CIDADES
Embaixador de Cuba participa de ato de solidariedade em Salvador na segunda-feira (15)
terça-feira, 9 de junho de 2026
Olha aí. O embaixador de Cuba no Brasil, Victor Cairo, vai participar do Ato Político-Cultural de Solidariedade a Cuba, que será realizado na segunda-feira (15/6), às 18h, em Salvador. O evento deve reunir representantes da comunidade acadêmica, lideranças políticas e integrantes de organizações voltadas à cooperação internacional e à promoção da paz.
Também estão confirmadas as presenças do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez; do reitor eleito da instituição para o próximo quadriênio, João Carlos Salles; do analista internacional Breno Altman; da diretora de Relações Internacionais do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes; e da deputada federal Alice Portugal, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba.
Os participantes discutirão a situação econômica e social de Cuba, com foco nos impactos das sanções e restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos ao país ao longo das últimas décadas. Os organizadores defendem o fortalecimento de ações de solidariedade internacional e a ampliação do debate sobre os desafios enfrentados pela população cubana.
O ato é aberto ao público e integra uma agenda de mobilização em defesa da cooperação entre os povos e do diálogo internacional.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ricardo Stuckert/PR
Salvador reforça combate à dengue a partir desta segunda-feira (8); confira estratégia
segunda-feira, 8 de junho de 2026
Olha aí. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará a partir desta segunda-feira (8/6) uma nova etapa das ações preventivas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nas localidades com maior incidência de arboviroses na capital baiana, será feita a aplicação espacial de inseticida por meio de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) acoplados a veículos, popularmente conhecidos como carros de fumacê.
A ação integra um conjunto de medidas de vigilância e controle vetorial desenvolvidas pela Prefeitura para reduzir a circulação do mosquito e reforçar a proteção da população diante do cenário epidemiológico atual. A iniciativa será realizada em conjunto com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Na primeira etapa, de segunda até a próxima sexta-feira (12), a aplicação ocorrerá em bairros distribuídos por diferentes distritos sanitários da cidade, entre eles Periperi, Praia Grande, Rio Sena, Fazenda Coutos, Coutos, Valéria, Paripe, Cajazeiras, Nazaré, Comércio, Bonfim, Calabar e Tororó.
As atividades serão realizadas nos horários de maior atividade do vetor, concentrando-se na madrugada, entre 4h e 8h, e no final da tarde, após as 17h.
Além dos carros de fumacê,, as ações serão reforçadas durante o dia, quando agentes de combate às endemias percorrerão as localidades para eliminar criadouros e realizar a aplicação direcionada do inseticida em áreas estratégicas.
Durante a passagem dos veículos, a orientação é de que os moradores evitem a exposição direta ao inseticida até a aplicação ser finalizada.
Estratégia de prevenção
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, afirma que a medida faz parte de uma estratégia contínua de prevenção e cuidado com a população.
“Essa é uma estratégia importante para reduzir a circulação do mosquito e proteger a população contra dengue, zika e chikungunya. Nosso compromisso é atuar de forma antecipada, fortalecendo a vigilância e cuidando das pessoas por meio de ações que contribuam para evitar novos casos dessas doenças. Mas é importante lembrar que o enfrentamento ao mosquito também depende da participação da população, eliminando possíveis criadouros dentro de casa e em áreas comuns”, aponta o titular da SMS.
A diretora de Vigilância à Saúde da pasta, Andrea Salvador, reforça que a principal batalha contra o mosquito continua acontecendo dentro dos imóveis.
“Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti identificados em Salvador estão localizados em ambientes intradomiciliares. Isso significa que a maior parte dos criadouros está dentro das residências, em recipientes que acumulam água e muitas vezes passam despercebidos. O fumacê é uma ferramenta importante para reduzir a população de mosquitos adultos, mas a eliminação dos criadouros continua sendo a medida mais eficaz para interromper a transmissão da dengue, zika e chikungunya”, explica.
A gestora também orienta a população a acionar o Fala Salvador 156 sempre que identificar terrenos abandonados ou situações que possam favorecer a proliferação do mosquito.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Secom
Novo terminal de ônibus em Salvador começa a operar e altera linhas para a Lapa
domingo, 7 de junho de 2026
Olha aí. O sistema de transporte público de Salvador ganhou um novo ponto de embarque e desembarque no sábado (6/6). Localizado no Subúrbio Ferroviário, o Terminal Mané Dendê começará a funcionar inicialmente em caráter experimental, atendendo passageiros dos bairros de Rio Sena e Alto da Terezinha.
A ativação do equipamento traz mudanças na operação de linhas que seguem em direção à Estação da Lapa. A principal alteração é a substituição da linha Alto da Terezinha x Lapa por um novo serviço, que terá o Terminal Mané Dendê como origem e passará pela região da Pajussara antes de chegar ao centro da cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a nova estrutura foi criada para reorganizar a circulação dos ônibus na região e ampliar a integração entre os bairros do entorno. Durante os primeiros dias de funcionamento, técnicos da pasta acompanharão a operação para avaliar a necessidade de ajustes.
Mesmo com a inauguração do novo terminal, outros equipamentos continuarão em atividade. O Terminal da Terezinha seguirá recebendo os coletivos normalmente, enquanto o terminal localizado em Rio Sena permanecerá operando em horários específicos da manhã para atender a demanda dos primeiros passageiros do dia.
As viagens extras saindo diretamente de Rio Sena serão mantidas durante os dias úteis e aos sábados, garantindo reforço no atendimento antes do início da operação completa das demais linhas. Já aos domingos, esse serviço não será realizado.
Além das alterações nos trajetos com destino à Lapa, os ônibus que ligam Rio Sena e Mirantes de Periperi ao Bairro de Ondina continuarão circulando sem mudanças.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Semob
Eventos juninos, religiosos e esportivos alteram trânsito em Salvador neste fim de semana; confira
sábado, 6 de junho de 2026
Com a chegada de junho, Salvador recebe uma série de eventos juninos, religiosos e esportivos que vão provocar alterações temporárias no trânsito em diferentes regiões da cidade. A Transalvador divulgou um cronograma de interdições, barreiras e desvios para garantir a segurança dos participantes e a fluidez do tráfego.
Entre os destaques estão o Arraiá da Prefs 2026, com bloqueios no Centro Histórico até 23 de junho, o Desfile do Bandeirão da Copa 2026 e o Arrastão Se Bulindo, ambos neste sábado (6/6), além de corridas de rua e celebrações religiosas programadas para domingo (7/6).
As mudanças atingem Bairros como Centro, Bonfim, Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina, Costa Azul, Boca do Rio, Graça e Barbalho, com interdições totais ou parciais em horários específicos.
CONFIRA:
Arraiá da Prefs 2026 (4 a 23 de junho)
Interdição diária das 18h às 23h59:
- Rua Chile
- Rua da Misericórdia
- Praça da Sé
- Barreiras móveis poderão ser instaladas:
- Praça Castro Alves x Rua Ruy Barbosa
- Rua Chile x Rua do Tesouro
- Avenida Sete x Praça Castro Alves (Sulacap)
SÁBADO (6)
Desfile do Bandeirão da Copa 2026
A partir das 15h
Interdição progressiva:
- Rua Monsenhor Basílio Pereira
- Praça Irmã Dulce
- Avenida Dendezeiros do Bonfim
- Ladeira do Bonfim
- Largo do Bonfim
Arrastão Se Bulindo
A partir das 12h
Interdição progressiva da faixa da direita:
- Largo da Quitandinha
- Rua dos Adobes
- Praça dos Quinze Mistérios
- Rua dos Marchantes
- Largo da Cruz do Pascoal
- Rua Direita de Santo Antônio
- Largo de Santo Antônio Além do Carmo
DOMINGO (7)
PET na Pista e Corrida Solidária da UFBA
Das 6h às 8h
Interdição na Avenida Oceânica entre:
- Avenida Milton Santos (Monumento Meninas do Brasil)
- Farol da Barra
Trechos com bloqueios parciais
- Largo do Lamarão até Rua José Sátiro de Oliveira
- Rua Morro do Escravo Miguel até Avenida Milton Santos
- Rua Carlos Chiacchio até Rua Arthur Neiva
Desvios
- Avenida Sete para Rua Afonso Celso
- Avenida Almirante Marques de Leão para Rua Dias d’Ávila
- Avenida Oceânica para Avenida Milton Santos
Corrida da Bamor
Das 5h30 às 8h30
- Interdição da Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã:
- Trecho entre o Jardim de Alah e a Arena Canto da Cidade
Desvio para quem segue em direção a Itapuã
- Retorno do McDonald’s (Jardim de Alah)
- Rua Arthur de Azevedo Machado
- Rua Edístio Pondé
- Avenida Tancredo Neves
- Avenida Luís Viana Filho (Paralela)
- Avenida Professor Pinto de Aguiar
- Rua Carimbamba
- Retorno à Avenida Octávio Mangabeira
Carreata de Santo Antônio
A partir das 10h
Interdição progressiva em uma faixa de tráfego.
- O percurso passa por:
- Santo Antônio Além do Carmo
- Barbalho
- Soledade
- Estrada da Rainha
- Baixa de Quintas
- Retorno ao Santo Antônio Além do Carmo
Lavagem das Escadarias da Igreja de Santo Antônio
A partir das 10h
Interdição total no Largo de Santo Antônio Além do Carmo.
Interdição progressiva da faixa da direita:
- Largo da Quitandinha
- Rua dos Adobes
- Praça dos Quinze Mistérios
- Rua dos Marchantes
- Largo da Cruz do Pascoal
- Rua Direita de Santo Antônio
- Largo de Santo Antônio Além do Carmo
Trezena de Santo Antônio
A partir das 15h
Interdição progressiva em uma faixa de tráfego:
- Praça Santo Antônio da Barra
- Ladeira da Barra
- Porto da Barra
- Rua Afonso Celso
- Rua Marquês de Caravelas
- Alameda Antunes
- Avenida Princesa Isabel
- Avenida Princesa Leopoldina
- Largo da Graça
- Rua da Graça
- Largo da Vitória
- Retorno pela Ladeira da Barra até a Igreja Santo Antônio da Barra.
A recomendação da Transalvador é que motoristas evitem as áreas dos eventos nos horários dos bloqueios e utilizem rotas alternativas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Transalvador
São João: Abertura do Arraiá da Prefs reúne famílias e turistas no Centro Histórico
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Já começou. O Centro Histórico de Salvador entrou oficialmente no clima dos festejos juninos nesta quinta-feira (4/6), com a abertura do Arraiá da Prefs 2026 – Do Nosso Jeito e Do Nosso Coração. Com muita música, apresentações culturais, cortejo temático e uma cenografia especial, o evento reuniu moradores e turistas na Rua Chile e na Praça Municipal, marcando o início de 12 dias de programação gratuita dedicada à valorização das tradições nordestinas.
Promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o Arraiá da Prefs segue até o dia 23 de junho, com atrações espalhadas por diversos pontos do Centro Histórico.
Durante a abertura, a vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a proposta de transformar o coração da cidade em um grande arraial para toda a família. Segundo ela, a iniciativa busca trazer para a capital a atmosfera típica das cidades do interior durante o São João, com aulas de forró, gastronomia regional, artesanato, cortejos culturais e atrações voltadas ao público infantil.
“A gente está tomando o Centro Histórico para trazer a população para cá. É uma oportunidade de valorizar nossos artistas e fortalecer esse espaço tão importante para Salvador”, afirmou. Ana Paula também ressaltou uma das novidades desta edição: a instalação de telões para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, permitindo que o público acompanhe as partidas sem abrir mão da programação junina.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Alexandre Reis, destacou que o evento amplia a tradição do São João familiar e pé de serra no Centro Histórico. “Neste ano, o Arraiá da Prefs ganhou uma semana a mais de programação e acontece em sintonia com a Copa do Mundo. Tem tudo para ser mais um grande sucesso”, disse.
A programação foi aprovada pelo público presente. A aposentada Heide dos Santos Santana, de 64 anos, moradora do Barbalho, elogiou a iniciativa. “É uma alegria poder aproveitar uma festa que reúne cultura, tradição e famílias em um ambiente agradável. Está tudo muito bonito”, afirmou.
Turistas também aprovaram o evento. O advogado André Luiz Santos Miranda, de 42 anos, visitante de São Paulo, destacou a organização e a ambientação da festa. “O Centro Histórico está muito bonito e com uma programação que valoriza a cultura nordestina. É uma experiência que nos leva ao interior dos estados nordestinos mesmo estando em uma capital”, comentou.
A cenografia foi um dos destaques da abertura. De acordo com o diretor de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, o projeto inclui mais de três mil metros de gambiarras luminosas, corredor de bandeirolas e iluminação especial para criar um ambiente acolhedor e reforçar a identidade junina do espaço.
“Estamos utilizando a luz como elemento de cultura para valorizar ainda mais o Centro Histórico e proporcionar uma experiência única para moradores e visitantes”, ressaltou.
Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, o evento consolida Salvador como destino também dos festejos juninos. “A Prefeitura já tem um São João para chamar de seu. É um São João raiz, voltado para as famílias, que ocupa o Centro Histórico com música, dança, cultura popular e atividades para todas as idades”, afirmou.
A abertura contou ainda com o Cortejo Junino “Um Cordel de Amor no Arraiá da Prefs”, inspirado na obra do mestre Bule Bule. Com mais de 150 artistas, o espetáculo levou música, dança e manifestações da cultura popular à Rua Chile, dando início a uma programação que seguirá até a véspera de São João.
*Programação* – O Arraiá da Prefs segue até o dia 23 de junho com atrações gratuitas no Centro Histórico. A programação inclui shows de forró, cortejos juninos, apresentações de quadrilhas, samba junino, aulas de dança, feira de economia criativa, vila gastronômica, fazendinha infantil e espaços instagramáveis.
Além da Rua Chile e da Praça Municipal, os festejos também chegam à Baixa dos Sapateiros, Praça da Sé e Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Entre as novidades deste ano estão a Estação São Pedro, a Quermesse Feira Elabore, a Rota Gastronômica Sabores do Interior e a transmissão dos jogos da Copa do Mundo em telões instalados no Centro Histórico e em bairros da cidade.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Igor Santos / Secom PMS
Salvador promove mutirão de triagem para cirurgias eletivas no Hospital Municipal
quinta-feira, 4 de junho de 2026
Olha aí. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (5/6) uma triagem para cirurgias eletivas de cirurgia geral no Hospital Municipal de Salvador, localizado em Cajazeiras/Boca da Mata. O atendimento começa às 7h e será feito por ordem de chegada.
Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para pacientes com idade entre 15 e 65 anos. A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura para ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos e reduzir o tempo de espera na rede municipal de saúde.
Durante a triagem, serão avaliados casos de lesões de pele com necessidade de biópsia ou retirada, além de pacientes com lipomas, cistos sebáceos e cistos sinoviais no punho.
Os pacientes passarão por avaliação clínica realizada por uma equipe especializada, que ficará responsável por identificar a necessidade do procedimento e encaminhar os casos aptos para a programação cirúrgica.
A SMS orienta que os interessados levem exames laboratoriais e de imagem já realizados, como ultrassonografias, para auxiliar na análise médica e agilizar o processo de encaminhamento para a cirurgia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom SMS
Alerta de queda de temperatura atinge Salvador e mais 370 Cidades baianas
quinta-feira, 4 de junho de 2026
Vixe. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para queda de temperatura em 371 Municípios baianos. O aviso, classificado como de perigo potencial, começa a valer nesta quinta-feira (4/6) e segue até as 12h de sábado (6/6).
De acordo com o órgão, as cidades afetadas podem registrar declínio de temperatura entre 3°C e 5°C, condição que representa leve risco à saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis. Entre as principais cidades incluídas no alerta estão Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Amargosa e Ilheus. As áreas afetadas abrangem regiões do Vale São-Franciscano, Nordeste Baiano, Extremo Oeste, Recôncavo Baiano, Região Metropolitana de Salvador, Centro-Norte e Sul da Bahia.
O Inmet destaca que a mudança nas condições climáticas exige atenção, principalmente durante as primeiras horas da manhã e à noite, quando as temperaturas tendem a ficar mais baixas.
Paralelamente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) renovou o alerta meteorológico para Salvador e parte do litoral baiano até sexta-feira (5/6), devido à previsão de continuidade das chuvas. O aviso também abrange municípios da Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Litoral Norte, reforçando o cenário de atenção para as condições climáticas em diversas regiões do Estado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Feriado de Corpus Christi: Mercados estaduais e Ceasa terão fechamento antecipado na quinta-feira (4)
quarta-feira, 3 de junho de 2026
Atenção. Em virtude do feriado Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4/6), os equipamentos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) terão alterações no horário de encerramento. O Centro Gemológico da Bahia (CGB) e o Museu Geológico da Bahia (MGB) vão suspender as atividades na quinta (4) e na sexta-feira (5), com o CGB retornando às suas atividades na segunda-feira (8), já o MGB funcionará normalmente no final de semana.
Confira abaixo os horários:
CEASA
04/06 – FECHAMENTO ANTECIPADO
Abertura: 5h
Fechamento: 13h
MERCADO OGUNJÁ
04/06 – FECHAMENTO ANTECIPADO
Abertura: 6h
Fechamento: 13h
MERCADO DE PARIPE
04/06 – FECHAMENTO ANTECIPADO
Abertura: 6h
Fechamento: 14h
MERCADO DA SETE PORTAS
04/06 – FECHAMENTO ANTECIPADO
Abertura: 6h
Fechamento: 13h
MERCADO DO RIO VERMELHO
04/06 – FECHAMENTO ANTECIPADO
Boxes: 07h às 14h
Praça de Alimentação: 07h às 16h
MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA
04 E 05/06 – FECHADO
06 E 07/06 – ABERTO
CENTRO GEMOLÓGICO DA BAHIA
04 E 05/06 – FECHADO
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SDE
TCM determina suspensão de contratos do São João de Irecê e questiona gastos de mais de R$ 10 milhões
quarta-feira, 3 de junho de 2026
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) determinou a suspensão cautelar de contratos firmados pela Prefeitura de Irecê para o São João de 2026 que apresentem valores acima dos parâmetros considerados adequados pelos órgãos de controle. A medida atende a uma representação do Ministério Público da Bahia (MP), que questiona gastos de R$ 10,215 milhões com atrações artísticas para os festejos juninos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do órgão.
Segundo o Ministério Público, o valor destinado às contratações corresponde a 10,67% da receita corrente própria do município, estimada em R$ 95,6 milhões para 2026. A promotoria aponta indícios de sobrepreço nos cachês, falta de transparência e incompatibilidade dos gastos com a realidade financeira da cidade.
A representação foi apresentada pela 6ª Promotoria de Justiça de Irecê, que identificou possíveis irregularidades na contratação de atrações para o chamado “São João do Século”. De acordo com a análise técnica, alguns cachês estariam entre 22,29% e 71,06% acima dos valores considerados adequados.
Para embasar os questionamentos, o MP utilizou como referência a Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, produzida por órgãos de controle e fiscalização. O documento estabelece que os cachês contratados para os festejos juninos devem ser comparados à média dos valores praticados pelos artistas entre maio e julho de 2025, com correção pela inflação medida pelo IPCA.
Entre os artistas anunciados para a festa estão Ana Castela, Wesley Safadão, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Nattan, Michel Teló, Henry Freitas, Menos é Mais, BaianaSystem e Dorgival Dantas.
MP aponta inconsistências nos gastos
Além dos valores destinados aos festejos, o MP destacou a existência de pendências financeiras do município, incluindo débitos com a Neoenergia e parcelamentos junto à Receita Federal. A promotoria também citou indicadores sociais e de serviços públicos para questionar a prioridade dada aos gastos com o evento.
O Ministério Público informou ainda que, em maio, encaminhou uma recomendação à Prefeitura de Irecê pedindo maior razoabilidade nas contratações artísticas. Segundo a promotoria, o município respondeu de forma genérica, afirmando ter seguido as orientações, mas sem apresentar comprovações. Ainda de acordo com o órgão, os documentos enviados pela gestão demonstrariam o descumprimento dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos de controle, o que motivou o ajuizamento da representação.
Prefeitura terá de apresentar documentos
Além da suspensão dos contratos considerados irregulares, o TCM notificou o prefeito Murilo Franca Paiva Silva e as empresas contratadas para que apresentem defesa e encaminhem documentação relacionada às contratações. Entre os documentos solicitados estão contratos, comprovantes de eventuais pagamentos já realizados e informações sobre a disponibilidade orçamentária para custear os festejos. O pedido também abrange contratações que eventualmente não tenham sido registradas no Painel Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
A medida cautelar permanecerá em vigor até o julgamento definitivo do processo pelo tribunal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Prefeitura de Irecê
São João promovido pelo Governo do Estado em Salvador terá nomes como Alceu Valença e Geraldo Azevedo
terça-feira, 2 de junho de 2026
Vem aí. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Dorgival Dantas, Mestrinho, Falamansa, Limão com Mel, Del Feliz e Mastruz com Leite estão entre os grandes nomes que vão embalar o São João da Bahia 2026 na capital. Além dos tradicionais circuitos do Pelourinho, Largo do Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, a programação alcança também os Bairros de Paripe, Periperi, Liberdade, Nordeste de Amaralina e Itapuã, levando grandes atrações para mais perto do público. A proposta é fazer com que os baianos possam participar da festa perto de casa, reduzindo deslocamentos e ampliando a circulação de renda nos próprios territórios.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), o São João da Bahia 2026 foi lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues, na última sexta-feira (29/5), em Paulo Afonso, e chegará a mais de 280 municípios, nos 27 Territórios de Identidade durante as celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro. A ampliação dos pólos de festa fortalece as tradições populares e impulsiona a economia local, fomentando diversos setores como turismo, comércio, alimentação, hospedagem.
De acordo com o superintendente da Sufotur, Gustavo Stelitano, o objetivo é preservar a essência popular do São João e ampliar seus benefícios econômicos. “Estamos fortalecendo os festejos comunitários, levando a festa para mais perto das pessoas e estimulando a circulação de renda nas localidades. Isso beneficia diretamente ambulantes, pequenos comerciantes, bares, restaurantes e prestadores de serviço”, destacou.
A estrutura da festa contará ainda com uma ampla operação integrada de serviços públicos. A Sufotur atuará em conjunto com os órgãos que compõem o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coordenado pela Secretaria da Segurança Pública, reunindo instituições estaduais, federais e municipais para garantir suporte nas áreas de segurança, saúde, direitos humanos e atendimento ao público durante todo o período dos festejos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: ilustrativa – Feijão Almeida/GOVBA
Salvador ganha nova linha de ônibus complementar
segunda-feira, 1 de junho de 2026
Novo roteiro. Os moradores de Vila Canária, em Salvador, passam a contar com uma nova opção de transporte público a partir desta segunda-feira, dia 1º de junho. A linha L308 – Vila Canária x Centro de Convenções entra em operação conectando o bairro à orla da capital, com destino ao Centro de Convenções Salvador. O serviço será realizado pelo Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec).
A nova linha foi criada para ampliar a oferta de transporte na área e facilitar o acesso dos passageiros a diferentes áreas da Cidade. No sentido Centro de Convenções, o percurso passará por vias importantes, como as avenidas Aliomar Baleeiro, Ulysses Guimarães, Luís Viana Filho (Paralela), Professor Pinto de Aguiar e Octávio Mangabeira.
Na volta para Vila Canária, os veículos circularão pelas avenidas Paranhos Montenegro, Octávio Mangabeira, Professor Pinto de Aguiar, Ulysses Guimarães, Cardeal Avelar Brandão Villela e Aliomar Baleeiro, entre outras vias do trajeto. A medida busca oferecer uma ligação direta entre o bairro e a região da orla, reduzindo a necessidade de integrações para parte dos usuários.
Bairro passa a contar com três linhas
Com a implantação da L308, Vila Canária passa a ser atendida por três linhas: 1338 – Estação Pirajá x Vila Canária, L307 – Dom Avelar/Vila Canária x Aeroporto e L308 – Vila Canária x Centro de Convenções. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), equipes estarão no bairro nos primeiros dias de funcionamento para orientar os passageiros sobre o novo serviço.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/Semob
Vacinação contra gripe é liberada para todos a partir desta segunda (1) em Salvador
segunda-feira, 1 de junho de 2026
Abra o olho. A vacinação contra a gripe (Influenza) será ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade em Salvador nesta segunda-feira (1º). A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios e da baixa cobertura vacinal.
A decisão foi tomada em meio ao crescimento dos casos de síndromes respiratórias na capital e em outras regiões do país, especialmente entre crianças. A expectativa é ampliar a proteção da população, reduzir casos graves da doença e diminuir a pressão sobre as unidades de saúde.
Vacina estará disponível em diversos pontos
A imunização poderá ser feita em qualquer uma das 162 unidades de saúde de Salvador, além da sala e do Centro de Vacinação do Salvador Shopping e do posto instalado no Home Center Ferreira Costa, na Avenida Paralela. A ampliação da campanha ocorre após o Dia D de vacinação realizado no sábado (30/5).
Grupos vulneráveis seguem em alerta
Embora a vacina esteja liberada para todos acima de seis meses, crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades continuam sendo os grupos com maior risco de complicações causadas pela gripe. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e, preferencialmente, o cartão de vacinação.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Bruno Concha/Secom PMS
Começa Trezena de Santo Antônio; confira programação em Salvador
segunda-feira, 1 de junho de 2026
Tradição e fé. A tradicional Trezena de Santo Antônio Além do Carmo teve início no domingo (31/5), no Centro Histórico de Salvador. A celebração, que antecede o Dia de Santo Antônio, segue até 13 de junho e deve reunir milhares de fiéis, peregrinos e turistas no bairro que leva o nome do santo.
Neste ano, a programação tem como tema “Santo Antônio, o santo mais querido do Brasil!” e conta com missas, bênçãos especiais e momentos de oração ao longo dos 13 dias de festividades.
A abertura foi marcada pela peregrinação “Caminho de Antônio”, que saiu da Igreja de Santo Antônio da Barra em direção ao Santuário de Santo Antônio Além do Carmo. Após a caminhada, os participantes acompanharam uma missa e a bênção dos peregrinos.
Celebrações e bênçãos temáticas
Durante a trezena, cada noite será conduzida por padres e autoridades religiosas convidadas, que abordarão temas ligados à fé cristã, à Eucaristia e à participação dos fiéis na vida da Igreja.
A programação também inclui bênçãos voltadas para diferentes públicos, como pais, mães, crianças, jovens, famílias, enfermos, comerciantes, artistas, avós, namorados e noivos.
Além das celebrações religiosas, a paróquia promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos destinados a ações assistenciais desenvolvidas pela comunidade.
Encerramento no Dia de Santo Antônio
As homenagens ao santo serão encerradas em 13 de junho, data dedicada a Santo Antônio. A programação prevê alvorada festiva, missas ao longo de todo o dia, procissão pelas ruas dos bairros de Santo Antônio e Barbalho e a tradicional bênção dos pães.
Considerado um dos momentos mais aguardados da festa, o rito simboliza a partilha e a providência divina, tradição que atrai devotos de diversas partes da capital baiana.
A celebração será encerrada com a bênção de Santo Antônio para a abertura da Copa do Mundo.
Programação da Trezena de Santo Antônio Além do Carmo 2026
1º de junho (segunda-feira)
- 19h: Bênção dos Pais
- Tema: “A Missa é o memorial do Mistério Pascal de Cristo”
- Pregador: Pe. Lázaro Silva Muniz
2 de junho (terça-feira)
- 19h: Bênção das Mães
- Tema: “Por que ir à missa aos domingos?”
- Pregador: Pe. Antônio Jorge
3 de junho (quarta-feira)
- 19h: Bênção das Crianças
- Tema: “Ritos iniciais: Não cheguem à Missa em cima da hora”
- Pregador: Dom Marco Eugênio
4 de junho (quinta-feira – Corpus Christi)
- 9h: Missa Solene na Catedral Basílica
- Bênção do Santíssimo no Santuário
- 19h: Bênção da Água
- Tema: “O pecado rompe a relação com Deus e com os outros”
- Pregador: Pe. Jonathan de Jesus da Silva
5 de junho (sexta-feira)
- 19h: Bênção dos Artistas
- Tema: “Glória: escola de oração”
- Pregador: Pe. José Carlos Ferreira Santana
6 de junho (sábado)
- 19h: Bênção das Chaves
- Tema: “Coração aberto para receber a Palavra de Deus”
- Pregador: Pe. Ariobaldo Borges Alves
7 de junho (domingo)
- 8h: Missa Paroquial
- 10h: Carreata pelas ruas da paróquia
- 19h: Bênção dos Avós
- Tema: “O Evangelho: é Cristo quem fala”
- Pregador: Dom Esmeraldo Barreto de Farias
8 de junho (segunda-feira)
- 19h: Bênção dos Jovens
- Tema: “Creio, mas aumenta a minha fé”
- Pregador: Pe. Jorge Bonfim Costa
9 de junho (terça-feira)
- 19h: Bênção da Família
- Tema: “Jesus precisa do nosso pouco”
- Pregador: Pe. Gil André Peixinho Vieira
10 de junho (quarta-feira)
- 19h: Bênção dos Enfermos
- Tema: “A oração eucarística: sacrifício gratuito de Cristo”
- Pregador: Pe. Adilton Pinto Lopes
11 de junho (quinta-feira)
- 19h: Bênção dos Comerciantes e Empresas
- Tema: “Consciência de ser filho de Deus”
- Pregador: Pe. Lucas Sena
12 de junho (sexta-feira)
- 19h: Bênção dos Noivos e Namorados
- Tema: “A Eucaristia nos fortalece e nos faz dar fruto”
- Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas
13 de junho (sábado – Festa de Santo Antônio)
- 5h30: Alvorada
- 6h: Missa Paroquial (Pe. Jailson Jesus dos Santos)
- 7h30: Missa Paroquial (Pe. Valmiro Cerqueira Santiago)
- 9h: Missa Paroquial (Pe. Lafaiete Santana de Sá)
- 10h30: Missa Paroquial (Pe. Geovane Santos Ferreira)
- 12h: Missa Paroquial (Pe. Lucas Gonçalves Almeida da Silva)
- 15h30: Missa Festiva (Dom Gabriel dos Santos Filho)
- 17h: Procissão pelas ruas de Santo Antônio e Barbalho
- 19h: Bênção de Santo Antônio para abertura da Copa do Mundo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Amanda Oliveira/Divulgação
Tragédia na Bahia: Acidente deixa vários mortos e feridos em rodovia federal
segunda-feira, 1 de junho de 2026
Misericórdia. Pelo menos 16 pessoas morreram após uma colisão frontal entre um caminhão e uma van na BR-116, na tarde de domingo (31/5). As informações foram atualizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a PRF, o acidente foi registrado por volta de 16h40, no km 506 da rodovia. O trecho está na área do Município de Santa Terezinha, a 109 km de Feira de Santana.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus foi acionado para a remoção dos corpos e realização da perícia no local.
De acordo com a PRF, as mortes foram provocadas por uma colisão frontal envolvendo um caminhão e uma van. Ainda não há informações sobre a motivação do acidente. A corporação também não informou a origem e o destino dos veículos envolvidos na tragédia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
Três apostas da Bahia acertam a quina da Mega-Sena e levam mais de R$ 30 mil
domingo, 31 de maio de 2026
Grana no bolso. Três apostas feitas na Bahia acertaram cinco das seis dezenas do concurso 3013 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado (30/5), e garantiram prêmio de R$ 33.161,69 cada.
Os bilhetes premiados foram registrados nos Municípios de Barrocas, Presidente Tancredo Neves e Ribeira do Pombal.
Em todo o país, 46 apostas acertaram a quina e receberam o mesmo valor. Já a quadra teve 2.918 apostas vencedoras, com prêmio individual de R$ 861,70.
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas e o prêmio principal acumulou. Com isso, a estimativa da Caixa é de que o próximo concurso pague R$ 16 milhões.
O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado na terça-feira (2/6). As apostas podem ser feitas nas lotéricas credenciadas ou pelo portal das Loterias Caixa.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Gastos com festejos juninos de 2026 serão abertos à consulta pública no dia 1° de junho
domingo, 31 de maio de 2026
Dinheiro público. Os dados referentes aos investimentos realizados pelo Estado e Municípios baianos nos festejos juninos deste ano estarão disponíveis para consulta da população a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho, por meio do ‘Painel de Transparência dos Festejos Juninos’ do Ministério Público do Estado da Bahia.
A ferramenta permitirá que qualquer cidadão acompanhe informações sobre contratações artísticas, valores investidos, horários e locais das apresentações realizadas durante os festejos.
Até a tarde de sexta-feira (29/5), um total de 78 municípios já haviam encaminhado informações sobre os investimentos realizados nas festas juninas. Nesta primeira etapa, os dados disponibilizados no Painel são parciais e correspondem às informações enviadas pelos entes públicos.
Selo Transparência
Os municípios que encaminharem os dados para o Painel receberão o ‘Selo Transparência’, em uma cerimônia que ocorrerá no dia 16 de junho, no auditório do MPBA, no CAB. A atualização dos dados ocorrerá até o dia da entrega do selo.
A partir deste ano, a alimentação do Painel passará a contar também com a colaboração voluntária das atrações artísticas comprometidas com a transparência das contratações públicas, que também receberão o Selo de Transparência, conforme as regras do edital que será publicado na próxima segunda-feira, dia 1o de junho, no Diário de Justiça eletrônico.
O Painel disponibiliza consulta por município, ano, atração artística e valores contratados. A ferramenta conta ainda com o ‘Transparentômetro’, mecanismo que atualizará diariamente os dados recebidos, indicando os valores já informados e a relação dos municípios que encaminharam ou não as informações.
A ferramenta reúne dados fornecidos voluntariamente pelos entes públicos e reconhece as boas práticas de gestão por meio da concessão do Selo Transparência aos municípios participantes.
Campanha
A campanha institucional de divulgação do Painel foi lançada sábado (30/5), com o slogan “São João Pé no Chão. Transparência e participação fazem um arraiá campeão”. A iniciativa, que contará com um conjunto de peças e mídias, visa incentivar a participação social e ampliar o acesso às informações públicas sobre os gastos dos municípios.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/MP-BA
Após cancelar São João no Parque de Exposições, Governo do Estado lança festa do Interior da Bahia, em Paulo Afonso
sábado, 30 de maio de 2026
Foi dada a largada para mais um São João do Interior da Bahia. O evento que marcou o início oficial dos festejos juninos de 2026 aconteceu nesta sexta-feira (29), em Paulo Afonso, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, secretários estaduais, prefeitos e representantes da cultura nordestina.
Foram destinados mais de R$ 146 milhões para apoio direto aos municípios contemplados, garantindo a contratação de artistas e atrações culturais. O Governo do Estado executará ações integradas nas áreas de cultura, turismo, segurança pública, saúde, mobilidade, infraestrutura e assistência social durante o período junino.
“Além da programação cultural, mobilizamos um grande esquema de segurança, saúde e infraestrutura para garantir que o São João aconteça com tranquilidade em toda a Bahia”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ressaltou o impacto positivo dos festejos para o fortalecimento do turismo regional e nacional.
“O São João é a maior manifestação cultural do povo nordestino e, com os investimentos do Governo do Estado, atraímos milhões de visitantes que movimentam a economia, gerando emprego e renda para os baianos”, destacou.
Já o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, enfatizou o papel dos investimentos públicos na preservação das tradições culturais nordestinas.
“Este ano temos uma novidade importante: a reserva de pelo menos 25% dos investimentos para a contratação de forrozeiros, bandas de forró e trios nordestinos, fortalecendo a identidade cultural que está na raiz dos festejos juninos”, salientou.
Segurança, saúde e mais ações
Destaque também para a segurança. A operação especial durante o período contará com mais viaturas, câmeras de monitoramento e tecnologias de inteligência e videomonitoramento.
“Vamos reforçar a atuação em 282 cidades do interior que terão festejos juninos. São mais de 27 mil profissionais das forças de segurança que estarão nas ruas para garantir que a população aproveite o São João com tranquilidade e segurança”, explicou o subsecretário da Segurança Pública, Marcell oliveira.
Na área da saúde, o Estado realizará reforço nos plantões hospitalares, instalação de stands de testagem rápida em municípios do interior e distribuição de preservativos durante o período festivo.
As ações também incluem manutenção e sinalização de rodovias estaduais, campanhas educativas, ações de acolhimento e proteção social, além de iniciativas de valorização cultural e fortalecimento da economia local.
São João movimenta economia no interior
A expectativa é que o São João da Bahia 2026 movimente entre R$ 2,1 bilhões e R$ 2,5 bilhões na economia estadual, impulsionando setores como comércio, serviços, hotelaria, alimentação e transporte.
A programação do lançamento em Paulo Afonso contou com apresentações culturais e shows musicais, incluindo apresentação do cantor Alcymar Monteiro.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Feijão Almeida/GOVBA
Prefeitura de Ilhéus cancela festa de São João
sexta-feira, 29 de maio de 2026
Cancelou. O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União Brasil), foi às redes sociais para anunciar o cancelamento da edição de 2026 do “Meu São João Amado”. A segunda edição da festa estava agendada para acontecer entre os dias 12 e 14 de junho, mas, por recomendações do Ministério Público, precisou ser suspensa.
Segundo o gestor municipal, as normativas do Ministério Público exigiram uma atenção redobrada da máquina pública, comprometendo a iminente organização do evento na Arena da Avenida Soares Lopes. Valderico ainda prometeu que os festejos retornarão no ano que vem. “Os festejos voltarão ainda mais fortes, ainda mais amados na edição de 2027”.
O evento contava com uma grade de atrações formada por artistas nacionais e regionais. Entre os nomes anunciados estavam Joelma, Amado Batista, Raí Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e outros nomes da música regional. A notícia chocou moradores e comerciantes, já que costumeiramente o período marca a temporada de turismo na região, circulando a economia da cidade do litoral sul baiano.
ASSISTA AO VÍDEO:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Redes Sociais /Prefeitura Ilhéus
Obras do VLT provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador
sexta-feira, 29 de maio de 2026
Abra o olho. As obras do VLT na BR-324 vão provocar alterações temporárias em linhas de ônibus que atendem o Terminal Águas Claras, em Salvador. As mudanças começam nas madrugadas e acontecem entre 22h e 4h para permitir o içamento e a instalação de vigas da estrutura do modal.
As intervenções seguem até o domingo, dia 31/5, quando está prevista a conclusão desta etapa da obra. Com isso, coletivos que circulam pela região precisarão adotar trajetos alternativos.
Os ônibus que saem do Centro pela BR-324 com destino à BA-528 passam a utilizar a via marginal de acesso à rodovia, seguindo pela Avenida 29 de Março, novo viaduto da Via Regional e Estrada do Derba antes de retomarem os itinerários habituais.
As linhas que deixam o Terminal Águas Claras rumo à BA-528 também terão desvio pela Via Regional e pela Estrada do Derba. Já os ônibus que seguem para a BR-324 no sentido interior do Estado utilizarão a Via Regional até a alça de acesso da rodovia.
No sentido Interior-Capital, os coletivos vindos pela BR-324 serão direcionados para a via marginal e acessarão a Estrada do Derba antes de retornarem sob o elevado do VLT. Alterações semelhantes também serão aplicadas às linhas que trafegam pela Via Regional em direção à Estrada do Derba.
Segundo a operação de trânsito, as linhas vindas do Centro com destino ao Terminal Águas Claras não sofrerão alterações.
Agentes de trânsito e funcionários das concessionárias estarão na região para orientar passageiros e motoristas durante o período das intervenções. A previsão é de que os trajetos normais sejam retomados após a conclusão dos serviços.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Thuane Maria/GOVBA
Arraiá de LEM 2026 mistura cultura nordestina e paixão pelo futebol
quinta-feira, 28 de maio de 2026
São João chegando. Com o tema “No coração do Brasil”, a festa une tradição junina e clima de Copa do Mundo entre 1º e 4 de julho
Com o cheiro de milho assado no ar, bandeirolas colorindo o céu e o som do forró tomando conta das ruas, o Oeste baiano já começa a entrar no clima de uma das festas mais aguardadas do ano. Em Luís Eduardo Magalhães, o Arraiá de LEM 2026 se destaca pela grandiosidade da estrutura e pela escalação de atrações queridas pelo público. Entre os dias 1º e 4 de julho, o Arraiá de LEM promete unir tradição, cultura e uma energia ainda mais especial: a torcida pelo Brasil na Copa do Mundo.
Com o tema “No coração do Brasil”, a edição deste ano do Arraiá de LEM chega com a proposta de ser grandiosa, reforçando o papel da festa como um dos maiores festejos juninos do Oeste da Bahia. Mais do que uma celebração típica, o evento se consolida como um ponto de encontro de culturas, reunindo moradores locais, visitantes de diversas Cidades da Bahia e turistas de Estados como Tocantins e Goiás e Distrito Federal.
A expectativa é de casa cheia, ou melhor, de Cidade cheia. Famílias inteiras devem ocupar o espaço do evento, atraídas por uma programação que mistura grandes atrações nacionais, artistas regionais e manifestações culturais tradicionais, como as sempre vibrantes quadrilhas juninas.
Atrações de peso e conhecidas nacionalmente já estão confirmadas para a festa: Calcinha Preta, João Gomes, Manim Vaqueiro, Atitude 67, Mari Fernandes, Raquel dos Teclados, Forrozão Tropykália, DJ Lelis, Os Caras do Arrocha, Mestrinho, Mariana Fagundes, Ícaro & Gilmar, Léo Santana, Zezo, Léo Foguete e Henry Freitas prometem animar os quatro dias de muito forró e celebração. Tudo isso em uma estrutura planejada para oferecer segurança, organização e conforto ao público.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Prefeitiura de Luís Eduardo Magalhães

