penedo Filho ressaltou a responsabilidade da função e os desafios previstos para o novo biênio. Entre as prioridades da gestão, destacou o fortalecimento das auditorias e a ampliação do diálogo com a sociedade.
“A participação do cidadão, que está na ponta dos serviços públicos, será fundamental para apontar irregularidades e sugerir melhorias. Esse protagonismo social é um dos focos desta gestão”, afirmou.
O conselheiro Marcus Presídio, que esteve à frente da presidência da Corte nos últimos quatro anos, destacou o papel estratégico da vice-presidência na articulação interna do Tribunal.
“Encerro a presidência com a tranquilidade de quem atuou com dedicação e compromisso com a instituição e sigo, na vice-presidência, com orgulho do caminho percorrido e confiança no futuro”, declarou.
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia é um órgão autônomo e independente que auxilia a Assembleia Legislativa no exercício do controle externo, fiscalizando a arrecadação e a aplicação dos recursos públicos no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público. A instituição atua por meio do Tribunal Pleno, composto por sete conselheiros, e de duas Câmaras Integradas, cada uma formada por três conselheiros.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Wuiga Rubini/GOVBA
Vídeo: Michelle diz que ex-presidente Bolsonaro está sendo “torturado” e “negligenciado” na prisão
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Vixe. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) chegou a classificar como “tortura” as condições em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontra preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.
Nesta terça-feira (9/1), Michelle afirmou a jornalistas que Bolsonaro estaria sendo “torturado” por permanecer trancado na cela onde está detido, sem acompanhamento médico adequado. “Ele tem refluxo, passou por uma cirurgia de 12 horas, não tem alimentação como a nossa, precisa que ela seja fracionada. Tem todo esse cuidado que eu tenho com ele durante a noite. Ele também tem apneia, estou sempre ao lado. Tem crises de soluço. É preciso um enfermeiro dentro do quarto. Ele está sendo negligenciado, está sendo torturado”, disse a ex-primeira-dama.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/ PL Nacional
Oposição na Câmara critica reajustes feitos por Bruno Reis: “passa por cima do povo”
terça-feira, 6 de janeiro de 2026
Êta. A oposição do prefeito Bruno Reis (UB) na Câmara de Salvador manifestou críticas ao pacote de reajustes feito pela gestão municipal neste início de ano. Na segunda-feira (5/1), começou a valer o reajuste na passagem de ônibus na capital baiana.
Em nota, a vereadora Marta Rodrigues (PT)disse que a população de Salvador está sendo alvo de um “tarifaço em série”. “Poucos dias após anunciar o aumento da tarifa de ônibus, o prefeito voltou a penalizar os soteropolitanos ao elevar o IPTU e a taxa do lixo, demonstrando, mais uma vez, desprezo com quem vive e trabalha na cidade”, contou.
No caso do reajuste da passagem de ônibus, a vereadora disse que o aumento ocorre em um contexto de ampliação contínua dos subsídios e das renúncias fiscais concedidas às empresas concessionárias.
“O povo paga duas vezes. Paga com os impostos, que bancam subsídios milionários, e paga novamente no bolso, com o aumento da tarifa. Em 2024, foram mais de R$ 22 milhões em renúncias fiscais e cerca de R$ 106 milhões em subsídios. Para 2025, esses valores aumentam e, para 2026, a previsão chega a aproximadamente R$ 130 milhões de dinheiro público despejado no sistema, sem contrapartida real, sem melhoria do serviço e sem respeito ao usuário”, disse Marta.
Ainda segundo a petista, o aumento do IPTU e da taxa do lixo, anunciado logo após o reajuste da tarifa de ônibus, “escancara o distanciamento da gestão municipal da realidade da cidade”.
“O prefeito passa por cima do povo, aumenta tarifa, aumenta imposto e demonstra que não se importa com o impacto dessas decisões na vida das pessoas. Ele governa como quem não deve satisfações à população”, criticou.
Já a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da oposição na Câmara, explicou que a prefeitura aumentou 4,46% no Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU)e na Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD). Segundo ela, as medidas integram um “pacote de punição aos contribuintes”, anunciado pelo prefeito Bruno Reis entre o fim de 2025 e início de 2026.
A líder oposicionista também afirmou que o reajuste da passagem de ônibus foi reajustada apesar de o Legislativo ter aprovado um subsídio de R$ 67 milhões ao setor.
“Sob o pretexto de uma mera reposição inflacionária, a Prefeitura de Salvador promove mais uma vez o sufocamento financeiro da população e do setor produtivo, aprofundando o abismo social na capital mais desigual do Brasil”, analisou a vereadora.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução



