CIDADES
Gigante da tecnologia fecha lojas em shoppings de Salvador; saiba qual
domingo, 30 de novembro de 2025
Vixe. A Nagem, empresa do setor de tecnologia, confirmou o fechamento das lojas instaladas no Salvador Shopping e no Shopping Paralela. Com a decisão, a companhia passa a operar apenas uma unidade física na capital baiana, localizada em Porto Seco Pirajá, destinada exclusivamente à distribuição.
Antes disso, a empresa já havia encerrado as atividades nos shoppings Barra e da Bahia, totalizando quatro lojas fechadas em pontos de grande circulação. Apesar das mudanças, a Nagem afirma que não há plano de desmobilização e que continuará atuando na Cidade.
A reestruturação é tratada internamente como uma mudança de estratégia. A empresa direciona esforços para ampliar as vendas online e fortalecer a área de distribuição voltada ao atendimento corporativo (B2B), aproveitando a operação logística e a presença no comércio eletrônico.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Pesquisa nacional apresenta resultados sobre economia do patrimônio cultural em Salvador
domingo, 30 de novembro de 2025
Olha aí. A pesquisa “Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade”, pioneira no Brasil, chega à fase de difusão de resultados preliminares e realização de ações formativas destinadas a pessoas participantes da pesquisa e ao público em geral.
O Observatório da Economia Criativa da Bahia (Obec/BA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsáveis pela pesquisa, realizam os encontros de Salvador (BA) nos próximos dias 1 e 2 de dezembro de 2025. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local.
Trata-se de um estudo inédito que lançou o seu primeiro relatório recentemente e agora articula ações de devolutiva que vão passar por 5 cidades envolvidas. Além de Salvador, essas ações também vão acontecer em São Luís (MA), Belém (PA), São Cristóvão (SE), Cachoeira (BA) e em Fortaleza (CE) (em paralelo à programação do MicBR 2025, iniciativa do Ministério da Cultura).
Essa circulação em cada cidade será composta por três momentos. Primeiro, serão apresentados os resultados preliminares desse estudo. Na sequência, serão realizadas duas oficinas sobre economia do patrimônio cultural – cadeias produtivas e sustentabilidade, com lançamento e distribuição gratuita da publicação “Economia do Patrimônio Cultural: guia introdutório”. Uma oficina será voltada para agentes da gestão pública e a outra, com emissão de certificado, estará aberta à participação geral de pessoas interessadas.
A pesquisa “Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade” é realizada pelo Obec Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Iphan, Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto, financiado por um Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado com o Iphan, segue em atividade até outubro de 2026, com previsão de lançamentos de boletins, relatório final e artigos científicos, além da construção de uma base de dados aberta para consulta pública.
Confira a programação formativa em Salvador:
1º de dezembro, segunda-feira, 19h
Apresentação dos resultados preliminares: a Economia do Patrimônio Cultural no Centro Histórico de Salvador
No Centro Histórico de Salvador (Associação Bahiana de Imprensa – ABI, Auditório Samuel Celestino. Rua Guedes de Brito, nº 1, Ed. Ranulfo Oliveira, 8º andar, Praça da Sé)
02/12, terça-feira, 9h
Oficina “Economia do Patrimônio Cultural: Cadeias Produtivas e Sustentabilidade”(exclusiva para servidores e gestores)
No Centro Histórico de Salvador
(Casa dos Sete Candeeiros, rua de São Francisco, nº 3)
02/12, terça-feira, 18h
Oficina Economia do Patrimônio Cultural (aberta ao público, com emissão de certificado)
No Centro Histórico de Salvador (Associação Bahiana de Imprensa – ABI, Auditório Samuel Celestino. Rua Guedes de Brito, nº 1, Ed. Ranulfo Oliveira, 8º andar, Praça da Sé)
Os 12 bens culturais que integram a pesquisa
Esse mapeamento abrange um conjunto diverso e representativo de bens culturais brasileiros reconhecidos internacionalmente pela Unesco. Seis deles são patrimônios materiais classificados como Patrimônio Mundial, e outros seis são imateriais, inscritos como Patrimônio Cultural da Humanidade. Esses bens foram selecionados a partir de critérios que garantem diversidade territorial, tipológica e sociocultural, permitindo à pesquisa investigar como diferentes formas de patrimônio cultural se relacionam com práticas econômicas e com a sustentabilidade de suas comunidades.
Entre os bens materiais estão os centros históricos de Salvador (BA), São Cristóvão (SE), São Luís (MA) e Olinda (PE), além do Parque Nacional Serra da Capivara (PI) e das Ruínas de São Miguel das Missões (RS). Já entre os bens imateriais, encontram-se o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão (MA), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (PA), a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (AP), o Frevo (PE), o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA) e a Roda de Capoeira (com abrangência nacional).
Entre abril e outubro de 2025, foram realizadas 182 entrevistas (presenciais e remotas) na Bahia, Pará, Sergipe e Maranhão, compondo um panorama inédito sobre o papel dos agentes culturais, as práticas econômicas territoriais e as condições de sustentabilidade desses bens culturais no Brasil.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Anderson Schneider/Divulgação OBEC
Bahia deve ter chuva acima da média durante dezembro, diz Inmet
sábado, 29 de novembro de 2025
Olha aí. A Bahia deve enfrentar um mês de dezembro mais chuvoso que o habitual, segundo a nova previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão indica que grande parte do Nordeste, incluindo áreas do território baiano, terá precipitações acima da média no último mês do ano.
A exceção ficará por conta do norte do Maranhão, onde a tendência é de chuva abaixo do padrão esperado. A redução pode afetar principalmente pequenos agricultores que dependem de precipitações regulares para manter a produção.
Com o aumento das chuvas, o cenário é considerado favorável para a recuperação da umidade do solo, beneficiando atividades agrícolas, a pecuária e os mananciais responsáveis pelo abastecimento de diversas regiões do Estado.
Apesar do reforço nas precipitações, o calor deve continuar predominante em todo o Nordeste. O Inmet prevê temperaturas acima da média, com desvios que podem chegar a 1ºC, principalmente no sul do Piauí, onde as marcas podem ultrapassar os 27ºC.
Nas áreas litorâneas, incluindo a faixa costeira da Bahia, as temperaturas devem oscilar entre 25ºC e 27ºC ao longo do mês, mantendo o padrão quente típico do verão, agora acompanhado por volumes maiores de chuva.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Inema
PM da Bahia amplia proibição de filiação partidária para policiais da ativa
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Olha aí. A Polícia Militar da Bahia decidiu estender para todo o estado a proibição de filiação partidária de policiais militares da ativa, após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A medida foi adotada depois que o MP apontou a existência de PMs em exercício vinculados a partidos políticos, situação considerada irregular.
A recomendação do MPBA teve como base um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que identificou 84 policiais militares da ativa filiados a legendas partidárias, todos lotados em unidades da região oeste do estado. O documento, encaminhado no último dia 6, foi direcionado ao Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), à Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Oeste (CIPT-O) e à Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (Cipe Cerrado).
Diante disso, o Comando-Geral da PM determinou que a orientação passe a valer para todas as unidades da corporação na Bahia. Além da desfiliação, diretores, comandantes e chefes deverão realizar levantamentos internos para identificar outros casos semelhantes.
Na recomendação, o Ministério Público destacou que a filiação partidária de policiais militares em atividade fere princípios constitucionais, como hierarquia, disciplina e neutralidade política. O MP orientou ainda que os policiais identificados sejam notificados para providenciar a desfiliação partidária no prazo de até 15 dias. O descumprimento pode resultar na abertura de processos administrativos disciplinares.
O MPBA também determinou a criação de rotinas de conferência junto à Justiça Eleitoral e o envio, em até 45 dias, de um relatório detalhado com as medidas adotadas. Já o Comando-Geral da PM estabeleceu que, durante os períodos eleitorais, comandantes e diretores acompanhem a eventual candidatura de policiais militares, garantindo a regularização funcional ao fim do mandato, no caso de eleitos, ou imediatamente após o retorno às atividades, quando não houver eleição.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / PM-BA
Aeroportos baianos são concedidos à iniciativa privada; saiba quais
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Êta. Um leilão realizado na quinta-feira (27/11), na B3, em São Paulo, definiu a concessão de dois aeroportos baianos à iniciativa privada. Serão privatizados os aeroportos de Lençóis e Paulo Afonso. Os dois equipamentos serão administrados pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A.
O leilão ocorreu no âmbito do Programa AmpliAR e tinha 19 aeroportos ofertados, mas somente 13 receberam propostas. Entre os equipamentos sem oferta está o aeroporto de Guanambi. O evento contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do secretário de Infraestrutura da Bahia em exercício, Saulo Pontes.
Aviação regional
O objetivo da iniciativa é atrair investimentos privados para modernizar e fortalecer a aviação regional.
Para o secretário de Infraestrutura da Bahia em exercício, Saulo Pontes, a concessão representa um avanço para a conectividade aérea no estado.
“Essas concessões trazem investimentos para a Bahia e vão colocar os dois municípios baianos na malha aérea nacional, permitindo a ampliação do turismo e da atração de novos negócios”, afirmou.
A expectativa é que o Programa AmpliAR movimente R$ 1,25 bilhão em investimentos destinados a melhorias estruturais e operacionais, contribuindo para o desenvolvimento da aviação no Nordeste e na Amazônia Legal.
O programa integra um pacote federal voltado ao fortalecimento da aviação regional e prevê modernizar até 100 aeroportos nas próximas etapas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Seinfra
BR-324 e 116 vão a leilão com investimento bilionário; saiba quando
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Olha aí. Após a saída da concessionária ViaBahia da gestão das rodovias BR-324 e BR-116 no início deste ano, o Ministério dos Transportes anunciou, na terça-feira (25/11), o cronograma do leilão para concessão das duas estradas que cortam a Bahia. O comunicado foi feito pelo ministro Renan Filho durante o lançamento da Política Nacional de Concessões Ferroviárias.
As duas rodovias, que integram a chamada Rota 2 de Julho, serão leiloadas em novembro de 2026. A previsão é que o edital seja publicado pelo governo federal até julho.
Conforme detalhado pelo Ministério dos Transportes, o lote Rota 2 de Julho conecta Salvador a Feira de Santana e segue até a divisa entre Bahia e Minas Gerais.
Extensão
Com extensão de 663 quilômetros, o trecho a ser concedido na Bahia corta 21 municípios. A BR-324 será concedida à iniciativa privada no trecho do Contorno de Feira de Santana até Salvador. Já a BR-116 será leiloada no trecho que vai do Contorno de Feira de Santana até a divisa da Bahia com Minas Gerais.
O trecho da BR-116 a ser concedido corta cidades como Feira de Santana, Santo Estêvão, Rafael Jambeiro, Itatim, Milagres, Brejões, Nova Itarana, Santa Inês, Irajuba, Jaguaquara, Jequié, Manoel Vitorino, Boa Nova, Poções, Planalto, Vitória da Conquista e Cândido Sales.
Já a BR-324 será concedida no trecho que engloba Feira de Santana, Tanquinho, Candeias e Salvador.
Gestão emergencial
Ao romper o contrato com a ViaBahia em maio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) declarou situação de emergência operacional das rodovias BR-324 e BR-116. Em uma portaria publicada em abril, o órgão federal justificava a necessidade de atuação imediata para garantir a segurança viária e minimizar os impactos à mobilidade com execução de serviços de operação de tráfego.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Wuiga Rubini/GOVBA
Pãozinho delícia pode se tornar patrimônio baiano; entenda
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Olha aí. O pãozinho delícia, marca registrada das mesas baianas, pode ganhar reconhecimento oficial. Um projeto de lei apresentado pelo deputado Paulo Câmara (PSDB) propõe declarar o quitute como bem cultural e imaterial da Bahia. A proposta foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa na terça-feira (25/11).
A origem do pão delícia não é precisa, mas todas as versões apontam para a Bahia. Uma das histórias mais repetidas diz que a receita nasceu de um erro doméstico: uma massa que ficou pegajosa por falta de farinha, esquecida para levedar e, depois, assada às pressas. O resultado teria sido o pão macio, untado com manteiga e polvilhado com queijo, que hoje domina festas e cafés locais.
Entre as figuras associadas ao surgimento do pãozinho está a cozinheira Elíbia Portela, que há mais de 50 anos ensina e aperfeiçoa a receita. Em seu livro Panificação Caseira nº 2, ela relata que o pão delícia teria nascido justamente dessa “falha” na massa, transformada em sucesso culinário que atravessou décadas e se consolidou como símbolo afetivo e gastronômico da Bahia.
O “acidente” teria acontecido ainda na sua infância. A mãe de Elíbia, que era banqueteira (profissional que organiza e executa banquetes), estava preparando uma fermentação para outro pão, mas a farinha especial que ela precisava demorou de chegar e para não desperdiçar o fermento, Elíbia decidiu improvisar: adicionou a farinha comum que tinha disponível e criou uma massa um pouco mais mole, diferente da que era mais comum para fazer pães. As primeiras fornadas não deram muito certo, mas para a alegria de Elíbia e de todos os baianos, a terceira fornada ficou ótima. E a partir daí foi só alegria, o pãozinho delícia, que inicialmente era uma receita familiar, virou um dos principais itens dos aniversários e comemorações dos baianos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Polícia Federal deflagra operação contra fraudes milionárias na Prefeitura de Itacaré
terça-feira, 25 de novembro de 2025
A pressão subiu. A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (25/11) a Operação Gênesis, que investiga fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo contratos de fornecimento de materiais de construção da Prefeitura de Itacaré, no Sul da Bahia.
De acordo com a PF, ao todo, 30 mandados de busca e apreensão são cumpridos por policiais federais e auditores da CGU nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Ubaitaba, Jequié e Itacaré, além de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A Justiça Federal determinou ainda o afastamento cautelar de sete agentes públicos e autorizou o sequestro de bens dos investigados até o limite de R$ 20 milhões.
Ainda segundo a PF, o esquema teria funcionado entre 2018 e 2024. Nesse período, duas empresas locais, registradas em nome de laranjas e sem capacidade operacional compatível, receberam mais de R$ 30 milhões em contratos assinados com o Município. As investigações indicam que parte expressiva desses recursos foi desviada para agentes públicos e empresas ou pessoas interpostas.
A nova fase da operação busca aprofundar a coleta de provas, identificar a participação dos investigados e garantir o ressarcimento do prejuízo aos cofres públicos.
Os envolvidos podem responder por fraude em licitação , peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, além de outros crimes que possam ser identificados ao longo da investigação.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Federal
Governo abre visitação do Leilão Eletrônico; saiba mais
terça-feira, 25 de novembro de 2025
Olha aí. O período de visitação dos bens públicos do Leilão Eletrônico 05/2025 foi aberto na segunda-feira (24/11). O certame reúne 180 lotes, incluindo veículos, materiais eletrônicos, móveis de escritório, artigos de informática e trilhos ferroviários.
O conjunto dos itens foi avaliado em R$ 4,2 milhões. Para visitar os bens, é necessário agendamento prévio (confira abaixo como fazer).
Os itens estão disponíveis em Salvador e outras quatro Cidades: Vitória da Conquista, Barreiras, Ilhéus e Amélia Rodrigues (endereços completos no edital).
Todas as informações sobre o certame podem ser consultadas no Edital 05/2025, disponível no portal ComprasNet.BA e no site do leiloeiro oficial.
A visitação poderá ser feita até 5 de dezembro, apenas em dias úteis, nos horários estabelecidos no edital e mediante agendamento pelo e-mail comissao.leilao@saeb.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 98183-4104 e (71) 3117-8613.
O leilão é organizado pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL).
O certame acontece no dia 10 de dezembro, no site www.danielgarcialeiloes.com.br, pertencente ao leiloeiro oficial Daniel Elias Garcia, escolhido por sorteio eletrônico. Para participar, é preciso realizar credenciamento na mesma plataforma.
Propostas podem ser enviadas antecipadamente no ambiente virtual, além dos lances feitos no dia e horário definidos.
O pagamento dos bens arrematados deve ser feito à vista – via pix, boleto, depósito ou transferência – conforme orientações do leiloeiro. Também é necessário pagar a comissão de 5% sobre o valor arrematado.
Entre os principais destaques do leilão estão os veículos: 132 unidades entre carros, motos, caminhão, caminhonetes e um trator. Todos os itens serão vendidos ao maior lance.
A receita arrecadada será destinada ao Tesouro Estadual e a unidades da Administração Indireta, sendo aplicada em novos investimentos do Governo do Estado. Os bens colocados em leilão já estavam fora de uso ou ultrapassaram o prazo máximo de utilização previsto em lei, como no caso dos veículos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/Saeb
Turista morre afogado em praia de destino turístico da Bahia
segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Vixe. Um turista de Minas Gerais morreu afogado, no sábado (22/11), após ser arrastado por uma correnteza, na praia do Tororão, no Município de Prado, no Interior da Bahia.
Segundo informações da imprensa, com a Polícia Civil, a esposa da vítima também se afogou, mas foi socorrida a tempo por banhistas.
O homem de 37 anos, e a mulher estavam a passeio na Cidade, que é um destino turístico.
Após o socorro, a esposa da vítima recebeu primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em estado de choque.
Já o homem teve a morte atestada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, Cidade vizinha, para passar por necropsia. Ele foi liberado no domingo (23/11).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Recarga gratuita de gás começa nesta segunda-feira em Salvador e outras nove capitais
segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Olha aí. Começa nesta segunda-feira (24/11) a implementação da recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa, chamado Gás do Povo, inicia em dez capitais, incluindo Salvador, além de Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
Cerca de 1 milhão de famílias serão contempladas nesta primeira etapa, que marca a transição do modelo anterior, baseado em pagamento em dinheiro, para o sistema de recarga direta. Segundo o Governo Federal, a mudança reduz fraudes e garante que o recurso seja usado exclusivamente no gás utilizado no dia a dia.
A Caixa Econômica Federal será responsável pela operação do benefício, incluindo a distribuição dos vales-recarga, o cadastro das revendedoras participantes e a validação dos meios de acesso do usuário.
A retirada da recarga será feita diretamente nas revendas credenciadas, sem uso de dinheiro. Na terça-feira (18/11), os ministérios de Minas e Energia e da Fazenda publicaram a Portaria Interministerial MME/MF nº 3, que atualiza os preços de referência do GLP aplicados ao programa.
Serão elegíveis as famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses, com prioridade para quem já recebe o Bolsa Família. O beneficiário poderá comprovar o direito ao vale por meio do cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação enviado ao celular.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Validade da CNH para idosos muda: confira novos prazos e regras
domingo, 23 de novembro de 2025
Atenção. Para condutores da terceira idade, manter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atualizada exige atenção às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define prazos diferentes de validade conforme a idade do motorista. As mudanças, repassadas aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), têm como objetivo reduzir a burocracia e garantir avaliações mais precisas da aptidão física e mental.
Novos prazos de validade da CNH para idosos: Motoristas de 50 a 69 anos: validade de 5 anos; Motoristas a partir de 70 anos: validade de 3 anos.
A intenção é assegurar que a capacidade física e mental seja reavaliada com a frequência necessária, aumentando a segurança tanto dos condutores quanto de outros usuários das vias.
Exame médico mais detalhado
O exame obrigatório para renovação da CNH tende a ser mais rigoroso para pessoas idosas. Caso o médico identifique alguma condição que demande acompanhamento adicional, ele pode reduzir a validade do documento, independentemente da idade do motorista. Em alguns casos, a CNH pode passar a valer 1 ano ou até 6 meses.
Documentos necessários para renovar a CNH
- CNH antiga (original e cópia)
- RG e CPF
- Comprovante de residência dos últimos 3 meses
- Comprovante de pagamento da taxa de serviço
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Trecho da BR-116 é liberado após reparos em cratera
sábado, 22 de novembro de 2025
Olha aí. O tráfego na BR-116 foi retomado na madrugada deste sábado (22/11), na altura de Tucano, no Interior da Bahia. A rodovia ficou totalmente interditada nos dois sentidos na sexta-feira (21/11), depois que uma cratera se abriu por causa da chuva forte que atingiu a Cidade.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo trecho desde a saída da Via Bahia, realizaram os reparos emergenciais que duraram cerca de 12 horas. A liberação ocorreu 0h30 deste sábado.
Na sexta-feira, vídeos gravados por motoristas mostraram a dimensão da cratera. Sob o que restou da pista, era possível ver grande acúmulo de lama. Muitos caminhoneiros precisaram dar ré para evitar o trecho interditado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: PRF
Bahia dispara alerta de chuva; mais de 300 Municípios estão em na lista
sábado, 22 de novembro de 2025
Muita atenção. A Bahia vive dias de temporais que se intensificaram desde quarta-feira, dia 19/11. Em diferentes Cidades, temporais deixaram ruas e Bairros alagados e deslizamentos. Crateras se abriram em rodovias e ampliou o número de pessoas em áreas de risco.
A situação levou o Governo do Estado a emitir, na sexta-feira, dia 21/11, alerta de forte chuva para toda a população pelo WhatsApp, com recomendações para onde há risco potencial de alagamentos.
Pelo menos 344 das 417 Cidades se encontram em Estado de atenção. Ventos intensos derrubaram árvores e dificultaram o trabalho de equipes de emergência, em meio a interrupções no fornecimento de energia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/PMS
Bahia deve registrar avanço agrícola em 2026 com crescimento na maioria das culturas
sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Ritmo acelerado. A agricultura baiana deve manter trajetória de expansão em 2026. Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o Estado tende a colher resultados positivos graças à diversificação das lavouras, fator que deve impulsionar o desempenho do campo no próximo ano. O primeiro prognóstico do IBGE aponta crescimento em 16 das 26 culturas analisadas, com destaque para cadeias estratégicas como algodão, café arábica e feijão da primeira safra.
Enquanto o próximo ano aponta um quadro misto, porém majoritariamente positivo, a safra de 2025 segue projetada para ser a maior da história do Estado. A estimativa de outubro do IBGE indica que a Bahia deve alcançar 12,84 milhões de toneladas de grãos, um crescimento de 12,8% em relação ao ano anterior — marca que reforça o protagonismo do agronegócio baiano.
2026
Entre os avanços previstos para 2026, o café arábica apresenta a projeção mais expressiva, podendo crescer mais de 40% em 2026. Já o feijão da primeira safra deve registrar alta de 23,5%. Esses resultados contribuem para equilibrar o cenário e evidenciam a força de segmentos tradicionais da agricultura baiana, sobretudo em regiões que vêm intensificando investimentos em tecnologia e manejo
Apesar do desempenho favorável de várias culturas, o conjunto dos grãos deve sofrer uma leve retração de 4%, influenciada sobretudo pelo comportamento da soja e do milho, responsáveis pela maior parcela da produção estadual. Mesmo assim, o algodão mantém perspectiva positiva: deve avançar 6,5% e consolidar a Bahia como o segundo maior produtor do país, com mais de 20% da produção nacional prevista para 2026.
O prognóstico integra o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado mensalmente pelo IBGE, e poderá ser ajustado ao longo de 2025 conforme as condições climáticas e o ritmo do plantio.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SEAGRI
SAC passa a emitir novo RG sem agendamento a partir de segunda-feira (24)
sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Abra o olho. A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai ficar mais simples na Bahia. A partir de segunda-feira (24/11), 27 unidades do SAC em todo o estado deixarão de exigir agendamento para o serviço, adotando o atendimento por ordem de chegada. A mudança busca reduzir filas virtuais e acelerar o acesso ao documento, que unifica a identificação nacional tendo o CPF como número principal.
Em Salvador, os postos do Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai já estão preparados para atender gratuitamente quem busca a CIN, bastando comparecer ao local. No interior, a liberação vale para unidades como Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença, entre outras.
Alguns postos, porém, ainda mantêm modelos híbridos ou totalmente agendados. No SAC Barra, o atendimento pela manhã será por ordem de chegada, enquanto o período da tarde continuará restrito ao agendamento. A mesma alternância se aplica às unidades de Busca Vida, Camaçari Boulevard, Lauro de Freitas e Simões Filho. Já os SACs Cajazeiras, Bela Vista, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Candeias seguem exclusivamente com horário marcado.
A emissão da primeira via da CIN continua gratuita. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão original correspondente ao estado civil. Caso a certidão esteja plastificada, o cidadão deve levar também uma cópia simples.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Governo do Estado anuncia iniciativas para população negra em homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi
sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Olha aí. Durante a realização do concerto “Meu Tempo é Agora”, uma homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi — uma das mais importantes lideranças religiosas, culturais e intelectuais do país — o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, novas iniciativas da gestão estadual voltadas ao fortalecimento das políticas de igualdade racial, inclusão social e desenvolvimento dos territórios quilombolas. O evento aconteceu na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na quarta-feira (19/11), com show da Orquestra Afrosinfônica e participação de Mariene de Castro, Lazzo Matumbi, Gerônimo Santana, Filhos de Gandhy e Bando de Teatro Olodum.
As ações estratégicas integram a programação do Novembro Negro Bahia, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e pela Secretaria do Turismo (Setur-BA). “Hoje é um dia simbólico. Iniciamos o dia entregando o Coletivo Bahia pela Paz, inaugurando o restaurante popular Alaide do Feijão, em um bairro negro, a Liberdade. Depois anunciamos R$ 70 milhões para o movimento cultural. Agora aqui, reuni o secretariado para anúncios que mostram o nosso compromisso com representações do povo preto, das comunidades tradicionais, quilombolas, mostrando que a Bahia simboliza a resistência e o antirracismo”, afirmou o governador.
Destaque para a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – modalidade Quilombola, que receberá um incremento de R$ 2 milhões, com o objetivo de garantir geração de renda e acesso a alimentos saudáveis para famílias atendidas pela política de segurança alimentar. De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, “a medida vai beneficiar mais de 300 produtores e possibilitar a compra de produtos da agricultura familiar baiana, com doação simultânea a entidades da rede socioassistencial, tendo como público prioritário a população em situação de vulnerabilidade social, assentados e povos e comunidades tradicionais”.
Além do reforço ao PAA Quilombola, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) vai lançar, na próxima segunda-feira (24), o Edital de Chamada Pública “Bahia que Produz e Alimenta Quilombos da Bahia”, fortalecendo a produção rural e a autonomia dos territórios quilombolas. A iniciativa vai chegar aos 27 Territórios de Identidade da Bahia e apoiar 35 projetos, beneficiando quatro mil famílias, através de um investimento de R$ 12,2 milhões. “É um edital que simboliza a valorização da identidade, a inclusão socioprodutiva no campo e nas comunidades tradicionais, oportunizando essas comunidades a escrever os seus próprios projetos e transformá-los em políticas públicas”, enfatizou o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Preservação da identidade, cultura, saúde e inclusão digital
Outras iniciativas foram autorizadas por Jerônimo Rodrigues, como o Termo de Colaboração entre a Sepromi e a Associação Afoxés Filhos de Gandhy, no âmbito do Edital Caravanas MOVAÊ – Empreendedorismo Negro, em parceria com o Programa Bahia pela Paz; a abertura oficial da Casa das Matriarcas “Mãe Stella de Oxóssi”, no Pelourinho, em Salvador, como um novo espaço dedicado à preservação da memória, das artes e da ancestralidade feminina, que iniciará as suas atividades em 27 de novembro; e o lançamento do Programa Conecta Bahia para Quilombos e Povos Originários, iniciativa que vai ampliar o acesso à tecnologia e à inclusão digital em comunidades tradicionais.
“São ações para promover a igualdade racial e combater a desigualdade, celebrando os 18 anos da nossa secretaria. Anúncios com foco em trabalho, emprego e renda, segurança alimentar, saúde, cultura, educação, que visam fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial e contam com a participação de diversas secretarias e órgãos do governo, além do apoio de movimentos sociais e religiosos da população negra”, enfatizou Ângela Guimarães, secretária da Sepromi.
O governador também assinou o projeto de lei que fica instituída a alteração de nome da atual Praça das Artes, Cultura e Memória, situada no Pelourinho, em Salvador, para Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, em referência ao ativista, criador do samba-reggae e fundador do Olodum e da banda Didá.
Uma união entre a Secretaria da Saúde (Sesab), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) promoveu o lançamento da 4ª edição do edital de apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação voltada para doenças e agravos que afetam majoritariamente a população negra, com ênfase em Doença Falciforme e nos impactos do racismo estrutural na saúde.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Wuiga Rubini/GOVBA
RedeMix inaugura nova unidade em shopping com 120 empregos diretos
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Olha aí. A RedeMix inaugurou, na manhã de terça-feira (18/11), a mais nova unidade da rede localizada no Piso L1 do Salvador Shopping. Esta é a 20ª loja na Bahia e a primeira em um shopping center, com cerca de mil metros quadrados de área de vendas, 10 check-outs (caixas) e 10 mil produtos de diversos segmentos.
Os sócios-diretores da RedeMix, João Claudio Andrade, Lucas Andrade, Marcelo Lima, Gerusa Barbosa e Marcos Alcântara receberam o público, a partir das 8h, além do superintendente do Salvador Shopping, José Luiz Miranda e sua equipe. Todos comemoraram a movimentação da economia local com geração de 120 empregos diretos e 40 indiretos, para atender à grande demanda do empreendimento.
Para João Claudio Andrade, a inauguração representa um passo a mais para a visibilidade e expansão da marca na Bahia como um todo. “A unidade é pensada para atender clientes, lojistas e funcionários do shopping, oferecendo uma estrutura completa. Além da área de vendas, o grande destaque é a cafeteria, que tem produtos de fabricação própria para aquela pausa nas compras ou no trabalho”, celebrou.
Lucas Andrade ressaltou outro diferencial desta unidade: a entrega das compras diretamente nos carros dos clientes. “A gente pensou em oferecer uma maior comodidade, permitindo que os consumidores possam comprar sem se preocuparem com o peso das sacolas porque elas serão levadas até os veículos”, explicou o sócio-diretor.
A unidade possui investimento total de R$ 10 milhões e a expectativa é que represente 5% do faturamento da rede, com um fluxo de 10 mil pessoas por dia. Um telão de LED de 10 metros quadrados apresenta ofertas em tempo real para os clientes e o aplicativo do Clube de Benefícios MeuRedeMix oferece ainda mais descontos exclusivos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Trânsito interditado em Bairro de Salvador
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Se ligue. Uma intervenção da Embasa vai deixar interditado, nesta quinta-feira (20/11), um trecho da Avenida Cardeal da Silva, na Federação, nas proximidades do Rio Vermelho. Por causa do bloqueio, duas linhas terão os percursos temporariamente alterados ao longo do dia.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), a manutenção está prevista para ocorrer das 6h às 22h, período em que os ônibus 0140 (Lapa x Rio Vermelho – Cardeal da Silva) e 0933 (Doron–Rio das Pedras x Praça da Sé) circularão por rotas alternativas.
Linha 0140 – Lapa x Rio Vermelho (Cardeal da Silva)
No sentido Rio Vermelho, o coletivo segue pela Cardeal da Silva até a Drogasil, ponto onde fará retorno. Dali, desvia para a Av. Anita Garibaldi, Travessa Bartholomeu de Gusmão, Av. Oceânica, Rua da Paciência e Guedes Cabral, retomando o trajeto habitual.
Na volta, o ônibus passa por João Gomes, Paciência, Eurycles de Mattos e retorna para a Anita Garibaldi. Depois do Monumento Clériston Andrade, segue pela Rua Caetano Moura até alcançar novamente a Cardeal da Silva, retornando na altura da Drogasil antes de seguir o percurso normal.
Linha 0933 – Doron–Rio das Pedras x Praça da Sé
No sentido Praça da Sé, a linha passa por João Gomes, Paciência, Eurycles de Mattos, Anita Garibaldi, Caetano Moura e Cardeal da Silva, fazendo retorno também nas imediações da Drogasil.
Na direção contrária, o trajeto alternativo inclui a Anita Garibaldi, Travessa Bartholomeu de Gusmão, Av. Oceânica, Rua da Paciência e Guedes Cabral, voltando ao roteiro usual depois desse trecho.
Equipes da Semob e funcionários das concessionárias ficarão pela região orientando motoristas e usuários. Assim que a via for liberada, os itinerários retornam ao padrão habitual.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Lucas Moura / Secom PMS


