MUNDO
Vaticano anuncia data para a escolha do novo papa
segunda-feira, 28 de abril de 2025
Olha aí. O Vaticano confirmou nesta segunda-feira, dia 28/4, que o conclave, a votação secreta realizada pelos cardeais da Igreja Católica para a eleição de um novo papa, começará no dia 7 de maio. A data foi decidida na Quinta Congregação Geral, na Sala do Sínodo do Vaticano.
Segundo informações da imprensa, o conclave é realizado na Capela Sistina do Vaticano, que já foi fechada para turistas nesta segunda, e permanecerá assim durante toda o período do certame. Cerca de 135 cardeais, todos com menos de 80 anos e provenientes de todo o mundo, estão aptos a participar do conclave e decidir quem deve ser o próximo líder da Igreja.
Os dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. Mas o cardeal sueco Anders Arborelius disse nesta segunda que espera que esse conclave possa levar mais tempo, já que muitos dos cardeais nomeados pelo papa Francisco nunca se conheceram antes.
Durante seu papado, Francisco priorizou a nomeação de cardeias de locais que nunca os tiveram, como Mianmar, Haiti e Ruanda. “Não nos conhecemos”, disse Arborelius, um dos cerca de 135 cardeais com menos de 80 anos que participarão do conclave.
A principal discussão em torno do conclave é a de qual será o posicionamento do próximo pontífice, e se este seguirá o viés progressista de Francisco, ou uma ideologia mais conservadora.
Para o cardeal alemão Walter Kasper, a multidão de mais de 200 mil pessoas que acompanharam o funeral do papa Francisco, no sábado (26), indica que os católicos querem que o próximo papa continuasse com seu estilo reformador de papado.
Francisco, primeiro papa da América Latina, seguia uma filosofia de, em grande parte, abrir a Igreja, muitas vezes séria, para novas conversas. Ele permitiu o debate sobre questões como a ordenação de mulheres como clérigos e o alcance dos católicos LGBTQ.
“O povo de Deus votou com os pés”, disse Kasper, que tem 92 anos e não participará do conclave. “Estou convencido de que devemos seguir os passos de Francisco.”
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/ Vatican News
Fiéis se despedem do papa Francisco em velório na Basílica de São Pedro
quarta-feira, 23 de abril de 2025
O adeus. O corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, no Vaticano, na madrugada desta quarta-feira, dia 23/4, onde permanecerá em velório até sexta-feira, dia 25/4. A procissão partiu da capela da residência Santa Marta e foi acompanhada por cardeais e clérigos.
No local, o camerlengo do Vaticano, cardeal Kevin Farrell, conduziu o rito inicial do velório, com incensação e bênção do corpo do pontífice. Após a cerimônia, os membros do clero prestaram reverência ao caixão antes da abertura da visitação pública, que começou pouco antes das 6h (horário de Brasília).
Milhares de fiéis já aguardavam em fila para se despedir de Francisco, que morreu no domingo, dia 20/4. A visitação segue nos seguintes horários:
– Quarta-feira (23): das 6h às 19h (horário de Brasília)
– Quinta-feira (24): das 2h às 19h
– Sexta-feira (25): das 2h às 14h
O funeral será realizado no sábado, dia 26/4, às 5h (horário de Brasília), também na Praça de São Pedro, com celebração ao ar livre. A missa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, que ficará responsável pela condução do conclave para a escolha do novo papa.
Assim como no funeral de Bento XVI, em 2023, a cerimônia ocorrerá seis dias após a morte do pontífice.
Em testamento, Francisco pediu um sepultamento simples. “O túmulo deve estar no chão; simples, sem ornamentos, tendo somente a inscrição: *Franciscus*”, escreveu. O papa também expressou sua devoção à Virgem Maria e solicitou que seus restos mortais fossem enterrados na Basílica de Santa Maria Maggiore, localizada em Roma, fora do território do Vaticano.
Após a missa fúnebre, o corpo de Francisco será transferido para o local, onde ocorrerá o sepultamento.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Vatican News
Homem é preso após urinar em corredor de avião durante voo
terça-feira, 16 de julho de 2024
Oxente. Um jovem de 25 anos foi preso após urinar no corredor de um avião durante um voo da empresa American Airlines que saiu de Portland, no Oregon, com destino à Manchester, em New Hampishire. A aeronave teve que ser desviada devido ao incidente.
De acordo com testemunhas, o passageiro se levantou no meio do voo, abaixou a bermuda e urinou no corredor do avião. Em função do ocorrido, a aeronave realizou uma pausa não programada no Aeroporto Internacional Buffalo Niagara.
À polícia, o homem afirmou que estava sob o efeito de bebida alcoólica. Ele foi acusado pela Justiça de Nova York de conduta criminal com exposição indecente e pode cumprir pena de até seis meses de detenção, além do pagamento de uma multa de 5 mil dólares (cerca de R$ 27 mil).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Cantora Céline Dion perdeu o controle dos músculos devido a doença rara, diz irmã
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
Vixe. A cantora Céline Dion perdeu o controle sobre seus músculos, segundo afirmou sua irmã, Claudette Dion, para o portal canadense 7 Jours.
Claudette atualizou sobre o estado de saúde da irmã e afirmou que seus espasmos pioraram, mas que a cantora trabalha muito para combater a doença e que quer voltar aos palcos, ainda que seu futuro seja muito incerto.
“Nos nossos sonhos e nos dela, a ideia é voltar aos palcos. Em que estado? Não sei”, disse Claudette sobre a cantora.
“Ela não tem controle sobre os músculos”, disse ao jornal. “O que me parte o coração é que ela sempre foi disciplinada. Ela sempre trabalhou duro”, comentou a irmã da artista.
Céline Dion compartilhou em 2022 que foi diagnosticada com a síndrome da pessoa rígida, uma doença autoimune rara que afeta o sistema nervoso, provocando espasmos musculares e rigidez no corpo.
Em maio deste ano, a cantora cancelou sua turnê mundial que já estava programada para acontecer desde 2022.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/ Instagram