CIDADES
Bahia antecipa última campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Estado
terça-feira, 26 de março de 2024
Olha aí. A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi antecipada para o período de 1º a 30 de Abril e será um marco histórico na defesa agropecuária do Estado. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, sendo o 7º colocado no ranking nacional. Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Para esta última etapa histórica, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de Maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade.
O esforço conjunto entre setor produtivo e Adab, aliado à evolução do sistema de defesa agropecuário estadual, possibilitou a chancela do Mapa para a suspensão da vacinação a partir de maio de 2024, com a nota 9,3 , a maior entre 17 estados da federação. “Com isso haverá uma economia direta de, aproximadamente, 100 milhões de reais/ano com custos para aquisição de vacinas, manejo do rebanho, além de outros benefícios com a ampliação do parque agroindustrial e agregação de valor às exportações com abertura de novos mercados”, destaca o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, salientando que o apoio do setor produtivo nesta última campanha será de extrema importância para vacinar 100% do rebanho.
Zona Livre Sem Vacinação
Antes mesmo do início da última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, equipes da Adab já estão executando a vigilância sorológica, visando demonstrar a ausência do vírus da Febre Aftosa na Bahia. A ação compõe o Plano de Vigilância do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), para o ano de 2024, cujo objetivo principal é comprovar que a Bahia tem condições para pleitear a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.
O Plano está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), cuja meta é erradicar a doença na América do Sul e suspender, gradualmente, a vacinação contra a Febre Aftosa em todo o território brasileiro. “A sorologia que iniciamos em março é uma atividade essencial para avaliar o risco de doenças como a Febre Aftosa em populações animais. O trabalho será concluído em junho e seguirá todas as etapas recomendadas no Guia Sorológico do Ministério da Agricultura”, explica o médico veterinário da Adab e Coordenador do PNEFA-Ba, José Neder. Segundo ele, o tamanho da amostragem para o estudo soroepidemiológico foi estimado para detectar a transmissão do vírus da Febre Aftosa nas áreas propostas, com um nível de confiança de 95%.
Propriedades com bovinos com idade de 6 a 24 meses, de maior risco e com maior número de movimentações foram definidas como locais para a sorologia, com o intuito de aumentar a sensibilidade do estudo. Algumas fazendas são sorteadas aleatoriamente, a partir de dados cadastrados enviados pelos estados ao Departamento de Saúde Animal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: Adab
Fotografia: Agência Brasil
Ponte desaba ao ser atingida por navio e várias pessoas estão desaparecidas
terça-feira, 26 de março de 2024
Misericórdia. Uma das principais pontes de Baltimore, nos EUA, desabou após um navio porta-contêineres bater na estrutura na madrugada desta terça-feira, dia 26/3, vários veículos caíram no rio. As equipes de resgate estavam procuram pelo menos sete pessoas na água. De acordo com imprensa local, com bandeira de Cingapura, o navio estava indo para Colombo, Sri Lanka.
No vídeo que circula nas redes sociais mostrando o incidente, a embarcação parece ter atingido um dos suportes da ponte Francis Scott Key, fazendo com que a estrada de rompesse em vários pontos e caísse na água. Ainda nas imagens, é possível ver que o navio pegou fogo e se formou uma fumaça preta e espessa.
As equipes de emergência estavam procurando pelo menos sete pessoas que acreditam estarem na água, embora considerem que ainda é muito cedo para saber quantas pessoas foram afetadas. Segundo o diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, à The Associated Press, algumas cargas pareciam estar penduradas na ponte. A estrutura atravessa o Rio Patapsco, uma artéria vital que, juntamente com o Porto de Baltimore, é um centro de transporte marítimo na Costa Leste.
Vários veículos estavam na ponte no momento, incluindo um do tamanho de um caminhão trator. De um ponto de observação próximo à entrada da ponte, restos irregulares de sua estrutura de aço eram visíveis saindo da água, com a rampa de acesso terminando abruptamente onde o vão começava.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Mais Cidades da Bahia entram em situação de emergência por causa da chuva
terça-feira, 26 de março de 2024
Olha aí. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na segunda-feira, dia 25/3, a situação de emergência em mais 16 Cidades de nove Eestados brasileiros afetadas por desastres. Entre as Cidades, estão Baixa Grande e Maiquinique, na Bahia.
Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Como solicitar recursos:
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional:
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Primeiro hospital público veterinário é inaugurado em Salvador
segunda-feira, 25 de março de 2024
Olha aí. Salvador agora conta com uma ampla e moderna estrutura de saúde para atender cães e gatos domésticos em serviços de média e alta complexidade. A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira, dia 25/3, o Hospital Municipal Veterinário (HPVet), situado na Rua Artêmio Castro Valente, em Canabrava, ao lado do Estádio Manoel Barradas (Barradão). A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis e faz parte das ações em celebração aos 475 anos da cidade.
O hospital já começa a atender nesta terça-feira (26) e terá funcionamento 24 horas por dia para animais em internamento, enquanto que o atendimento eletivo ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, o local atenderá de 8h às 12h para consultas de retorno. Serão distribuídas diariamente 40 fichas, por ordem de chegada. Pets em situação de emergência serão acolhidos de forma imediata.
Em seu discurso, Bruno Reis destacou que este é o primeiro hospital público veterinário da Bahia. “É com muita emoção que estamos aqui para realizar esta entrega histórica para Salvador. Este hospital vai ajudar a tirar a dor de milhares de famílias da nossa cidade que às vezes não têm dinheiro para garantir nem o seu próprio atendimento médico, quem dirá para os seus animais de estimação. Pessoas que estão em casa sofrendo, vendo o seu animal tão amado agonizando. Agora, essas pessoas terão uma unidade pública, que vai atender gratuitamente todos os dias”, disse.
“Todo animal que for trazido para cá pelo seu tutor será atendido. Será acolhido com todo carinho, com todo amor. Quem tem um animal de estimação sabe a importância dele para a casa. Sabe o quanto os animais têm a capacidade de ser uma companhia, ser o equilíbrio da família, ser a alegria para os filhos. O animal consegue trazer no seu coração um amor próprio, um amor que não se combina. Com essa visão, é que a gente vem priorizando o cuidado com os animais de Salvador”, completou Bruno Reis.
O HPVet será administrado pela Diretoria de Proteção Animal de Salvador, que faz parte da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). O prédio possui dois andares e ocupa uma área de 1,4 mil metros quadrados. Para a construção do equipamento, foram investidos R$14 milhões. Porém, para o funcionamento do hospital, a Prefeitura vai aportar quase R$1 milhão por mês.
Titular da Secis, Marcelle Moraes ressaltou que o investimento municipal trará um retorno significativo a milhares de tutores que precisam dar qualidade de vida e condições dignas aos bichinhos de estimação. “Salvador, sem dúvida, se consolida como referência no país em políticas públicas para os animais com a entrega deste hospital. É uma forma de reverter o cenário de inúmeros problemas sociais urbanos ligados à causa animal, como mortes em virtude de atropelamentos ou maus-tratos e transmissão de doenças; uma vez que o atendimento para esses casos será ofertado gratuitamente”, afirmou.
Estrutura – A unidade conta com mais de 70 leitos para acolher pets de tutores independentes ou de ONGs. O hospital conta com atendimento de médico veterinário clínico e serviço de hospital dia, o que vai permitir, por exemplo, internamentos para tratar casos graves, inclusive com ala de isolamento para infecciosos. A emergência funcionará de forma ininterrupta com equipes de saúde e cirurgião de prontidão.
Além da clínica médica, o HPVet disponibilizará acesso gratuito a uma gama de especialistas em áreas como ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo dos bichos; bem como exames de média e alta complexidade, a exemplo de Raio X, exames de imagem, ultrassom, hemograma, entre outros. O local também terá posto de vacina antirrábica e disponibilizará teleconsulta entre um médico veterinário e o tutor.
O prefeito afirmou que a inauguração do HPVet é um marco que consolida os avanços que Salvador vem tendo nos últimos anos no cuidado com os animais. “A proteção animal tem alguns alicerces. O primeiro é a educação, e a Prefeitura tem investido nisso, mostrando a todo mundo que tem um pet a importância dele ser bem cuidado. Outro alicerce é a política de castração, o que nos últimos anos nós ampliamos muito, seja com o Castramóvel, seja com diversas clínicas que contratamos em nossa cidade. Outro alicerce é a vacinação, para que as doenças não sejam transmitidas, e nós temos realizado vários mutirões”, disse.
“Tem também a identificação. Toda vez que a gente castra ou vacina, a gente faz esse cadastro. Em breve, vamos dar um próximo passo, contratando um censo para todos os animais da nossa cidade, para a gente poder definir políticas públicas com mais precisão. Outra licença é a distribuição de rações que a Prefeitura faz, principalmente para as instituições, ajudando aos que mais precisam. Mas, sem sombra de dúvidas, de todas as ações, a mais bonita e mais importante, é este Hospital Público Veterinário”, completou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Valter Pontes / Secom PMS
Polêmica: Audiências públicas destacam ilegalidade de loteamentos rurais
segunda-feira, 25 de março de 2024
E agora? Os impactos socioambientais e a ilegalidade dos loteamentos rurais foram destacados pelo promotor de Justiça Alan Cedraz, na quarta-feira, dia 20/3, durante audiências públicas promovidas pela Promotoria Regional Ambiental do Alto Paraguaçu e parceiros nos Municípios de Mucugê e Andaraí. Durante os encontros, o membro do Ministério Público estadual abordou conceitos e requisitos para instalação de loteamentos urbanos.
Alan Cedraz explicou aos participantes das audiências que, conforme a legislação, somente é possível realizar o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal. Além disso, para se criar loteamento é preciso que haja aprovação do projeto pelo Município, registro no Cartório de Imóveis e licenciamento ambiental. O promotor de Justiça também frisou que é vedada a supressão de vegetação primária do Bioma Mata Atlântica, para fins de loteamento ou edificação, nas regiões metropolitanas e áreas urbanas consideradas como tal em lei específica.
As audiências públicas foram promovidas em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cippa). Elas também foram realizadas nos Municípios de Lençóis, Iraquara e Ibicoara.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: MP-BA
Mercado do Peixe funciona em horário especial na Semana Santa
segunda-feira, 25 de março de 2024
Se ligue. Esse ano acontece, mais uma vez, a edição do “Viradão” do Mercado do Peixe. O espaço localizado em Água de Meninos, na Cidade Baixa, funcionará durante 35h entre às 3h da quinta-feira, dia 28/3, até as 14h da Sexta-feira Santa, dia 29/3. A partir dessa segunda-feira, dia 25/3, até a quarta-feira, dia 27/3, o espaço funcionará das 3h às 19h.
Durante o “Viradão”, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) terá o apoio de equipes da Vigilância Sanitária (Visa), Superintendência de Trânsito (Transalvador) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Manutenção – O espaço recebeu intervenções na pintura dos portões, corrimão e paredes internas, além de reforço na iluminação em todo espaço, reposição dos azulejos, conserto das tampas de esgoto e reparos nas portas dos banheiros. Além disso, diariamente, tem lavagem interna externa no local.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Colheita da soja no Oeste da Bahia se aproxima da metade da área plantada
segunda-feira, 25 de março de 2024
Ritmo acelerado. A colheita da soja continua forte no extremo Oeste da Bahia, nesta reta final de março. Na última semana, novas áreas iniciaram a atividade devido às condições favoráveis para operação, mesmo com a ocorrência de pancadas isoladas de chuva. Ainda assim, predominam períodos ensolarados nas Cidades, informa o mais recente boletim de safra divulgado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
Para a soja, a previsão é que a colheita permaneça pujante e acelerada durante esta semana, de acordo com as principais zonas de distribuição pluviométrica. Há previsões apontando para pancadas isoladas de chuva neste fim de semana. Até o momento, as avaliações parciais estão apontando rendimentos satisfatórios, mesmo levando em consideração as adversidades enfrentadas no estabelecimento da semeadura no início da safra.
Com a colheita de soja em andamento, é possível trazer dados parciais da operação na Região Oeste da Bahia. A expectativa para esta semana é que sejam colhidas novas áreas, chegando a um total de 851 mil hectares, aproximadamente 50% do total da área plantada na safra 2023/24.
De acordo com a publicação, vale destacar que uma pequena fração de áreas está iniciando o período reprodutivo em janela tardia. A pressão de pragas e doenças tem contribuído para condições fitossanitárias desfavoráveis para o final do ciclo. A presença dessas pragas pode comprometer o rendimento e a qualidade da produção em condições pontuais.
As áreas de milho verão já estão na iminência de colheita. As primeiras áreas já começaram a ser colhidas no Rosário, Distrito de Correntina. As demais lavouras estão se encaminhando para o final de ciclo. Em avaliações parciais, os dados preliminares de colheita apontam desempenho regular.
Números – De acordo com a Aiba, a área plantada de soja cresceu 6,5% em relação à safra anterior, mas a produção deve ter queda de 3,1%, chegando a 7,246 milhões de toneladas. Milho e o milho irrigado devem ter queda média na área de 38% cada um, com redução parecida na produção, queda média de 37%. Já o algodão terá 10% de aumento na área e 5% de aumento na produção, chegando a 1 milhão e meio de tonelada.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Moradores do Subúrbio e Cidade Baixa podem acessar serviços do TRE nas Prefeituras-Bairro
domingo, 24 de março de 2024
Se ligue nessa. Os moradores da Cidade Baixa e Subúrbio Ferroviário de Salvador agora podem acessar os serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sem a necessidade de ir aos postos oficiais do órgão ou até mesmo sem precisar sair do próprio Bairro. As Prefeituras-Bairro da Cidade Baixa e Subúrbio/Ilhas passaram a ofertar os serviços do TRE, possibilitando maior comodidade aos cidadãos.
Nas unidades, as pessoas podm resolver demandas como alistamento, transferência do título de eleitor para Salvador, revisão de dados eleitorais, mudança nominal ou do local de votação dentro da Cidade, bem como a regularização do Cadastro Eleitoral de títulos cancelados.
“Iniciamos os atendimentos dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral nas Prefeituras-Bairro Cidade Baixa e Subúrbio. Com isso, a comunidade pode resolver de forma mais confortável e ágil serviços como primeira e segunda via de Título de Eleitor, cadastro biométrico e situações de pendências na Justiça Eleitoral. Este é mais um passo importante para facilitar a vida do cidadão”, ressaltou o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes.
Serviço – Para acessar os serviços, é necessário realizar o agendamento prévio no site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br. Além das unidades do Subúrbio e Cidade Baixa, os serviços também estão disponíveis na Prefeitura-Bairro de Valéria e devem ser expandidos para as demais unidades no início de abril.
No ato do atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Os homens com idade entre 18 a 45 anos que farão a primeira via do título também devem apresentar o comprovante de quitação militar. As Prefeituras-Bairro funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Sobe para 17 número de mortes por dengue na Bahia
terça-feira, 19 de março de 2024
Olha aí. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou na segunda-feira, dia 18/3, a 17ª morte pela dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O óbito foi na Cidade de Campo Formoso, no interior da Bahia.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 Cidades estão em estado de epidemia (65% das cidades), entre eles a capital Salvador.
Outras 34 Cidades estão em risco e 7 em estado de alerta.
Ao todo, 62.478 casos prováveis da doença foram notificados até esta segunda-feira, dia 18/3. A título de comparação, 12.479 casos foram notificados no mesmo período em 2023, o que representa um aumento de 440,7%.
Ainda assim, a pasta destaca que a Bahia possui índice de letalidade por dengue de 1,47%, percentual abaixo da média nacional, de 3,09%.
O cálculo é feito com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença. A avaliação é da Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab.
Confira as cidades onde ocorreram as mortes:
Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (1), Santo Estevão (1), Campo Formoso (1).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Soterramento no polo petroquímico de Camaçari deixa morto e feridos
terça-feira, 19 de março de 2024
Misericórdia. Uma pessoa morreu esmagada e outras duas ficaram feridas após o desmoronamento de uma estrutura de uma antiga fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O acidente aconteceu na segunda-feira, dia 18/3, quando trabalhadores demoliam a área, que fica no polo petroquímico.
O acidente foi confirmado pelo coordenador da Defesa Civil da Cidade.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi acionado para resgatar o corpo da vítima fatal, que seria engenheiro de obra.
As outras duas pessoas saíram do local com vida — uma foi resgatada e outra conseguiu sair quando a estrutura colapsou.
Segundo o coordenador, no momento do acidente, os trabalhadores faziam a demolição dos pop shops, ou seja, dos galpões que são todos pré-moldados. “E aí a máquina, pela posição que estava, desabou por cima da [outra] máquina”, detalhou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/ Redes Sociais
Novo retorno é aberto na Avenida Juracy Magalhães
terça-feira, 19 de março de 2024
Se ligue. Um novo retorno foi aberto na manhã desta segunda-feira, dia 18/3, na Av. Juracy Magalhães Júnior. O acesso fica logo após o elevado localizado pouco antes da Embasa. O retorno servirá para encurtar o caminho de quem vem do sentido Shopping da Bahia e precisa voltar para o sentido Itaigara. Com isso, esses condutores não precisarão mais fazer o retorno embaixo do viaduto do Complexo Rei Pelé (Lucaia).
Para acessar o retorno, os condutores deverão subir o elevado e virar à esquerda, de onde podem seguir para o sentido Itaigara. Quem estiver na Av. Juracy Magalhães vindo do sentido Shopping da Bahia e precisar seguir para Garibaldi/Vasco da Gama também pode subir o elevador e, neste caso, deve seguir direto. Já os condutores que quiserem chegar no Horto Florestal devem se manter obrigatoriamente na faixa da direita da Juracy Magalhães, não precisando transitar pelo elevado.
O novo retorno integra as obras do BRT que estão sendo realizadas no local. Equipes de agentes de trânsito intensificam as atuações no local para ordenar o trânsito e orientar condutores e pedestres. A sinalização também foi reforçada com painéis eletrônicos para informar o cidadão sobre as alterações.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: Transalvador
Fotografia: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Linha de ônibus do transporte público é implantada em Bairro de Salvador
segunda-feira, 18 de março de 2024
Novidade. Os usuários de ônibus do transporte público de Salvador poderão contar, a partir desta segunda-feira, dia 18/3, com mais uma opção para o Imbuí. A linha 0933-01 – Doron x Imbuí passa a operar em dias úteis, no período da tarde, entre 16h e 19h30, com intervalo médio de 25 minutos e nove viagens.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, objetivo é atender os moradores do Doron que precisam sair da Estação Imbuí e retornar ao bairro através da integração. A criação da nova linha aconteceu após reuniões com a comunidade.
Segundo a Prefeitura, técnicos do setor de planejamento realizaram estudos de viabilidade para que os novos atendimentos fossem implementados.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Betto Jr./ Secom PMS
Elevador Lacerda com novos horários de funcionamento
domingo, 17 de março de 2024
Se ligue. A partir da desta segunda-feira, dia 18/3, o Elevador Lacerda, utilizado para conectar a Cidade Baixa com a Cidade Alta em Salvador, tem novo horário de operação. De segunda a sexta-feira, o transporte funciona das 6h às 23h. Aos sábados, domingos e feriados, fica disponível das 7h às 22h.
O Elevador Lacerda, que atualmente passa por intervenções de requalificação, transporta em média 7 mil passageiros por dia durante a baixa temporada. Atualmente, duas das quatro cabines estão em funcionamento.
O serviço será gratuito em todos os dias da semana, enquanto as obras estiverem em andamento.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto / Secom
Plano Inclinado Liberdade-Calçada vai parar; detalhes aqui
sábado, 16 de março de 2024
Se ligue. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada (PILC) terá o funcionamento interrompido neste sábado, dia 16/3, para a realização de um serviço de manutenção corretiva no controlador de velocidade, equipamento de fundamental importância para a segurança do ascensor. A previsão é de que o serviço seja retomado até o final do mês de março.
Como substituição, os passageiros podem utilizar a frota convencional de ônibus, saindo da Liberdade sentido Calçada. A integração pode ser feita no Largo do Tanque com as seguintes linhas:
0321 – Marechal Rondon x Barra
0321-02 – Marechal Rondon x Campo Grande
0313 – Fazenda Grande do Retiro x Barra
0313-02 – Fazenda Grande do Retiro x Campo Grande
1505 – Pirajá/RV x Barra
Já quem vem da Calçada, pode seguir até o Largo do Tanque e retornar para a Liberdade utilizando as linhas:
0310 – Barroquinha x Aeroporto
1327 – Estação Pirajá x Baixa dos Sapateiros/Barroquinha
1511 – Conjunto Pirajá x Engenho Velho da Federação
1606 – Paripe x Baixa do Sapateiros/Barroquinha
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Fonte: Semob
Turista morre afogado em Salvador
sexta-feira, 15 de março de 2024
Vixe. Um turista de Belo Horizonte, Minas Gerais, morreu após se afogar no mar da praia de Itapuã, em Salvador, na quinta-feira, dia 14/3.
De acordo com informações da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), o homem tinha 43 anos.
Segundo a Salvamar, o turista foi alertado por banhistas de que o local é considerado perigoso, mas mesmo assim decidiu entrar no mar para dar um mergulho.
A área em que ele se afogou estava sinalizada com uma bandeira vermelha. No entanto, não havia a presença de salva-vidas, já que conforme a Salvamar, o plantão dos funcionários no local se inicia às 8h e o afogamento aconteceu às 7h.
A Salvamar afirmou que lamenta o afogamento do turista e alertou que este período, conhecido como “maré de março”, requer maior cautela ao tomar banho de mar.
O órgão informou ainda que os pontos entre o trecho da orla de Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga são monitorados das 8h às 18h diariamente.
O homem estava hospedado em um hotel localizado no Farol de Itapuã, um dos pontos turísticos de Salvador. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Codecon realiza Operação Semana Santa com fiscalização e pesquisa de preço
sexta-feira, 15 de março de 2024
Olha aí. O período que antecede a Semana Santa impulsiona o comércio com consumidores em busca chocolates e de ingredientes para a ceia, resultando em um aumento das ofertas e das denúncias por irregularidades. Para auxiliar os consumidores na pesquisa de preços e coibir práticas abusivas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realiza anualmente a Operação Semana Santa. Neste ano, a operação teve início na quarta-feira, dia 13/3, e seguirá até o próximo dia 27/3.
O diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, compartilhou algumas dicas para os consumidores aproveitarem as ofertas sem preocupações. “O consumidor deve estar atento aos detalhes em diversos aspectos na hora das compras. Nos ovos de Páscoa, os brinquedos devem conter a idade indicativa e o selo do Inmetro. Nos ingredientes, seja em feiras ou mercados, é fundamental observar a data de validade nos produtos, a higiene do local e as informações de composição do produto. A Codecon está nas ruas, mas também precisamos do cidadão como fiscal de seus direitos, atentos e prontos para denunciar qualquer abusividade”, ressaltou.
Espalhados por diversos bairros de Salvador, os agentes de fiscalização observam o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), como o armazenamento dos alimentos, a higiene dos locais, a exposição de preços, o cumprimento das ofertas e o selo do Inmetro em chocolates com brindes infantis. Já a pesquisa de preços é realizada em todas as feiras e nos principais supermercados, incluindo itens como peixe, camarão seco, leite de coco, quiabo e azeite de dendê. A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para o dia 25 deste mês.
Denúncias – Para denunciar práticas abusivas nas relações de consumo, os canais oficiais são o aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site da Codecon (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através do telefone 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Bruno Concha/Secom PMS
Sobe para 14 número de mortes por dengue na Bahia
sexta-feira, 15 de março de 2024
Vixe. O número de mortes por dengue na Bahia subiu para 14, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na quinta-feira, dia 14/3. Os dois últimos casos aconteceram nas Cidades de Santo Antônio de Jesus e Santo Estevão, no interior da Bahia. O perfil dos pacientes não foram detalhados, nem a data da morte.
São 175 Cidades baianas em estado de epidemia de dengue, outras 67 em risco e 18 Cidades em alerta. O estado registrou 45.386 casos prováveis da doença até o dia 9 de março, marcando um aumento de 307,7% em comparação ao período homólogo, quando foram notificados 3.918 casos prováveis de chikungunya no estado. Em 2023, foram 4.747 casos prováveis da doença, o que representa uma redução de 17,5%.
Os casos de zika tiveram um incremento de 38,2% em relação ao ano passado, saltando de 335 casos prováveis da doença em 2023 para 463 casos prováveis em 2024. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab.
Além dos casos de Santo Antônio de Jesus e Santo Estêvão, há casos em Jacaraci (4), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Piripá (1). Em 2024, foram registrados dois óbitos por chikus nas Cidades de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado, conforme pontuou a Sesab.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Aniversário de Salvador terá programação com shows, esporte e gastronomia; confira
quinta-feira, 14 de março de 2024
Olha aí. Para celebrar os 475 anos de Salvador, o Festival Viva Salvador acontece entre os dias 16 de março e 7 de abril, com muita música, arte, lazer, esporte e gastronomia em toda a capital baiana. A programação completa foi apresentada nesta quinta-feira, dia 14/3, pelo prefeito Bruno Reis e integrantes da gestão municipal.
Transmitido para todo o país pelo segundo ano seguido, o encerramento do Viva Salvador, na Praça Maria Filipa (antiga Praça Cairu, no Comércio), no dia 6 de abril, fica por conta de Carlinhos Brown, Seu Jorge, Larissa Luz, Luedji Luna e Banda Didá. Este ano, a apresentação será montada em celebração à cultura negra, no âmbito do Salvador Capital Afro.
“Com esta programação, somada à quantidade de entregas, iremos fazer o maior e melhor aniversário da história dessa cidade. São tantas iniciativas que a gente precisa de um mês para celebrar. Quinze dias antes do aniversário (em 29 de março), a partir de amanhã, e 15 dias após, o povo de Salvador, nas mais diversas áreas da cidades, vai ter muitos motivos para comemorar. Efetivamente, eu tenho dito que esse ano de 2024 será o melhor da história da cidade”, disse o prefeito.
“Mais uma vez, nossa cidade vai estar nas manchetes de todo o Brasil. É a única cidade brasileira com cobertura nacional do seu aniversário. Com artistas negros e a participação dos blocos afro. Vamos mostrar para o Brasil e o mundo a pujança do povo negro da nossa cidade”, acrescentou Bruno Reis.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, afirmou que o festival foi idealizado principalmente para a população local. “Esse é um evento que dá muito gosto de fazer parte e pensar as diretrizes. A gente passa o ano inteiro pensando muito nos turistas, no verão – o que precisa ser um foco sempre, afinal é nossa maior atividade econômica –, mas esse festival é muito para a população de Salvador. O Viva Salvador é uma festa de soteropolitanos para soteropolitanos que os turistas vêm participar”, disse.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, reforçou o caráter do Viva Salvador como um evento com foco sobretudo no povo soteropolitano. “Para ser uma cidade turística, ela precisa primeiro ser muito boa para quem vive nela. A administração do prefeito Bruno Reis segue isso à risca”, apontou. Toda a programação pode ser conferida no site do festival (festivaldacidade.salvador.ba.gov.br).
Música – Os shows do festival já começam no próximo final de semana. No sábado (16), Xanddy Harmonia se apresenta em Paripe, a partir das 18h, na Praça João Martins. No mesmo dia, às 19h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, Sylvia Patrícia convida Sandra de Sá e também se apresenta o projeto Ópera Buffa, com Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafa Jardim. No domingo (17), também no Largo da Mariquita, dessa vez a partir das 17h, é a vez do projeto Ubaque, com Pedro Pondé e Tiri, além do show de Alexandre Leão.
No final de semana seguinte, a Praça da Cruz Caída recebe, na sexta-feira (22), a partir das 16h30, DJ Belle, além de Márcia Castro e convidados na gravação de audiovisual da Roda de Samba Reggae. No sábado (23), no mesmo horário do dia anterior, estão escalados DJ Belle, Nêssa convida Sambaiana, e Duda Diamba.
Já a Praça do Campo Grande será o cenário para os Bailes da Cidade – no sábado (23), com as orquestras Paulo Primo, Zeca Freitas e a orquestra de Câmara de Salvador (com regência do maestro ngelo Rafael); enquanto no domingo (24), tocam as orquestras Fred Dantas e Sérgio Benutti, além do show de Roberta Campos tendo Beto Guedes como convidados. Os shows começam às 17h nos dois dias.
Lincoln, DJ Xirita e Vanessa Borges fazem a festa no Food Park Salvador Boca do Rio, a partir das 18h do sábado (23) e o já tradicional projeto Vamos Ver o Pôr do Sol, com a banda Jammil, acontece no domingo (24), na Ponta do Humaitá. Também no domingo, o famoso Pranchão com o Mudei de Nome desfila pela orla do Parque dos Ventos, a partir das 11h.
No último final de semana do festival, Psirico e Magary Lord vão sacudir Cajazeiras na sexta (5), às 18h, e a Banda Mel faz um show especial de 40 anos no domingo (7), às 12h, no Parque da Cidade.
Ainda no dia 24 de março, a partir das 8h, acontece a Lavagem do Parque, no Parque da Cidade, que terá show com banda de fanfarra, Tio Paulinho, Feira de Arte, Cultura e gastronomia, Babado Novo convidando Pierre Onassis e Marcia Freire, além de apresentação de capoeira, entre outras ações.
Boca de Brasa – No ano em que a Fundação Gregório de Mattos (FGM) chega aos 38 anos, acontece nos dias 21, 22 e 23 de março a 7ª edição do Movimento Boca de Brasa, no Quarteirão das Artes na Barroquinha. Serão 50 horas de programação, com a ocupação de sete espaços culturais. Entre as atividades, haverá painéis, shows, apresentações artísticas, exposições, rodada de negócios e feira de empreendedores. Dos 40 painelistas que participam da programação, estão MV Bill e Ronald Pessanha.
“Eu considero o Boca de Brasa um dos projetos mais vitoriosos da gestão. Além da parte de shows, há uma proposta de pensar e discutir a cidade, que tem um movimento nos bairros, periférico, muito forte. Salvador tem um miolo que a gente fala muito pouco. É importante que a cultura embarque nesse projeto de entender Salvador como uma cidade múltipla”, afirmou Fernando Guerreiro, presidente da FGM.
O grupo de teatro Aláfia vai apresentar o espetáculo A Cidade da Bahia é Nossa, no Largo do Pelourinho, nos dias 15 e 22 de março, além de 5 de abril, sempre às 19h.
Mulher – Ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) também integram a programação especial de aniversário de Salvador. Reunindo vários serviços municipais em único lugar, a Caravana da Mulher acontece no dia 6 de abril, na Casa do Caminho, em Sussuarana, das 8h às 12h. A iniciativa integra o Programa Alerta Salvador e oferece às mulheres acessos a serviços de forma itinerante, entre eles Cadúnico, Cartão SUS, Primeiro Passo, marcação de exames para a mulher, atenção à mulher vítima de violência doméstica, vagas de emprego, espaço de beleza e para crianças.
Também no dia 6 de abril, a Expo Mulher ocorre no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, entre 16h e 21h. O objetivo da ação é fortalecer a autonomia econômica das mulheres, além de fomentar o empreendedorismo e possibilitar a divulgação das empreendedoras através do “Compre Delas”, plataforma digital criada para anúncio de venda.
Esportes – Dentro da programação esportiva, haverá neste domingo (17) a Corrida da Mulher, com percurso do Farol da Barra à Vila Caramuru, no Rio Vermelho. A largada será às 7h e as inscrições podem ser feitas no site partik.com.br/corrida-da-mulher. No dia 24 de março, acontece outra corrida, no Rio Vermelho: a Salvador 10 Milhas – 6ª Corrida da Advocacia. Haverá provas de cinco e dez milhas. As inscrições podem ser feitas no site salvador10milhas.com.br.
Já nos dias 30 e 31 de março, o Porto da Barra recebe uma competição internacional: o Oceanman, campeonato de natação de águas abertas. Por fim, no dia 7 de abril, acontece o Pedal da Cidade, passeio ciclístico pela orla Atlântica da cidade. A concentração é às 8h, no Parque dos Ventos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: Secom PMS
Fotografia: Reprodução
Urgente: Avião cai em Cidade da Bahia
quinta-feira, 14 de março de 2024
Misericórdia. Um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata na Cidade de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta quinta-feira, dia 14/3.
Segundo informações da imprensa, um piloto morreu após a queda da aeronave. A informação foi confirmada pela prefeitura da Cidade.
Ainda não há informações se tem outras vítimas no acidente, que aconteceu na localidade da Sereia, ao lado de uma fábrica de velas.
Ainda segundo a imprensa, a aeronave saiu de Caruaru, em Pernambuco, e tinha Guanambi, no interior da Bahia como destino. Existia a previsão de que a aeronave parasse para abastecer em São Sebastião do Passé.
A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que agentes foram acionados e estão a caminho do local.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/ Redes Sociais
Ratos invadem sede da Polícia e comem drogas apreendidas: “Estão todos chapados”
quinta-feira, 14 de março de 2024
Oxente. Autoridades de Nova Orleans, nos Estados Unidos, estão tendo problemas com infestações de ratos e baratas em uma delegacia da polícia local. Os roedores estão comendo drogas e têm ficado “chapados’”, segundo agentes. A informação é do The Guardian.
A “quadrilha” invadiu a sala de provas da delegacia e, segundo a Superintendente do Departamento de Polícia, estão comendo as drogas, sobretudo maconha. “Os ratos estão comendo a nossa maconha. Estão todos chapados”, disse durante uma reunião na segunda-feira, dia 11/3.
Ainda segundo a superintendente, o prédio onde a delegacia está localizada não é mais adequado para o trabalho. Além de comer as drogas, os animais evacuam nas mesas. Não há só ratos no local, mas também baratas.
O estado do local é precário, com elevadores quebrados, encanamentos que não funcionam e sistema de ar condicionado com defeito. Vários outros distritos da polícia de Nova Orleans enfrentam o mesmo problema.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução

