Uma operação foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, dia 22, em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, e mais quatro cidades da região Sudeste do estado. A oferação foi batizada de Hollerith e pretende desarticular uma organização criminosa que realizava fraudes nas folhas de pagamento na prefeitura da cidade baiana de Caatiba. Já foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva. Além de Vitória da Conquista e Caatiba, a operação também foi deflagrada nas cidades de Poções, Planalto e Ibicuí.
A organização criminosa atuava nos setores contábil e de recursos humanos da prefeitura, segundo a PF, entre 2013 e 2015, desviando verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os suspeitos alteravam o valor dos salários e incluíam servidores fantasmas nas folhas de pagamento.
Ainda segundo a polícia, a fraude teria causado um prejuízo de mais de R$ 745 mil aos cofres do município de Caatiba. Se condenados, os envolvidos podem responder por constituição e integração de organização criminosa, peculato, e de inserção de dados falsos em sistema de informações. Somadas, as penas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.
Foto: Divulgação
Tags:Operação da PF, organização criminosa, Polícia Federal, Vitória da Conquista