CIDADES
Quase 500 vagas de trabalho estão abertas para fortalecer a agricultura familiar na Bahia
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Olha aí. Estão abertas, até janeiro de 2025, 480 vagas de trabalho para as funções de agente de negócios, técnico/a de gestão/mercado e técnico/a de apoio à produção, profissionais essenciais para impulsionar a produção, a gestão e o acesso a mercados de agroindústrias geridas pela agricultura familiar. Aproximadamente 400 organizações produtivas contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através da ação Agroindústria Familiar da Bahia, que oferece apoio financeiro e técnico, além de serviços e soluções, que irão possibilitar a esses empreendimentos a qualificação do processo de agroindustrialização e acesso a mercados para seus produtos.
Os profissionais selecionados e contratados, diretamente por essas agroindústrias familiares, terão a missão de integrar ações estratégicas, implementar planos de negócios e buscar soluções inovadoras para o acesso a mercados e dinamização dessas organizações produtivas. O processo seletivo será conduzido pelas próprias organizações produtivas, que divulgarão os editais em suas respectivas redes sociais e site. Os interessados devem buscar esses editais para obter mais informações.
A lista com todas organizações que estão realizando o processo de seleção está disponibilizada no site da CAR, através do link: https://www.car.ba.gov.br/node/16734. A experiência profissional e a formação acadêmica para concorrer a estas vagas estão descritas nos seus respectivos editais. Essa é uma oportunidade para profissionais contribuírem com o fortalecimento da agricultura familiar e fazer parte de uma rede que transforma as vidas de milhares de famílias no rural da Bahia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Acervo SDR
Salvador tem 19 praias impróprias para banho; saiba quais
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Atenção. Após a abertura oficial do verão, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) indicou que Salvador possui 19 praias impróprias para banho. O último Boletim de Balneabilidade analisa a qualidade das águas para recreação.
Os critérios de avaliação incluem a análise da Escherichia coli como indicador microbiológico, que mostra o nível de contaminação. A bactéria é encontrada em fezes humanas e de animais, sendo vistas também em esgotos, efluentes e solos.
Além disso, as praias são consideradas impróprias para banho quando contam com questões como derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas e surtos de doenças de veiculação hídrica.
De acordo com o relatório, praias como Farol da Barra, São Tomé de Paripe e Stella Mares fazem parte das que são impróprias para banho. Confira os 19 locais:
19 praias de Salvador impróprias para banho:
– São Tomé de Paripe;
– Periperi;
– Penha;
– Bogari;
– Bonfim;
– Pedra Furada;
– Roma;
– Santa Maria;
– Farol da Barra;
– Ondina: Próximo à escada de acesso à praia;
– Ondina: Próximo ao Morro da Sereia;
– Armação;
– Boca do Rio;
– Corsário;
– Patamares;
– Lagoa de Pituaçu;
– Lagoa de Abaete;
– Farol de Itapuã;
– Stella Mares.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Sema
Governo da Bahia decreta luto oficial de dois dias pelas mortes em acidente na BR-116
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Olha aí. O Governo do Estado da Bahia decretou, em edição extra do Diário Oficial, de domingo, dia 22/12, luto oficial de dois dias, pelas mortes ocorridas em acidente que envolveu um ônibus que conduzia passageiros de São Paulo para a Bahia, uma carreta e um veículo de passeio, na BR-116, na altura do Município mineiro de Teófilo Otoni, no último sábado, dia 21/12.
Com secretarias e órgãos mobilizados, o Governo da Bahia está apoiando as ações de identificação, transferência, traslado e outras providências voltadas às vítimas do acidente. Até o início da noite deste domingo (22/12), a informação é de que 41 pessoas morreram, a maioria carbonizados, e seis sobreviveram, incluindo três crianças. Muitas dessas vítimas são baianas, de diferentes municípios.
O Governo da Bahia reitera que está à disposição do Governo de Minas Gerais, com equipes preparadas e de prontidão para auxiliar nos trabalhos de identificação das vítimas. De igual modo, o Estado baiano se colocou, desde o início, à disposição da Polícia Civil de MG, para envio de equipe técnica, que agradeceu e informou não ser necessário. As equipes seguem em permanente contato para, tão logo seja informada a necessidade de envio do perfil genético de vítimas, equipes da Perícia da Bahia possam realizar o processamento das amostras biológicas coletadas de familiares.
Ainda no sábado, o governador Jerônimo Rodrigues entrou em contato com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, informando a pronta disponibilidade dos órgãos estaduais baianos para auxiliar em quaisquer necessidades. Nas redes sociais, Jerônimo lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade aos familiares das vítimas.
Também, assim que o acidente foi registrado, a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), iniciou e mantém contato com prefeitos atuais e eleitos dos Municípios que seriam os destinos das vítimas: Marcionílio Souza; Elísio Medrado; Vitória da Conquista; Jequié; Iramaia; Maracás; Iaçu; Itaeté; Poções; Santa Inês e Mirante.
Transferência de feridos
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está em contato com a pasta de Minas Gerais, e vai auxiliar no protocolo de possíveis transferências de feridos para unidades de Saúde da Bahia. A Sesab enviará uma aeronave com UTI, para realizar transferências de pacientes cujo quadro clínico demande esse tipo de monitoramento.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) está tomando providências para tratativas, junto ao Conselho Tutelar, nos casos de transferências de menores de idade, e em contato com equipes do Serviço Social dos hospitais envolvidos.
Identificação de corpos
A Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) está em contato direto com a Direção do Instituto de Identificação de Minas Gerais, para apoiar nas ações de reconhecimento dos corpos das vítimas. De acordo com a direção-geral do DPT-BA, o Instituto de Identificação Pedro Mello disponibilizou suporte para a identificação de possíveis vítimas baianas. Além disso, equipes da Diretoria do Interior estão prontas para auxiliar os trabalhos, incluindo a coleta de material genético de familiares, caso seja necessário, para a identificação de corpos carbonizados.
O Departamento de Polícia Técnica do estado baiano também segue no aguardo de solicitação da Polícia Civil de Minas Gerais para a realização do processamento do material genético das vítimas cuja identificação não seja alcançada pela Papiloscopia ou Odontologia Legal. Também mantém contato com o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, para atualização da necessidade de processamento das amostras biológicas dos familiares.
As amostras biológicas dos familiares (coletadas nas unidades DPT do interior) serão encaminhadas à Coordenação de Genética Forense, na sede do DPT em Salvador, para processamento, assim que as informações forem recebidas.
A Polícia Civil da Bahia (PCBA) também está em contato com o serviço social do IML de Belo Horizonte, para recebimento de informações atualizadas e prestação do apoio que for necessário, assim como o acompanhamento do processo de liberação de corpos.
O DPT-BA disponibilizou Coordenarias Regionais de Polícia Técnica para que familiares das vítimas possam se apresentar e realizar a coleta de material genético, que irá auxiliar na identificação dos corpos. As coordenadorias mobilizadas são dos Municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus.
Familiares podem obter informações e/ou se dirigirem às seguintes unidades:
– DPT VITÓRIA DA CONQUISTA (Av. Brumado, 1500)
Coordenador: Manoel Itabaiana
Telefone: (77) 988753282
– DPT JEQUIÉ (Av. Governador Lomanto Júnior, n. 2876, bairro Cansanção)
Coordenador: Vanderclei Carvalho Moreira
Telefone: (73) 991693785 / (73) 3526-0472 / (73) 3526-4573
– DPT ITABERABA (Rua Herculano Vieira Torres, S/N. Bairro Caetitu)
Coordenador: Maurício Carvalho
Telefone: (75) 991567480 / (75) 3251 1905
– DPT SANTO ANTÔNIO DE JESUS (Av. Antônio Carlos Magalhães, s/nº, bairro São Paulo)
Coordenadora: Amanda Cabral
Telefone: (75) 998403847 / (75) 3631-2805 / (75) 3631-1197
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Pedágio da Estrada do Coco fica mais caro
sábado, 21 de dezembro de 2024
Segura o bolso. A CLN (Concessionária Litoral Norte) anunciou um reajuste das tarifas dos pedágios da BA-099, entre a Estrada do Coco e Linha Verde. O aumento vale a partir de quinta-feira, dia 26/12.
O preço para veículos de passeio passará de R$ 9,00 para R$ 9,30, em dias úteis. Nos feriados e fins de semana, o valor chegar a R$ 14,00.
Segundo a CLN, o reajuste será feito com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e foi autorizado pela Agerba, órgão estadual.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: CLN
“Maior evento do Brasil”, diz gestor sobre o Festival Virada Salvador
sábado, 21 de dezembro de 2024
Tá chegando a hora. O Festival Virada Salvador já faz parte do calendário de festas da Cidade, mas está cada vez mais ganhando força fora da Bahia. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, declarou que o evento oficial de Réveillon da capital baiana é “o maior evento realizado em espaços públicos do Brasil”. A edição deste ano acontecerá entre 27 e 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio.
Léo Santana será o responsável por comandar o momento da chegada do Ano Novo, no dia 31. Esta será a primeira vez em que o cantor comandará a contagem regressiva e a virada de ano. Ivete estará ao lado de Alok, Baiana System, Manu Bahtidão e Xand Avião no primeiro dia, na sexta-feira. No dia 28, os artistas do palco principal serão Bell Marques, João Gomes, Olodum, Psirico e Thiago Aquino.
No dia 29, se apresentam Claudia Leitte, Durval Lélys, Simone Mendes, Tony Salles e Wesley Safadão. No dia 30, Gustavo Mioto, Henry Freitas, Matuê, Raça Negra e Timbalada comandam a festa. E, no último dia de 2024, além de Léo Santana, a grade de atrações tem Belo, Jorge & Mateus, Luan Santana, Mari Fernandez e Parangolé
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Instagram
Procon-Ba inicia Operação Natal
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Pra cima. Já foi deflagrada e acontece até a véspera de Natal, em vários pontos comerciais de Salvador, a Operação Natal 2024, ações de fiscalização do Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A mobilização das equipes acontece devido ao aumento das vendas no comércio em dezembro, mês em que o mercado de consumo fica bastante aquecido com as compras natalinas.
De acordo com o diretor de Fiscalização do órgão, Iratan Vilas Boas, o Procon deflagrou a Operação Natal 2024 com muita antecedência, bem no início do mês, com o objetivo de retirar do mercado de consumo as práticas abusivas e garantir que os consumidores façam boas compras de Natal. “Esse é o mês de referência para o comércio, por conta desse aumento de compra e venda de produtos e serviços. Com o aquecimento, característico do período natalino, intensificamos as ações para garantir o cumprimento das exigências do Código de Defesa do Consumidor”, informou.
Além das fiscalizações voltadas à venda de presentes, o Procon-Ba vai fiscalizar os mercados e supermercados, principalmente os produtos que compõem a ceia natalina, para garantir também que os itens comercializados estejam no prazo de validade, bem acondicionados, não trazendo risco à saúde e segurança dos consumidores. “A operação vai perdurar até a véspera do natal e os fornecedores autuados responderão a processos administrativos, podendo ainda recorrer em multas que variam de R$ 400,00 a R$ 6 milhões”, acrescenta Vilas Boas.
Os consumidores que tiverem problemas e quiserem denunciar no Procon, podem utilizar o aplicativo, que é o Procon BA Mobile ou o e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br. Para fazer as reclamações individuais, o Procon atua com postos distribuídos nas redes SAC na capital e em todo o interior do estado.
Estão sendo fiscalizadas lojas de presentes, moda feminina, masculina e fitness, cosméticos, perfumarias, calçados, celulares, de departamento e joalheria. Na operação, os agentes do Procon-Ba verificam a afixação adequada de preços nos produtos, prazos de validade, acondicionamento de alimentos, comercialização de produtos, vendas de produtos importados e vendas casadas, entre outros aspectos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/SJDHDS
Rede SAC altera funcionamento de postos durante o período de fim de ano
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Se ligue. A Rede SAC alterou o funcionamento dos postos durante o período de fim de ano. Nos dias 23 e 30 de dezembro (segunda-feira), o atendimento na Rede SAC segue normal. Já nos dias 24, 25 e 31 de dezembro; e 1º de janeiro, todos os postos estarão fechados.
Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os postos da capital, do Interior do Estado e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), haverá funcionamento normal. O roteiro do SAC Móvel está disponível em www.sac.ba.gov.br.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/Saeb
Salvador: Transporte terá reforço de novos ônibus entre convencionais e elétricos
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Olha aí. A frota de ônibus do transporte público de Salvador ganhará reforço no segundo mandato do prefeito reeleito, Bruno Reis (União Brasil). Cerca de 170 novos ônibus, divididos entre convencionais e elétricos, no modelo BRT, vão circular pela Cidade.
De acordo com o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, uma das remessas está prevista para desembarcar na cidade no primeiro semestre. Já os demais deverão ser entregues no segundo semestre do ano. A informação foi divulgada pelo jornal A Tarde.
Muller afirmou que as aquisições são fruto dos pedidos de empréstimo acordado entre a prefeitura de Salvador e o Banco Mundial, que não tiveram o valor divulgado.
Outro assunto de interesse popular é sobre a reativação de linhas e que segundo Muller, a pasta está debruçada no assunto. Já confirmada, a linha Santa Terezinha x Pituba, deve ser reativada, mas fará um novo itinerário, com ponto final no BRT Hiper.
Ainda ao jornal, Muller revelou que, para aprimorar o sistema de transporte, a Semob também investiu em um big data que faz o monitoramento das informações sobre o deslocamento de passageiros por meio da linha telefônica.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Bruno Concha/ Secom PMS
Mais de 1 milhão de veículos devem passar pelas praias do Litoral Norte no fim de ano
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Olha aí. Com a proximidade das festas de fim de ano – Natal e Réveillon, cerca de 1 milhão e 100 mil veículos devem circular pelas rodovias entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025, período das festividades de fim de ano.
Administradas pela Bahia Norte e Litoral Norte (CLN), as concessionárias prepararam esquemas especiais de operação para garantir segurança e fluidez no tráfego.
De acordo com a CLN, a BA-099 (Estrada do Coco e Linha Verde), a expectativa é que de 370 mil veículos trafeguem pela via. O fluxo aumenta entre os dias 23 e 25 de dezembro, com mais de 82 mil veículos previstos, especialmente em horários de pico.
Na semana seguinte, que é a do Réveillon, de 26 a 28 de dezembro, a rodovia deve receber 110 mil veículos, número semelhante ao esperado entre 29 e 31 de dezembro, antes da virada.
Para os dias 1º e 2 de janeiro, o movimento será de cerca de 75 mil veículos. Para evitar congestionamentos em Lauro de Freitas, os motoristas têm como opção a Via Metropolitana, que conecta a BA-526 à Estrada do Coco. Equipes de Papas Filas estarão apostos para agilizar a passagem nos pedágios.
Nas rodovias sob concessão da Bahia Norte, cerca de 760 mil veículos devem trafegar no local nesse período. O maior fluxo está previsto para os dias 23, 27 e 28 de dezembro, com destaque para sexta-feira e sábado, quando mais de 158 mil veículos devem circular. A chegada do Ano Novo, entre 29 e 31 de dezembro, terá 184 mil veículos. Após a virada, o tráfego médio nos dias 1º e 2 de janeiro será de 137 mil veículos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Will Recarey/Bahia Norte
Inscrições para Camarote Acessível do Festival Virada Salvador começam nesta sexta-feira (20)
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Atenção. Pessoas com deficiência que desejam participar do Camarote Acessível do Festival Virada Salvador 2025 podem fazer as inscrições nesta sexta-feira, dia 20/12, a partir das 8h, até às 14h do dia 25. O cadastro para as 200 vagas disponíveis pode ser realizado através do site https://miranteacessivel.salvador.ba.gov.br
O Camarote Acessível é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e, pelo terceiro ano consecutivo, proporciona espaços com segurança, conforto e vista privilegiada da Arena O Canto da Cidade, durante todos os cinco dias da grade de atrações, que contará com shows de Ivete Sangalo, Simone Mendes, Timbalada e muito mais.
“Afinal, não adianta falarmos de espaço público, de público diverso, sem realmente incluirmos todos. Portanto, criar um local para abrigar pessoas, independente da condição, mostrando que ela pode curtir como todas as outras, tendo deficiência ou não, de forma que práticas como estas se tornem hábitos e um número cada vez maior desse público possa ter acesso normatizado a todos os ambientes é o que busca a gestão”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Cada pessoa terá direito a um acompanhante, com idade superior a 18 anos. Equipe formada por audiodescritores, intérpretes de libras, guias de acessibilidade com especialização em Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual e deficiências múltiplas estará lotada no espaço à disposição para auxiliar em qualquer demanda que possa vir a surgir durante o evento.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Gasolina adulterada e postos interditados
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Vixe. Uma força-tarefa envolvendo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), a Polícia Militar e a Polícia Civil interditou dois postos de combustível no interior da Bahia flagrados vendendo gasolina com teor de etanol muito acima do permitido pela legislação, que é de, no máximo, 28%.
Em um dos postos interditados, em São Sebastião do Passé, foi identificado um tanque contendo gasolina aditivada com teor de etanol de 53%, e outro de gasolina comum com teor de 45%. O outro estabelecimento, em Alagoinhas, tinha um tanque de gasolina comum com teor de etanol de 42%.
Já um posto em Cruz das Almas foi autuado e sofreu interdição por irregularidades no volume dispensado por bico de abastecimento de diesel S10 comum. A cada 20 litros comercializados, na prática o posto estava fornecendo ao consumidor 19,5 litros.
A operação fiscalizou, na semana passada, 26 postos em Salvador, Candeias, Conceição do Jacuípe, Lauro de Freitas, Governador Mangabeira, Sapeaçu, Dias D’Ávila, Mata de São João, Feira de Santana, Camaçari, além de São Sebastião do Passé, Alagoinhas e Cruz das Almas.
Outros dez estabelecimentos foram autuados, sem interdições, por irregularidades como deixar de prestar informações ao consumidor, exibir marca comercial de distribuidor, mas com cadastro na ANP como bandeira branca, ou seja, sem parceria comercial, ausência de instrumento para o teste da qualidade dos combustíveis, que pode ser exigido pelo consumidor, e exibição de painel de preços em desacordo com a legislação. Foram coletadas 30 amostras de combustíveis para análise em laboratório pela ANP.
A equipe da Secretaria da Fazenda fez levantamentos de estoques dos combustíveis para posterior verificação e conferiu a regularidade das máquinas de cartão de crédito e débito.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Sefaz-BA
Governo do Estado antecipa salários de dezembro e decreta pontos facultativos para servidores
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Olha aí. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira, dia 18/12, a antecipação dos salários dos servidores estaduais. O Estado vai pagar a folha do Poder Executivo no dia 23 de dezembro, antecipando integralmente a remuneração dos servidores públicos (ativos, aposentados e pensionistas).
A antecipação beneficia o funcionalismo com pagamento antes das festas de fim de ano, mas também contribui para aquecimento da economia do estado nesse período. Já o pagamento do 13º salário será nesta sexta-feira (20/12). Com a antecipação da remuneração do mês de dezembro e o pagamento do 13º, o Governo do Estado vai injetar na economia baiana um montante total de 4,2 bilhões.
Os servidores que recebem os proventos pelo Banco do Brasil terão os valores na conta disponíveis para saque já no sábado, 21/12. Dia 23 o pagamento é recebido por quem fez portabilidade e recebe por outra instituição bancária.
Também foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta (18/12), o decreto de ponto facultativo para os servidores públicos, nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. “Para que todos possam aproveitar merecidamente os momentos de celebração”, ressaltou Jerônimo, na publicação. Os dias não trabalhados serão cumpridos mediante compensação de horas na jornada de trabalho semanal.
Vale ressaltar que os serviços essenciais serão mantidos nos dias de ponto facultativo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Ascom/Saeb
Agerba disponibiliza mais de 400 horários extras para Natal e Réveillon na Rodoviária
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Olha aí. Para quem for deixar a capital baiana no Natal e Réveillon, a Rodoviária de Salvador disponibilizou, desde a terça-feira, dia 17/12, 480 horários até o dia 31 de dezembro para atender a demanda de fim de ano.
A Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) estima que 353 mil passageiros passem terminal, o que registraria um aumento de 16,38% em relação ao mesmo período de 2023.
O órgão de regulação informa que os dias de maiores movimentos devem ser sexta-feira, dia 20/12 e sábado, dia 21/12, com previsão de 22 mil e 25 mil embarques, respectivamente, além de 18 mil e 20 mil desembarques.
Entre os destinos, o Recôncavo Baiano, cidades litorâneas e destinos tradicionais como Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Vitória da Conquista, Juazeiro, Irecê, Xique-Xique, Lençóis e Barreiras são os preferidos.
A orientação da Agerba é que, para evitar filas, os passageiros comprem as passagens antecipadamente pela internet ou telefone. Outro alerta é que cheguem ao terminal com 30 minutos de antecedência para evitar transtornos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Carol Garcia/GOVBA
Cidades da Bahia estão entre as mais quentes do Brasil; confira
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
Vixe. Três Municípios baianos figuram entre as 10 Cidades mais quentes do Brasil nas últimas 24 horas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Formosa do Rio Preto, localizada no extremo oeste da Bahia, ocupa o 4º lugar com 37.3°C. Barra, no Vale do São Francisco, está em 5º lugar com 36.9°C, enquanto Jeremoabo, no nordeste baiano, ocupa o 9º lugar com 36.7°C.
Além dessas, outras Cidade baianas aparecem no ranking das 30 mais quentes. Ibotirama, com 36.9°C, ocupa o 22º lugar, Guanambi, com 35.8°C, está em 23º, e Ribeira do Amparo, com 35.7°C, ocupa o 27º lugar.
As duas Cidades mais quentes do Brasil foram Jaguaribe, no Ceará, com 38.3°C, e Caicó, no Rio Grande do Norte, com 37.5°C. O ranking também conta com municípios do Piauí e Alagoas.
Apesar das altas temperaturas, não há alerta de onda de calor no País.
Confira o Ranking das Cidades Mais Quentes do Brasil:
- 1° Jaguaribe (CE) – 38.3°C
- 2° Caicó (RN) – 37.5°C
- 3° Corrente (PI) – 37.5°C
- 4° Formosa do Rio Preto (BA) – 37.3°C
- 5° Barra (BA) – 36.9°C
- 6° Piranhas (AL) – 36.9°C
- 7° Oeiras (PI) – 36.8°C
- 8° Pão de Açúcar (AL) – 36.8°C
- 9° Jeremoabo (BA) – 36.7°C
- 10° Piripiri (PI) – 36.7°C
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Ferry-Boat anuncia operação especial para Natal e Réveillon
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
Olha aí. O Sistema Ferry-Boat vai realizar uma operação especial para atender o aumento da demanda durante os períodos de Natal e Réveillon. A operação especial começa em 19 de dezembro e vai até 6 de janeiro de 2025. As saídas serão de hora em hora, das 5h às 23h30 de segunda a sábado, e das 6h às 23h30 aos domingos e feriados. Além disso, viagens extras serão oferecidas durante os horários de maior fluxo.
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do sistema, informou que reforçará a segurança, manutenção e limpeza nos terminais e embarcações. A empresa espera um aumento de 5% no número de usuários em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando mais de 423 mil pessoas e 64 mil veículos utilizaram o ferry.
Durante o Réveillon, a ITS irá oferecer viagens extras entre 30 e 31 de dezembro, das 5h às 23h30, para acomodar a alta demanda. Ao todo, sete embarcações estarão disponíveis: Anna Nery, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares.
Para facilitar o embarque, a ITS oferece aos usuários a opção de agendamento de transporte de veículos pelo Hora Marcada, disponível no site da Internacional Travessias e na plataforma ba.gov.br. Além disso, o Filômetro, disponível no portal da empresa, permite acompanhar o fluxo de veículos e as embarcações disponíveis em tempo real, ajudando os passageiros a escolher o melhor horário para embarcar.
A bilheteira do sistema permanece eletrônica, garantindo a venda de passagens conforme a capacidade das embarcações. O sistema de recarga do Ferrycard estará disponível em guichês especiais, com horários de atendimento de segunda a sexta-feira. Para caminhões e ônibus, a travessia estará suspensa durante os períodos de pico, exceto para veículos pesados transportando alimentos ou pacientes em tratamento médico.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Acidente entre carro e caminhão deixa mortos e feridos no Interior da Bahia
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
Misericórdia. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas após um acidente entre um carro e um caminhão no final da tarde de segunda-feira, dia 16/12, na BR-330, no trecho entre as Cidades de Jequié e Maracás, no sudoeste da Bahia.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), todas as vítimas estavam dentro do carro, Elas ficaram presas às ferragens e tiveram os corpos resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros.
As vítimas feridas foram socorridas e levadas para o Hospital Geral Prado Valadares.
De acordo com a PRE, o motorista do caminhão também ficou ferido. Ele foi encaminhado ao mesmo hospital, mas não há informações sobre o estado de saúde dele.
As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Adab prorroga prazo de declaração de rebanhos na Bahia; saiba até quando
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Atenção. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) anunciou, nesta segunda-feira, dia 16/12, a prorrogação do prazo para que os produtores rurais baianos realizem a atualização cadastral dos seus rebanhos. Os criadores tem até o dia 17 de janeiro para realizar a declaração, que é obrigatória.
O pecuarista que não realizar a atualização do cadastro terá a propriedade bloqueada e ficará impedido de transitar com os animais. “Por se tratar de algo novo, a primeira atualização cadastral desde a última campanha de vacinação, em abril, decidimos prorrogar por mais 30 dias o prazo”, explica o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.
Até domingo, dia 15/12, cerca de 70% dos criadores de bovinos em todo o estado já tinham realizado a declaração, que substitui as etapas de vacinação contra Febre Aftosa e intensifica a vigilância direcionada aos rebanhos existentes na prevenção de doenças.
A Bahia é reconhecida nacionalmente como Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação e busca o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que possibilitará a comercialização dos seus produtos pecuários em outros países.
A nova portaria, já publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), garante tempo suficiente para os criadores cumprirem as exigências de controle sanitário. Para isso, os produtores que ainda não realizaram a atualização cadastral devem procurar um dos 402 escritórios da Adab espalhados por todo o estado ou realizar a atualização via Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab), acessado através do site da Agência (www.adab.ba.gov.br).
Além do formulário de declaração dos rebanhos preenchido, é necessária a apresentação dos documentos do criador como o RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e documento da propriedade agropecuária.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Adab
Prefeitura reforça segurança para Natal no Centro Histórico com pórticos, monitoramento e forças de segurança
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Olha aí. A Prefeitura de Salvador está adotando diversas medidas para garantir a segurança de todos que visitarem a iluminação especial e a programação cultural do Natal no Centro Histórico. O esquema de segurança, que começou no início deste mês de dezembro, envolve diversas ações coordenadas entre diferentes órgãos municipais e estaduais, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro para soteropolitanos e turistas.
Uma das principais ações será a implantação de pórticos de segurança em pontos estratégicos, além do fechamento de acessos ao Centro Histórico para veículos, durante os horários de maior fluxo. A segurança será reforçada ainda com a contratação de uma equipe de segurança privada e a atuação intensificada da Guarda Civil Municipal (GCM), que contará com 60 agentes e apoio de viaturas e motos.
De acordo com Sérgio Freire, subprefeito do Centro Histórico, as forças de segurança se reuniram no início de dezembro para planejar as ações. “No último dia 3, reunimos todas as forças para tratarmos e planejarmos a segurança do Natal no Centro Histórico. Podemos verificar que a Guarda Municipal está atuando diariamente com oito viaturas, duas motos e 50 guardas. A Polícia Civil também está presente, com um delegado, um investigador e 15 agentes atuando todos os dias no circuito do Natal. Além disso, a Transalvador está cuidando do fechamento do trânsito e da instalação de barreiras fixas”, listou.
“As pessoas só poderão entrar após passar pelas barreiras de segurança, o que significa que teremos um Natal seguro. Não tenho dúvidas disso. A Prefeitura está pronta para atender, não apenas os soteropolitanos, mas também os turistas que estão vindo de outras cidades, estados e até do exterior para vivenciar o nosso Natal”, completou o subprefeito da região.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) também terá uma presença intensa na região, com mais de 100 policiais militares e viaturas para garantir a ordem durante os eventos. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contribuirá com apoio e recursos tecnológicos para o monitoramento da área. Detectores de metais e câmeras de segurança, que utilizam tecnologia de reconhecimento facial, serão instalados ao longo do Centro Histórico, permitindo maior controle sobre o público que circula no local.
“O esforço de policiamento desprendido para o Natal nada mais é que uma soma de esforços, que envolve o 18⁰ Batalhão de Polícia Militar e demais unidades de policiamento ostensivo. Tudo, com vistas a prover melhores condições de segurança pública no perímetro do Centro Histórico, com atenção às pessoas que irão frequentar o evento”, garantiu o tenente-coronel Gabriel Neto.
Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima mencionou a continuidade do planejamento que garantiu o sucesso da segurança no Natal do ano passado. “Este é o segundo ano que realizamos o evento na região, e, no ano passado, tivemos um grande sucesso, sem ocorrências relevantes. Estamos novamente com 60 agentes e uma operação que envolve a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública. A operação vai até 6 de janeiro, com um reforço nos finais de semana, quando há maior movimento. Contamos também com 80 câmeras de videomonitoramento, que cobrem toda a área do Centro Histórico”, informou.
O diretor de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães, ressaltou a importância de uma abordagem integrada para garantir um ambiente seguro para todos os visitantes. “O Natal de Salvador foi cuidadosamente planejado para garantir a segurança e o bem-estar de todos os visitantes. Realizamos uma força-tarefa conjunta, empenhados em proporcionar uma experiência única, com um sistema de segurança robusto e eficaz, que envolve desde o fechamento de acessos até a instalação de câmeras de segurança. A união entre os diversos órgãos da Prefeitura e a SSP-BA é fundamental para o sucesso desta operação, que transforma o Centro Histórico em um espaço ainda mais seguro e acolhedor para as famílias”, pontuou.
Atrações – O Natal Salvador 2024 foi oficialmente lançado na segunda-feira, dia 9/12, em uma cerimônia realizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, com a presença do prefeito Bruno Reis. A programação especial segue até o dia 6 de janeiro de 2025 e inclui diversas atrações culturais, como apresentações musicais, desfiles temáticos, visitas à Casa do Papai Noel, além de árvores e presépios gigantes espalhados pela cidade.
Entre os destaques, está o túnel cenográfico na Praça da Sé, o maior do Brasil, com 400 metros de extensão e 25 milhões de microlâmpadas, que sincronizam luzes e músicas natalinas. A Vila Natalina, na Praça Municipal, oferece barracas de artesanato, oficinas infantis e espaços para fotos. Também haverá projeções mapeadas nos prédios históricos, como o Palácio do Rio Branco e o Palácio Thomé de Souza, além de presépios gigantes e um circuito de presépios, incluindo uma exposição no Museu Eugênio Teixeira Leal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Secom PMS
Governador visita estandes dos 27 territórios de identidade da Bahia no último dia da 15ª Feira da Agricultura Familiar
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Marcou presença. No último dia da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no domingo, dia 15/12, o governador Jerônimo Rodrigues visitou os estandes dos 27 territórios de identidade da Bahia. Realizado no Parque Costa Azul, em Salvador, o evento recebeu mais de 40 mil pessoas e 600 expositores de todo o Nordeste.
Bacia do Paramirim, Litoral Sul, Médio Rio de Contas, Bacia do Corrente, Itaparica, são alguns dos territórios que contam com uma variedade de produtos: iogurte de frutas, mel, cachaça, chocolate, sabonetes, biscoitos e muito mais. Tudo feito por agricultores familiares, que encontram na feira, um espaço importante para a divulgação e aumento das vendas.
Para o governador, esse é um momento de comemoração para a agricultura familiar. “Uma feira como essa traz na sua identidade um projeto de desenvolvimento e sustentabilidade. Qualquer produto comercializado por estas mãos são os mesmos que vão para a mesa de quem produziu, então não corre risco nenhum de ter agrotóxico. É seguro. É uma alegria muito grande estar de volta hoje”, disse.
Além dos estandes territoriais, a Feira também conta com as Tendas Quilombola, Indígena e da Economia Solidária, oferecendo peças que celebram as raízes culturais da Bahia. Cocares, biojoias, cerâmicas e acessórios feitos de palha e sementes sustentáveis são apenas alguns exemplos do que estará disponível para compra, conectando o público à ancestralidade e tradição dos povos baianos.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, fez um breve balanço sobre o evento. “Já podemos dizer que a feira foi um sucesso. Recebemos cerca de 40 mil pessoas em cinco dias de evento. São 600 expositores espalhados em ambientes diferentes. Temos um espaço só dos 27 territórios de identidade e nove de outros estados do Nordeste. Essa capacidade larga que a agricultura familiar tem de produzir alimentos saudáveis e com qualidade, já chama a atenção do público. Foram mais de cinco mil produtos ofertados pra esse grande encontro entre quem produz e quem consome, em um espaço democrático e de fácil acesso”, afirmou.
A programação encerrou às 22h do domingo. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), o evento conta com o apio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: GOVBA
Os sabores e a tradição do interior invadem a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
domingo, 15 de dezembro de 2024
Só coisa boa. Os sabores de toda Bahia estão reunidos nas duas praças gastronômicas da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo, dia 15/12, no Parque Costa Azul, em Salvador. O visitante vai encontrar na Feira um cardápio variado, com pratos tradicionais como a carne do sol e o cuscuz, mas também outras inúmeras opções, a exemplo do hambúrguer de camarão e do macarrão feito à base de aipim ou beterraba.
Para abrir o apetite antes do almoço não faltam opções de cachaças, mas se o pedido for um petisco, as cervejas artesanais de licuri, umbu, caju e cacau são o acompanhamento perfeito. Andreia Moreira veio almoçar na Feira, pela segunda vez somente nesta edição, e se apaixonou pelo sarapatel de bode. “Depois do sarapatel da minha avó, esse é o melhor que já experimentei. Está simplesmente delicioso, bem temperado e muito bem servido”, disse a auxiliar administrativa, relembrando as conversas na cozinha da matriarca da família.
Já o professor Elder Maia pediu uma galinha caipira com pirão e disse que o atendimento na praça gastronômica deixou a experiência ainda mais gostosa. “A gente sente a alegria das agricultoras em nos servir, elas preparam a comida com um sorriso no rosto, felizes em estar na Feira expondo seus produtos e o seu trabalho. E o sabor dos pratos é maravilhoso, só podia ser coisa do interior mesmo!”.
Para a sobremesa, a dica é saborear os sorvetes e picolés de frutas típicas como umbu, maracujá da Caatinga e licuri, mas também tem rapadura, doces, geleias e, claro, o chocolate da Bahia, que já é sucesso mundial. São mais de quatro mil produtos de todas as regiões da Bahia e dos estados do Nordeste, representados na III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, mais uma novidade desta edição.
A Feira é realizada anualmente pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: CAR

