Se deram mal. Trinta e nove criminosos foram presos e dois morreram em confronto com a polícia durante a “Operação Brasil Seguro – Ação Nordeste”, iniciativa que reuniu pela primeira vez na história da segurança pública brasileira as polícias Militar e Civil dos nove estados do Nordeste, em atuação conjunta com as polícias Federal e Rodoviária Federal.
O balanço parcial dos resultados da Bahia foi apresentado nesta quarta-feira, dia 4, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado no Parque Tecnológico da Bahia, e contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, do secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, entre outros secretários nordestinos.
A polícia apreendeu com os criminosos 20 armas (diversos calibres), 177 munições, um quilo de explosivos, cerca de dois quilos de maconha e cocaína, além de 17 veículos. Em todo o estado foram abordados 5.539 veículos e 654 pessoas. Diariamente o efetivo empregado na ação foi de 350 policiais (Federal, Rodoviário Federal, Militar e Civil), além de 30 representantes do Exército.
Integração
“A integração é a peça chave para a segurança pública no Brasil. Superamos as nossas expectativas com esse resultado parcial na Bahia e temos certeza que a força da união das polícias nos garantiu o sucesso nessa primeira parte da operação”, afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Acrescentou que a ação terá continuidade e que até a meia noite os números envolvendo os nove estados serão consolidados e com resultado positivo.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, por sua vez, ressaltou que as prisões resultaram na desarticulação de algumas quadrilhas que atuavam nas cidades do interior praticando explosão de caixas eletrônicos. “Temos um ótimo resultado e sabemos da importância da atuação em conjunto para desmobilizar o crime organizado”, destacou Barbosa.
Foto/fonte: SSP-BA
Tags:operação, prisão bandidos