Mostrando força. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) acabou reagindo ao movimento de outros partidos de centro e conseguiu formar o maior bloco parlamentar da Casa Legislativa, com 173 deputados federais. Participam do grupo os partidos PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e os federados Cidadania-PSDB.
O movimento do presidente Lira é uma resposta ao movimento de parte do centrão. No final do mês de março, MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC se agruparam e formaram um bloco com 142 integrantes.
O acerto final para a criação do bloco de Lira foi em um café da manhã na Residência Oficial da Presidência da Câmara, na manhã da quarta-feira, dia 12/4, segundo a imprensa de Brasília, Distrito Federal.
Além dos dois blocos, a Câmara tem, por enquanto, o Bloco Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), com 81 parlamentares e o Bloco Federação PSOL REDE, com 14 deputados. Novo, com 3 deputados; PL, com 99; e um deputado sem partido; não participam de nenhum bloco.
SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Acervo Câmara dos Deputados