
Abra o olho. O Dia dos Pais está se aproximando e, como gesto de afeto, muitas pessoas celebram a data presenteando seus progenitores. Para garantir a segurança dos consumidores e evitar possíveis danos, o Procon iniciou a ‘Operação Dia dos Pais’, na segunda-feira (28/7). A ação segue até sexta (8/8).
O órgão, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), quer garantir a aquisição das lembranças sem transtornos neste período de aumento do movimento comercial.
A ação tem o objetivo de observar práticas abusivas, como a ausência de preços nos produtos ofertados e o comércio de bens com prazo de validade vencido. Com possibilidade de crescimento de 8% nas vendas, segundo a Fecomércio-BA, a comemoração da data será no domingo (11/8).
Segundo o diretor de Fiscalização do Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor), Iratan Villas Boas, “nesse momento de aquecimento nas compras de presentes para a celebração do Dia dos Pais, esperamos encontrar um mercado de consumo mais consciente e garantidor das regras consumeristas. Vamos trabalhar intensamente para retirar as práticas abusivas do comércio e garantir harmonia nas relações de consumo durante a comemoração”.
O Procon alerta os consumidores para que fiquem atentos às compras em plataformas online. A recomendação é de que eventuais compras nesse período sejam realizadas em lojas físicas, com boa reputação no mercado, CNPJ identificado e endereço fixo, a fim de coibir possíveis golpes. O diretor sugere aos consumidores que consultem de forma antecipada as políticas de compra para se prevenir de irregularidades e aborrecimentos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/ Fonte: SJDH
Tags:Dia dos Pais, operação, Procon