CIDADES
Salvador tem primeira blitz educativa sobre uso de patinetes elétricos após novo decreto
domingo, 13 de julho de 2025
Olha aí. A Prefeitura de Salvador realizou na manhã de sábado, dia 12/7, uma blitz de conscientização e fiscalização sobre o uso correto dos patinetes elétricos compartilhados. A ação, realizada na orla da Barra, foi coordenada pela Secretaria de Mobilidade (Semob) em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e contou também com o apoio da JET, empresa responsável pela operação do serviço na capital baiana.
A ação foi realizada poucos dias após a publicação do Decreto Municipal nº 40.301/2025, que regulamenta o uso dos chamados Equipamentos de Mobilidade Individual Autopropelidos (EMIA), como patinetes, bicicletas, monociclos e motos elétricas — tanto compartilhados quanto de uso particular. De acordo com o documento, os patinetes podem circular em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, parques, praças e ruas com limite de velocidade de até 40 km/h.
O limite máximo de velocidade também varia conforme o local. Em vias normais, a velocidade pode chegar a 25 km/h; em áreas com grande presença de pedestres, como praças, o limite cai para 12 km/h; e em calçadas, não pode passar de 6 km/h. A norma também exige, entre outros itens, sinalização noturna, campainha, sistema de freios e limitador de velocidade para todos os equipamentos elétricos.
Durante a blitz, agentes verificaram se os usuários estavam respeitando normas como: uso individual do equipamento, proibição para menores de 18 anos e veto à condução sob efeito de álcool. Casais, pais com crianças ou qualquer tipo de transporte duplo estão proibidos, conforme o decreto.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Baianos podem deixar de pagar conta de luz a partir de julho; saiba detalhes
domingo, 13 de julho de 2025
Olha aí. O Governo do Estado anunciou a ampliação da isenção do consumo de energia que pode beneficiar 1 milhão e 800 MIL baianos. A medida começa a valer a partir de julho e é destinada para consumo de até 80 kWh por mês.
O novo benefício da Tarifa Social prevê a gratuidade para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, contemplando também pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além deindígenas e quilombolas do CadÚnico.
Em casos em que o consumo ultrapasse o teto de 80 kWh, será necessário pagar a diferença. Anteriormente, os descontos eram aplicados de forma progressiva em faixas diferentes, variando de 10% a 65%, com regras específicas para quilombolas e indígenas.
A iniciativa segue a mesma linha adotada pelo Governo Federal, que editou em junho medida provisória que simplificou o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica e passou a garantir 100% de isenção para o consumo até 80 kWh mensais.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), a isenção do ICMS será concedida via convênio e a Coelba já foi informada da alteração após consulta feita à Sefaz-BA.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Salvador avança para adquirir ônibus elétricos
sexta-feira, 11 de julho de 2025
E aí ? A missão técnica de representantes do Banco Mundial em Salvador, foi encerrada na quarta-feira, dia 9/7, e em parceria com a prefeitura através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), marcou mais uma etapa do processo de preparação para a formalização de uma operação de crédito internacional. O financiamento tem como objetivo viabilizar a aquisição de ônibus 100% elétricos para o sistema de transporte público da capital baiana, com foco no BRT.
O projeto busca proporcionar, pela primeira vez na história da cidade, uma renovação de frota com veículos elétricos, alinhada às diretrizes de sustentabilidade e inovação urbana.
A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de Salvador para reduzir a poluição atmosférica e reforçar o compromisso da cidade com a mobilidade limpa.
De acordo com o gestor da Semob, Pablo Souza, a prefeitura apresentou, em 2024, um pedido de operação de crédito no valor de US$94 milhões ao Banco Mundial.
Os recursos deverão financiar a compra de cerca de 100 ônibus elétricos, de diferentes tipologias — incluindo articulados e micro-ônibus.
Eletrificação da frota
“A aquisição desses veículos está alinhada ao plano de mobilidade urbana sustentável de Salvador. O objetivo é expandir os serviços de transporte coletivo, com foco na eletrificação da frota e na redução das emissões — especialmente no BRT, que é o principal alvo desta primeira etapa do projeto”, explicou o secretário, presente no encontro.
Ele pontuou ainda que o BRS Orla também está incluído na estratégia e que a cidade já possui oito ônibus elétricos em operação, além de um eletroterminal com capacidade para carregar 20 veículos simultaneamente. Está prevista a construção de um segundo eletroterminal na região do Centro da capital.
Souza ressaltou o crescimento da demanda no sistema de BRT. “Em abril desse ano, houve um crescimento superior a 40% no número de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. Isso mostra que o modal tem se consolidado na cidade”, disse.
Segundo ele, o financiamento, após esse encontro, agora aguarda a sanção final do banco e, posteriormente, a aprovação do governo federal.
Estações modulares
Ao longo dos três dias de visita à capital, técnicos do Banco Mundial e representantes da Prefeitura participaram de visitas aos corredores do BRT, reuniões técnicas e análises de projetos e documentos.
O diretor de Planejamento da Semob, Diogo Pires Ferreira, explicou que a proposta municipal vai além da compra de ônibus.
“Estamos falando da implantação de infraestrutura de recarga, da melhoria da acessibilidade nas estações, da instalação de estações modulares de pré-embarque para pontos com alta demanda, além de intervenções voltadas à segurança viária e à mobilidade ativa no entorno das estações”, listou.
Ferreira informou também que a gestão municipal busca desenvolver parcerias para capacitação profissional na área de eletromobilidade, com foco na inclusão e diversidade.
“Com base nas informações e relatórios que estamos fornecendo, o Banco Mundial dará andamento à documentação para apreciação pelo seu conselho. A aprovação do financiamento depende dessa etapa e, em seguida, da aprovação do governo federal”, contou o diretor.
Acessibilidade e segurança
A especialista em transportes e gerente de projetos do Banco Mundial, Taís Fonseca de Medeiros, destacou o nível de preparo técnico da gestão municipal.
“Estamos preparando uma operação de crédito, em parceria com a Prefeitura de Salvador, para financiar a eletromobilidade na cidade — com a compra de ônibus elétricos e também melhorias no BRT. Essa operação está em fase de elaboração no banco. Esta já é a terceira missão de preparação”, afirmou.
Segundo Taís Medeiros, o projeto deve ser negociado com o governo federal nos próximos meses e finalizado até dezembro deste ano.
“A capacidade institucional da Prefeitura é impressionante. A cidade mudou com a implantação do BRT, e com esse novo projeto o sistema deve ganhar um diferencial importante: frota elétrica, melhorias na acessibilidade, mais segurança viária, ciclovias e outras intervenções de mobilidade urbana. Graças a essa estrutura, conseguimos viabilizar um projeto tão robusto”, avaliou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Após assembleia, professores municipais decidem manter greve em Salvador
quarta-feira, 9 de julho de 2025
Educação parada. Os professores da rede municipal de ensino decidiram manter a greve em Salvador, após assembleia geral realizada na terça-feira, dia 8/7, no Ginásio dos Bancários. A categoria alega que a proposta do Executivo não atendeu às necessidades dos profissionais.
Na segunda-feira, dia 7/7, a APLB-Sindicato realizou um seminário onde foi apresentada a proposta da prefeitura sobre plano de carreira e reajuste salarial. Já na terça, uma nova assembleia foi realizada. Mas após análise, os professores decidiram manter a greve, que já dura 64 dias.
Os professores ainda exigem que uma nova rodada de negociação com a Prefeitura de Salvador seja realizada. Os educadores também pedem a reformulação do plano de carreira e o cumprimento do piso salarial nacional do Magistério. Atualmente, a categoria acumula um percentual de 58% de perdas salariais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / APLB – Sindicato
Detento morre após passar mal em presídio de Salvador
terça-feira, 8 de julho de 2025
Vixe. Um detento da Penitenciária Lemos Brito, morreu na manhã de segunda-feira, dia 7/7, após passar mal dentro da unidade prisional. A vítima tinha 43 anos.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o preso recebeu os primeiros socorros da equipe de saúde do presídio e, em seguida, foi encaminhado sob escolta para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Inácio. No local, no entanto, já não apresentava sinais vitais.
As primeiras informações indicam que o homem teria sofrido um infarto. A Seap informou o caso à 11ª Delegacia Territorial (Tancredo Neves), que abriu investigação para apurar as circunstâncias da morte.
Segundo a Polícia Civil, guias periciais e de necropsia foram expedidas, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai determinar a causa da morte. Testemunhas estão sendo ouvidas durante a apuração.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: SEAP
Saiba como fica o tempo em Salvador até domingo (13)
terça-feira, 8 de julho de 2025
Invernou. A previsão do tempo para esta semana em Salvador é de mai chuva, pelo menos até domingo, dia 13/7.
Segundo a Defesa Civil de Salvador(Codesal), os termômetros na capital baiana devem variar entre 20Cº e 29Cº. Confira a previsão completa:
Terça-feira (8)
Céu claro a parcialmente nublado com chuva fraca a qualquer hora do dia. Temperatura varia entre 20ºC e 28ºC. Os ventos devem chegar a velocidade de 34km\h.
Quarta-feira (9)
Céu claro a parcialmente nublado com chuva fraca a qualquer hora do dia. Temperatura varia entre 20ºC e 29ºC. Os ventos devem chegar a velocidade de 23km\h.
Quinta-feira (10)
Céu claro a parcialmente nublado com chuva fraca a qualquer hora do dia. Temperatura varia entre 21ºC e 28ºC. Os ventos devem chegar a velocidade de 28km\h.
Sexta-feira (11)
Céu claro a parcialmente nublado com chuva fraca a qualquer hora do dia. Temperatura varia entre 21ºC e 27ºC. Os ventos devem chegar a velocidade de 26km\h.
Final de semana (12 e 13)
Sábado (12): Céu claro a parcialmente nublado com chuva fraca a qualquer hora do dia. Temperatura varia entre 21ºC e 27ºC. Os ventos devem chegar a velocidade de 28km\h.
Domingo (13): Céu claro a parcialmente nublado com chuva fraca a qualquer hora do dia. Temperatura varia entre 20ºC e 27ºC. Os ventos devem chegar a velocidade de 24km\h.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Chuva forte mantém mais de 70 Cidades da Bahia em alerta; saiba as mais afetadas
segunda-feira, 7 de julho de 2025
Atenção. Mais de 70 Cidades da Bahia permanecem sob alerta de chuva intensa nesta segunda-feira, dia 7/7, conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até às 10h. O alerta abrange tanto o litoral quanto o Interior do Estado, com previsão de chuva de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia. A chuva é considerada forte a partir de 10 mm/h e há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis.
Os Municípios mais afetados incluem Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Alagoinhas, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus e Valença. A recomendação do Inmet é evitar se expor ao mau tempo, observar mudanças nas encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em Salvador, a chuva já ultrapassou 100mm em diversos bairros nas últimas 72 horas, como no Barro Duro, São Marcos e Brotas.
Em resposta à situação, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) está em regime de plantão, com alerta para possíveis deslizamentos de terra. A população pode acionar os serviços de emergência pelo telefone 199 (Codesal) ou 193 (Corpo de Bombeiros) em caso de necessidade.
Confira cidades afetadas:
- Acajutiba
- Água Fria
- Alagoinhas
- Amélia Rodrigues
- Aporá
- Araçás
- Aramari
- Aratuípe
- Aurelino Leal
- Cachoeira
- Cairu
- Camaçari
- Camamu
- Candeias
- Cardeal da Silva
- Catu
- Conceição da Feira
- Conceição do Jacuípe
- Conde
- Coração de Maria
- Crisópolis
- Dias d’Ávila
- Dom Macedo Costa
- Entre Rios
- Esplanada
- Feira de Santana
- Gandu
- Ibirapitanga
- Igrapiúna
- Ilhéus
- Inhambupe
- Irará
- Itacaré
- Itanagra
- Itaparica
- Itapicuru
- Ituberá
- Jaguaripe
- Jandaíra
- Laje
- Lauro de Freitas
- Madre de Deus
- Maragogipe
- Maraú
- Mata de São João
- Muniz Ferreira
- Muritiba
- Nazaré
- Nilo Peçanha
- Nova Soure
- Olindina
- Ouriçangas
- Pedrão
- Piraí do Norte
- Pojuca
- Presidente Tancredo Neves
- Rio Real
- Salinas da Margarida
- Salvador
- Santo Amaro
- Santo Antônio de Jesus
- São Felipe
- São Félix
- São Francisco do Conde
- São Gonçalo dos Campos
- São Sebastião do Passé
- Sátiro Dias
- Saubara
- Simões Filho
- Taperoá
- Teodoro Sampaio
- Teolândia
- Terra Nova
- Ubaitaba
- Uruçuca
- Valença
- Vera Cruz
- Wenceslau Guimarães
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Prefeitura de Salvador proíbe uso de patinetes elétricos por menores de 18 anos; saiba o motivo
sábado, 5 de julho de 2025
Atenção. A prefeitura de Salvador determinou a proibição do uso de patinetes elétricos na capital baiana por menores de 18 anos, além do uso individual do equipamento, proibindo o transporte de passageiros, animais ou carga. A medida foi publicada na edição de sexta-feira, dia 4/7, do Diário Oficial do Município (DOM).
O decreto da prefeitura estabelece novas regras para o uso de equipamentos da intitulada “micromobilidade” como bicicletas elétricas, ciclomotores e patinetes elétricos. As determinações visam estabelecer mais segurança aos condutores, além da criação do Serviço de Micromobilidade no Município de Salvador (SMS).
O decreto publicado no DOM ocorre após mais de seis meses do serviço de operação dos patinetes elétricos na capital. Bicicletas elétricas e patinetes poderão circular em ciclovias, ciclofaixas, vias de lazer, parques, praças, vias compartilhadas e até calçadas, desde que respeitem os limites de velocidade impostos: 25 km/h em vias; 12 km/h em áreas de lazer; e 6 km/h em locais com grande fluxo de pedestres. É recomendado o uso de capacetes.
Ciclomotores que podem atingir até 50 km/h só poderão trafegar em vias públicas, sendo obrigatório o licenciamento e habilitação específica (ACC ou CNH categoria A), além do uso de capacetes.
Usuários que desrespeitarem as regras estão sujeitos multas que podem gerar multas ou até multas graves por parte do poder público. Entre as infrações estão: estacionar em local indevido (leve, mas pode virar grave), circular com velocidade superior à permitida (grave) e conduzir sob efeito de álcool ou entorpecente (grave).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Lucas Moura/Secom PMS
O aumento das tarifas da travessia Salvador-Mar Grande; saiba novos valores
sábado, 5 de julho de 2025
Atenção. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) autorizou um reajuste de 8,92% nas Tarifas de Utilização de Terminal (TUTE) do Terminal Náutico da Bahia, localizado no bairro do Comércio, em Salvador. A atualização foi publicada no Diário Oficial do Estado no início da semana.
Com o reajuste, a tarifa básica para pedestres passa a custar R$ 2, enquanto a turística sobe para R$ 13,80. Com isso, o valor total das passagens na travessia entre Salvador e Vera Cruz passa a ser de R$ 10,60 de segunda a sábado e R$ 13,60 aos domingos e feriados.
As embarcações com destino a Vera Cruz partem de Salvador entre 6h30 e 19h30. No sentido oposto, a saída ocorre das 5h às 18h.
Travessia Salvador – Morro de São Paulo
Para quem pretende viajar entre Salvador e Morro de São Paulo, os bilhetes seguem com os valores de R$ 151,81 na ida e R$ 138,71 na volta. As passagens podem ser adquiridas com cartão de crédito ou débito. As saídas da capital ocorrem às 9h e 10h30, e os retornos de Morro de São Paulo estão programados para 11h30 e 14h.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Astramab
Trânsito é alterado em vários pontos de Salvador; confira
sábado, 5 de julho de 2025
Se ligue. Por conta de alguns eventos, o trânsito em algumas localidades de Salvador será alterado no domingo, dia 6/6. Os detalhes das mudanças foram divulgados pela Transalvador. Confira abaixo:
Pedal Asbeb – domingo (6)
A circulação de veículos será proibida de maneira progressiva, ou seja, à medida que o pedal for passando, a partir das 7h no dia 6 de julho nas seguintes vias:
Av. Presidente Costa e Silva (saída Casa de Apostas Arena Fonte Nova), Al. do Dique, Av. Vasco da Gama, Rua Djalma Dutra, Av. José Joaquim Seabra, Av. Presidente Costa e Silva, Av. Presidente Castelo Branco, Túnel Américo Simas, Av. Presidente Castelo Branco, Rua Estado de Israel, Av. Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Fernandes Vieira, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Caminho da Areia, Av. Porto dos Mastros, Rua Porto dos Tainheiros, Largo da Ribeira (Parada), Rua dos Tamarindeiros da Penha, Av. Beira Mar, Ladeira do Porto do Bonfim, Largo da Baixa do Bonfim, Ladeira do Bonfim, Largo do Bonfim, Praça Theodósio Rodrigues de Faria, Rua Theodósio Rodrigues de Faria, Rua Plínio de Lima, Rua Rio São Francisco, Rua da Boa Viagem, Largo da Boa Viagem, Av. Luiz Tarquínio, Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe, Rua Frederico Lisboa, Av. Fernandes da Cunha, Largo dos Mares, Largo da Calçada, Av. Engenheiro Oscar Pontes, Av. da França, Rua da Suécia, Acesso ao Túnel Américo Simas D, Túnel Américo Simas, Av. Presidente Castelo Branco, Av. Presidente Costa e Silva (chegada na Casa de Apostas Arena Fonte Nova).
1ª Corrida Voluntariar – domingo (6)
A 1ª Corrida Voluntariar vai impactar no trânsito de veículos em ruas do bairro do Comércio. Das 5h30 às 8h, ficará proibida a circulação de veículos nas seguintes vias: Av. da França (via da direita, trecho entre o Moinho Salvador/J Macedo e o Terminal Turístico Náutico da Bahia), Rua da Bélgica (sentido Vale do Canela), Praça Maria Felipa, Av. Lafayete Coutinho (trecho entre a Praça Maria Felipa e o retorno em frente a Capitania dos Portos da Bahia – Comando do 2° Distrito Naval, e no trecho entre a Capitania dos Portos da Bahia – Comando do 2° Distrito Naval e o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM.
Ainda no mesmo período, serão efetivados os seguintes desvio de fluxo:
– Av. Lafayete Coutinho (sentido Comércio), para Rua da Conceição da Praia;
– Av. da França (cruzamento próximo ao Moinho) para a via da esquerda;
– Av. Eng. Oscar Pontes (deslocando o tráfego de veículos para a via da esquerda, antes do canteiro central, ao lado do Moinho Salvador, utilizando cilindros).
Barreiras móveis serão instaladas das 5h30 às 8h nos seguintes pontos:
BM 01 – Av. da França / Av. Eng. Oscar Pontes – desvio antes da Sede da Polícia Federal;
BM 02 – Av. da França / Portaria 01 CODEBA:
BM 03 – Av. Lafayete Coutinho / Rua da Conceição da Praia;
BM 04 – Av. Eng. Oscar Pontes / Canteiro em frente ao Moinho Salvador (desvio prévio do canteiro da Av. Eng. Oscar Pontes com cilindro, deslocando o fluxo da direita para a esquerda);
Os veículos que vêm da Cidade Baixa com destino ao Centro, terão como opções de tráfego: Av. da França (via da esquerda), Rua da Bélgica, Av. Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves
2ª Caminhada da Diversidade 2025 – domingo (6)
Por causa da 2ª Caminhada da Diversidade, no bairro de Mussurunga, haverá a interdição progressiva, das 14h até 22h, na Rua Eurico Costa Coutinho(saída na Borracharia), Rua Barbosa Lima Sobrinho( chegada na Praça Juiza Sônia Vacarezza.
6ª Parada LGBT do Vale da Muriçoca – domingo (6)
A 6ª Parada LGBT do Vale da Muriçoca, no bairro Engenho Velho da Federação, vai itnerditar o trânsito a partir de 14h até 22h, nas vias: Rua Sérgio de Carvalho (saída no Mercado Oxê, retorno no Colégio Mário Costa Neto, chegada no Mercado Oxê).
A instalação de barreiras móveis (BM) será realizada no seguintes locais a partir das 14h:
BM 01 – Rua Sérgio de Carvalho / Av. Vasco da Gama;
BM 02 – Rua Sérgio de Carvalho / Rua Eng. Jaime Zaverucha.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
As datas de vencimento do IPVA do mês de julho; confira
sexta-feira, 4 de julho de 2025
Abra o olho. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta os contribuintes para as datas de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em julho. Os donos de automóveis de todos os finais de placas, ou seja, de 0 a 9, possuem prazos terminando neste mês.
Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site da Sefaz-BA, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2500 ou 2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).
Os proprietários de veículos com placas de finais 9 e 0 podem quitar o imposto em cota única com 8% de desconto até os dias 30 e 31/07, respectivamente.
Caso faça esta opção de pagamento em cota única com desconto, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”.
O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco ou Banco Sicoob. Outra opção para esses contribuintes é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, com a parcela inicial vencendo nas datas citadas.
Já os donos de automóveis com placas 7 e 8 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota também até 30 e 31 de julho, respectivamente.
Nessas mesmas datas, 30 e 31 de julho, ocorre o vencimento da terceira cota para placas 5 e 6, da quarta cota para placas 3 e 4, e da quinta cota para placas 1 e 2, respectivamente.
No caso dos donos de automóveis com placas 1 e 2 que não parcelaram o tributo, 30 e 31 de julho também são os últimos dias para pagar a cota única do IPVA sem desconto.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver.
O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Fenabrave
Última noite do Arraiá de LEM 2025 supera expectativas com público recorde de 100 mil pessoas
quinta-feira, 3 de julho de 2025
Sucesso total. Com uma programação irresistível, que reuniu Natanzinho Lima e Nattan no mesmo palco, o último dia do Arraiá de LEM bateu recorde de público na terça-feira, dia 1º/7. De acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Segurança Pública, cerca de 100 mil pessoas passaram pelo circuito da festa.
O encerramento contou ainda com grandes nomes da música nacional, como o ícone do forró Edson Lima e a Banda Limão com Mel, além de Grelo e Guilherme Ferri, que completaram o time de atrações.
“Uma superestrutura, festa linda, o prefeito está de parabéns”, declarou Edson Lima.
“Eu soube que esse é o maior público da história do Arraiá. Um dia histórico também para o Grelo”, comentou o artista.
Quem também fez história na noite foi o duo Natanzinho Lima e Nattan, que dividiram o palco:
“Foi uma energia surreal! O público de LEM é incrível, cantou tudo com a gente. Uma das melhores experiências que já tivemos juntos. Essa festa é gigante e merece todo o destaque”, afirmaram.
Reconhecido como um dos maiores festejos juninos da Bahia, o Arraiá de LEM atraiu visitantes de diversas cidades da região, como Barreiras, São Desidério e Formosa do Rio Preto, além de turistas de outros estados. O prefeito Júnior Marabá destacou a relevância do evento:
“Já somos um dos maiores festejos juninos da Bahia. Recebemos visitantes de toda a região e até de outros estados. Agradeço muito a Deus por ser prefeito de Luís Eduardo e poder realizar um evento como esse — promover entretenimento, lazer e alegria para o nosso povo, mas também oportunidade de emprego, renda e fazer com que a economia local aconteça”, afirmou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
SSP ativa Centro Integrado de Comando e Controle para acompanhar o cortejo do 2 de Julho
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Olha aí. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) ativou, na manhã desta quarta-feira, dia 2/7, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para monitorar as principais ocorrências do Cortejo do 2 de Julho. A segurança do desfile dos 202 anos da Independência da Bahia contará com a integração de 24 órgãos estaduais e municipais.
“A ativação da célula delibera decisões ao nível tático e apoia o campo operacional e estratégico, auxiliando na rápida tomada de decisões”, detalhou o diretor de Comando e Controle da SSP, major Luiz Henrique.
Uma Plataforma de Observação Elevada (POE) será estacionada em um ponto estratégico do festejo e contará com a participação de servidores das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e de Saúde (Sesab), Casa Militar do Governador (CMG), Sufotur, Coelba, Embasa, CCR Metrô Bahia, Fundação Gregório de Matos, Transalvador, Semob, Semop, Sedur e Limpurb. Além do reforço das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros, as Superintendências de Inteligência, Telecomunicações, Tecnologia e de Gestão Integrada da Ação Policial estarão presentes no local.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
2 de Julho: Chegada do Fogo Simbólico ao Panteão de Pirajá marca início das celebrações em Salvador
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Olha aí. A Praça General Labatut, no bairro de Pirajá, foi mais uma vez nesta terça-feira, dia 1º/7, palco da tradicional chegada do Fogo Simbólico a Salvador, cerimônia cívica que marca o início das comemorações do 2 de Julho na capital baiana. A chama chegou pelas mãos da atleta máster Lucy dos Santos, vinda da cidade de Simões Filho, responsável pelo acendimento da Pira localizada no Panteão de Pirajá.
Conforme a tradição, o Fogo Simbólico saiu na última segunda-feira (30) das cidades de Cachoeira, no Recôncavo, e de Mata de São João, no Litoral Norte, e percorreu outros vários municípios importantes para o sucesso da Independência do Brasil na Bahia antes de chegar a Salvador nesta véspera do 2 de Julho.
Além do acendimento da pira, o ato contou com o hasteamento das bandeiras, a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia e a colocação de flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades presentes. Logo após a cerimônia, o Cortejo Afro realizou uma apresentação especial na Praça General Labatut.
O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, hasteou a bandeira de Salvador; o prefeito de Simões Filho, Devaldo Soares hasteou a bandeira da Bahia; e a Tenente-Coronel Nadja, do Comando da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, foi responsável por hastear a bandeira do Brasil.
Guerreiro comentou que o ato tem um valor simbólico e pedagógico, além de ser realizado em um dos bairros mais importantes da história da luta pela independência. “Esse é um momento muito especial, em que a gente comemora e homenageia esse bairro, o povo de Pirajá, os ancestrais desse bairro, que foram fundamentais para que essa independência acontecesse. Eu sempre digo: não é a independência da Bahia. É a independência do Brasil, na Bahia. Sem a Bahia, nada disso faria sentido. E sem Pirajá também não”, disse.
Segundo o presidente da FGM, o trajeto do Fogo Simbólico do Recôncavo e do Litoral Norte até Pirajá representa uma união de esforços. “As duas forças já se encontraram e agora vêm para cá, para marcar a participação desse bairro que foi fundamental no processo da independência do Brasil na Bahia. Pirajá e Itaparica têm quase a mesma história: de luta, resistência, fé e defesa do nosso povo. Isso precisa ser conhecido por todos, especialmente pelas crianças. É uma história que deve ser ensinada nas escolas”, completou.
Responsável pelo acendimento da pira, Lucy dos Santos tem 54 anos e é natural de Simões Filho. A atleta máster é recordista do lançamento do martelo e veterana nas celebrações do 2 de Julho, já que há 39 anos participa do ato simbólico. “É um orgulho para mim estar aqui, pois esta é uma data muito especial pra nós, baianos, porque representa a Independência do Brasil. Também estou aqui representando Maria Quitéria, essa soldado guerreira voluntária que não pode ser esquecida. Nós também somos guerreiras”, disse.
O maratonista Antônio Lourenço Pereira, 68 anos, acompanhou o roteiro tradicional da chama, que teve início em Cachoeira, no Recôncavo baiano. Ele também passou por cidades como Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, até chegar à capital baiana. “Há 38 anos estou nesse percurso. O segredo para manter o pique é se cuidar e treinar. Eu sou maratonista, corro o Brasil nas maratonas. É sempre uma alegria conduzir a chama da liberdade”, afirmou.
Nesta quarta-feira, dia 2/7, ponto alto da festividade, os carros dos Caboclo e da Cabocla saem no cortejo cívico-cultural que parte da Lapinha, passando pelos bairros da Soledade, Barbalho e Santo Antônio Além do Carmo, até chegar ao Pelourinho e, por fim, ao Campo Grande, onde o povo baiano depositará oferendas as imagens que são símbolos da liberdade.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães garante estrutura de atendimento médico durante o Arraiá de LEM 2025
terça-feira, 1 de julho de 2025
Olha aí. A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma estrutura especial de atendimento médico para o público que participa do Arraiá de LEM 2025.
Para garantir segurança e agilidade nos atendimentos durante os cinco dias de festa, foram montados dois postos médicos estrategicamente localizados: um mais centralizado no circuito da festa e outro ao lado do palco principal.
A expectativa é de realizar uma média de 100 atendimentos por noite, com uma equipe completa composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, preparada para atender desde casos leves até situações que demandem encaminhamentos mais complexos.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, os primeiros atendimentos serão realizados no próprio local, com suporte de medicação e procedimentos iniciais, sempre que possível. “Em casos mais graves, o município contará com duas ambulâncias de prontidão para a realização de transferências imediatas para unidades de saúde, mas a nossa expectativa é justamente a prevenção”, pontuou o secretário.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Salvador fecha semestre com redução de mortes violentas, diz SSP
terça-feira, 1 de julho de 2025
Olha aí. A capital baiana fechou o primeiro semestre de 2025 com a redução de 16% das ocorrências de mortes violentas, na comparação com o mesmo período de 2024.
Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública foram ampliadas nos seis primeiros meses do ano. O apoio da tecnologia, através do Sistema de Reconhecimento Facial, permitiu também a retirada de homicidas foragidos da Justiça.
Em números absolutos, no 1° semestre de 2025 foram registrados 397 casos, contra 475 ocorrências nos seis primeiros meses do ano passado.
“Sabemos dos desafios e ampliamos os investimentos no setor de Inteligência, com o objetivo de atuar com mais intensidade contra as facções. Os integrantes destes bandos são os responsáveis por aproximadamente 75% das mortes violentas. Seguiremos trabalhando de forma incansável, visando sempre a manutenção da paz social”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
O que abre e o que fecha no Dois de Julho em Salvador e RMS
terça-feira, 1 de julho de 2025
Abra o olho. O feriado de Dois de Julho, que celebra os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, nesta terça-feira, 2/7, vai alterar o funcionamento de diversos serviços e shoppings em Salvador e na Região Metropolitana.
Confira o que muda:
Mercados Municipais e Feiras
Feiras públicas
- Funcionam das 5h às 13h
Mercado do Ogunjá
- Das 6h às 14h
Mercado de Paripe
- Das 6h às 14h
Sete Portas
- Das 6h às 13h
Mercado do Rio Vermelho (facultativo)
- Boxes: 7h às 14h
- Praça de alimentação: 7h às 16h
Shoppings de Salvador
Shopping da Bahia
- Lojas: 13h às 21h
- Praça de alimentação, restaurantes e lojas âncoras: 12h às 21h
- Clivale: fechado
- Academia: 9h às 13h (acesso pelo estacionamento D5)
- Áreas infantis (Playland, Planeta Criança, etc.): 12h às 21h
- Cinema: consultar no site oficial
Shopping Bela Vista
- Lojas e quiosques: 13h às 21h
- Alimentação, lazer, farmácias, lojas âncoras e mercados: 12h às 21h
- Academia: consultar programação no site
- SAC e clínica: consultar nos sites oficiais
- Cinema: consultar programação no site
Shopping Center Lapa
- Lojas e quiosques: 11h às 17h
- Praça de alimentação: 11h às 19h
- Cinema: consultar no site
- Shopping Salvador Norte
- Funcionamento normal: 9h às 22h
Shopping Salvador
- Funcionamento normal: 9h às 22h
Shopping Barra
- Funcionamento normal: 9h às 22h
Shopping Itaigara
- Lojas e quiosques: 10h às 17h
- Bancos: fechados
Shopping Paseo
- Lojas e quiosques: 9h às 20h
- Restaurantes: a partir das 12h
Shoppings da Região Metropolitana
Boulevard Shopping Camaçari
- Lojas, quiosques e espaços infantis: 9h às 21h
- Praça de alimentação e Magic Games: 11h às 21h
- Academia: 8h às 17h
- SAC, cartório e lotérica: fechados
- Cinema: consultar no site
Parque Shopping Bahia (Lauro de Freitas)
- Lojas, quiosques e praça de alimentação: 10h às 22h
- Alameda Gourmet: 11h às 23h
- Outlet Premium Salvador
- Funcionamento normal: 9h às 21h
Transporte – CCR Metrô Bahia
- Funcionamento normal: 5h à 00h
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Festejos do 2 de Julho alteram trânsito em Salvador a partir desta terça-feira (1º); confira o que muda
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Atenção. O trânsito em Salvador passará por mudanças a partir desta terça-feira, dia 1º/7, por conta das celebrações da Independência da Bahia, comemorada em 2 de Julho. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) organizou uma operação especial que contará com cerca de 140 agentes para ordenar o fluxo de veículos e orientar pedestres e passageiros durante a programação nos bairros da Lapinha, Pirajá e Campo Grande.
Na terça (1º), será proibido o estacionamento de veículos na Rua Oito de Novembro, no Bairro de Pirajá, nas proximidades do Largo do Pantheon, das 7h às 19h. O tráfego na região será monitorado a partir das 15h.
Ainda na noite do dia 1º, a partir das 22h, serão implantadas barreiras fixas em pontos estratégicos, como a Rua Brigadeiro Pessoa da Silva, Rua São José de Cima, Largo de Água de Meninos, Rua dos Perdões, Rua do Taboão, Rua Carlos Gomes, Avenida Sete de Setembro e Praça da Piedade, entre outros.
Já na quarta-feira, dia 2/7, a partir das 5h, entram em ação as barreiras móveis em vias como Estrada da Liberdade, Rua Saldanha Marinho, Largo da Soledade, Rua Vital Rêgo, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Marchantes, Largo do Terreiro de Jesus e Rua José Gonçalves, entre outras.
A partir da meia-noite do dia 2, estará proibida a circulação e o estacionamento de veículos em diversas vias, incluindo: Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Ladeira do Boqueirão, Largo da Cruz do Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.
Também no dia 2, a partir das 5h, será proibido estacionar em vias como Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (nos trechos São Bento, São Pedro, Piedade, Rosário, Mercês e Passeio Público) e Largo do Campo Grande. Já a partir das 13h, a circulação de veículos nesses locais estará suspensa devido à realização do tradicional cortejo cívico.
Nesse horário, novas barreiras móveis serão posicionadas em locais como Rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Largo dos Aflitos, Avenida Sete de Setembro, Largo do Campo Grande, Rua Leovigildo Filgueiras, Politeama de Baixo e Praça Lord Cochrane.
Durante o período de interdições, motoristas deverão utilizar rotas alternativas, como a Rua 24 de Agosto e a Rua Oscar Seixas. Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo deverão operar pelo terminal da Rua Nova.
Acesso às áreas interditadas será permitido apenas para moradores mediante comprovação de residência, como contas de água, energia ou telefone.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Transalvador
Saiba a previsão do tempo para o Feriado do 2 de julho
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Se ligue. O feriado da Independência da Bahia, 2 de julho, será de céu parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia. É o que informa o boletim meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgado nesta segunda-feira, dia 30/6.
Para terça-feira, dia 1/7, a temperatura máxima será de 29 ºC e a mínima de 21 ºC. Segundo a Codesal, ao longo da semana a formação de cavados, associadas aos ventos úmidos vindos do oceano Atlântico favorece a ocorrência de chuvas.
A atuação de uma massa de ar quente e seca permitirá a abertura de sol entre as nuvens. A previsão para o dia 2 de julho seguirá pelo restante da semana com céu nublado e ocorrência de chuvas a qualquer horas do dia.
As temperaturas da semana deverão variar entre 21 ºC (mínima) e 30 ºC (máxima).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: SSP-BA
Inscrições para CNH gratuita na Bahia terminam nesta segunda-feira (30)
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Olha aí. Encerram nesta segunda-feira, dia 30/6, as inscrições para os programas CNH da Gente e CNH na Escola, que disponibilizam 12 mil vagas para obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Bahia. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo portal ba.gov.br. As iniciativas contemplam desde a primeira habilitação até mudança de categoria, sem custos aos beneficiários.
Para participar, é necessário residir na Bahia, ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). No caso de estudantes, menores de 17 anos poderão iniciar apenas a formação teórica. As vagas são direcionadas a estudantes da rede pública e pessoas de baixa renda.
No programa CNH na Escola, são ofertadas 2 mil vagas para alunos do ensino médio e da educação profissional e tecnológica da rede estadual. As aulas teóricas ocorrerão no ambiente escolar, com distribuição de 34 vagas para cada uma das 59 escolas participantes, exceto a de Riacho de Santana, que terá 28.
Já no CNH da Gente, cinco mil vagas vão para estudantes maiores de 18 anos, inscritos nos programas Bolsa Presença e CadÚnico. Outras mil vagas atendem jovens de 18 a 29 anos de comunidades de Salvador e Feira de Santana, vinculados ao programa Bahia pela Paz. Há ainda 50 vagas para famílias afetadas pela explosão em Santo Antônio de Jesus e 3.950 para adultos cadastrados no CadÚnico.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil