POLÍTICA
Deputado propõe instalação de bebedouros para população de rua em Salvador
terça-feira, 2 de setembro de 2025
Olha aí. O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou nesta segunda-feira (1º/9), na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto para a prefeitura de Salvador instalar bebedouros públicos e fontes de água potável em locais de grande circulação.
Segundo o parlamentar, o público alvo seria, principalmente, a população de rua da cidade. A proposta prevê a instalação de bebedouros em praças, terminais de ônibus, unidades de saúde, centros esportivos, parques e áreas de lazer.
A proposta tem base em princípios constitucionais, compromissos internacionais e diretrizes nacionais de saúde e saneamento. Hilton disse que a iniciativa é uma questão de sobrevivência básica, sendo uma forma de enfrentar ondas de calor cada vez mais intensas na capital baiana.
O deputado destacou que a “água é um direito humano, e não um privilégio restrito a quem pode pagar”. Para ele, o fato das pessoas terem que pedir por configura “um projeto de exclusão institucionalizado”.
Segundo o deputado, o projeto também visa estimular a consciência social e a ação do poder público. Ele critica as prioridades da gestão de Bruno Reis. “Quando o prefeito investe milhões em obras faraônicas e deixa as pessoas com sede nas ruas, está fazendo uma escolha política. Está dizendo quem merece viver com dignidade e quem não merece”, concluiu Hilton.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
VÍDEO: Deputado diz que governador Jerônimo tem “kit enganação” para atrair prefeitos
terça-feira, 2 de setembro de 2025
Oxente. O deputado estadual Robinho (União Brasil), disse, em entrevista ao apresentador Adelson Carvalho, na manhã desta terça-feira, dia 2/9, na Rádio Sociedade da Bahia, que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), usa “kit enganação” para atrair prefeitos das Cidades baianas.
Segundo o deputado, Jerônimo pega esse “kit” que é composto por ônibus, trator, ambulância, das emendas parlamentares dos deputados e vai fazer as entregas, e, que deputados da oposição como ele, fica sem receber as emendas e/ou recebe pela “meia boca”.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
VÍDEO: Lúcio Vieira Lima provoca e chama ACM Neto de “menino” e “derrotado”
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
Provocou. O ex-deputado federal e presidente de honra do MDB Bahia, Lúcio Vieira Lima, ironizou uma declaração feita pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que usou as redes sociais para defender que o União Brasil entregue todos os cargos que ocupa no governo federal.
De acordo com Lúcio, “se ocupa cargo no governo, é porque está no governo e apoia o governo”, escreveu na publicação onde se referiu a Neto como “menino” e “candidato derrotado”.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Divulgação
Vídeo: Bruno Reis e primeira-dama curtem evento católico em Brasília
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
Olha aí. O Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) aproveitou o final de semana pra renovar a fé e marcar presença no Desperta Brasil, evento que reuniu milhares de católicos no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O gestor da capital baiana compartilhou nas redes sociais um momento emocionante durante o evento, que curtiu ao lado da primeira-dama, Rebeca Cardoso. “Uma noite diante do Senhor!”, escreveu.
Para ele, comparecer no evento foi um momento único, que o aproximou de Deus.
“Participar do Desperta Brasil foi um momento único e especial de encontro com Deus em oração. Nossos corações foram renovados, fortalecidos e decididos a seguir ainda mais firmemente os passos do Senhor. A felicidade que o mundo oferece é passageira, mas a alegria que vem de Cristo é eterna. Quem encontra Jesus descobre o tesouro que dá verdadeiro sentido à vida!”.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Deputado propõe Comenda Dois de Julho a João Gualberto
sábado, 30 de agosto de 2025
Olha aí. O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) apresentou na sexta-feira (29/8), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), um projeto de resolução que concede a Comenda Dois de Julho ao empresário e político João Gualberto Vasconcelos. A honraria é a mais alta do Parlamento baiano e reconhece personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado.
Na justificativa, o parlamentar ressaltou a trajetória de Gualberto. “Sua história traduz a junção da competência empresarial com o compromisso público, revelando um cidadão que dedicou sua vida ao fortalecimento da democracia, à valorização da identidade local e ao desenvolvimento da Bahia”, afirmou.
Natural de Itabaiana (SE), Gualberto nasceu em 1958 e construiu carreira no setor empresarial e na política. Fundador da rede de supermercados Hiperideal, presidiu a Associação Baiana de Supermercados e participou de empreendimentos nas áreas de alimentos e bebidas.
Na vida pública, foi prefeito de Mata Verde de São João por três mandatos (2005-2008, 2009-2012 e 2021-2023) e deputado federal entre 2015 e 2019, quando se destacou pela defesa da transparência e da boa gestão dos recursos públicos.
Rocha afirmou ainda que Gualberto renunciou ao cargo de prefeito em 2023 após, segundo ele, “consolidar seu trabalho e cumprir a promessa de transferir o comando da cidade a um matense, deixando como legado uma gestão inteiramente formada por cidadãos naturais do município”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
VÍDEO: Lúcio Vieira Lima provoca Bruno Reis após encontro com Jerônimo “Apoio velado”
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Oxente. O Presidente de honra do MDB Bahia, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima provocou o prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil), nesta quinta-feira (28/8), após o encontro dele com o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), na quarta-feira (27/8).
Segundo Lúcio, quando ele diz que “ter o Governo do Estado na mão do PT e ele de outro partido é benéfico para Salvador, ele tá dizendo que na próximos eleição, os eleitores dele de Salvador deve manter Jerônimo no governo”.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Presidente do PT na Bahia provoca ACM Neto após encontro de Bruno Reis e Jerônimo: “Aposto que não dormiu”
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Êta. O presidente do PT na Bahia e novo secretário nacional de Comunicação do partido, Éden Valadares, ironizou o prefeito ACM Neto após o encontro do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na quarta-feira (27/8). A reunião do governador e do prefeito foi registrada nas redes sociais dos dois gestores em que eles aparecem sorridentes, o que, para Éden, deve simbolizar um incômodo ao ex-prefeito.
“Será que ACM Neto vai dizer que Bruno é puxa-saco de governador? Ou vai falar que Jerônimo está seduzindo o prefeito de Salvador? O problema de Neto é que no afã de aparecer e tentar desgastar o governo do PT, ele fala muita bobagem, destrata prefeitos em geral, acaba torcendo contra a Bahia e contra o Brasil. Ver o governador e o prefeito de Salvador sorrindo na mesma foto, não duvido, tirou o sono dele. Aposto que ACM Neto não dormiu essa noite”, afirmou Éden.
Para o dirigente petista, enquanto o “estilo prepotente e amargurado de Neto” tem afastado aliados, Jerônimo segue o caminho inverso: se aproxima cada vez mais de lideranças políticas e da população por seu perfil conciliador, sua reconhecida capacidade de diálogo e seu grande carisma para construir uma Bahia ainda melhor para o seu povo.
“ACM Neto carrega uma energia ruim, que não agrega, pois é contaminada com o sentimento de remorso pela derrota em 2022 para Jerônimo”, concluiu.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / PT
O encontro entre Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues; saiba o que foi discutido
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Enfim aconteceu. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, se reuniu nesta quarta-feira (27/8) com o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, para discutir demandas da capital baiana. O encontro contou também com a presença de diversos secretários municipais e estaduais, que trataram de pontos específicos. A pauta teve temas como segurança pública, saúde, educação, mobilidade e as obras da ponte Salvador-Itaparica e do VLT do Subúrbio.
Antes do encontro geral, Bruno e Jerônimo se reuniram para iniciar a pauta. Em entrevista coletiva, Bruno Reis salientou a disposição da gestão municipal em debater temas importantes para Salvador com o Estado. Ele ressaltou que questões que não puderem ser resolvidas na reunião serão debatidas por grupos de trabalho específicos.
“Cada tema que a gente não possa tomar as decisões agora, vamos partir para formar grupos de trabalho com pontos focais, com responsabilidades que tanto eu irei cobrar as devolutivas da minha equipe e o governador também da equipe dele. Nosso objetivo é com a população de Salvador”, destacou o prefeito. Após a coletiva, eles retornaram para continuar o debate.
Esta foi a primeira reunião entre os chefes dos Executivos estadual e municipal. Contudo, Bruno destacou que isso não impediu que projetos fossem executados na cidade, ao ressaltar que as equipes das secretarias sempre mantiveram contato permanente para tratar de assuntos relacionados à capital.
“E posso assegurar a vocês que, pelo fato de não ter ocorrido este encontro em outro momento, isso não prejudicou em nada a rotina, o dia a dia da cidade, os serviços que nós prestamos, os benefícios da população”, afirmou o prefeito, ao pontuar que o tema do seneamento básico em Salvador, de responsabilidade da Embasa, também estava na pauta.
Questionado pela imprensa, Bruno Reis disse que a mudança de local da rodoviária é positiva para a cidade. Ele lembrou que a localização atual do terminal foi importante por ter estimulado o crescimento daquela região da cidade, mas a mudança para Águas Claras é importante, inclusive do ponto de vista da mobilidade.
“Naquela região da cidade (da atual rodoviária), passa o maior número de veículos de Salvador. Ali passa diariamente 30% da frota de veículos que circula na cidade e passam 7 de cada 10 ônibus que circulam em Salvador. A prefeitura fez uma série de obras que ajudaram a melhorar a mobilidade. Outras estão em curso, e com a saída da rodoviária, quando isso acontecer e quando o governador decidir qual destinação vai dar para aquelas duas áreas, do Detran e da rodoviária, a gente vai discutir uma melhora do viário ali, uma ampliação do viário”, declarou.
Um dos pontos tratados foi o compartilhamento de imagens das câmeras de videomonitoramento da prefeitura com o governo do Estado. “Hoje a prefeitura dispõe de 3.700 câmaras. Nós vamos compartilhar todas as imagens para ajudar na identificação facial, ampliando o parque eletrônico que a gente quer promover na cidade para ampliar a segurança. Também conversamos sobre a possibilidade de compartilhar dados da Secretaria da Fazenda e da Sedur para identificar ferro-velhos que comercializam ilegalmente metais, muitos deles furtados dos cabeamentos da cidade”, frisou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Betto Jr./ Secom PMS
VÍDEO: De mãos dadas com Jerônimo, Bruno Reis afirma: “Nosso compromisso é com a população”
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Olha aí. O prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil) se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta quarta-feira (27/8) no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Apesar de estarem em lados políticos opostos, eles destacaram a importância da parceria em obras e projetos para a capital baiana. Bruno ressaltou que equipes vão atuar em áreas sensíveis, como segurança pública, e reforçou que o compromisso é sempre com a população de Salvador.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
ACM Neto defende que União Brasil entregue cargos no governo Lula: “Já passou da hora”
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Olha aí. O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, usou as redes sociais nesta quarta-feira (27/8) para defender que o partido entregue todos os cargos que ocupa no governo federal.
“Nunca fui favorável que o União Brasil ocupasse qualquer cargo no governo Lula”, escreveu Neto. Ele afirmou que, diante dos últimos acontecimentos, considera “necessária” uma deliberação urgente sobre o tema na próxima reunião da executiva nacional da legenda, já marcada para a próxima terça-feira.
“Já passou da hora dessa decisão ser tomada. É por esse motivo que, na condição de membro da executiva, proporei a inclusão na pauta e a votação na próxima semana”, completou.
A posição de ACM Neto reforça o movimento de setores do partido que defendem um afastamento do governo Lula.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Roma chama decisões de Moraes contra Bolsonaro de “novela de absurdos”
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Olha aí. O presidente do PL-Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) e classificou como “novela de absurdos” as medidas do ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na terça-feira (26/8), em entrevista à uma rádio de Salvador, Roma reagiu à decisão que determinou o monitoramento em tempo integral de Bolsonaro pela Polícia Penal do Distrito Federal, enquanto ele cumpre prisão domiciliar.
“Este é mais um episódio desta novela de absurdos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Já está claro para todo o mundo que este não é um processo judicial, mas um processo de vingança pessoal”, afirmou Roma, reforçando que a situação do ex-presidente não encontra paralelo na história recente do país.
Segundo o dirigente do PL baiano, Bolsonaro é alvo de perseguição política e sofre com restrições que não deveriam existir. “Queremos a restauração dos direitos políticos de Bolsonaro, que sofre claramente um processo de prisão política. Como é que você vai explicar para a população que o maior líder político do Brasil não vai poder disputar as eleições? Ninguém está dizendo que ele vai sentar na cadeira de presidente, mas ele tem o direito de disputar as eleições”, defendeu.
Ao fim da entrevista, Roma destacou a reaproximação com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, de quem esteve afastado nos últimos anos. Segundo ele, apesar de ambos estarem colocados como pré-candidatos ao governo da Bahia em 2026, existe espaço para um entendimento maior dentro do campo oposicionista.
“Tanto eu quanto ACM Neto somos pré-candidatos a governador pelos nossos partidos, mas trabalho e torço por um projeto comum das forças de oposição a esse período de 20 anos do PT, que já caducou na Bahia”, concluiu.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
ALBA aprova empréstimo bilionário e reajuste dos servidores; saiba detalhes
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Olha aí. A sessão desta terça-feira (26/8) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi marcada por intensos debates e manifestações por parte da oposição, porém acabou com a aprovação de propostas consideradas estratégicas para o governo.
A Assembleia Legislativa autorizou o Poder Executivo a contratar operação de crédito na ordem de R$4,56 bilhões junto ao Banco Mundial (Bird) ao aprovar, por maioria, o Projeto de Lei 25.894, durante a sessão plenária. O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), explicou que o empréstimo não representa aumento de endividamento do Estado, uma vez que vai ser utilizado para pagar outros financiamentos que possuem prazo mais curto e juros maiores.
A informação do governista não convenceu os deputados de oposição, que se revezaram em pronunciamentos na tribuna e obstruíram os trabalhos, fazendo com que o assunto voltasse a dominar os debates pela segunda sessão deliberativa consecutiva. Os embates, no entanto, não conseguiram impedir a aprovação de outras dez proposições, seis delas por acordo entre Rosemberg e o líder da minoria parlamentar, Tiago Correia (PSDB).
Entre os destaques também está o reajuste salarial para os servidores públicos, que inclui a alteração na estrutura remuneratória de diversas carreiras do Estado. As mudanças abrangem os grupos ocupacionais de Artes e Cultura, Comunicação Social, Técnico-Administrativo, Técnico-Específico, Serviços de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral do Estado, além das carreiras de Procurador do Estado, Procurador Jurídico e Técnico-Jurídico.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Paulo Mocofaya / Agência ALBA
Geddel provoca ACM Neto após pesquisa pro governo da Bahia: “Será candidato a deputado”
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Vixe. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) voltou a alfinetar o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, ao comentar os dados da mais recente pesquisa Quaest sobre a corrida pelo governo da Bahia.
De acordo com o levantamento, 41% dos eleitores baianos manifestaram intenção de votar em ACM Neto para governador em 2026, enquanto o atual chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece com 34% das intenções.
Diante da diferença apertada e relembrando a derrota de ACM Neto para Jerônimo nas eleições de 2022, Geddel declarou que o oposicionista deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados na próxima eleição.
“Vixe, a virada veio mais cedo do que eu esperava. Repito: o pequeno Magalhães será candidato a deputado federal. Me cobrem depois”, escreveu o emedebista nas redes sociais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Max Haack
Otto Alencar vai ter comando do PSD na Bahia nas eleições, diz Kassab
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Olha aí. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, afirmou que o dirigente do partido na Bahia, o senador Otto Alencar, terá liberdade para definir apoio na eleição do ano que vem. A declaração ocorreu durante participação no evento Esfera Brasil, em São Paulo, nesta segunda-feira (25/8).
Na Bahia, o partido é aliado do governo petista. No entanto, no cenário nacional, o presidente Gilberto Kassab está inclinado a apoiar a possível candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na corrida pela Presidência da República. Assim, o PSD, nacionalmente, fará oposição ao presidente Lula (PT), que deve disputar a reeleição.
“O partido, em cada estado, está consolidando seus projetos. Na Bahia, o senador Otto Alencar nos lidera e caberá a ele conduzir o partido”, disse o líder partidário, conforme publicação da revista Veja.
Apesar do aceno de independência ao PSD da Bahia, Kassab negou que vá liberar os demais diretórios. Ele defendeu uma sintonia com o posicionamento nacional da legenda.
“No momento em que você tem eleições, os partidos se voltam para dentro em suas decisões para, depois, se apresentarem para fora, junto ao eleitor e a outros partidos. Não há questão de independência. Existe harmonia. Em todas as candidaturas, existe uma tendência sempre para que elas estejam alinhadas à nossa candidatura própria à Presidência da República“, externou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Pedro França/Agência Senado
VÍDEO: Prefeito que apoiou ACM Neto diz que Jerônimo “é o melhor governador do Brasil”
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Êta. O prefeito da Cidade de Ibiquera, no Interior da Bahia, César Almeida (Avante), surpreendeu ao declarar apoio público ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a quem classificou como “o melhor governador do Brasil”. A fala ocorreu no domingo (24/8), durante a 25ª festa do vaqueiro no município. O gestor havia apoiado ACM Neto (União Brasil) na eleição de 2022, mas já sinaliza aproximação com a base do petista.
Em discurso diante de apoiadores e autoridades, César ressaltou a trajetória de Jerônimo, destacando sua origem humilde e a ascensão por meio da educação. “Hoje, para mim, é um dia muito emocionante. É o dia em que recebemos em Ibiquera o melhor governador do Brasil. Um homem simples, que veio do interior e da zona rural, que transformou sua vida através da educação”, afirmou o prefeito.
A visita do governador movimentou a cena política local e reuniu lideranças de diferentes correntes. Entre elas, estava o ex-prefeito Dr. Ivan (Avante), aliado histórico de ACM Neto, além de secretários municipais, vereadores e representantes da região.
Também marcaram presença no evento o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e o deputado estadual Eduardo Salles (PP), reforçando o peso político da agenda do governador no Interior.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Alckmin diz que Brasil negocia fim do tarifaço com EUA
domingo, 24 de agosto de 2025
Será? O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou neste sábado (23/8) que o Brasil segue negociando com os Estados Unidos a redução de tarifas sobre mais produtos e declarou que, se depender do governo brasileiro, o tarifaço “acaba amanhã”.
Durante visita a uma concessionária em São Paulo, Alckmin comemorou o impacto do IPI zero e o aumento nas vendas de veículos. Ele também destacou a retirada de itens com aço e alumínio da lista de sobretaxas americanas, que passam a ser enquadrados na Seção 232, com a mesma alíquota aplicada a outros países, exceto Estados Unidos e Reino Unido.
“Isso melhora a competitividade de tudo o que tem aço e alumínio: máquinas, retroescavadeiras, motocicletas, produtos industriais”, afirmou.
O vice-presidente anunciou ainda a ampliação do plano de contingência para empresas atingidas pelas tarifas. O BNDES elevou de R$ 30 bilhões para R$ 40 bilhões o volume de crédito disponível. “Vamos atender mais empresas, mesmo aquelas que não exportam tanto”, disse.
Negociações continuam
Alckmin reforçou que o diálogo com a Casa Branca permanece aberto e que existe espaço para ampliar a lista de isenções e reduzir alíquotas de outros produtos. “O trabalho é esse: diálogo e negociação. Sempre tem espaço para entendimento”, afirmou. Questionado sobre possíveis contrapartidas, ele não descartou incluir combustíveis nas conversas.
O vice-presidente também mencionou outras áreas de cooperação, como biocombustíveis, minerais estratégicos e o mercado de Cbios, que envolve empresas americanas.
Alckmin informou que viajará ao México na terça-feira (27/8) para fortalecer a parceria comercial entre os dois países. Segundo ele, o superávit brasileiro na balança com os mexicanos indica potencial de crescimento em setores como energia, agroindústria, biocombustíveis e equipamentos médicos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Ministro do STF recebe Título de Cidadão Baiano
sábado, 23 de agosto de 2025
Olha aí. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, na manhã de sexta-feira (22/8), o título de Cidadão Baiano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, pela relevância dos serviços prestados à Bahia e ao Brasil. A honraria, aprovada por unanimidade no Parlamento estadual, foi entregue durante o III Seminário Internacional de Controle Externo, edição especial de comemoração pelos 110 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A proposta da homenagem foi iniciativa da deputada Fabíola Mansur (PSB), que apresentou o projeto em 2023, quando Dino era ainda ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula.
Primeira mulher a comandar a ALBA em mais de 190 anos de fundação, a presidente Ivana Bastos assumiu a condução da solenidade, transferida pelo presidente do TCE, Marcus Presídio, ao final da palestra ministrada por Dino. Do púlpito, a chefe do Legislativo destacou que a concessão da honraria é um reconhecimento pela atuação firme do ministro na defesa da democracia brasileira. Em discurso no auditório do Hotel Deville Itapuã, em Salvador, a gestora do Legislativo estadual relembrou os fatos ocorridos em Brasília, 8 de janeiro de 2023, dia que classificou “como um dos mais sombrios da história recente da República”.
“À frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ministro agiu com serenidade e coragem, garantindo que a Constituição continuasse a ser uma realidade viva”, afirmou Ivana Bastos, que também destacou a dedicação de Flávio Dino ao Estado da Bahia.
Segundo a deputada, no Ministério da Justiça, ele fortaleceu as parcerias estratégicas, promoveu a integração das forças de segurança, reforçou a Polícia Federal e ampliou a atuação da Força Nacional. “Esses atos demonstraram que a segurança pública vai muito além do combate à violência, sendo a presença do Estado, a defesa da vida e o respeito ao cidadão”, salientou Ivana, que durante a fala fez deferência à Fabíola Mansur pela iniciativa.
Em discurso, a proponente da honraria, deputada Fabíola Mansur, ressaltou o merecimento do homenageado, descrevendo Flávio Dino como “um brasileiro que honra a República”. Ela destacou a satisfação da Bahia por “acolher, com alegria e respeito, um homem público cuja trajetória fala por si: jurista de excelência, gestor competente, político vocacionado e defensor intransigente da democracia”, afirmou.
A legisladora também elogiou a trajetória do ministro, classificando-a como uma “linha ascendente de serviço público”, e destacou o rigor técnico e equilibrado de suas decisões.
Acerca da vida política do mais novo cidadão baiano, que no passado desempenhou mandato como deputado federal e senador, Fabíola enalteceu sua capacidade de conciliar convicções firmes com diálogo democrático, construindo pontes e consensos no Congresso Nacional. Sobre os mandatos de Flávio Dino como governador do Maranhão, a parlamentar foi categórica ao exaltar a “destreza para transformar prioridades em políticas públicas concretas”, com destaque para áreas como educação, saúde e segurança.
“Sua administração tornou-se referência nacional, lembrando-nos que governar é, antes de tudo, cuidar de gente. Para vossa excelência, a nossa gratidão”, disse ao ministro.
Fabíola Mansur afirmou que, no STF, o ministro leva a mesma combinação de autoridade técnica, espírito público e coragem, sobretudo em momentos críticos, como a pandemia da COVID-19, quando se posicionou em defesa da ciência, da vacinação e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela também relembrou o ataque às instituições democráticas em 8 de janeiro de 2023, quando o ministro “não hesitou e posicionou-se pela Constituição, pelo Estado Democrático de Direito, pela ordem e pela paz”, enfatizou. Ao final do pronunciamento, a deputada protagonizou um gesto de descontração, presenteando o ministro com as camisas do Bahia e do Vitória, os dois maiores clubes de futebol do estado.
PERTENCIMENTO
Palestrante no seminário do TCE e homenageado do dia, o ministro do STF expressou sua profunda conexão com a Bahia. Ele ressaltou as afinidades culturais e históricas entre sua trajetória no Nordeste e a rica identidade baiana, mencionando personalidades como Jorge Amado, Gilberto Gil e Caetano Veloso, além de eventos históricos de relevância como o 2 de Julho e a Revolta dos Búzios. Dino afirmou que o título o faz se sentir ainda mais pertencente à história da Bahia. O magistrado ainda revelou a frequência de suas visitas, brincando que já cumpre o requisito da territorialidade para a honraria.
“Ao receber esse título, me sinto mais incorporado ainda como brasileiro a essas belas páginas que foram aqui escritas e continuam a ser. Me sinto plenamente feliz e sei que não é um pedaço de papel para botar na parede. Esse título é um sentimento”, declarou o ministro Flávio Dino.
A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que concedeu entrevista coletiva na chegada ao evento. Em contato com a imprensa, o chefe do Executivo destacou a importância da homenagem, expressando sua gratidão pelas contribuições de Dino à Bahia. O governador descreveu o título de Cidadão Baiano como um gesto de reconhecimento e incentivo ao ministro.
“Esse título é como uma palavra dizendo, ‘olhe, o senhor tem contribuído com temas importantes e relevantes tanto para a instituição quanto para o Estado baiano e brasileiro’. Desejo que ele carregue esse título no coração dele, honrando a lista de cidadãos baianos”, afirmou o governador.
Para o presidente do TCE-BA, conselheiro Marcus Presídio, a concessão de honraria ao ministro Flávio Dino é motivo de orgulho. “O ministro tem uma história belíssima e uma oratória incontestável. A entrega do título ao ministro abrilhanta nosso evento e o torna nosso conterrâneo”, celebrou.
A mesa de honra foi formada pelos mesmos integrantes que compuseram o seminário do TCE, momentos antes da concessão do título, havendo apenas a troca dinâmica das placas referentes aos eventos. Além do homenageado e das autoridades mencionadas, estiveram no palco a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Cynthia Maria Pina Resende; o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia; ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; defensora pública-geral do Estado, Camila Canário; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco Netto; desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Danilo Costa Luiz, que no ato representou o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; presidente da União dos Prefeitos dos Municípios da Bahia, Wilson Paes Cardoso; e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Camila Luz.
Marcaram presença no evento os deputados Fátima Nunes (PT), Marcelino Galo (PT), Penalva (PDT), Niltinho (PP), Marcinho Oliveira (UB), entre outras autoridades políticas, fiscais e militares. O encerramento aconteceu de forma descontraída, com muita música, cores e dança, com show do cantor Tonho Matéria e banda percussiva.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: JulianaAndrade/AgênciaALBA
ACM Neto tem vantagem “discreta” sobre Jerônimo para 2026
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Olha aí. A pesquisa Quaest divulgou, nesta sexta-feira, dia 22/8, a intenção de votos dos baianos para as eleições estaduais de 2026. ACM Neto (União) tem 41% da intenção de votos, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem 34%.
A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Quando considerada, um ponto separa os candidatos de empate.
O levantamento também mostra que 59% dos eleitores aprovam a gestão de Jerônimo, 33% desaprovam e 8% não sabem ou não responderam.
“A pesquisa não me entristece nem me envaidece”, afirmou o governador em entrevista a rádios da região do Sisal na manhã desta sexta (22/8).
Intenção de voto para governador em 2026:
ACM Neto (União): 41%
Jerônimo Rodrigues (PT): 34%
João Roma (PL): 4%
Kleber Rosa (PSOL): 2%
José Aleluia (Novo): 1%
Indecisos: 4%
Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
A Genial Investimentos contratou a pesquisa, que ouviu 1.200 eleitores da Bahia, com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Vereador propõe transporte de graça para desempregados em Salvador
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Será que vai? O vereador Randerson Leal (Podemos) apresentou um Projeto de Lei, na Câmara Municipal de Salvador, que cria o Auxílio Mobilidade no transporte público Municipal. A proposta garante gratuidade no transporte coletivo a pessoas desempregadas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Segundo o vereador, o benefício será concedido por meio de um bilhete único gratuito. O passe terá validade de até dois meses consecutivos e limite de 30 passagens mensais, sem acumulação. O auxílio poderá ser solicitado uma vez por ano, mediante comprovação da situação de desemprego. O uso será controlado pelo sistema oficial de bilhetagem eletrônica (SalvadorCard ou equivalente) e destinado exclusivamente a entrevistas de emprego, processos seletivos e cursos de capacitação.
A ideia é que o custeio do programa seja oriundo do Programa Municipal de Compensações Tarifárias e de outras fontes previstas em lei. A medida, de acordo com a proposta, não impactará o valor da tarifa para os demais usuários.
O valor da tarifa, hoje em R$ 5,60, é um obstáculo para quem está sem renda. Muitas pessoas deixam de participar de entrevistas ou cursos porque não conseguem pagar o transporte. O Auxílio Mobilidade elimina essa dificuldade e cria condições para que o cidadão volte ao mercado de trabalho”, afirmou o vereador Randerson Leal.
O texto seguirá para análise das comissões da Câmara antes de ser votado em plenário.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Semob
Oposição elege presidente e relator da CPMI do INSS
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Olha aí. Dois parlamentares da oposição foram eleitos presidente e relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai apurar descontos irregulares feitos por entidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS: o senador Carlos Viana (Podemos-MG) presidirá os trabalhos, e deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) será o responsável pelo relatório final.
Carlos Viana derrotou, por 17 votos a 14, o candidato Omar Aziz (PSD-AM), indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O resultado surpreendeu, uma vez que Aziz figurava como favorito para presidir a comissão.
Após o resultado, Viana disse que atuará com “responsabilidade e independência” na CPMI e, na sequência, indicou, para a relatoria, o deputado bolsonarista Alfredo Gaspar (União-AL).
Com isso, a oposição conseguiu emplacar os dois principais cargos da comissão.
Gaspar foi o relator do pedido de suspensão do processo contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), por tentativa de golpe de Estado. Os cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, votaram por restringir a decisão aos crimes cometidos após a diplomação, o que manteve os processos por golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Descontos ilegais
O esquema que será investigado no Congresso Nacional realizou descontos ilegais nos contracheques de 3,2 milhões de aposentados e pensionistas, entre março de 2020 e março de 2025.
Segundo a Polícia Federal, que revelou a fraude, as entidades foram criadas como empresas de fachada para cometer fraudes por meio de “laranjas”. O número de pessoas presas até o momento chega a oito.
O dinheiro está sendo devolvido pelo INSS por meio de um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Podem fazer a adesão ao acordo aqueles que contestaram e não receberam, em até 15 dias úteis, resposta da entidade ou associação responsável pelos descontos indevidos. Se enquadram todos que tiveram descontos entre março de 2020 e março de 2025.
Para aderir ao acordo, o beneficiário deve formalizar a contestação dos descontos junto à Previdência Social até o dia 14 de novembro, pelo aplicativo Meu INSS, na central 135 ou em agências dos Correios. Até agora, mais de 1,8 milhão de beneficiários, o que representa 75% dos que estão aptos, já aderiram ao acordo. A expectativa é que 99% deles recebam os valores descontados indevidamente até a próxima segunda-feira, dia 25/8.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil