CIDADES
Justiça da Bahia impõe restrições à publicidade de bets no São João financiado com dinheiro público
quinta-feira, 28 de maio de 2026
Se ligue agora. A Justiça da Bahia determinou uma série de restrições à publicidade de casas de apostas durante o São João no estado. A decisão liminar foi assinada na terça-feira (26) pela juíza Juliana de Castro Madeira, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, e atinge diretamente eventos juninos financiados com recursos públicos.
A medida atende parcialmente a uma ação popular que acusa o governo estadual de omissão ao permitir a divulgação irrestrita de bets em festas patrocinadas pelo poder público. Como se trata de uma decisão liminar, o Estado ainda não apresentou defesa no processo.
A decisão não proíbe totalmente os patrocínios das empresas de apostas, mas impõe limites severos para a exposição das marcas durante os festejos. Pelas regras definidas pela Justiça, logotipos de bets só poderão aparecer em telões e painéis após as 22h.
Também fica proibida qualquer ação promocional nas áreas comuns das festas, como distribuição de brindes, panfletos ou divulgação de QR Codes para acesso às plataformas de apostas.
A liminar ainda veta qualquer publicidade de bets em eventos e programações voltadas ao público infantil, independentemente do horário. Artistas contratados com verba estadual também estão proibidos de fazer propaganda verbal, merchandising ou divulgar códigos promocionais durante os shows.
Além disso, toda exibição de marca de casa de aposta deverá ser acompanhada de um aviso sobre os riscos do vício em jogos e a possibilidade de buscar atendimento pelo CAPS ou pelo aplicativo Meu SUS Digital.
Na decisão, a magistrada afirma que há uma “incompatibilidade” entre o papel do Estado na proteção social e o incentivo indireto à publicidade de apostas em festas populares. A juíza também destaca a necessidade de proteger públicos considerados vulneráveis, como menores de idade e beneficiários do Bolsa Família e do BPC, do estímulo ao jogo.
O texto ainda menciona que o vício em apostas é tratado pela Organização Mundial da Saúde como transtorno mental e critica a ausência de critérios nos editais da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur).
Em caso de descumprimento, o governador Jerônimo Rodrigues e outros gestores citados no processo poderão ser multados pessoalmente em R$ 50 mil por dia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Mateus Pereira/GOVBA
Ministério Público firma acordo com empresários para reduzir cachês de artistas no São João 2026
quarta-feira, 27 de maio de 2026
Olha aí. O Ministério Público da Bahia firmou na segunda-feira (25/5) um acordo com empresários de 22 artistas de destaque nacional e regional para redefinir os critérios de cobrança de cachês nos festejos juninos de 2026. A medida busca frear a escalada dos valores pagos por prefeituras nos últimos anos e ampliar a transparência nos contratos públicos.
A reunião aconteceu na sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com condução da promotora de Justiça Rita Tourinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam).
Segundo o Ministério Público, o novo modelo estabelece que os cachês serão calculados a partir da média dos valores praticados em 2025, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além da análise da notoriedade dos artistas.
Entre os artistas representados no encontro estavam Solange Almeida, Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano, Pablo, Unha Pintada, Nadson O Ferinha e Kart Love.
De acordo com o MPBA, somente os contratos da banda Toque 10 devem gerar uma economia estimada em R$ 5 milhões aos cofres públicos. A redução média foi de cerca de R$ 100 mil por apresentação em aproximadamente 50 contratos firmados com municípios baianos.
Transparência nos festejos
O acordo também prevê maior participação dos empresários no Painel de Transparência dos Festejos Juninos, ferramenta criada para divulgar os gastos públicos com as festas.
A partir de 1º de junho, os dados poderão ser acessados pela população por meio do “Transparentômetro”, sistema que informa quais municípios já enviaram informações sobre contratações e cachês.
Até segunda-feira (25/5), apenas 38 Municípios e o Governo da Bahia haviam encaminhado dados ao sistema, incluindo cidades como Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Seabra e Xique-Xique.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Operação integrada interdita seis ferros-velhos irregulares em Salvador
terça-feira, 26 de maio de 2026
Olha aí. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, nesta terça-feira (26/5), uma operação integrada que resultou na interdição de seis ferros-velhos que funcionavam de forma irregular em Salvador. Batizada de Operação Escudo Urbano, a ação contou com a participação da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP), Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.
Durante a operação, as equipes fiscalizaram estabelecimentos suspeitos de receptação ilegal de materiais provenientes de furtos e roubos, como fios de cobre, cabos elétricos, luminárias e outros equipamentos públicos e privados. Ao todo, foram interditados dois ferros-velhos no bairro da Polêmica, dois no Ogunjá, um na Vasco da Gama e um no Engenho Velho de Brotas. Todos os estabelecimentos estavam sem alvará de funcionamento. Em um dos pontos localizados no Vale do Ogunjá, os agentes também identificaram a ausência do Termo de Viabilidade de Localização (TVL) e da licença ambiental, o que resultou no fechamento imediato do espaço.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sosthenes Macêdo, a atuação conjunta entre os órgãos reforça o compromisso da Prefeitura com o ordenamento urbano e o combate às atividades ilegais. “A operação reforça o compromisso da Prefeitura de Salvador com a preservação dos espaços públicos, o combate às irregularidades e o cumprimento da legislação municipal, por meio de uma atuação integrada entre os órgãos de fiscalização e segurança”, afirmou.
O diretor de Fiscalização da Sedur, Mateus Galvão, explicou que a identificação de irregularidades administrativas leva à interdição imediata dos estabelecimentos. “Atuamos para identificar ilícitos e exercer o poder de Polícia Administrativa. Quando encontramos irregularidades administrativas, realizamos o fechamento e a interdição dos locais”, explicou.
Além das questões relacionadas à documentação irregular, a operação também busca combater os impactos provocados pelos furtos de materiais utilizados na infraestrutura urbana da cidade. De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, a receptação desses itens contribui diretamente para a continuidade dos crimes. “Infelizmente, essa região da cidade apresenta alta incidência de furtos de cabos de iluminação pública, o que exige uma atuação integrada e permanente dos órgãos de fiscalização e segurança. Esses atos criminosos prejudicam diretamente a iluminação pública e impactam não apenas os cofres públicos, devido aos constantes custos de reposição, mas também a vida das pessoas”, destacou.
A atuação integrada das forças de segurança também foi ressaltada pelo comandante da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Daniel Ferreira. Segundo ele, os estabelecimentos fiscalizados já eram alvo frequente de denúncias relacionadas à receptação de materiais furtados. “Esses estabelecimentos são alvos frequentes de denúncias relacionadas à receptação de materiais furtados e, por isso, a atuação integrada é fundamental para intensificar a fiscalização e combater essas irregularidades. A operação contribui diretamente para fortalecer a segurança da região e coibir práticas ilegais”, afirmou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Bruno Concha / Secom PMS
MP-BA aciona TJ-BA para obrigar prefeitura e arquidiocese a realizarem obras urgentes em igreja
terça-feira, 26 de maio de 2026
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) formalizou um recurso junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para exigir a execução imediata de obras emergenciais na Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no Centro Histórico de Itaparica.
A manifestação das promotoras de Justiça Márcia Munique de Oliveira e Eduvirges Tavares busca reverter a suspensão parcial de obrigações que haviam sido impostas ao município, alertando que a lentidão burocrática e a disputa de responsabilidades colocam o templo histórico em risco iminente de desabamento.
O imbróglio jurídico se arrasta desde dezembro de 2025, quando o MP-BA obteve uma liminar que determinou a interdição da igreja e ordenou uma série de ações de salvaguarda: o escoramento das paredes laterais, a vedação provisória do telhado para conter infiltrações, limpeza interna e descupinização estrutural.
A ordem judicial dividiu as tarefas entre a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, que detém a propriedade do imóvel, e a Prefeitura de Itaparica, responsável pelo tombamento municipal do sítio histórico, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
A gestão municipal de Itaparica, contudo, recorreu ao TJ-BA argumentando que o ônus financeiro principal deve recair sobre a Igreja Católica e contestou a legalidade do bloqueio de receitas do erário.
No novo recurso, o Ministério Público rebateu a tese da prefeitura e defendeu a tese da responsabilidade solidária. De acordo com a promotoria, o ato administrativo de tombamento gera um vínculo de garantia jurídica intransferível, obrigando o município a intervir diretamente quando o proprietário particular se mostra omisso ou incapaz de zelar pela integridade do bem.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Amazon inaugura centro logístico em Salvador
segunda-feira, 25 de maio de 2026
Olha aí. A Amazon inaugura nesta segunda-feira (25/5) um novo Centro de Distribuição em Salvador, ampliando a atuação da empresa no Nordeste e reforçando a operação logística na região. A expectativa é que a nova unidade contribua para diminuir o tempo de entrega de produtos para consumidores baianos e estados vizinhos.
O empreendimento contará com uma estrutura de 30 mil metros quadrados, funcionamento ininterrupto e capacidade para movimentar até 100 mil encomendas por dia.
Segundo a companhia, a instalação deve impulsionar a economia local com a criação de empregos diretos e indiretos, além de estimular setores ligados à logística, transporte e prestação de serviços.
A operação do centro será feita em parceria com a DHL Supply Chain, empresa especializada em cadeia de suprimentos e distribuição.
Com a nova base em Salvador, a Amazon pretende ampliar a eficiência das entregas no Nordeste, incluindo modalidades mais rápidas, com possibilidade de recebimento em poucas horas em algumas localidades.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Obras do VLT provocam mudanças no trânsito da BR-324
sábado, 23 de maio de 2026
Se ligue. A Companhia de Transportes do Estado da Bahia informou que o tráfego na BR-324, em Salvador, passa por alterações temporárias devido ao avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos. As mudanças ocorrerãovão acotecer durante os dias 26 e 28 de maio, sempre das 22h às 4h, para preparação da pista e adequação do canteiro central. Nesse período, haverá estreitamento de faixas e do acostamento nos trechos em obras.
Segundo a CTB, a intervenção é necessária para permitir o acesso e a circulação dos caminhões responsáveis pelo transporte das vigas que serão utilizadas na estrutura do VLT.
Após essa etapa, terá início a operação de lançamento das vigas, que exigirá bloqueio contínuo das vias impactadas entre os dias 28 e 31 de maio, também no horário das 22h às 4h.
Durante os bloqueios, o tráfego será interrompido nos trechos afetados da BR-324. A recomendação é que os motoristas utilizem rotas alternativas e redobrem a atenção à sinalização provisória instalada nas proximidades da obra.
As intervenções fazem parte das obras do Trecho 2 do projeto do VLT de Salvador, considerado um dos principais projetos de mobilidade urbana em andamento na capital baiana.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Thuane Maria/GOVBA
Greve relâmpago: Rodoviários encerram movimento grevista após assembleia em Salvador
sexta-feira, 22 de maio de 2026
Os rodoviários de Salvador decidiram suspender a greve geral iniciada na madrugada desta sexta-feira (22/5) após aprovarem, em assembleia, uma proposta negociada durante mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. A informação foi divulgada pela categoria em nota publicada nas redes sociais.
Com o fim da paralisação, os ônibus passaram a retornar gradualmente à circulação na capital baiana ao longo da manhã, após horas de transtornos para passageiros em diferentes regiões da Cidade.
Segundo o comunicado divulgado pelo sindicato, o acordo aprovado prevê reajuste salarial de 4,11% e aumento no mesmo percentual do ticket alimentação. A proposta também inclui mudanças nas condições de trabalho da categoria, como horas extras opcionais aos finais de semana, redução da telemetria para um único “BIP” e retirada das mulheres do sistema de pernoite.
Os trabalhadores ainda aprovaram a criação de um grupo formado por empresários, sindicato e Secretaria Municipal de Mobilidade de Salvador (Semob) para discutir as cartas horárias do transporte público. Outros pontos acertados envolvem 10% de isenção no plano de saúde, implantação do ponto eletrônico na OT-Trans em até 90 dias e ampliação para 30 minutos do intervalo destinado ao café.
Em nota, o presidente do sindicato, Hélio Ferreira, afirmou que o entendimento representa um avanço para a categoria e destacou a manutenção dos direitos trabalhistas conquistados ao longo dos anos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/Semob
Justiça determina operação mínima de ônibus durante paralisação dos rodoviários em Salvador
sexta-feira, 22 de maio de 2026
O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5) determinou, em decisão liminar proferida na noite de quinta-feira (21/5), a manutenção parcial do serviço de transporte coletivo em Salvador durante a paralisação dos rodoviários anunciada pela categoria para esta sexta-feira (22/5). A medida busca assegurar o funcionamento do sistema e reduzir impactos à população enquanto seguem as negociações entre trabalhadores e empresas.
Pela decisão, deverão circular ao menos 60% da frota nos horários de pico — das 4h30 às 8h30 e das 17h às 20h — e 40% nos demais períodos. A determinação foi tomada após audiências de conciliação realizadas pelo TRT não resultarem em acordo entre as partes.
A desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi, responsável pelo caso, destacou que, embora o direito de greve seja garantido pela Constituição, o transporte público é considerado serviço essencial, exigindo equilíbrio entre o direito de paralisação e a necessidade de preservar a mobilidade da população.
A decisão também proíbe bloqueios à saída de ônibus das garagens e determina que o movimento ocorra de forma pacífica. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 50 mil ao sindicato.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Alexandre Souza Carvalho/Ônibus Brasil
Greve geral dos rodoviários é confirmada em Salvador
quinta-feira, 21 de maio de 2026
Atenção. Os rodoviários de Salvador aprovaram, na tarde desta quinta-feira (21/5), uma greve geral por tempo indeterminado após assembleia realizada na sede do sindicato da categoria. A decisão foi tomada por unanimidade depois de quase 60 dias de negociações sem acordo com os empresários do transporte público.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a paralisação foi definida após mais uma rodada de mediação conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5). Ainda de acordo com a entidade, mesmo com tentativas de flexibilização apresentadas pela comissão de negociação, os empresários mantiveram a proposta de reajuste salarial de 2,36%, recusada pelos trabalhadores.
A categoria reivindica aumento salarial, reajuste no ticket alimentação e melhores condições de trabalho. Durante a assembleia, os trabalhadores lotaram a sede do sindicato e defenderam o início imediato da paralisação.
Com a decisão, Salvador deve amanhecer sem ônibus circulando nesta sexta-feira (22/5). A expectativa é de que novas reuniões possam ocorrer para tentar encerrar o impasse entre empresários e rodoviários.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Betto Jr./ Secom
Apostador da Bahia ganha mais de R$ 3 milhões na Lotofácil
quinta-feira, 21 de maio de 2026
Olha a grana. Um apostador baiano faturou mais de R$ 3 milhões no concurso nº 3690 da Caixa Econômica Federal, realizado na quarta-feira (20/5). O prêmio total, de R$ 7 milhões, foi dividido com outro bilhete registrado no Estado de São Paulo.
A aposta vencedora da Bahia foi feita pelos canais eletrônicos da Caixa, na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano. O jogo simples, com 15 números marcados, custou R$ 3,50. O ganhador levou R$ 3.110.244,72.
Os números sorteados foram 02, 05, 06, 07, 08, 09, 12, 15, 18, 19, 20, 21, 22, 24 e 25. Segundo a Caixa, prêmios acima de R$ 2.259,20 devem ser retirados exclusivamente em agências do banco, mediante apresentação de documento oficial com CPF e recibo original da aposta.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Marcelo Camargo/Agência Brasil
TJ-BA empossa três novos magistrados após permuta com tribunais de outros Estados
quarta-feira, 20 de maio de 2026
O Tribunal de Justiça da Bahia recebeu, na terça-feira (19/5), três novos juízes que passam a compor o quadro da magistratura baiana após processos de permuta com tribunais de outros Estados. A cerimônia de posse foi realizada em Salvador. Os novos integrantes são: Breno Rego Pinto Rodrigues da Costa, Flávia Braga Corte Imperial e Esdras Murta Bispo.
Os magistrados chegaram ao Judiciário baiano por meio de permutas autorizadas entre tribunais, mecanismo previsto para possibilitar a transferência de juízes entre diferentes unidades da federação.
Durante a solenidade, os novos integrantes destacaram o compromisso com o fortalecimento da Justiça e a ampliação da prestação jurisdicional no estado.
Com a chegada dos magistrados, o TJ-BA reforça o quadro de juízes em atuação na Bahia, em meio às demandas por maior celeridade processual e ampliação do atendimento nas comarcas do estado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / TJ-BA
DNIT inicia intervenções noturnas nas alças do Viaduto do CIA a partir desta terça-feira (19)
terça-feira, 19 de maio de 2026
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai iniciar, na noite desta terça-feira (19/5), intervenções nas alças do Viaduto do CIA, localizado no entroncamento da BR-324 com a BA-526, ligação CIA–Aeroporto.
Os serviços serão realizados sempre no período noturno, das 21h às 5h do dia seguinte, com liberação total do tráfego durante o dia para reduzir impactos na mobilidade dos motoristas.
As obras ocorrerão de forma sequencial nas quatro alças do viaduto, com duração estimada entre cinco e seis dias. Segundo o DNIT, o cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas, operacionais e de segurança viária.
Durante cada etapa, a alça em intervenção ficará temporariamente interditada, enquanto os demais acessos seguirão funcionando normalmente conforme a sinalização implantada no local. O DNIT orienta os condutores a reduzirem a velocidade, redobrarem a atenção e planejarem os deslocamentos com antecedência, especialmente à noite.
Confira previsão:
A programação inicial prevê:
• 19/05 – Alça 608 A: acesso da BR-324, sentido Salvador → Feira de Santana, para Lauro de Freitas/Aeroporto;
• 20/05 – Alça 607 A: acesso da BR-324, sentido Feira de Santana → Salvador, para Porto de Aratu;
• 21/05 – Alça 607 B: acesso da BR-324, sentido Feira de Santana → Salvador, para Lauro de Freitas/Aeroporto;
• 22/05 – Alça 608 B: acesso da BR-324, sentido Salvador → Feira de Santana, para Porto de Aratu/Retorno.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Google Street View
Prefeitura de Salvador oferece apoio gratuito para declaração anual de MEIs
segunda-feira, 18 de maio de 2026
A Prefeitura de Salvador disponibilizou atendimento gratuito para auxiliar microempreendedores individuais (MEIs) da capital baiana na entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), obrigatória para a categoria.
O suporte é realizado por meio do SAC Empreendedor, localizado no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no bairro do Comércio, em Salvador. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 15h30.
A declaração deve ser enviada até o próximo dia 31 de maio, inclusive por MEIs que não tiveram faturamento no período referente ao ano-base. O não envio dentro do prazo pode gerar multas, pendências no CNPJ e dificuldades para acessar benefícios previdenciários.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, a iniciativa busca fortalecer os pequenos negócios da cidade e garantir que os empreendedores mantenham a regularidade fiscal para continuar tendo acesso a linhas de crédito e programas de incentivo.
Os interessados podem buscar atendimento presencial por ordem de chegada ou realizar agendamento prévio por meio do aplicativo Salvador Digital.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Apostas da Bahia acertam a quina da Mega-Sena e levam quase R$ 20 mil cada
domingo, 17 de maio de 2026
Seis apostas registradas na Bahia acertaram cinco números no concurso 3.009 da Mega-Sena, sorteado no sábado (16/5), e cada uma vai receber R$ 19.052,37.
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, o que faz o prêmio principal acumular para o próximo concurso, que será especial em comemoração aos 30 anos da loteria, com estimativa de prêmio de R$ 300 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 04 – 06 – 08 – 18 – 21 – 30.
As apostas vencedoras da quina foram feitas nas cidades de Salvador (2), Lauro de Freitas (2), Conceição do Jacuípe (1) e Catu (1), todas na Bahia.
O próximo sorteio especial da Mega-Sena será realizado às 11h do dia 24 de maio. As apostas podem ser feitas até as 22h do dia 23 de maio pelo aplicativo Loterias Caixa, pelo portal da Caixa ou em casas lotéricas.
A aposta mínima custa R$ 6 e também pode ser feita pela internet. A Mega-Sena realiza três sorteios semanais, às terças, quintas e sábados.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
UPA 24h de Luís Eduardo Magalhães se destaca pela agilidade e excelência no atendimento
sábado, 16 de maio de 2026
Sucesso. Unidade registra quase 3 mil atendimentos em uma semana, com equipe médica diversificada, especialistas e tempo médio de espera considerado eficiente.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Luís Eduardo Magalhães vem se consolidando como referência em agilidade, eficiência e qualidade nos serviços de saúde pública. Com uma estrutura organizada, equipe multiprofissional qualificada e sistema eletrônico de monitoramento, a unidade apresenta resultados expressivos no atendimento à população.
Somente entre os dias 3 e 9 de maio, a UPA realizou 2.995 atendimentos, alcançando uma média diária de 427 pacientes, com pico de 521 atendimentos em uma única segunda-feira. Os números reforçam a capacidade operacional da unidade diante da alta demanda e demonstram a eficiência do fluxo de acolhimento e assistência aos pacientes.
Um dos grandes diferenciais da UPA de Luís Eduardo Magalhães está na diversidade de especialistas disponíveis para interconsultas, ampliando a resolutividade dos casos atendidos. A unidade conta com profissionais de áreas estratégicas como cirurgia geral, ortopedia, urologia, ginecologia, bucomaxilofacial e neurologia, garantindo suporte especializado e mais segurança aos pacientes.
Segundo informações de Jerri Caldas, diretor da unidade, a estrutura médica diária da UPA 24h também evidencia o compromisso com a qualidade no atendimento. “Ao todo, oito médicos atuam diariamente na UPA, sendo cinco profissionais dedicados ao Pronto Atendimento, um médico exclusivo para a Sala Vermelha; espaço destinado a pacientes graves que necessitam de estabilização intensiva, além de dois médicos diaristas, entre eles um pediatra e um clínico geral”, evidenciou.
Os dados da classificação de risco mostram ainda que a unidade consegue atender com eficiência desde casos leves até situações mais complexas. Cerca de 86% dos atendimentos realizados no período analisado foram classificados como “não urgentes” e “pouco urgentes”, demonstrando a confiança da população na estrutura da UPA como porta de entrada para os serviços de saúde. Já os casos graves representaram uma pequena parcela da demanda, com 482 atendimentos urgentes e apenas 34 emergências de alto risco.
Outro destaque importante é o desempenho da unidade no tempo de atendimento. Com o auxílio de um moderno sistema eletrônico que monitora o fluxo dos pacientes desde a chegada até a consulta médica, a UPA alcançou média geral de 70 minutos entre acolhimento, triagem e atendimento médico, resultado considerado positivo diante do elevado volume diário de pacientes.
Com atendimento humanizado, equipe médica diversificada e estrutura preparada para diferentes níveis de complexidade, a UPA 24h de Luís Eduardo Magalhães reafirma seu papel essencial na rede municipal de saúde, oferecendo assistência ágil, eficiente e de qualidade à população.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães
São João: “Arraiá da Prefs” terá cortejo junino, coreto do forró, quadrilhas e Timbalada em Cajazeiras
quinta-feira, 14 de maio de 2026
Um dos destaques do Arraiá da Prefs 2026 será o Cortejo Junino, que acontecerá na abertura (4 de junho) e também nos dias 6, 7,13,14, 20 e 21. O espetáculo vai reunir mais de 150 artistas na Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador.
O Cortejo Junino traz como tema “Um Cordel de Amor no Arraiá da Prefs”, em homenagem ao mestre Bule Bule, um dos maiores nomes da cultura popular nordestina. Segundo a gestão municipal, a proposta é mergulhar no universo do cordel, unindo tradição e contemporaneidade em uma grande experiência cultural a céu aberto.
No Palco Coreto do Forró, artistas como Flor de Imbuia, Igor Serravale, Menina Faceira, Lívia Mattos, Forró do Peu (Pedro Pondé), Eline Martins, Bruna Caram, Forró da Gota, Michel Firmo, Fuá e Forreguear comandam a programação musical, além de trios tradicionais de forró e DJs convidados.
Um dos destaques da programação acontecerá no dia 14 de junho (domingo), com Flor Serena eArrastão da Rural Elétrica, a partir das 16h, na Rua Chile.
A Arena Arromba Chão será dedicada às apresentações de quadrilhas, samba junino e aulas de dança. O espaço receberá a 5ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador, reunindo grupos infantis, adultos, idosos e PCD, além da Noite do Samba Junino, com apresentações de grupos tradicionais e homenagens a mestres da cultura popular.
A estrutura contará ainda com Vila Junina gastronômica, Feira da Economia Criativa, Fazendinha infantil, Praça Namoradeira, arquibancada e espaço de acessibilidade, ampliando o acolhimento e a experiência do público.
Copa do Mundo: telões nos bairros
São João é tempo também de Copa do Mundo a cada quatro anos. Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, haverá telão no Arraiá da Prefs para o público acompanhar e torcer.
Além disso, serão montados telões nos bairros em Paripe (Praça João Martins), Cajazeiras (Campo da Pronaica), Itapuã (Avenida Dorival Caymmi) e Ribeira (final de linha). A primeira atração musical confirmada é a Timbalada, que vai se apresentar no Campo da Pronaica, no dia 13 de junho (sábado), quando o Brasil estreia na competição, em partida contra o Marrocos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Betto Jr. / Secom PMS
Acelen anuncia redução no preço dos combustíveis na Bahia
quinta-feira, 14 de maio de 2026
A Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen, anunciou nesta quinta-feira (14/5) uma redução nos preços dos combustíveis para as distribuidoras na Bahia. A maior queda chegou a 6,9%, do Diesel S500, enquanto a gasolina teve redução de 4,5%, passando de R$ 4,148 para R$ 3,960. Já o Diesel S10 registrou queda de 2,2%, saindo de R$ 5,699 para R$ 5,572.
Segundo a empresa, os reajustes variam conforme fatores de mercado, como o custo internacional do petróleo, o tipo Brent é atualmente cotado em US$ 106, antes da guerra no Oriente Médio era avaliado em US$ 70. A Acelen informou que os ajustes consideram critérios técnicos e econômicos relacionados ao setor energético. Mas apesar da redução pela refinaria, o valor na bomba para os consumidores ainda não é garantido.
Em nota, o Sindicombustíveis Bahia explicou que os valores podem ou não ser repassados ao consumidor final, a depender da decisão das distribuidoras e dos revendedores. “O efeito desta medida no preço de venda nos postos depende da adesão do produtor e ou importador e do repasse deste subsídio do produtor e/ou do importador para as distribuidoras e das distribuidoras para os postos”, disse a entidade.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: assessoria/ Sindicombustíveis
Salvador abre inscrições para mil vagas em cursinho pré-Enem gratuito
quarta-feira, 13 de maio de 2026
A Prefeitura de Salvador abre nesta quarta-feira (13/5) as inscrições para novas turmas do programa IngreSSAr, cursinho preparatório gratuito voltado para estudantes que desejam se preparar para o Enem. Ao todo, serão disponibilizadas mil vagas para jovens da rede pública e pessoas de baixa renda da capital baiana.
Coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, a iniciativa é destinada a moradores de Salvador com idade entre 16 e 29 anos que sejam estudantes ou ex-alunos da rede pública de ensino. Bolsistas integrais de escolas particulares também poderão participar.
As inscrições seguem até o dia 23 de maio e devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa. Após o preenchimento do cadastro online, os candidatos precisarão apresentar a documentação presencialmente entre os dias 14 e 29 de maio, na sede da secretaria, localizada no bairro do Comércio.
As aulas estão previstas para começar no dia 15 de junho. Além da preparação para o Enem, o programa oferece material didático, acompanhamento pedagógico e suporte na produção e correção de redações.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
SAC realiza novo mutirão para emissão da nova identidade em Salvador
terça-feira, 12 de maio de 2026
Moradores de Salvador têm mais uma opção para emitir gratuitamente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento especial começou nesta terça-feira (12/5) no Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, no bairro do Arenoso, e segue até sexta-feira (15/5). A ação é realizada pela equipe do SAC Itinerante para ampliar o acesso ao documento diante do aumento da procura na capital baiana.
O funcionamento ocorre das 8h às 17h, por ordem de chegada, com distribuição de até 150 senhas por dia. Segundo a diretora Operacional da Rede SAC, Nilza Rios, a iniciativa reforça a ampliação do serviço em toda a Bahia. Desde julho de 2024, quando a CIN passou a ser emitida no estado, mais de 3 milhões de documentos já foram solicitados pelos baianos.
Documento segue gratuito e antigo RG continua válido
A nova Carteira de Identidade Nacional ainda não é obrigatória. O prazo para substituição definitiva do antigo RG vai até março de 2032. Até fevereiro do mesmo ano, o modelo tradicional continuará válido em todo o país. A orientação é para que a população faça a troca sem pressa, evitando filas e sobrecarga nos postos de atendimento.
Outro ponto destacado pelo governo estadual é a gratuidade. Como a CIN é considerada primeira via para todos os brasileiros, a emissão não tem custo e continuará gratuita. O novo documento utiliza o CPF como número único de identificação, o que busca reduzir fraudes e unificar os registros civis no Brasil.
O que pode ser incluído na CIN
Para emitir a carteira, o cidadão deve apresentar certidão original de nascimento ou de estado civil atualizada. A CIN também permite reunir diferentes informações em um único documento. Entre os dados que podem ser adicionados estão:
- CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar;
- tipo sanguíneo e fator RH;
- opção por doação de órgãos;
- registro de condições de saúde e deficiências;
- inclusão do nome social, mediante solicitação.
A versão digital ficará disponível no aplicativo GOV.BR até três dias após a impressão do documento físico. A CIN ainda possui QR Code para validação da autenticidade e conferência de dados.
Validade varia conforme idade
O período de validade da nova identidade muda de acordo com a faixa etária do cidadão. Para crianças de até 12 anos incompletos, o prazo é de cinco anos. Pessoas entre 12 e 60 anos terão validade de dez anos. Já para maiores de 60 anos, o documento terá prazo indeterminado.
Serviço
O quê: emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Onde: Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, bairro do Arenoso, Salvador
Quando: de 12 a 15 de maio, das 8h às 17h
Atendimento: por ordem de chegada, com 150 senhas diárias
Quanto: gratuito
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/Saeb
Operação resgata mais de 350 aves silvestres na Bahia
terça-feira, 12 de maio de 2026
Os Ministérios Públicos da Bahia, Alagoas e Pernambuco deflagraram a Operação “Ninho de Falcão” nesta terça-feira (12/5) contra uma organização criminosa especializada no tráfico de animais silvestres.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaboatão dos Guararapes (PE) e Medeiros Neto (BA) para coleta de provas e investigação de possíveis fornecedores e compradores das aves.
Na Bahia, mais de 370 pássaros silvestres foram resgatados, entre eles canários-da-terra, papa-capins, cardeais, azulões, trinca-ferros, periquitos e corrupiões. Duas pessoas foram presas enquanto se preparavam para transportar os animais.
As investigações apontam que o suspeito que atuava na Bahia capturava as aves e as encaminhava para um receptador em Jaboatão dos Guararapes. Segundo as autoridades, os investigados integravam um esquema criminoso com divisão específica de funções, o que ampliava os lucros obtidos com a comercialização ilegal dos animais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ministério Público

