Posts Tagged ‘GARIMPO’

Câmara aprova urgência de texto que facilita garimpo de menor porte

quinta-feira, junho 4th, 2026

Observe agora. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (3/6), a urgência do Projeto de Lei (PL) 957 de 2024, que altera o Código de Mineração no Brasil para, entre outros objetivos, agilizar as autorizações para mineração no Brasil e facilitar a atuação de garimpos de menor porte.  

O governo e partidos de centro-esquerda denunciaram que a mudança libera o garimpo sem regras e fragiliza o meio ambiente. Oposição e partidos do chamado centrão, que reúne partidos da direita tradicional, votaram a favor da urgência.

O requerimento foi aprovado com 311 votos favoráveis, 135 contrários e duas abstenções. Com a urgência aprovada, o texto pode ser votado no plenário a qualquer momento, sem passar pelas comissões.  

O PL estava em tramitação na Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara, mas o relator Joaquim Passarinho (PL-PA) reclamou que a matéria não avançava no colegiado por falta de acordo. 

Segundo o relator, o parecer atualiza o Código de Mineração com objetivo de facilitar o garimpo de pequeno porte uma vez que as concessões de mineração estariam concentradas nas grandes empresas nacionais e internacionais.

“Se uma pequena mineradora chega e acha alguma substância e essa área está minerada por uma grande empresa, é a empresa que precisa dar anuência para a outra [pequena] empresa trabalhar. Como se a empresa fosse detentora do subsolo brasileiro. Não é”, justificou.

Passando a boiada 

A vice-líder da Maioria na Câmara, deputado Erika Kokay (PT-DF), lembrou que o governo é contrário ao projeto porque ele fragilizar a fiscalização ambiental.

“Esse projeto é para legalizar o garimpo sem regras. O Brasil inteiro viu o desastre que houve no território [indígena] Yanomami pela ação sem regras do próprio garimpo. Não dá para ficar todo o tempo passando a boiada”, disse a parlamentar.

O relator Joaquim Passarinho rebateu que o projeto não modifica a legislação ambiental.

“Nenhuma exigência ambiental está se mexendo. [O PL] está apenas tentando tirar o grande poder, a grande influência das grandes empresas”, disse.

O líder do bloco do centrão, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), afirmou que os partidos que lidera não têm compromisso com o mérito do projeto, mas defendeu destravar o debate.

“É importante que nós possamos rever [a legislação mineral]. O mundo vai, a cada dia, evoluindo, a indústria evolui, a mineração tem que evoluir também. Mas nós não vamos nos comprometer no mérito. No mérito nós vamos estudar, essa é a posição do bloco”, comentou.

Especialista

O especialista do Observatório da Mineração, Maurício Angelo, explicou à Agência Brasil que o projeto é um dos mais ambiciosos com flexibilizações preocupantes e nocivas para o meio-ambiente.

“O projeto cria uma permissão de lavra de superfície, que é algo bastante novo, sem qualquer regulação. Além disso, de modo geral, há uma ausência total da questão de salvaguarda socioambiental no projeto”, explicou o doutorando em ciência ambiental pela Universidade de São Paulo (USP).

Angelo acrescentou que o PL reduz o tempo de análise da Agência Nacional de Mineração (ANM) para liberar autorizações de mineração, “e a ANM já está bastante sucateada”.

“Amplia ainda o conceito de garimpo, facilita a obtenção de PLG [Permissão de Lavra Garimpeira], reduz a possibilidade de fiscalização, favorece o arcabouço do garimpo ilegal, que está extremamente fortalecido, multibilionário, com enorme poder político”, comentou.

O pesquisador acrescentou que é razoável atualizar o Código de Mineração, que é de 1967, mas reclamou que a discussão está restrita a um grupo de parlamentares ligados ao setor do garimpo e da mineração.

Autorização para mineração

O projeto é de autoria do deputado Filipe Barros (PL-SC), tendo sido discutido no grupo de trabalho (GT) da mineração instituído em 2021. Segundo o autor da matéria, um dos objetivos é dar maior agilidade ao processo minerário.

“O custo da burocracia no setor mineral é muito elevado e interfere diretamente na competitividade dos produtos minerais brasileiros no mercado externo”, justificou.

Ainda segundo Barros, a legislação atual dificulta que garimpeiros de menor porte acessem áreas concedidas a grandes mineradoras. Por isso, o projeto prioriza a exploração das jazidas por empresários que demonstrem capacidade de levar a mineração adiante.

“A legislação atual é bastante leniente, permitindo prorrogações sucessivas que oportunizam ao titular do direito minerário reter a jazida de forma improdutiva, com fins especulativos, sem nada acrescentar à produção mineral”, explicou no relatório.

Ibram

O Instituto Brasileiro de Mineração, que reúne as grandes mineradoras do setor, vinha criticando alguns pontos do relatório do deputado Joaquim Passarinho.

“A principal preocupação é referente à chamada Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) Flutuante, ou seja: permitir que o garimpo acesse áreas concedidas às empresas para exploração concomitantemente do mesmo bem mineral”, diz comunicado do Ibram.

Os representantes do setor mineral também destacaram a falta de estrutura da ANM como problema para aumentar a oferta pública de áreas para a atividade mineral.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia / Fonte: Agência Brasil 

PF e Ibama encontram aeródromo clandestino e helicóptero escondido na mata

quarta-feira, setembro 27th, 2023

Olha aí. Na terça-feira, dia 26/9, a Polícia Federal e o IBAMA encontraram um aeródromo clandestino em Mucajaí/Roraima durante uma ação de fiscalização de pontos de apoio logístico ao garimpo ilegal.

O levantamento dos pontos de fiscalização foi realizado a partir do monitoramento de voos ilegais que seriam responsáveis pela logística aérea entre garimpos localizados na Terra Indígena Yanomami e pontos de apoio no interior de Roraima.

Em um dos locais, a PF e o IBAMA encontraram um aeródromo clandestino no qual havia, escondido sob a vegetação, um helicóptero com indícios de emprego no apoio ao garimpo ilegal. A aeronave estaria com a matrícula adulterada e seu interior teria sido modificado, alteração comumente realizada para transportar materiais até o garimpo.

Além da aeronave, foram encontrados no local peças, ferramentas para manutenção de helicópteros, partes desmontadas de aeronaves e aproximadamente dois mil litros de combustível de aviação armazenados ilegalmente em esconderijos na mata.

Diante dos elementos constatados, foram realizadas as medidas de apreensão e destruição dos materiais e da aeronave.

SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia/fonte: Polícia Federal

Homem morre soterrado em área de garimpo

sexta-feira, outubro 14th, 2022

Misericórdia. Um homem de 56 anos, perdeu a vida depois de ficar soterrado em um local que seria garimpo na Cidade de Santaluz, na Região Sisaleira. Segundo a impresa local, o suposto acidente ocorreu na noite da quarta-feira, dia 12/10, no Povoado de Serra Branca. Informações preliminares apontam que a vítima trabalhava no local com o filho quando houve o desabamento.

O homem chegou a ser resgatado com ajuda de máquinas, foi levado para o hospital da Cidade, mas não resistiu aos graves ferimentos. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e removeu o corpo para perícia.

SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Reprodução/Calila Notícias

Polícia Federal deflagra operação contra quadrilha especializada na extração ilegal de ouro

terça-feira, agosto 30th, 2022

Polícia neles. A Polícia Federal deflagrou operação nesta terça-feira, dia 30/8, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na extração ilegal de ouro. Segundo informações da PF, o grupo vem atuando há vários anos nas Cidades de Cansação e Monte Santo, na Bahia.

No total, 70 agentes da PF, com apoio de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM), cumprem 12 mandados de busca. Durante as investigações foi identificado que um grupo de garimpeiros se utiliza de explosivos e substância altamente tóxica (mercúrio) para extrair ouro nos garimpos ilegais localizados nas zonas rurais dos municípios mencionados.

Ainda de acordo com a PF, os garimpeiros compram, arrendam ou simplesmente invadem a terra onde foi descoberto indício de ouro e passam a extrair ilegalmente o minério, fazendo acordos entre si, permitindo a atividade de extração na “sua terra” mediante o pagamento de “royalties”, ou contratam garimpeiros para trabalharem mediante pagamento de “diárias”.

Os mandados judiciais foram expedidos pela Justiça Federal de Campo Formoso/BA que também determinou, diante da análise do caso concreto, a destruição dos instrumentos e equipamentos empregados na atuação criminosa ora investigada.

Os investigados responderão pelos crimes previstos no art. 288, do Código Penal, art. 55, e art. 56, ambos da Leis dos Crimes Ambientais, art. 2, § 1º, da Lei 8.176/91 e art. 16, § 1º, Lei 10.826/03. Se forem condenados, as penas podem chegar a 24 anos de reclusão. Além dos crimes apurados, Peritos Federais e técnicos da ANM estão realizando exames no local visando identificar a extensão dos danos ambientais.

SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Divulgação/Ascom/Polícia Federal

Homens morrem asfixiados em poço de garimpo

quarta-feira, outubro 13th, 2021

Interior da Bahia. Dois homens morreram depois que inalaram fumaça tóxica quando trabalhavam em um poço de quase 20 metros de profundidade na localidade de Socotó, Zona Rural da Cidade de Campo Formoso, no Norte da Bahia. O acidente foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim. Os militares disseram que as vítimas inalaram fumaça no buraco e morreram asfixiadas.

Outras informações dão conta de que os bombeiros retiraram os homens do poço e entraram em contato com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a remoção dos corpos e adoção dos outros procedimentos legais. O caso foi registrado pela Delegacia Territorial de Campo Formoso.

Fotografia: Reprpodução/Redes Sociais