CIDADES
SSP ativa Centro Integrado de Comando e Controle para acompanhar o cortejo do 2 de Julho
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Olha aí. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) ativou, na manhã desta quarta-feira, dia 2/7, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para monitorar as principais ocorrências do Cortejo do 2 de Julho. A segurança do desfile dos 202 anos da Independência da Bahia contará com a integração de 24 órgãos estaduais e municipais.
“A ativação da célula delibera decisões ao nível tático e apoia o campo operacional e estratégico, auxiliando na rápida tomada de decisões”, detalhou o diretor de Comando e Controle da SSP, major Luiz Henrique.
Uma Plataforma de Observação Elevada (POE) será estacionada em um ponto estratégico do festejo e contará com a participação de servidores das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e de Saúde (Sesab), Casa Militar do Governador (CMG), Sufotur, Coelba, Embasa, CCR Metrô Bahia, Fundação Gregório de Matos, Transalvador, Semob, Semop, Sedur e Limpurb. Além do reforço das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros, as Superintendências de Inteligência, Telecomunicações, Tecnologia e de Gestão Integrada da Ação Policial estarão presentes no local.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
2 de Julho: Chegada do Fogo Simbólico ao Panteão de Pirajá marca início das celebrações em Salvador
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Olha aí. A Praça General Labatut, no bairro de Pirajá, foi mais uma vez nesta terça-feira, dia 1º/7, palco da tradicional chegada do Fogo Simbólico a Salvador, cerimônia cívica que marca o início das comemorações do 2 de Julho na capital baiana. A chama chegou pelas mãos da atleta máster Lucy dos Santos, vinda da cidade de Simões Filho, responsável pelo acendimento da Pira localizada no Panteão de Pirajá.
Conforme a tradição, o Fogo Simbólico saiu na última segunda-feira (30) das cidades de Cachoeira, no Recôncavo, e de Mata de São João, no Litoral Norte, e percorreu outros vários municípios importantes para o sucesso da Independência do Brasil na Bahia antes de chegar a Salvador nesta véspera do 2 de Julho.
Além do acendimento da pira, o ato contou com o hasteamento das bandeiras, a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia e a colocação de flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades presentes. Logo após a cerimônia, o Cortejo Afro realizou uma apresentação especial na Praça General Labatut.
O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, hasteou a bandeira de Salvador; o prefeito de Simões Filho, Devaldo Soares hasteou a bandeira da Bahia; e a Tenente-Coronel Nadja, do Comando da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, foi responsável por hastear a bandeira do Brasil.
Guerreiro comentou que o ato tem um valor simbólico e pedagógico, além de ser realizado em um dos bairros mais importantes da história da luta pela independência. “Esse é um momento muito especial, em que a gente comemora e homenageia esse bairro, o povo de Pirajá, os ancestrais desse bairro, que foram fundamentais para que essa independência acontecesse. Eu sempre digo: não é a independência da Bahia. É a independência do Brasil, na Bahia. Sem a Bahia, nada disso faria sentido. E sem Pirajá também não”, disse.
Segundo o presidente da FGM, o trajeto do Fogo Simbólico do Recôncavo e do Litoral Norte até Pirajá representa uma união de esforços. “As duas forças já se encontraram e agora vêm para cá, para marcar a participação desse bairro que foi fundamental no processo da independência do Brasil na Bahia. Pirajá e Itaparica têm quase a mesma história: de luta, resistência, fé e defesa do nosso povo. Isso precisa ser conhecido por todos, especialmente pelas crianças. É uma história que deve ser ensinada nas escolas”, completou.
Responsável pelo acendimento da pira, Lucy dos Santos tem 54 anos e é natural de Simões Filho. A atleta máster é recordista do lançamento do martelo e veterana nas celebrações do 2 de Julho, já que há 39 anos participa do ato simbólico. “É um orgulho para mim estar aqui, pois esta é uma data muito especial pra nós, baianos, porque representa a Independência do Brasil. Também estou aqui representando Maria Quitéria, essa soldado guerreira voluntária que não pode ser esquecida. Nós também somos guerreiras”, disse.
O maratonista Antônio Lourenço Pereira, 68 anos, acompanhou o roteiro tradicional da chama, que teve início em Cachoeira, no Recôncavo baiano. Ele também passou por cidades como Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, até chegar à capital baiana. “Há 38 anos estou nesse percurso. O segredo para manter o pique é se cuidar e treinar. Eu sou maratonista, corro o Brasil nas maratonas. É sempre uma alegria conduzir a chama da liberdade”, afirmou.
Nesta quarta-feira, dia 2/7, ponto alto da festividade, os carros dos Caboclo e da Cabocla saem no cortejo cívico-cultural que parte da Lapinha, passando pelos bairros da Soledade, Barbalho e Santo Antônio Além do Carmo, até chegar ao Pelourinho e, por fim, ao Campo Grande, onde o povo baiano depositará oferendas as imagens que são símbolos da liberdade.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães garante estrutura de atendimento médico durante o Arraiá de LEM 2025
terça-feira, 1 de julho de 2025
Olha aí. A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma estrutura especial de atendimento médico para o público que participa do Arraiá de LEM 2025.
Para garantir segurança e agilidade nos atendimentos durante os cinco dias de festa, foram montados dois postos médicos estrategicamente localizados: um mais centralizado no circuito da festa e outro ao lado do palco principal.
A expectativa é de realizar uma média de 100 atendimentos por noite, com uma equipe completa composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, preparada para atender desde casos leves até situações que demandem encaminhamentos mais complexos.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, os primeiros atendimentos serão realizados no próprio local, com suporte de medicação e procedimentos iniciais, sempre que possível. “Em casos mais graves, o município contará com duas ambulâncias de prontidão para a realização de transferências imediatas para unidades de saúde, mas a nossa expectativa é justamente a prevenção”, pontuou o secretário.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Salvador fecha semestre com redução de mortes violentas, diz SSP
terça-feira, 1 de julho de 2025
Olha aí. A capital baiana fechou o primeiro semestre de 2025 com a redução de 16% das ocorrências de mortes violentas, na comparação com o mesmo período de 2024.
Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública foram ampliadas nos seis primeiros meses do ano. O apoio da tecnologia, através do Sistema de Reconhecimento Facial, permitiu também a retirada de homicidas foragidos da Justiça.
Em números absolutos, no 1° semestre de 2025 foram registrados 397 casos, contra 475 ocorrências nos seis primeiros meses do ano passado.
“Sabemos dos desafios e ampliamos os investimentos no setor de Inteligência, com o objetivo de atuar com mais intensidade contra as facções. Os integrantes destes bandos são os responsáveis por aproximadamente 75% das mortes violentas. Seguiremos trabalhando de forma incansável, visando sempre a manutenção da paz social”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
O que abre e o que fecha no Dois de Julho em Salvador e RMS
terça-feira, 1 de julho de 2025
Abra o olho. O feriado de Dois de Julho, que celebra os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, nesta terça-feira, 2/7, vai alterar o funcionamento de diversos serviços e shoppings em Salvador e na Região Metropolitana.
Confira o que muda:
Mercados Municipais e Feiras
Feiras públicas
- Funcionam das 5h às 13h
Mercado do Ogunjá
- Das 6h às 14h
Mercado de Paripe
- Das 6h às 14h
Sete Portas
- Das 6h às 13h
Mercado do Rio Vermelho (facultativo)
- Boxes: 7h às 14h
- Praça de alimentação: 7h às 16h
Shoppings de Salvador
Shopping da Bahia
- Lojas: 13h às 21h
- Praça de alimentação, restaurantes e lojas âncoras: 12h às 21h
- Clivale: fechado
- Academia: 9h às 13h (acesso pelo estacionamento D5)
- Áreas infantis (Playland, Planeta Criança, etc.): 12h às 21h
- Cinema: consultar no site oficial
Shopping Bela Vista
- Lojas e quiosques: 13h às 21h
- Alimentação, lazer, farmácias, lojas âncoras e mercados: 12h às 21h
- Academia: consultar programação no site
- SAC e clínica: consultar nos sites oficiais
- Cinema: consultar programação no site
Shopping Center Lapa
- Lojas e quiosques: 11h às 17h
- Praça de alimentação: 11h às 19h
- Cinema: consultar no site
- Shopping Salvador Norte
- Funcionamento normal: 9h às 22h
Shopping Salvador
- Funcionamento normal: 9h às 22h
Shopping Barra
- Funcionamento normal: 9h às 22h
Shopping Itaigara
- Lojas e quiosques: 10h às 17h
- Bancos: fechados
Shopping Paseo
- Lojas e quiosques: 9h às 20h
- Restaurantes: a partir das 12h
Shoppings da Região Metropolitana
Boulevard Shopping Camaçari
- Lojas, quiosques e espaços infantis: 9h às 21h
- Praça de alimentação e Magic Games: 11h às 21h
- Academia: 8h às 17h
- SAC, cartório e lotérica: fechados
- Cinema: consultar no site
Parque Shopping Bahia (Lauro de Freitas)
- Lojas, quiosques e praça de alimentação: 10h às 22h
- Alameda Gourmet: 11h às 23h
- Outlet Premium Salvador
- Funcionamento normal: 9h às 21h
Transporte – CCR Metrô Bahia
- Funcionamento normal: 5h à 00h
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Festejos do 2 de Julho alteram trânsito em Salvador a partir desta terça-feira (1º); confira o que muda
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Atenção. O trânsito em Salvador passará por mudanças a partir desta terça-feira, dia 1º/7, por conta das celebrações da Independência da Bahia, comemorada em 2 de Julho. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) organizou uma operação especial que contará com cerca de 140 agentes para ordenar o fluxo de veículos e orientar pedestres e passageiros durante a programação nos bairros da Lapinha, Pirajá e Campo Grande.
Na terça (1º), será proibido o estacionamento de veículos na Rua Oito de Novembro, no Bairro de Pirajá, nas proximidades do Largo do Pantheon, das 7h às 19h. O tráfego na região será monitorado a partir das 15h.
Ainda na noite do dia 1º, a partir das 22h, serão implantadas barreiras fixas em pontos estratégicos, como a Rua Brigadeiro Pessoa da Silva, Rua São José de Cima, Largo de Água de Meninos, Rua dos Perdões, Rua do Taboão, Rua Carlos Gomes, Avenida Sete de Setembro e Praça da Piedade, entre outros.
Já na quarta-feira, dia 2/7, a partir das 5h, entram em ação as barreiras móveis em vias como Estrada da Liberdade, Rua Saldanha Marinho, Largo da Soledade, Rua Vital Rêgo, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Marchantes, Largo do Terreiro de Jesus e Rua José Gonçalves, entre outras.
A partir da meia-noite do dia 2, estará proibida a circulação e o estacionamento de veículos em diversas vias, incluindo: Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Ladeira do Boqueirão, Largo da Cruz do Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.
Também no dia 2, a partir das 5h, será proibido estacionar em vias como Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (nos trechos São Bento, São Pedro, Piedade, Rosário, Mercês e Passeio Público) e Largo do Campo Grande. Já a partir das 13h, a circulação de veículos nesses locais estará suspensa devido à realização do tradicional cortejo cívico.
Nesse horário, novas barreiras móveis serão posicionadas em locais como Rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Largo dos Aflitos, Avenida Sete de Setembro, Largo do Campo Grande, Rua Leovigildo Filgueiras, Politeama de Baixo e Praça Lord Cochrane.
Durante o período de interdições, motoristas deverão utilizar rotas alternativas, como a Rua 24 de Agosto e a Rua Oscar Seixas. Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo deverão operar pelo terminal da Rua Nova.
Acesso às áreas interditadas será permitido apenas para moradores mediante comprovação de residência, como contas de água, energia ou telefone.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Transalvador
Saiba a previsão do tempo para o Feriado do 2 de julho
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Se ligue. O feriado da Independência da Bahia, 2 de julho, será de céu parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia. É o que informa o boletim meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgado nesta segunda-feira, dia 30/6.
Para terça-feira, dia 1/7, a temperatura máxima será de 29 ºC e a mínima de 21 ºC. Segundo a Codesal, ao longo da semana a formação de cavados, associadas aos ventos úmidos vindos do oceano Atlântico favorece a ocorrência de chuvas.
A atuação de uma massa de ar quente e seca permitirá a abertura de sol entre as nuvens. A previsão para o dia 2 de julho seguirá pelo restante da semana com céu nublado e ocorrência de chuvas a qualquer horas do dia.
As temperaturas da semana deverão variar entre 21 ºC (mínima) e 30 ºC (máxima).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: SSP-BA
Inscrições para CNH gratuita na Bahia terminam nesta segunda-feira (30)
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Olha aí. Encerram nesta segunda-feira, dia 30/6, as inscrições para os programas CNH da Gente e CNH na Escola, que disponibilizam 12 mil vagas para obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Bahia. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo portal ba.gov.br. As iniciativas contemplam desde a primeira habilitação até mudança de categoria, sem custos aos beneficiários.
Para participar, é necessário residir na Bahia, ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). No caso de estudantes, menores de 17 anos poderão iniciar apenas a formação teórica. As vagas são direcionadas a estudantes da rede pública e pessoas de baixa renda.
No programa CNH na Escola, são ofertadas 2 mil vagas para alunos do ensino médio e da educação profissional e tecnológica da rede estadual. As aulas teóricas ocorrerão no ambiente escolar, com distribuição de 34 vagas para cada uma das 59 escolas participantes, exceto a de Riacho de Santana, que terá 28.
Já no CNH da Gente, cinco mil vagas vão para estudantes maiores de 18 anos, inscritos nos programas Bolsa Presença e CadÚnico. Outras mil vagas atendem jovens de 18 a 29 anos de comunidades de Salvador e Feira de Santana, vinculados ao programa Bahia pela Paz. Há ainda 50 vagas para famílias afetadas pela explosão em Santo Antônio de Jesus e 3.950 para adultos cadastrados no CadÚnico.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Servidores do Judiciário Federal na Bahia entram em greve
sábado, 28 de junho de 2025
Olha aí. Servidores do Judiciário Federal na Bahia iniciam greve a partir de segunda-feira, dia 30/6, com paralisação prevista até o dia 4 de julho. A decisão foi aprovada em assembleia convocada pelo Sindjufe-BA no dia 17/6, em resposta à ausência de uma proposta concreta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre reajuste salarial e reestruturação das carreiras da categoria.
A mobilização integra o movimento nacional articulado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), e cobra do STF uma negociação direta sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários. A paralisação ocorre em um momento estratégico: o Supremo precisa encaminhar ao Congresso Nacional sua proposta orçamentária para 2025 até o fim do mês.
Entre as reivindicações estão a reposição das perdas inflacionárias, reenquadramento dos auxiliares, fim do confisco previdenciário, pagamento do Adicional de Qualificação com base no CJ-1 e valorização de ativos, aposentados e pensionistas. Os atendimentos de caráter emergencial continuarão sendo prestados em regime de plantão.
Durante a greve, estão previstos atos nos prédios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), além de participação no cortejo do Dois de Julho. Na sexta-feira, dia 4/7, uma nova assembleia será realizada, às 10h, para avaliar os rumos da mobilização e deliberar sobre a continuidade da greve.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Salvador com programação especial em celebração ao 2 de julho; confira
sexta-feira, 27 de junho de 2025
Olha aí. As celebrações do 2 de Julho em Salvador contarão com diversas atividades artísticas e culturais já a partir deste sábado, dia 28/6 até o dia 13 do próximo mês. Nesse período, a população poderá aproveitar desfile de fanfarras, concurso de fachadas decoradas, homenagem aos heróis da Independência, cerimônias cívicas, encontro de filarmônicas, espetáculo de dança, teatro e shows musicais.
A programação completa foi divulgada nesta sexta-feira (27) pela vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, durante coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos, no Centro. Nesta edição, a festa da Independência do Brasil na Bahia completará 202 anos, trazendo o tema “Eu sou o 2 de Julho”.
“O 2 de Julho é um momento importante porque marca, de fato, a Independência da Bahia e até do país. É uma comemoração que traz questões históricas, e o mais importante é a multidão indo para as ruas com o sentimento do quanto fomos importantes para ajudar o Brasil a chegar na posição de autonomia. É uma festa cívica muito importante mas, junto com ela, há cultura, o fortalecimento das nossas raízes”, pontuou Ana Paula Matos.
A programação da festa foi organizada pela FGM. O presidente do órgão, Fernando Guerreiro, afirmou que as atividades irão ampliar a comemoração na data magna do estado, movimentando diferentes regiões da cidade.
“A programação extrapola a data do 2 de Julho e é sempre montada com o pensamento no pertencimento. Seja dança, música, teatro, tudo tem relação direta com a linguagem e a identidade da festa. Neste ano, nós voltamos a ter grandes espetáculos de dança e teatro, além das filarmônicas, os shows, a apresentação do cortejo afro, a volta do Caboclo, exposições e grafites. É uma festa que envolve várias linguagens e que nos coloca como centro brasileiro da independência”, completou o gestor.
Prévia – As festividades começam neste sábado (28/6) com o espetáculo de dança “Ao Pé do Caboclo”, que será apresentado às 19h, no Campo Grande, com reapresentação no domingo (29/6).
A segunda-feira (30/6) será marcada pela tradicional saída do Fogo Simbólico das cidades de Cachoeira e de Mata de São João (que representam os Recôncavos Leste e Norte) em direção a Pirajá, um percurso que simboliza a chama da liberdade. Além disto, o Pátio 2 de Julho será aberto no Forte de São Pedro, com apresentações musicais.
Na véspera do grande dia (1º), a programação se intensifica com a celebração do Te Deum na Catedral da Sé, a união dos Fogos Simbólicos em Simões Filho e a Cerimônia Cívica de Chegada do Fogo Simbólico no Largo de Pirajá, onde autoridades vão realizar o hasteamento das bandeiras, acender a pira e depositar flores no túmulo do General Labatut. O Hino Nacional será executado pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia. Um show do Cortejo Afro encerrará a noite em Pirajá.
2 de Julho – O ponto alto das celebrações será na quarta-feira (2), quando a alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha dará início às festividades. A organização do Cortejo Cívico está marcada para 9h e será seguida por cerimônias de hasteamento de bandeiras e execução do hino nacional.
O desfile cívico contará com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras, filarmônicas e grupos populares, percorrendo da Lapinha até a Praça Thomé de Souza. O trajeto será palco do Concurso de Fachadas decoradas e de paradas para homenagens aos heróis da Independência e a instituições históricas como o Convento da Soledade e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
À tarde, a partir das 16h, os carros dos Caboclos chegarão ao Campo Grande, onde haverá novas cerimônias cívicas com a execução do hino nacional por diversas bandas militares e a execução do hino ao 2 de Julho. A noite se encerrará com um Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas.
Continuidade – As celebrações continuam na quinta-feira (3), com apresentações do Coral da Cidade do Salvador, show do cantor Gerônimo e o Baile da Independência com a orquestra do maestro Fred Dantas. As atrações se apresentarão na Praça do Campo Grande. Na sexta-feira (4), o show do cantor Gerônimo, novamente na Praça do Campo Grande, vai manter o clima festivo.
Já o sábado (5) será marcado pela volta dos Caboclos do Campo Grande ao Pavilhão da Lapinha. O dia ainda contará com a inauguração de uma placa em homenagem aos ancestrais de São João do Cabrito/Plataforma, na praça central de São João do Cabrito.
A programação se estenderá com a Festa de Labatut em Pirajá, de 11 a 13 de julho, e o 3º Festival de Fanfarras e Balizas na Avenida Sete de Setembro, no dia 12 de julho. A programação será encerrada no dia 13 de julho, com a missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA:
28 e 29/06 (sábado e domingo)
19h – Apresentação do Espetáculo de Dança “Ao Pé do Caboclo”, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande
30/06 (segunda-feira)
7h – Saída do Fogo Simbólico do Recôncavo Leste de Cachoeira e do Recôncavo Norte de Mata de São João em direção a Pirajá
17h – Inauguração do “Pátio 2 de Julho”, no Forte de São Pedro, no Campo Grande, com apresentação musical da Banda de Música da 6º Região Militar e do Colégio Militar de Salvador
01/07 (terça-feira)
9h – Celebração do Te Deum com Participação do Coral da Basílica do Bonfim – Igreja da Catedral da Sé, no Terreiro de Jesus
12h – Encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e Recôncavo Norte, em Simões Filho
16h – Cerimônia Cívica de Chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá com Hasteamento das Bandeiras por Autoridades e Execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia; Acendimento da Pira e Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, pelas autoridades presentes
17h – Show do Cortejo Afro, no Palco Largo de Pirajá
02/07 (quarta-feira)
06h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha
07h – Organização do cortejo cívico na Lapinha
08h – Cerimônias cívicas – hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do hino nacional pela banda de música da Marinha do Brasil
09h – Início do desfile cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmónicas estaduais e grupos populares
Concurso de fachadas decoradas no percurso compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus
Homenagem aos Heróis da Independência – breve parada em frente ao Convento da Soledade
Homenagem da Ordem Terceira do Carmo – breve parada em frente a Ordem para pronunciamento de um membro da instituição
Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – breve parada em frente à igreja
11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza
13h – Concentração do cortejo cívico
13h30 – Início do desfile cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais e estaduais. Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
15h – Cerimônia cívica no 2º Distrito Naval
16h – Cerimônias cívicas no Campo Grande: chegada dos Carros dos Caboclos; hasteamento das bandeiras por autoridades; execução do hino nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao Dois de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico; execução do Hino ao Dois de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar da Bahia
17h30 às 21h30 – Encontro de filarmônicas com maestro Fred Dantas
03/07 (quinta-feira)
18h – Apresentação do Coral da Cidade do Salvador
19h – Baile da Independência com orquestra do maestro Fred Dantas e convidados, no Palco Campo Grande
04/07 (sexta-feira)
19h – Show do cantor Gerônimo, no palco Campo Grande
05/07 (sábado)
9h – Inauguração da placa em homenagem aos ancestrais de São João do Cabrito/Plataforma, na praça central de São João do Cabrito
18h – Volta da Cabocla – retorno dos carros dos Caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô
De 11 a 13/07
Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá
12/07 (Sábado)
3º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro
13/07 (Domingo)
8h – Missa na Igreja de São Bartolomeu, Pirajá
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Lucas Moura/ Secom PMS
Vídeo: Carro é atingido por carreta e despenca de ponte no Interior da Bahia
sexta-feira, 27 de junho de 2025
Impressionante. Um grave acidente chamou a atenção na tarde de quinta-feira, dia 26/6, na BR–116, na Cidade de Cândido Sales, no Interior da Bahia. Uma carreta bateu na traseira de um carro de passeio, que caiu de uma ponte, e depois atingiu outra carreta.
Uma câmera de monitoramento da rodovia registrou o momento do acidente. A pista ficou interditada por aproximadamente duas horas.
Nas imagens, o motorista da carreta carregada com madeiras parece perder o controle da direção sobre a ponte.
Ao tentar evitar uma colisão frontal com outro caminhão que vinha no sentido oposto, o motorista muda a direção e atinge o automóvel, que despenca da ponte. A mureta de proteção ficou destruída com o impacto.
Depois a carreta ainda colidiu na traseira de outro caminhão. A segunda colisão fez com que a carga de madeira se espalhasse na pista.
Apesar da gravidade do acidente, a Delegacia da PRF de Vitória da Conquista não registrou vítimas na ocorrência.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / Redes Sociais
PRF divulga balanço com números de mortes e acidentes nas BRs no feriadão
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Êta. O balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quinta-feira, dia 26/6, registrou um aumento das ocorrências nas rodovias federais na Bahia. Ao todo, foram registrados 22 mortes e 119 feridos durantes os feriados de Corpus Christi e São João.
Esses dados representam um aumento em relação a 2024, que teve 15 óbitos e 32 acidentes graves. Segundo a PRF, foram 98 acidentes, sendo 37 graves entre as BR-116, 101, 324, 110 e 242.
Os dados apontaram que o maior número de mortes foram a BR-101 e a BR-116, com 6 óbitos cada. As causas de mortes fatais foi a ultrapassagem indevida, responsável por 6 mortes, seguida do excesso de velocidade, com 3 óbitos.
No feriadão de Corpus Christi-São João, a PRF fiscalizou 11.700 pessoas e 10.000 veículos, com aplicação de mais de 8 mil testes de alcoolemia em condutores.
As ações priorizaram o combate a infrações com alto potencial de risco, como a condução sob efeito de álcool, ultrapassagens em locais proibidos, uso indevido do acostamento, não utilização de cinto de segurança e condução por motoristas inabilitados. As principais infrações registradas foram:
- Ultrapassagens proibidas: 901;
- Alterações irregulares na iluminação do veículo: 325;
- Condutores inabilitados: 273;
- Falta do cinto de segurança: 169;
- Trânsito indevido no acostamento: 114;
- Fluxo intenso nas rodovias baianas.
De 18 a 25 de junho, cerca de 1,1 milhão de veículos circularam pelas rodovias federais da Bahia. As rodovias com maior fluxo foram:
- BR-324: 365.365 passagens;
- BR-116: 310.314;
- BR-101: 199.546.
Ainda conforme o balanço, o número de veículos registrados foi ligeiramente menor que o do mesmo período em 2024, com destaque para quarta-feira, dia 25/6, marcado pelo retorno das festividades juninas no Interior.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados no Interior da Bahia
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Vixe. Cinquenta e sete trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em uma propriedade rural no Município de Gentio do Ouro, no Interior da Bahia. A operação foi realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), que reúne representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU).
De acordo com o procurador Edno Moura, coordenador regional de combate ao trabalho escravo no MPT, entre os resgatados, 30 são oriundos do Piauí, 12 do Ceará e 15 da própria Bahia. As vítimas foram encontradas em alojamentos precários, com superlotação, ausência de banheiros e sem condições mínimas de higiene. “Eles cozinhavam e se alimentavam ao relento, sentados em pedaços de madeira e pedras”, relatou o procurador.
Parte dos trabalhadores já recebeu as verbas rescisórias e indenizações por danos morais. No entanto, segundo o MPT, os 30 piauienses ainda não foram indenizados, apesar da identificação do empregador responsável pelas violações. O caso segue sob investigação e novas medidas judiciais não estão descartadas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/MPT-PI
As celebrações da Independência da Bahia em Cachoeira
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Olha aí. O Governo do Estado iniciou em Cachoeira, as celebrações da Independência da Bahia. Conforme determina uma lei estadual de 2007, a sede do poder Executivo baiano é transferido simbolicamente ao município por ter sido palco dos primeiros movimentos populares e políticos, em 25 de junho de 1822, que fortaleceram a luta contra o domínio português. A cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 25/6, foi conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Essa é uma data que nos lembra a força do povo baiano na conquista da Independência. E é muito simbólico que essa luta tenha começado aqui, com o povo de Cachoeira se levantando contra a dominação. Ao transferirmos a sede do governo para cá, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da história e com o fortalecimento da identidade do nosso povo. Que esse gesto ajude também a inspirar as novas gerações a conhecer e respeitar o caminho que percorremos até aqui”, afirmou.
A programação contou com alvorada de fogos, hasteamento das bandeiras, cortejos culturais e celebrações religiosas. Um dos destaques foi o Solene Te Deum, canto litúrgico celebrado há 196 anos na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em homenagem aos heróis das batalhas de 1822. Grupos culturais, estudantes e autoridades dos três poderes participaram dos atos.
A Independência da Bahia é celebrada no dia 2 de julho, que marca a vitória decisiva sobre as forças portuguesas na região, consolidando a separação política do Brasil de Portugal em 1823. O evento teve papel importante na história da Independência do Brasil, apesar de ter sido proclamada em 1822, para a libertação definitiva da Bahia do domínio colonial.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Joá Souza/GOVBA
Saiba quantos visitantes a Bahia recebeu durante o São João
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Olha aí. O São João da Bahia 2025 registrou a movimentação de mais de 1,8 milhão de visitantes no território baiano, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia. O resultado bate o recorde de 2024, quando o fluxo de turistas na festa foi de 1,7 milhão, com receita de R$ 2 bilhões, que também eram marcas históricas. A quantia corresponde as estimativas traçadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA)
Destinos como Lençóis, Mucugê, Amargosa, Cruz das Almas e Jequié tiveram 100% de ocupação hoteleira. Em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, a ocupação chegou a 90%.
Segundo a Setur-BA, os resultados deste ano trazem uma maior participação de estrangeiros na festa, principalmente, nas zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Chapada Diamantina. A pasta considera que os números expressivos refletem o trabalho do Governo do Estado, com o apoio a 300 municípios, associado à promoção nacional do São João da Bahia, qualificação dos serviços turísticos e ampliação da malha aérea estadual.
“Assim como aconteceu no Carnaval, podemos dizer que globalizamos também o São João da Bahia, com novo recorde no turismo. Nosso posto de atendimento no Pelourinho recebeu turistas da Espanha, França, Suíça e Alemanha, como nunca tinha sido registrado, no período junino. Na Costa dos Coqueiros, chineses foram flagrados dançando forró; na Chapada Diamantina, muitos estrangeiros foram vistos curtindo a festa e fazendo ecoturismo. Valeu o esforço do Governo do Estado para garantir infraestrutura, serviços qualificados e grandes atrações ”, comemora o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
O secretário também destaca a pesquisa de demanda turística realizada pela Setur-BA nos festejos juninos de Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Lençóis, Jequié, Serrinha e Senhor do Bonfim. O levantamento coletou informações sobre o perfil do visitante e sua avaliação dos serviços utilizados no São João.
“Todos os anos fazemos a pesquisa, que serve de balizamento para planejarmos melhor as ações da próxima festa. Se recebemos mais turistas, precisamos estar mais informados sobre as suas características e demandas. Dessa forma, nos preparamos para corresponder às expectativas de visitantes do Brasil e do exterior”, explica Bacelar.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Setur-BA
VÍDEO: Saiba como é a rotina de motorista de banda de forró durante o São João
terça-feira, 24 de junho de 2025
Guerreiros das estradas. A história do motorista de banda de forró no São João é um trabalho árduo, com dedicação e a atmosfera festiva que envolve as celebrações juninas no Nordeste do Brasil. Essa figura, muitas vezes anônima, desempenha um papel crucial na logística e transporte das bandas de forró, enfrentando longas viagens, estradas precárias e a pressão de horários apertados para garantir que a festa aconteça.
Conheça a história do Sr. Aldo, motorista da Banda Mastruz Com Leite.
ASSISTA – PARTES 1 e 2:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Hora do Bico
São João: Motociclista e carona morrem em acidente na BR-415
segunda-feira, 23 de junho de 2025
Vixe. Um motociclista e o carona morreram em uma tragédia que aconteceu na BR-415, no trecho de Floresta Azul, no Sul da Bahia, na madrugada de domingo, dia 22/6. A moto que eles estavam colidiu frontalmente com um carro.
As vítimas tinham 21 e 23 anos. Após a colisão, a motocicleta pegou fogo.
O motorista fugiu após o acidente e ainda não foi localizado pelas autoridades. Com a confirmação das mortes, a área onde houve o acidente foi isolada para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Os corpos das vítimas já foram liberados do Instituto Médico Legal (IML).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
São João: Pelourinho recebe mais público do que o Parque de Exposições na sexta-feira (20), diz SSP
sábado, 21 de junho de 2025São João gordo: Apostador de Salvador fatura sozinho mais de R$ 11 milhões na lotomania
sábado, 21 de junho de 2025
Tem milionário na área. Um apostador de Salvador acertou sozinho as 20 dezenas da Lotomania e faturou mais de R$ 11 milhões, na noite de sexta-feira, 20/6.
A informação foi divulgada pela Caixa Econômica Federal, que administra a loteria. Segundo a instituição, o jogador fez a aposta por meio eletrônico.
Os 20 números do concurso 2786, sorteados em São Paulo, foram: 0 – 5 – 11 – 19 – 28 – 31 – 32 – 41 – 44 – 45 – 47 – 51 – 54 – 56 – 59 – 72 – 77 – 82 – 84 – 91.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
São João: Prefeitura de Salvador reforça iluminação e segurança em trecho da BR-324
sábado, 21 de junho de 2025
Olha aí. A Prefeitura de Salvador assumiu temporariamente a manutenção do trecho urbano da BR-324, entre a capital e a divisa com Simões Filho, após a saída da concessionária Via Bahia. A medida visa garantir mais segurança e fluidez no trânsito durante o período junino, quando aumenta significativamente o fluxo de veículos rumo ao Interior da Bahia.
Desde maio, uma força-tarefa coordenada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip/Semop), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já restaurou cerca de 500 pontos de luz em um trecho de 11 quilômetros da rodovia, que agora está completamente iluminado.
“Mesmo se tratando de uma rodovia federal, o trecho que passa por Salvador corta bairros densamente povoados, como Pirajá, Águas Claras e Valéria, além de ser rota de acesso a importantes pontos de integração do transporte público”, explicou o diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães.
O investimento mensal com a conta de energia elétrica é de cerca de R$ 65 mil, pagos pela prefeitura até a conclusão do novo processo licitatório que definirá a próxima empresa responsável pela BR-324. Magalhães afirmou que a atuação emergencial está sendo feita “com qualidade”, garantindo que o perímetro urbano da rodovia permaneça iluminado durante as festas juninas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: ViaBahia