CIDADES
Tem carro? Notícia importante sobre IPVA
terça-feira, 2 de abril de 2024
Se ligue. Proprietários de veículos com placa de final 3 e 4 têm até o fim do mês para pagar a 1ª cota do IPVA 2024. Para os carros com placa de final 3, o prazo termina dia 29 de abril; enquanto para os com placa de final 4, o pagamento da 1ª cota pode ser feito até 30 de abril. Se escolherem pagar o débito em cota única, os proprietários terão desconto de 8%.
Segundo informações do Detran-BA, os donos desses veículos contam com uma facilidade: eles podem pagar o licenciamento integrado de veículo de forma 100% digital pela nova plataforma BA.GOV.BR, através do pix de qualquer instituição financeira.
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, ressalta que esse é mais um avanço do órgão. Ele explica que, antigamente, os proprietários de veículos necessitavam ir até uma agência ou acessar o aplicativo dos bancos credenciados. “Agora, via pix, o pagamento acontece através de qualquer instituição financeira”, destaca.
Novidade – O novo Licenciamento Integrado pode ser acessado por pessoas físicas e jurídicas, pela plataforma BA.GOV.BR. No caso das Pessoas Jurídicas (PJ), todo serviço deve ser feito pelo portal www.ba.gov.br, mas a emissão do CRLV-e será pelo site do Detran-Ba.
Depois de realizar o pagamento dos tributos, o proprietário deverá emitir o documento (CRLV-e) do veículo pelo BA.GOV.BR, no prazo máximo de 24 horas.
Para conseguir fazer os procedimentos do Licenciamento Integrado, é preciso possuir cadastro na plataforma de serviços do Governo e acessá-la usando seu login e senha. Caso não tenha cadastro no portal, será necessário fazê-lo antes.
Ainda segundo informações do Detran-BA, anteriormente, o licenciamento de veículo só podia ser pago nos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bancoob e Bradesco). Aqueles cidadãos que não eram correntistas destas instituições bancárias tinham que ir até uma agência para fazer o pagamento.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Paula Fróes/GOVBA
Salvador Contra a Dengue em locais com casos notificados da doença
terça-feira, 2 de abril de 2024
No combate. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue com a mobilização Salvador Contra a Dengue durante toda esta semana. Nesta segunda-feira, dia 1º/4, ocorre inspeção para controle vetorial e bloqueio de transmissão focal em todos os Distritos Sanitários com casos notificados, e aplicação de inseticida UBV costal e inseticida de efeito residual em Pernambués.
Nesta terça-feira, dia 2/4, segue a inspeção para controle vetorial e bloqueio de transmissão focal, aplicação de inseticida por UBV costal e inseticida de efeito residual em todos os Distritos Sanitários com casos notificados da doença. Também serão realizados atendimentos de solicitações pelas equipes do CCZ em diversas localidades da capital baiana.
Além dessas ações, o Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses (Semzo) do CCZ estará presente em diversos locais da cidade, promovendo a conscientização através da educação, com ações e atividades lúdicas, distribuição de materiais educativos, panfletos e orientações em escolas municipais da cidade, em Prefeituras-Bairro, Unidades de Saúde e locais de grande circulação de pessoas.
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, reitera a importância da participação dos moradores, em cada bairro e comunidade de Salvador, no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Estamos unindo forças e esforços na mobilização ‘Salvador Contra a Dengue’, e a ajuda de todos é indispensável, pois apenas juntos, unidos, podemos vencer o Aedes. Nesta semana, começamos mais uma série de ações, e é fundamental que todos possam acolher os nossos agentes de endemias, e que tenham um cuidado mais do que redobrado em suas casas, onde estão mais de 75% dos criadouros do mosquito”, alerta.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Lucas Moura/Secom PMS
Vacinas redistribuídas para Municípios baianos
terça-feira, 2 de abril de 2024
Mais dez Municípios baianos receberão doses de vacina contra a dengue após resolução pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne gestores municipais e estadual de saúde, realizada na segunda-feira, dia 1º/4. A decisão foi tomada com base na autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com o prazo de validade até 30 de abril. Cerca de 15 mil doses do imunizante serão encaminhadas de municípios que já estavam realizando a vacinação para os selecionados pela pasta federal.
As Cidades de Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito foram os selecionadas para receber as doses remanejadas. O critério definido para que estes municípios fossem selecionados foi definido pelo Ministério da Saúde, que considerou o número de casos prováveis absolutos notificados em 2024.
A logística de redistribuição, que se iniciará ainda nesta segunda-feira, ficará a cargo da Secretaria da Saúde do Estado. “Colocaremos à disposição toda a nossa estrutura de logística para que as vacinas cheguem o mais breve possível a esses dez municípios, afinal o prazo para aplicação é curto. Caso seja necessário, até mesmo o Grupamento Aéreo da Polícia Militar será acionado”, garantiu a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Durante a reunião, a Secretária destacou que os Municípios que se comprometeram a receber as doses devem trabalhar para que as doses sejam todas utilizadas. “Precisamos contar com o empenho dos dez municípios selecionados a fim de não perder nenhuma das doses. O Estado também está disponível no apoio aos municípios”, destaca Roberta Santana
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, essa orientação para redistribuição das vacinas veio do Ministério da Saúde com o objetivo de fazer com que nenhuma vacina seja perdida. “O público para a vacinação permanece o mesmo, de 10 a 14 anos. É muito importante que os pais se conscientizem da necessidade da vacinação e levem os seus filhos aos postos”, afirma.
Cenário
Ao todo, na Bahia, foram notificados 95.890 casos prováveis da doença até o dia 30 de março de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 678,1 de casos/100.000 habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 15.070 casos prováveis, o que representa um aumento de 536,6%. No total, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue, entre eles os três citados. Outros 56 estão em risco e 16 em alerta.
“A redução no número de municípios em epidemia de 285 para 275 não nos deixa confortáveis. Isso não significa que a epidemia está acabando ou que há redução no número de casos. Houve, sim, um tratamento, um trabalho, um fechamento dos números de casos prováveis que foram notificados por esses municípios ao sair os resultados laboratoriais”, explica Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado.
A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,3, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 23 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (5), Jacaraci (4), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1), Carinhanha (1) e Santo Estêvão (1).
Em 2024, até 30 de março, foram notificados 7.469 casos prováveis de Chikungunya e registrados dois óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. No mesmo período de 2023, foram notificados 6.337 casos prováveis. Já os casos prováveis de Zika são 1.042 até 30 de março, contra 469 no mesmo período no ano passado. Nenhum óbito por Zika foi confirmado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Sesab
Homem e cavalo morrem atropelados ao voltarem de cavalgada
terça-feira, 2 de abril de 2024
Misericórdia. Um homem de 64 anos, morreu na noite de domingo, 31/3, após ser atropelado por um caminhão enquanto montava a cavalo, na BA-026, no povoado de Pé de Serra, zona rural de Maracás, no interior da Bahia.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu às 21h. O homem retornava para casa após participar de uma montaria quando foi atingido pelo veículo.
Com o impacto da colisão, a vítima e o cavalo que ele montava não resistiram e faleceram no local. O corpo do homem foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié por uma equipe da Polícia Técnica.
A PRE investiga as causas do acidente.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Companhia aérea suspende voos entre Salvador e Interior da Bahia por tempo indeterminado
terça-feira, 2 de abril de 2024
Vixe. A companhia aérea Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, decidiu suspender as linhas de voos com destino a seis Cidades da Bahia por tempo indeterminado.
A mudança atinge os itinerários que saíam de Salvador para Lençóis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras, Vitória da Conquista e Guanambi.
Em nota enviada à imprensa na segunda-feira, dia 1º/4, a companhia disse que a suspensão se deve à uma reestruturação de sua malha aérea.
No entanto, a rota que liga Barreiras, no sudoeste do estado, a Brasília foi mantida.
As decolagens ocorrem às segundas, quartas e sextas, saindo da capital federal às 12h20, com previsão de pouso às 13h50 em Barreiras.
O trajeto de volta ocorre com saída do município do oeste baiano às 16h e chegada em Brasília às 17h30.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/ Prefeitura de Barreiras
Mais de 40 acidentes com 7 mortes em rodovias baianas durante a semana Santa
terça-feira, 2 de abril de 2024
Deus é mais. Pelo menos quarenta e três acidentes foram registrados nas rodovias baianas durante o feriadão da Semana Santa. Conforme balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na segunda-feira, dia 1º de abril, foram oito ocorrências a mais neste ano, quando comparado com o mesmo período de 2023.
Foram registradas sete mortes – uma a menos que em 2023. Um dos casos aconteceu na Cidade Ibotirama, no Oeste da Bahia, na quinta-feira, dia 28/4. Três pessoas morreram e uma ficou ferida. Todas elas eram moradoras do Estado de Sergipe.
De acordo com a PRF, foram emitidos 861 autos para ultrapassagens em locais proibidos, o que supera em mais de 50% os dados registrados no ano anterior.
Fora isso, foram realizados 3.365 testes com etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, o que resultou no flagrante de 99 motoristas que dirigiram após consumir bebida alcoólica.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: PRF
Cavalo cai em fossa e é resgatado com retroescavadeira
terça-feira, 2 de abril de 2024
Misericórdia. Equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar (17° BBM) em Barreiras, resgataram um cavalo que estava preso numa fossa. A ocorrência aconteceu na manhã desta segunda, ida 1°/4, no povoado Conquista na Cidade de Barreiras, no interior da Bahia.
Para a retirada do animal os militares empregaram técnicas especializadas e tiveram o suporte de uma retroescavadeira para garantir a operação segura. Após o resgate o equino foi avaliado pelos bombeiros, estava sem ferimentos aparentes e foi devolvido ao tutor.
Caso perceba algum animal preso fora do habitat natural o corpo de bombeiros pode ser acionado através da central 193. Os bombeiros possuem equipamento e técnicas adequadas para que o resgate possa ser realizado de forma segura.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Linhas de ônibus passam por alterações em Salvador; confira as mudanças
segunda-feira, 1 de abril de 2024
Se ligue. Já começou a operar em Salvador, a implantação de oito linhas de ônibus que foram criadas ou substituídas para aperfeiçoar o atendimento em diferentes Bairros da Cidade.
Confira as mudanças:
- Em Sussuarana, os passageiros contam com um novo atendimento para a região do Centro Administrativo da Bahia (CAB). A linha 1235 – Sussuarana x CAB / 4ª Avenida tem intervalo médio de 20 minutos, e fará 37 viagens ao dia, todos os dias da semana, entre 5h e 21h. Não há mudanças no itinerário da linha, que já operava com o código 1231-02, como linha filha da 1231 – Sussuarana x Barra R2, e circulava apenas em horários especiais.
- Usuários também contarão com a linha 1235-01 – Novo Horizonte/Nova Sussuarana/4ª avenida x Pituaçu. Ela terá intervalo médio de 20 minutos, e fará 05 viagens ao dia, de segunda a sexta, entre 5h e 21h. Não haverá mudanças no itinerário da linha, que sairá de Novo Horizonte passando pela 4º avenida CAB na região de Sussuarana com destino a região de Pituaçu.
- A linha 1346-01 – Estação Pirajá x Patamares terá seu código alterado para 1246. Ela terá um intervalo médio de 10 a 20 minutos, e fará 47 viagens por dia, todos os dias da semana, entre 5h e 21h. Esta não sofrerá alterações de itinerário.
- A linha 1712 – Terminal Águas Claras x Castelo Branco /Creche teve seu atendimento substituído pela linha 1383 – Estação Pirajá x Creche. Ela tem intervalo médio de 35 minutos, e fará 28 viagens, todos os dias da semana, entre 5h e 21h, e atenderá os usuários das regiões de Castelo Branco, Porto Seco Pirajá e Estrada Velha do Aeroporto.
- Os usuários também já podem contar com a nova linha 1365–02 – Jardim Nova Esperança/Canabrava x Shopping Paralela. Ela tem intervalo médio de 20 minutos, e fará 42 viagens ao dia, operando todos os dias da semana, entre 5h e 22h. Não há mudanças no itinerário da linha, sendo o retorno na Ferreira Costa e na Av Orlando Gomes.
- No horário do pico da noite, os usuários da região de Pituaçu contarão com a nova linha 1386-02 – Pituaçu x Nova Brasília, que fará seis viagens das 17h às 18h50, em dias úteis.
- Na região do bairro de Pau da Lima, os usuários do transporte público terão a nova linha 1320-01 – Pau da Lima x Nordeste de Amaralina no horário de pico da manhã. A linha fará 2 viagens ao dia, entre 5h e 5h30, de segunda a sexta.
- Os usuários do Nordeste de Amaralina passarão a contar com a linha 0708-02 – Nordeste x Lapa, que partirá do final de linha do bairro em direção ao terminal, de segunda a sexta, entre 6h15 e 6h30, com duas viagens.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Betto Jr./ Secom PMS
Março registra a primeira captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional Costa do Cacau
domingo, 31 de março de 2024
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, anunciou que recentemente a unidade realizou a primeira captação múltiplos órgãos de 2024. Na ocasião, o procedimento ocorreu no Centro Cirúrgico (CC) e contou com as equipes da Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET-BA), Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia (OPO Sul) e do HRCC.
Naama Ramos e Silva, do CIHDOTT do HRCC, afirmou que a manhã de domingo deu início à primeira captação de múltiplos órgãos do sul da Bahia deste ano. “Nós conseguimos realizar o primeiro procedimento de captação de múltiplos órgãos na região sul da Bahia. Isso com certeza transformou a vida de muitas famílias. Espero que a gente continue tendo êxito em nossos protocolos de captação para ajudar a diminuir a fila de espera por transplante”, destacou.
A enfermeira revelou que cerca de três mil pessoas, na Bahia, aguardam órgãos para serem transplantados. “Dados atualizados neste mês, março de 2024, pelo Sistema Estadual de Transplantes da Bahia apontem que 1.749 pacientes aguardam por rim, 25 por fígado e 1.386 por córneas”, ressaltou.
Vale lembrar que o HRCC esteve no ranking dos 10 hospitais que mais captaram córnea na Bahia. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, a unidade liderou a doação de córneas no sul da Bahia. Atualmente, hospital conta com uma equipe de sete enfermeiros ativos para a captação do órgão: Naama Ramos e Silva, Názio Santana da Silva, Kamayura Vasconcellos, João Henrique Araújo Andrade (gerente de enfermagem), Vânia dos Santos Oliveira, Hercília Bonfim da Silva e Jessica de Jesus Silva.
Ascom do Costa do Cacau
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Hospital da Costa do Cacau
Síndico de prédio morre após cair de andaime
sábado, 30 de março de 2024
Misericórdia. O síndico de um prédio morreu, na quinta-feira, dia 28/3, após cair de um andaime durante a execução de reparos na estrutura do prédio em condomínio da Cidade de Juazeiro, no interior da Bahia.
A 1ª Delegacia Territorial de Juazeiro, infomou a imprensa, que a vítima, de 48 anos, estava acompanhado de pelo menos outros dois trabalhadores no momento do acidente e os três foram arremessados ao solo.
Os homens foram socorridos para o Hospital Universitário de Petrolina, em Pernambuco, mas o homem não resistiu. A unidade de saúde confirmou que o óbito ocorreu durante a madrugada do dia 29/3.
Segundo o Instituto Médico Legal (IML), o corpo dele já foi necropsiado e liberado para a família.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Programa Petrobras Jovem Aprendiz
sábado, 30 de março de 2024
Se ligue. A Petrobras vai lançar a maior edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, com número recorde de vagas disponíveis. Serão mais de mil vagas em 13 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do Brasil, o que representa aumento superior a 50%, em relação ao oferecido na última edição. As inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril, neste link.

Segundo a companhia, um diferencial desta edição é oferecer duas modalidades de aprendizado: a aprendizagem profissional básica, que tem duração de 15 meses, ou o curso técnico, com duração de 20 meses, ambas realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com aulas teóricas e práticas. A iniciativa também inclui vivências de aprendizagem em unidades da Petrobras. Assim, os jovens aprendizes podem obter, ao final do programa, um diploma de formação técnico-profissional, podendo concorrer a vagas de nível técnico no mercado de trabalho.
O programa tem cota de 10% para pessoas com deficiência (PCD), 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil, e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional, como abrigos, casas de passagem e residências inclusivas. Em caráter experimental, também serão contemplados 20 aprendizes cumprindo medidas socioeducativas.
As vagas serão destinadas a Manaus, Salvador, São Sebastião do Passé (BA), Fortaleza, Brasília, Vitória, Betim (MG), Três Lagoas (MS), Ipojuca (PE), Recife, Curitiba, Natal, Canoas (RS), Aracaju, Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo, Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ).
O programa oferece oportunidades para jovens aprendizes em diversos cursos de aprendizagem, como assistente administrativo, auxiliar de caldeireiro, assistente de operações logísticas, mecânico de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, encanador hidráulico, instrumentação, eletricista industrial, eletricista predial, mecânico industrial, operador de suporte técnico em tecnologia da informação, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, soldador, entre outros.
Também inclui, pela primeira vez, um curso técnico em sistemas de energias renováveis, buscando preparar jovens para as novas demandas que surgem com a transição energética.
Os aprendizes contratados pela Petrobras terão como benefícios salário mínimo, vale-transporte, décimo terceiro salário, férias, recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e possibilidade de adesão ao benefício de saúde (Gympass).
Para se candidatarem ao curso de aprendizagem básica, os jovens devem ter idade entre 14 anos e 22 anos e 8 meses. Já para o curso de técnico, a idade exigida vai de 14 anos até 22 anos e 3 meses. A idade máxima não se aplica aos candidatos PCD.
Mais detalhes sobre o edital, vagas disponíveis e cidades atendidas podem ser consultadas aqui.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Linhas de ônibus da Região Metropolitana são alteradas em processo de integração com metrô de Salvador
sexta-feira, 29 de março de 2024
Se ligue. Em meio à integração do sistema de transporte metropolitano com o metrô, duas linhas de ônibus que saem de Lauro de Freitas e Camaçari, na Região Metropolitana, em direção a Salvador, serão alteradas. A mudança anunciada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) passa a valer a partir de sábado, dia 30/3.
Trata-se das linhas 860I.URB: Portão – Terminal Pituaçu e 884.URB: Vila de Abrantes – Lapa.
Confira as alterações
860I.URB – A linha que vai de Portão ao Terminal de Pituaçu, com trajeto pela Av. Pinto de Aguiar, passará a operar até o bairro de Piatã, voltando a Portão no retorno após a saída da Av. Orlando Gomes.
884.URB – Nesse caso, o itinerário passará a ser de Vila de Abrantes até Itapuã, passando pelo Terminal Aeroporto.
De acordo com a Agerba, haverá informações sobre as opções de linhas urbanas disponíveis para os passageiros no Terminal Aeroporto.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Colisão entre caminhonete e caminhão deixa mortos na Bahia
sexta-feira, 29 de março de 2024
Tragédia. Três pessoas morreram em umacolisão que envolveu caminhonete e caminhão na BR-242, em trecho da Cidade de Ibotirama, no Oeste da Bahia. A colisão ocorreu na tarde da quinta-feira, dia 28/3, e provocou a interdição da rodovia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam na caminhonete e morreram na hora. O condutor do veículo sobreviveu, mas foi socorrido em estado grave. O caminhão, que transportava cerveja, desceu pelo acostamento. O motorista não se feriu.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/PRF
Alerta de chuva intensa na Bahia
quinta-feira, 28 de março de 2024
Vixe. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na quarta-feira, dia 27/3, um alerta amarelo de perigo potencial para chuva intensa no litoral da Bahia. Mais de 130 Cidades do estado estão sob o aviso, incluindo Salvador. As regiões do Vale São-Franciscano, Nordeste, Centro-Norte e Sul do estado também serão atingidas.
A chuva pode ter ventos intensos, com risco baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) o tempo deve seguir predominantemente nublado e chuvoso, devido à presença de uma massa de ar quente e úmida, de acordo com a Codesal ( Defesa Civil de Salvador). Apesar do feriado chuvoso, o sol deve voltar a predominar no estado durante o fim de semana, conforme previsão do Inmet.
Confira a lista completa das cidades atingidas:
- Abaré
- Acajutiba
- Adustina
- Água Fria
- Alagoinhas
- Almadina
- Amélia Rodrigues
- Antônio Cardoso
- Aporá
- Araçás
- Aramari
- Arataca
- Aratuípe
- Aurelino Leal
- Barra do Rocha
- Barro Preto
- Belmonte
- Buerarema
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Cachoeira
- Cairu
- Camacan
- Camaçari
- Camamu
- Canavieiras
- Candeias
- Cardeal da Silva
- Casa Nova
- Castro Alves
- Catu
- Chorrochó
- Coaraci
- Conceição da Feira
- Conceição do Almeida
- Conceição do Jacuípe
- Conde
- Coração de Maria
- Coronel João Sá
- Crisópolis
- Cruz das Almas
- Curaçá
- Dias d’Ávila
- Dom Macedo Costa
- Entre Rios
- Esplanada
- Eunápolis
- Fátima
- Feira de Santana
- Floresta Azul
- Gandu
- Glória
- Gongogi
- Governador Mangabeira
- Ibicaraí
- Ibicuí
- Ibirapitanga
- Ibirataia
- Igrapiúna
- Ilhéus
- Inhambupe
- Ipiaú
- Irará
- Itabela
- Itabuna
- Itacaré
- Itagibá
- Itagimirim
- Itaju do Colônia
- Itajuípe
- Itanagra
- Itaparica
- Itapé
- Itapebi
- Itapicuru
- Itapitanga
- Ituberá
- Jaguaripe
- Jandaíra
- Jussari
- Laje
- Lauro de Freitas
- Madre de Deus
- Maragogipe
- Maraú
- Mascote
- Mata de São João
- Muniz Ferreira
- Muritiba
- Mutuípe
- Nazaré
- Nilo Peçanha
- Nova Ibiá
- Nova Soure
- Olindina
- Ouriçangas
- Paripiranga
- Pau Brasil
- Paulo Afonso
- Pedrão
- Pedro Alexandre
- Piraí do Norte
- Pojuca
- Porto Seguro
- Potiraguá
- Prado
- Presidente Tancredo Neves
- Ribeira do Amparo
- Rio Real
- Rodelas
- Salinas da Margarida
- Salvador
- Santa Bárbara
- Santa Brígida
- Santa Cruz Cabrália
- Santa Cruz da Vitória
- Santa Luzia
- Santanópolis
- Santo Amaro
- Santo Antônio de Jesus
- Santo Estêvão
- São Felipe
- São Félix
- São Francisco do Conde
- São Gonçalo dos Campos
- São José da Vitória
- São Miguel das Matas
- São Sebastião do Passé
- Sapeaçu
- Sátiro Dias
- Saubara
- Simões Filho
- Sítio do Quinto
- Taperoá
- Teodoro Sampaio
- Teolândia
- Terra Nova
- Ubaitaba
- Ubatã
- Una
- Uruçuca
- Valença
- Varzedo
- Vera Cruz
- Wenceslau Guimarães
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Lá vem aumento: Travessia Salvador-Mar Grande fica mais cara
quinta-feira, 28 de março de 2024
E tome aumento. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia – AGERBA anunciou na quarta-feira, dia 27/3, o reajuste das tarifas do Serviço Público do Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros entre os Municípios de Salvador x Vera Cruz no percentual de 14,89% em relação a tarifa vigente, passando os reajustes a seguinte forma, tarifa básica (Segunda a Sábado) R$ 8,53, (Domingos e Feriados) R$11,52, tarifa (Segunda a Sábado) R$ 8,62, (Domingos e Feriados) R$ 11,63, tarifa (arredondada) (Segunda a Sábado) R$ 8,60, (Domingos e Feriados) R$ 11,60, conforme Resolução AGERBA número 12 de 25 de março de 2024 a qual passa a vigorar a partir de 1º de abril.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: AGERBA
Fotografia: Divulgação
“Operação Transporte Seguro” é iniciada em pontos de saída da capital baiana
quinta-feira, 28 de março de 2024
Olha aí. Para coibir o transporte clandestino no Aeroporto, Rodoviária e Ferry Boat, principais pontos de saída de passageiros durante o feriado prolongado da Semana Santa, foi deflagrada a segunda fase da “Operação Transporte Seguro”, na quarta-feira, dia 27/3.
A ação é realizada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) com a coordenação da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap). Durante a Operação, 224 veículos foram abordados, com 51 autuações e 22 remoções.
O trabalho de fiscalização contou com equipes das Polícias Militar, Civil e Técnica, além de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e de órgãos municipais. Na primeira fase, realizada em janeiro deste ano, mais de 50 veículos foram abordados, com 41 notificações e oito remoções.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: SSP-BA
Pedágio na Estrada do Coco-Linha Verde vai ficar mais caro
quinta-feira, 28 de março de 2024
Prepare o bolso. A Concessionária Litoral Norte (CLN) informou nesta quarta-feira, dia 27/3, que a partir da segunda-feira, dia 1° de abril, a tarifa do pedágio vai passar por reajuste. A empresa afirma que os valores são definidos de acordo com o contrato de concessão, celebrado entre a CLN e o Estado, onde estão previstos reajustes anuais das tarifas para dias úteis, fins de semana e feriados.
Neste ano, o reajuste foi de 4,60%, conforme publicação no Diário Oficial no dia 26 de março. O reajuste está relcionado com a incorporação da variação de IPCA, ainda de acordo com o previsto no contrato.
Neste cenário, a tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões, que hoje custa R$8,60, passará a ser de R$9 em dias úteis. Nos finais de semana e feriados, passa de R$ 12,90 para R$ 13,50.
A CLN administra a rodovia BA-099, que compreende a Estrada do Coco (a partir do km 7,7) e a Linha Verde, conectando Lauro de Freitas até a divisa dos estados da Bahia e de Sergipe, com extensão total de 217 km, entre 183 km de rodovias e 35 km de vias de acesso.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) confirmou o reajuste e as informações divulgadas pela CLN, que estão descritas em resolução do último dia 25, que passa a vigorar a partir do próximo dia primeiro.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Tarifa de ônibus da Região Metropolitana amanhece mais cara
quarta-feira, 27 de março de 2024
Segura o bolso. Os passageiros dos ônibus metropolitanos de Salvador foram surpreendidos, na manhã desta quarta-feira, dia 27/3, ao encontrar o anúncio de aumento no valor da tarifa colado nos veículos. Os motoristas informaram que foram orientados pela empresa a divulgar que as passagens deixaram de custar R$ 4,80 e passam a custar R$ 5,20.
A mudança ocorre em meio à negociação dos rodoviários com as empresas de ônibus. Na terça-feira, dia 26/3, o sindicato da categoria [Sindmetro] informou que tinha chegado a um acordo com as empresas. Na negociação, eles anunciaram um reajuste nos salários de 4,75%. Nos tíquetes e na cesta básica, o aumento foi de 5%. Com isso, a categoria deu por encerrada a possiblidade de greve.
Em nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que o reajuste das tarifas foi de 8,11% em relação ao anterior e foi publicado no Diário Oficial na segunda-feira, dia 25/3, passando valer a partir desta quarta (27).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Lauro de Freitas
Frente fria deve atingir Salvador, segundo a Codesal; confira previsão
quarta-feira, 27 de março de 2024
Se ligue. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu na segunda-feira, dia 25/3, a previsão do tempo para esta semana na capital baiana, com aumento gradual das chuvas e redução da temperatura. Segundo análise do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador, as condições devem se manter desta forma até o final de março e na primeira quinzena de abril. Ainda de acordo com a Codesal, as chuvas deverão superar a normal climatológica de 143,7 mm, devido à formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e outros sistemas meteorológicos.
Até esta quarta-feira, dia 27/3, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia e há risco para alagamentos pontuais e deslizamentos de terra. Na quinta-feira, dia 28/3, estão previstas chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia, também com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Entre sexta-feira, dia 29/3, e sábado, dia 30/3, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. No domingo, dia 31/3, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia. As temperaturas devem variar entre 24 °C (mínima) e 32 °C (máxima).
Com essa frente fria e o feriadão da Semana Santa, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) reforça os cuidados com o banho de mar, especialmente com a maré de março. “Com a chegada de março, as frentes frias acabam alterando de maneira exponencial o comportamento do mar, que se torna mais perigoso. Quando isso acontece junto com a lua cheia ou a lua nova, o mar se torna ainda mais perigoso. As marés ficam maiores, o mar avança mais sobre a faixa de areia, podendo derrubar barracas”, afirma o coordenador, Kailani Dantas.
Ele lembra que, especialmente no litoral, alguns pontos registram incidentes causados pela maré de março. “Nesse período, é bom ficar atento a esses momentos de chuva, de frente fria e, se possível, evitar o banho de mar. Caso contrário, sugiro buscar um posto salva-vidas e tomar banho sempre ali próximo, perto de um local que tenha salvaguarda. Além disso, é importante ficar sempre atento às bandeiras de perigo, evitar se expor ao máximo, não ficar próximo de pedras, rochedos. Desse modo, você consegue ter uma praia segura”, diz.
Semana Santa – Dantas reforça que, no feriado da Semana Santa, muitas pessoas participam do chamado “baba do vinho” na orla da cidade. Como estes festejos costumam acontecer muito cedo, a Salvamar vai contar com um esquema de beach patrol, que são rondas nas praias antes da ativação dos postos.
Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.
A estrutura é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.
Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Salvador: Professores municipais vão receber 8% de reajuste salarial
quarta-feira, 27 de março de 2024
Se ligue aí. Professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal vão receber 8% de reajuste salarial neste ano, percentual que representa quase o dobro do IPCA de 2023, que foi de 4,62%. O acordo foi assinado pela Prefeitura e pela APLB Sindicato na manhã da terça-feira, dia 26/3. O percentual é resultado de uma série de rodadas de negociação entre o município, representado pelas secretarias municipais de Gestão (Semge) e da Educação (Smed), e a representação sindical da categoria.
Para o secretário de Gestão, Rodrigo Alves, o acordo representa um importante avanço na valorização do magistério municipal. “O acordo é fruto de um diálogo permanente, da discussão e negociação das pautas de reivindicações apresentadas pela categoria. Construímos juntos esse consenso de um reajuste salarial diferenciado, que reflete nossa política de valorização dos professores e demais servidores do magistério”, diz.
“Foram reuniões pautadas pelo diálogo e respeito mútuo, que permitiram, mais uma vez, concluir uma campanha salarial assegurando ganhos reais para os profissionais do Magistério Municipal”, afirma Thiago Dantas, secretário da Educação. “Como prometido pelo Prefeito Bruno Reis, a valorização dos Educadores foi garantida mediante um reajuste diferenciado, de 8%, linear, para toda categoria, inclusive aposentados”, frisa.
Segundo Dantas, a pauta de valorização prossegue com a convocação de mais professores e com investimentos em infraestrutura, com especial destaque para a climatização das salas de aula da Rede Municipal de Educação. “Todas essas ações se somam e objetivam consolidar Salvador como referência em Educação Pública de qualidade”, alinhavou o gestor.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: PMS
Fotografia: Betto Jr./Divulgação/PMS

