BRASIL
Carnaval com chuva e calor em boa parte do país
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
As previsões climáticas para este início de carnaval são de chuvas, em geral isoladas, em boa parte do país. Nas localidades em que o festejo é mais intenso, com as escolas de samba e os blocos fazendo a alegria do folião, a tendência é de que essa chuva localizada ocorra mais na parte da tarde, com a temperatura se elevando ao longo do dia.

É o caso do Rio de Janeiro, de São Paulo, Salvador e do Recife, segundo a meteorologista Lady Custódio, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Pode sim ter uma chuva mais isolada à tarde. Ao longo do dia, as temperaturas podem se elevar e aí, com a umidade, ter algumas chuvas isoladas durante a tarde. Mas em geral, o tempo é bom durante o dia inteiro”, disse a meteorologista nesta sexta-feira (13) em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
“Poderemos ter temperaturas um pouquinho mais elevadas em alguns pontos, principalmente no Rio de Janeiro. Na cidade, as temperaturas podem chegar a 36 graus”, acrescentou.
Tempestade
O Inmet diz que, para hoje, há “perigo potencial de tempestade” em boa parte da Região Sul, bem como no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Há “grande perigo de chuva” em uma faixa entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná. Nessa região são esperadas chuvas mais intensas que podem ficar acima de 60 milímetros por hora (mm/h); e acima de 100 mm por dia, pelo menos até amanhã (14).
Lady Custódio explica que, no Rio Grande do Sul, deverá prevalecer “tempo um pouco mais estável”. Se houver alguma chuva, será mais na parte norte do estado, na divisa com o Santa Catarina.
“Em Porto Alegre, o tempo provavelmente ficará mais estável. A tendência é de tempo mais aberto para curtir o carnaval”, completou a meteorologista.
Norte e Nordeste
Perigo de chuvas mais intensas em áreas do Amazonas (nas extremidades ao leste e oeste do estado), Pará (principalmente na faixa central), Maranhão, Tocantins (norte do estado), e Acre (parte noroeste). Nessas regiões, são esperados até 100 mm de chuva ao longo do dia, e ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h).
Em toda a faixa litorânea do Nordeste, com exceção da Bahia, há possibilidades de chuvas. Caso ocorram, devem chegar, no máximo, a 50 mm por dia. São esperados ventos de até 60 km/h.
“No nordeste, teremos aquelas chuvas mais isoladas. Temperaturas mais elevadas serão no interior dos estados nordestinos e, também, em Minas Gerais. No norte de Minas Gerais também poderemos ter temperaturas mais elevadas e tempo mais estático e aberto, interessante para o carnaval”, detalhou a meteorologista.
Segundo ela, a predominância no Sudeste será de temperatura elevada e sem chuva. “A tendência é de tempo mais aberto e temperaturas um pouco mais elevadas. Por isso, vale lembrar a importância de as pessoas se hidratarem. Bebam muita água”, sugere Lady Custódio.
Nas localidades de temperatura elevada, é indicado também evitar exposições ao sol no período da tarde e o uso de roupas leves.
Brasília, segundo ela, também terá clima mais quente, com temperaturas em torno dos 30 graus em alguns pontos.
“Podem ocorrer algumas chuvas isoladas, comuns nas temperaturas elevadas, acompanhadas de umidade. Mas, em geral, a temperatura será um pouco mais elevada com tempo estável. Muito bom para curtir o carnaval”, explicou.
Não foliões
A meteorologista tem algumas recomendações às pessoas que, no carnaval, trocam a folia pela natureza. Em especial, aos que visitam cachoeiras.
“Fiquem de olho na previsão do tempo, que a gente atualiza todos os dias. Quem tem plano de ir a esses lugares cheios de natureza, precisa fazer isso. Caso haja alguma previsão de chuva, é indicado que se evite mata e cachoeira”, explicou.
Ela sugere que, havendo qualquer indício de chuva nessas localidades, as pessoas fiquem atentas às recomendações da Defesa Civil estadual e municipal, além dos institutos de Meteorologia. “Evitem lugares onde possa haver alagamentos”
“Se estiver chovendo muito forte – ou mesmo se houver alguma perspectiva de chuva com trovoadas e raios –, é bom não ficar em área aberta. Também não é indicado se abrigar embaixo de árvore ou postes de energia porque, infelizmente, são pontos onde caem muitos raios.”
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Procura por camisinha não aumenta como esperado nos últimos dez anos, aponta Ministério da Saúde
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
Olha aí. O Ministério da Saúde afirma que o uso de preservativo está cada vez menor entre os brasileiros, principalmente entre os mais jovens. De acordo com o diretor do departamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) do Ministério da Saúde, Draurio Barreira Neto, era esperado um aumento na procura por camisinhas ao longo da última década, mas isso não se confirmou.
“Pela nossa grade de distribuição, esperávamos aumento na demanda, mas não observamos isso há dez anos. A procura nos postos de distribuição não cresce. Há estabilidade, até leve declínio. Temos percebido uma diminuição no uso, principalmente entre os mais jovens”, afirma em entrevista ao jornal Folha de SP.
Embora os dados mais recentes disponíveis sejam de 2019, da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o ainda cenário preocupa. À época, o levantamento apontou que 59% dos brasileiros não utilizavam camisinha.
Em 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a distribuir preservativos em novas versões, a texturizada e a ultrafina, além do modelo tradicional, na tentativa de ampliar a adesão.
A redução no uso de preservativos no Brasil acompanha uma tendência mundial. Em 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o relatório “Comportamento de saúde em crianças em idade escolar”, realizado em diversos países europeus, que mostra queda no uso de preservativos e outros métodos contraceptivos entre adolescentes.
O levantamento revelou que 30% dos adolescentes não utilizaram preservativo nem estavam tomando pílula anticoncepcional na última relação sexual. Entre 2014 e 2022, o percentual de meninos que usaram preservativo na última relação caiu de 70% para 61%. Entre as meninas, a taxa recuou de 63% para 57%.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Opinião. Os projetos em tramitação no Congresso que preveem a quebra ou a prorrogação de patentes de medicamentos, como canetas emagrecedoras, não têm apoio do governo, disse nesta quinta-feira (12) o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Segundo ele, mudanças nas regras de propriedade intelectual geram insegurança jurídica e afastam investimentos.
A declaração foi dada após reunião com representantes da Interfarma, associação da indústria farmacêutica.
Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 68/26, que permite o licenciamento compulsório – na prática, a quebra de patentes – de medicamentos como Mounjaro e Zepbound, conhecidos como canetas emagrecedoras. O texto pode ser votado diretamente no plenário.
“A nossa posição é contrária. Nós precisamos de inovação, de previsibilidade e de investimentos. Quando você quebra a patente, você cria insegurança jurídica e afasta investimento”, afirmou Alckmin, em entrevista coletiva.
Os medicamentos citados são indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. O projeto altera a legislação de propriedade intelectual para permitir a licença compulsória em casos de interesse público.
O vice-presidente também se posicionou contra propostas que preveem a prorrogação do prazo de patentes. Para ele, a extensão além do período previsto em lei pode encarecer produtos e prejudicar diferentes setores da economia.
“Nem quebrar patente, nem prorrogar prazo além do previsto. Prorrogar encarece o produto para o consumidor e afeta setores como saúde e agro. Precisamos de regras estáveis”, disse.
Alckmin destacou ainda a redução do prazo médio de análise de pedidos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que, segundo ele, caiu de seis anos e dois meses, em janeiro de 2023, para quatro anos e quatro meses atualmente. A meta é alcançar dois anos, padrão considerado internacional.
Carne e China
O vice-presidente também comentou a decisão da China de estabelecer uma cota anual de cerca de 1,1 milhão de toneladas para a importação de carne. Em 2025, o Brasil exportou aproximadamente 1,7 milhão de toneladas ao mercado chinês.
Segundo Alckmin, o governo brasileiro apresentou dois pedidos ao vice-presidente da China, Han Zheng, por meio da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).
O primeiro é a retirada da nova cota de embarques realizados antes de 1º de janeiro de 2026. O segundo é a possibilidade de que eventuais volumes não usados por outros países possam ser remanejados ao Brasil.
“A demanda por carne é grande. Se algum país não preencher a cota, queremos ocupar esse espaço”, afirmou.
Alckmin disse que aguarda resposta das autoridades chinesas e classificou como positiva a retirada da carne brasileira da lista de produtos sujeitos a sobretaxa anunciada pelos Estados Unidos.
Fonte: Agência Brasil
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Marcelo Camargo/Agência Brasil
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Misericórdia. A Polícia Federal (PF) pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a suspeição do ministro Dias Toffoli como relator do inquérito que trata das investigações sobre fraudes no Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central.

O pedido foi feito na segunda-feira, dia 9/2, após a PF informar a Fachin que encontrou uma menção ao nome de Toffoli em uma mensagem no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que é investigado no inquérito e teve o aparelho apreendido durante busca e apreensão. A menção está em segredo de Justiça.
Após ser informado do caso, Fachin abriu um processo interno e determinou a notificação de Toffoli para apresentar defesa. Cabe ao presidente do STF decidir se Toffoli continua como relator da investigação do Master.
No mês passado, Toffoli passou a ser criticado por permanecer na condição de relator do caso após matérias jornalísticas informarem que a Polícia Federal encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo comprou uma participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.
Defesa
Em nota à imprensa, o gabinete de Toffoli diz que a PF não pode solicitar sua suspeição e que o pedido trata de “ilações”.
“O gabinete do ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações. Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145, do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo ministro ao presidente da Corte”, declarou.
Investigação
Em novembro de 2025, o banqueiro Daniel Vorcaro e outros acusados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo do Distrito Federal.
De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.
Fonte: Agência Brasil
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: ASCOM/STF
Operação internacional apreende mais de 1 tonelada de cocaína em alto mar
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Vixe. A Polícia Federal e órgãos similares do Reino Unido e Estados Unidos participaram de uma operação internacional que, com a ajuda de uma fragata da Marinha francesa, apreenderam 1,3 tonelada de cocaína em alto mar.

A apreensão ocorreu no domingo (1º) “em área marítima externa à costa brasileira”.
A operação contou com apoio de organismos internacionais especializados no enfrentamento ao tráfico transnacional, como a agência britânica National Crime Agency (NCA) e a Drug Enforcement Administration (DEA), dos EUA.
De acordo com a Embaixada da França no Brasil, a fragata apreendeu um total de 1.375 kg do entorpecente. O valor estimado para a carga é, segundo as autoridades francesas, de 41 milhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 253 milhões na cotação desta terça-feira.
Em nota, a PF informou que a intervenção marítima foi conduzida “após o compartilhamento de informações operacionais repassadas em janeiro de 2026, que indicavam a possível utilização de rotas oceânicas para o transporte de cargas ilícitas por organizações criminosas atuantes na América do Sul”.
A PF repassou às equipes estrangeiras informações sobre rotas marítimas, padrões de navegação, logística utilizada por grupos criminosos, bem como o perfil de embarcações normalmente associadas ao transporte de drogas ilícitas.
A Marinha francesa entregou três tripulantes brasileiros às autoridades brasileiras no Porto de Mucuripe, em Fortaleza. Os brasileiros já foram conduzidos à Superintendência Regional da PF no Ceará.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Olha aí. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (9/2), em Brasília, um alerta de farmacovigilância sobre os riscos do uso indevido de medicamentos agonistas do receptor GLP‑1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. 

O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida.
Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas dos medicamentos aprovados no Brasil, as notificações têm aumentado tanto no cenário internacional como no cenário nacional, o que exige reforço das orientações de segurança.
“Conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado”, destacou a agência no comunicado.
O monitoramento médico, segundo a Anvisa, é motivado pelo risco de eventos adversos graves, incluindo pancreatite aguda, que podem incluir formas necrotizantes e fatais.
“Apesar do alerta, não houve mudança na relação de risco e eficácia dessas substâncias. Ou seja, os benefícios terapêuticos ainda superam os efeitos adversos, de acordo com as indicações e modos de uso aprovados e constantes da bula”, completou a agência.
O comunicado cita que, no início do mês, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu alerta para o risco, ainda que pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam canetas emagrecedoras.
Números
Dados da Anvisa indicam que, entre 2020 e 7 de dezembro de 2025, 145 notificações de suspeitas de eventos adversos foram registradas no país, além de seis suspeitas de casos com desfecho de óbito.
Em junho de 2025, a agência determinou que farmácias e drogarias passassem a reter a receita desse tipo de medicamento. Desde então, a prescrição médica passou a ser feita em duas vias e a venda só pode ocorrer com a retenção da receita na farmácia, assim como acontece com antibióticos.
A validade das receitas é de até 90 dias, a partir da data de emissão.
“A decisão teve como objetivo proteger a saúde da população brasileira, visto que foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas”, destacou a Anvisa.
“A Anvisa destaca que o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, eleva significativamente o risco de efeitos adversos e dificulta o diagnóstico precoce de complicações graves”, completou.
Orientações
A agência recomenda que usuários de canetas emagrecedoras procurem atendimento médico imediato em caso de dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos – sintomas sugestivos de pancreatite.
Profissionais de saúde, de acordo com a Anvisa, devem interromper o tratamento ao suspeitar da reação, não dando prosseguimento caso o diagnóstico seja confirmado.
“A Anvisa reforça, ainda, a importância da notificação de eventos adversos no VigiMed [sistema disponibilizado pela agência para monitor eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas], o que contribui para o monitoramento contínuo da segurança desses medicamentos no país, que estão há pouco mais de cinco anos no mercado nacional.”
Histórico
Ao longo dos últimos anos, a Anvisa já havia emitido outros alertas relacionados a canetas emagrecedoras, incluindo riscos de aspiração durante procedimentos anestésicos, em 2024, e a perda de visão rara associada à semaglutida, em 2025.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 47 milhões
domingo, 8 de fevereiro de 2026
Olha aí. O sorteio do concurso 2.970 da Mega-Sena foi realizado no sábado (7/2), em São Paulo, e terminou sem vencedores na faixa principal. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, o que fez o prêmio acumular para R$ 47 milhões.
Os números sorteados foram: 22 – 32 – 37 – 41 – 42 – 59.
As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h, em qualquer casa lotérica do país ou pelos canais digitais das Loterias Caixa, disponíveis no site e no aplicativo.
No caso das apostas online, o pagamento pode ser feito via Pix, cartão de crédito ou internet banking, para clientes da Caixa.
As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h, em qualquer casa lotérica do país ou pelos canais digitais das Loterias Caixa, disponíveis no site e no aplicativo.
No caso das apostas online, o pagamento pode ser feito via Pix, cartão de crédito ou internet banking, para clientes da Caixa.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Brasil registra seis mortes suspeitas e mais de 100 casos de pancreatite ligados a canetas emagrecedoras
domingo, 8 de fevereiro de 2026
Vixe. O Brasil registrou seis mortes suspeitas e 145 casos suspeitos de pancreatite associados ao uso de medicamentos conhecidos como “canetas emagrecedoras” entre 2020 e 2025. As notificações foram feitas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e constam no VigiMed, sistema oficial de monitoramento de eventos adversos. Segundo a agência, não é possível afirmar que os casos sejam comprovadamente causados pelos medicamentos.
De acordo com a Anvisa, se forem considerados dados analisados em pesquisas clínicas, o número de ocorrências pode chegar a 225. As notificações envolvem pacientes de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal e estão associadas a medicamentos agonistas do GLP-1, como semaglutida, tirzepatida, dulaglutida, liraglutida e lixisenatida. No painel do VigiMed, os registros aparecem vinculados a produtos como Ozempic, Mounjaro, Wegovy, Trulicity, Saxenda, Victoza, Rybelsus e Xultophy.
A Anvisa informou que a possibilidade de pancreatite já consta nas bulas desses medicamentos no Brasil e que, em abril de 2025, passou a exigir a retenção da receita médica para a venda das canetas emagrecedoras. Em nota, a Eli Lilly, fabricante do Mounjaro, afirmou que a pancreatite aguda é descrita como reação adversa incomum na bula e orientou pacientes a procurarem seus médicos diante de sintomas suspeitos e a interromperem o tratamento caso haja suspeita da condição.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Leilão de imóveis dos Correios em todo Brasil; prédio de Salvador está na lista
sábado, 7 de fevereiro de 2026
Olha aí. Os correios vão leiloar, entre os dias 12 e 26 de fevereiro, 21 imóveis pertencentes à companhia estatal. A medida faz parte do Plano de Reestruturação da empresa.
Entre os imóveis, há um localizado no Bairro da Barra, em Salvador. Localizado na Rua Marquês de Caravelas, o espaço tem uma área construída de 160,00m².
Os certames, que vão ocorrer de maneira 100% digital e serão abertos a pessoas físicas e jurídicas, têm como objetivo reestruturar a vida financeira dos Correios. A expectativa é de que os leilões arrecadem cerca de R$ 1,5 bilhão até o final deste ano.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Se ligue. Já está liberada, a consulta ao pagamento do Abono Salarial PIS-Pasep 2026. Para saber se tem direito, o trabalhador deve acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. 

O pagamento é referente ao ano-base 2024. Serão contemplados 1,8 milhão de trabalhadores da iniciativa privada com inscrição no Programa de Integração Social (PIS), pagos pela Caixa Econômica Federal, em um total de R$ 2,29 bilhões.
Outros 217,2 mil servidores públicos, com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), receberão pelo Banco do Brasil, somando R$ 301,9 milhões.
Como consultar a Carteira de Trabalho Digital?
– Baixe o aplicativo no celular;
– Verifique se está atualizado;
– Faça o login com a senha do Gov.br;
– No menu, acesse “Benefícios” e “Abono Salarial” .
O Ministério do Trabalho disponibiliza ainda um passo a passo para acessar o serviço, confira clicando aqui.
Pagamentos
Nas plataformas, é possível verificar informações como o valor do benefício, banco responsável pelo pagamento e a data específica do depósito. No total, os pagamentos somam R$ 32,3 bilhões e são distribuídos de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
O valor corresponde ao valor atual do salário mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. Neste ano, o Abono Salarial varia de R$ 136 a R$ 1.621.
O primeiro lote de pagamento será liberado no dia 16 de fevereiro – no valor de R$ 2,5 bilhões – para trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores ficarão disponíveis aos beneficiários até o fim do calendário em 30 de dezembro.
Quem têm direito ao Abono Salarial em 2026?
– estar cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo;
– ter recebido, de empregadores que contribuem para os programas, até R$ 2.766 de remuneração média mensal no período trabalhado;
– ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano-base, dias consecutivos ou não;
– ter os dados do ano-base informados corretamente pelo empregador no eSocial.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, o trabalhador pode procurar oscanais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, as unidades das superintendências regionais do Trabalho ou a central Alô Trabalho, pelo telefone 158.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Inscrições para a Olímpiadas Brasileira de Matématica 2026 já começaram
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Abra o olho. Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de instituições públicas e privadas de todo o país.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas, por meio do site oficial da Obmep, até o dia 16 de março. A olimpíada é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Neste ano, a Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de cerca de 51 mil certificados de menção honrosa. A competição reúne, anualmente, mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece formação acadêmica complementar e uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo CNPq, para estudantes de escolas públicas. Também haverá premiação estadual, com a distribuição de ao menos 20,5 mil medalhas, sem acesso ao programa de bolsas.
A olimpíada é realizada em duas fases. A primeira etapa acontece em 9 de junho, com uma prova objetiva de 20 questões, aplicada nas próprias escolas. Os classificados seguem para a segunda fase, marcada para 17 de outubro, quando será aplicada uma prova discursiva com seis questões, em locais definidos pela organização.
Os estudantes competem em três níveis, conforme a etapa de ensino: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada em 3 de agosto, enquanto o resultado dos premiados nacionais está previsto para 15 de dezembro.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Alexandre Campbell/IMPA
Depois de uma semana, serviços do INSS voltam a funcionar
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Olha aí. Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira (4/2).
A ferramenta realiza sete tipos de cálculos e compara as regras da Previdência. Com isso, mostra quanto tempo falta para atingir a idade mínima ou completar o número de contribuições exigidas.
Para quem está a até cinco anos da aposentadoria, o sistema também apresenta uma estimativa do valor do benefício. Mesmo assim, especialistas alertam que o simulador nem sempre traz informações corretas.
Isso acontece porque os dados usados pelo sistema vêm do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que pode estar desatualizado ou incompleto. Além disso, o simulador não considera situações especiais, como as de professores, pessoas com deficiência ou trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde.
Com isso, antes de fazer o pedido de aposentadoria, é importante conferir e atualizar as informações no CNIS e reunir todos os documentos que comprovem possíveis condições especiais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução / INSS
Ônibus que capotou e deixou vários mortos estava irregular, diz ANTT
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Vixe. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse nesta terça-feira (3/2) que o ônibus que capotou em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, realizava transporte clandestino de passageiros e operava de forma irregular. O veículo transportava cerca de 60 romeiros, e o sinistro de trânsito deixou 15 pessoas mortas.

A nota divulgada pela agência reguladora informa que o ônibus, de placa JJB3D75, não possuía habilitação na ANTT, certificado de Segurança Veicular (CSV) nem seguro de responsabilidade civil vigente. Além disso, não havia Licença de Viagem (LV) para o deslocamento realizado.
A ANTT disse ainda que acompanha o caso junto aos órgãos competentes e segue com as ações de fiscalização para coibir o transporte clandestino no país.
O ônibus transportava romeiros de Juazeiro do Norte, no Ceará, para o município de Coité do Noia, em Alagoas.
Luto
O Governo do Estado de Alagoas disse que mobilizou uma força-tarefa para o atendimento na rodovia AL-220, no povoado Caboclo, no município de São José da Tapera, que fica a mais de 200 quilômetros de Maceió. Também foi decretado luto oficial de três dias no Estado.
Em nota, a prefeitura do Município de Coité do Noia disse que mobilizou imediatamente suas equipes desde o momento em que tomou conhecimento do acidente.
A administração municipal afirma prestar toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares, incluindo “suporte psicológico e social, auxílio no translado dos corpos e acompanhamento dos feridos”.
“Neste momento de dor imensurável, a Prefeitura de Coité do Noia se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, colocando-se à inteira disposição para o que for necessário. Decretamos luto oficial no município como sinal de nosso profundo respeito e tristeza.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Governo de Alagoas
Fonte: Agência Brasil
Anvisa interdita lote de leite condensado e apreende suplementos irregulares
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Vixe. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (2/2), a interdição cautelar de um lote do leite condensado semidesnatado da marca La Vaquita e a apreensão dos suplementos alimentares Glicojax e Durasil, após identificar irregularidades sanitárias e suspeitas de propaganda enganosa.
O lote do leite condensado foi reprovado em teste microbiológico que detecta Estafilococos Coagulase Positiva (ECP). A análise foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels e mede a presença da bactéria Staphylococcus aureus em alimentos, bebidas e embalagens. Em níveis elevados, o microrganismo pode provocar intoxicações alimentares e outras doenças.
Inicialmente, a Anvisa atribuiu o produto à empresa Apti Alimentos. No entanto, em nota oficial, a companhia afirmou que o leite condensado La Vaquita não integra seu portfólio e que a vinculação feita pela agência ocorreu de forma equivocada.
Suplementos com origem desconhecida
Durante as fiscalizações, a Anvisa também determinou a apreensão dos suplementos Glicojax e Durasil. De acordo com o órgão, os produtos possuem origem desconhecida e são divulgados com promessas terapêuticas sem respaldo científico.
O Glicojax é comercializado com alegações de auxílio no controle da glicose sanguínea, suporte cardiovascular, melhora da saúde metabólica e controle da diabetes. Segundo a Anvisa, não há comprovação científica que sustente esses benefícios.
Já o Durasil, vendido em formato de gotas, promete aliviar dores e melhorar a função erétil. O produto também não possui fabricante identificado, o que configura irregularidade sanitária. Apesar das restrições, os suplementos continuam sendo ofertados em plataformas de comércio eletrônico, como Shopee e Mercado Livre.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Vídeo: Acidente com ônibus que transportava dezenas de romeiros deixa vários mortos
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Misericórdia. Um ônibus capotou e deixou 15 mortos e vários feridos, na manhã dessa terça-feira (3/2), em um trecho da AL-220, localizada no Município de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. A informação foi confirmada pelo Governo de Alagoas. O veículo estava com aproximadamente 60 ocupantes.
Entre os mortos estão cinco homens, sete mulheres e três crianças. Eles não tiveram os nomes e idades divulgados. Os sobreviventes foram socorridos e encaminhados para unidades hospitalares da região, onde recebem atendimento médico.
As vítimas participaram da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte. A prefeitura da cidade cearense emitiu uma nota lamentando o ocorrido e solidarizando com as famílias das vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do Departamento Estadual de Aviação (DEA) realizam o socorro e resgate das vítimas. O acidente aconteceu em uma região conhecida como “Curva do S”, no Distrito Caboclo.
De acordo com testemunhas, o ônibus estava com romeiros que voltavam do Ceará para Alagoas, quando o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Eles relataram ainda que o veículo seria do município de Coité do Nóia, no Interior de Alagoas.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Governo de Alagoas
Conta de luz segue sem baixar
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Olha aí. A Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de fevereiro, o que garante que não vai haver cobrança adicional na conta de energia dos consumidores em todo o País.
A decisão foi tomada após a recuperação dos níveis dos reservatórios nas principais regiões do Brasil, resultado de chuvas mais favoráveis na segunda quinzena de janeiro. Com esse cenário, o sistema elétrico dispensa o acionamento de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado de geração.
Pelo calendário da agência reguladora, a definição da bandeira tarifária para março será divulgada no dia 27 de fevereiro, quando será feita uma nova avaliação das condições de geração e dos custos do sistema elétrico.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil passa a valer neste mês
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Se ligue. A nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) entrou em vigor e já começa a impactar os salários pagos a partir deste mês de fevereiro. Trabalhadores com renda bruta mensal de até R$ 5 mil passam a ficar totalmente isentos do imposto, enquanto quem ganha até R$ 7.350 terá redução gradual no valor retido na fonte.
A mudança vale para salários pagos desde janeiro, com reflexo direto nos contracheques de fevereiro, e alcança trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas, além de também se aplicar ao décimo terceiro salário. Cerca de 16 milhões de pessoas devem ser beneficiadas em todo o país.
Para rendimentos acima de R$ 7.350, permanece a aplicação da tabela progressiva do IR, com alíquotas que podem chegar a 27,5%. A medida integra a nova política de correção da tabela do imposto e altera de forma direta a renda líquida mensal de milhões de brasileiros.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Bancos terão que ampliar rastreio e bloqueio do Pix a partir desta segunda-feira (2)
domingo, 1 de fevereiro de 2026
Olha aí. A partir desta segunda-feira (2/2), todas as instituições financeiras do país serão obrigadas a adotar novas regras do Pix para tentar conter a atuação de criminosos e aumentar a recuperação de valores para vítimas de golpes. O foco das mudanças é o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central em 2021 para facilitar estornos em casos de fraude comprovada.
O modelo vigente até agora tem desempenho limitado: menos de 10% dos valores contestados são recuperados. O principal problema é a rapidez dos golpistas, que transferem o dinheiro para várias contas em poucos minutos. Se a conta que recebeu o Pix estivesse vazia no momento da denúncia, o bloqueio não surtia efeito, pois o sistema não alcançava os destinos seguintes do recurso.
Com a atualização — iniciada em novembro e agora obrigatória para todo o setor — os bancos poderão rastrear o caminho do dinheiro em múltiplas camadas. Assim, mesmo que os valores sejam enviados para contas em diferentes instituições, será possível bloquear o montante onde quer que ele esteja.
O funcionamento do MED seguirá três etapas principais:
- Notificação: a vítima deve acionar o mecanismo imediatamente junto ao banco.
- Bloqueio temporário: a conta receptora fica bloqueada por uma semana para análise.
- Devolução: confirmada a fraude, o dinheiro retorna à conta da vítima em até quatro dias.
Especialistas ressaltam, porém, que a mudança não elimina o problema dos golpes. A rapidez da vítima em comunicar a fraude continua sendo crucial, já que os criminosos podem enviar o dinheiro para plataformas fora do sistema bancário tradicional.
A Febraban defende medidas ainda mais rígidas. Para a entidade, além do bloqueio de valores, o sistema deveria permitir o bloqueio de CPFs vinculados a contas suspeitas, dificultando a abertura de novas contas laranjas por golpistas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Saque-aniversário do FGTS: Caixa começa segunda etapa de pagamentos
domingo, 1 de fevereiro de 2026
Se ligue. A Caixa inicia, nesta segunda-feira (2/2), a segunda etapa do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores que optaram pelo Saque-Aniversário e tiveram o contrato de trabalho suspenso ou extinto entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.
A liberação dos valores está prevista na Medida Provisória (MP) nº 1.331/2025, publicada pelo Governo Federal em 23 de dezembro de 2025.
A MP autoriza o saque dos recursos que estavam retidos em razão das regras da modalidade Saque-Aniversário. Ao todo, estima-se que, ao final da ação, serão disponibilizados aproximadamente R$ 7,8 bilhões para cerca de 14,1 milhões de trabalhadores.
A primeira etapa do pagamento teve início em 29 de dezembro de 2025, com a liberação de R$ 3,8 bilhões, limitada ao valor de até R$ 1.800 por conta vinculada, de acordo com o saldo disponível em contas com contrato rescindido.
A segunda etapa contemplará o saldo remanescente estimado em cerca R$ 4,6 bilhões. O pagamento será realizado de forma escalonada entre 2 e 12 de fevereiro de 2026, conforme dia e mês de nascimento.
Confira o cronograma de pagamentos da segunda etapa:
Nascidos entre janeiro e abril:
– Nascidos entre os dias 01 e 10: 02/02/2026
– Nascidos entre os dias 11 e 21: 03/02/2026
– Nascidos após o dia 21: 04/02/2026
Nascidos entre maio e agosto:
– Nascidos entre os dias 01 e 10: 05/02/2026
– Nascidos entre os dias 11 e 21: 06/02/2026
– Nascidos após o dia 21: 09/02/2026
Nascidos entre Setembro e Dezembro:
– Nascidos entre os dias 01 e 10: 10/02/2026
– Nascidos entre os dias 11 e 21: 11/02/2026
– Nascidos após o dia 21: 12/02/2026
Como será feito o pagamento
O pagamento ocorre de forma automática, sem necessidade de solicitação por parte do trabalhador.
O crédito será realizado prioritariamente na conta bancária cadastrada previamente no aplicativo FGTS.
Cerca de 87% dos trabalhadores já possuem conta cadastrada no app e receberão o valor diretamente na conta indicada.
Quem não cadastrou conta poderá realizar o saque nos canais físicos de atendimento da CAIXA: casas lotéricas, terminais de autoatendimento, correspondentes CAIXA AQUI e agências.
Os saques podem ser feitos com Cartão Cidadão e senha, por biometria ou com senha do cidadão, no caso dos terminais de autoatendimento. Os valores ficarão disponíveis para saque durante toda a vigência da MP.
Não poderão ser sacados os valores utilizados como garantia em operações de Antecipação do Saque-Aniversário, que permanecem bloqueados nas contas do FGTS.
Quem tem direito
Têm direito ao saque os trabalhadores que:
– optaram pelo Saque-Aniversário;
– tiveram o contrato de trabalho suspenso ou extinto entre 01/01/2020 e 23/12/2025; e
– possuem saldo na conta vinculada ao contrato rescindido.
Os valores serão liberados nos casos de:
– Despedida sem justa causa;
– Despedida indireta, culpa recíproca e força maior;
– Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
– Extinção normal do contrato a termo, incluindo trabalhadores temporários;
– Suspensão total do trabalho avulso.
No caso de rescisão por acordo, o trabalhador terá direito a sacar 80% do saldo disponível.
Consulta de valores
Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao saque pelos seguintes canais:– Aplicativo FGTS – opção Informações Úteis
– Telefone 0800 726 0207 – opção FGTS
– Agências da CAIXA
Para consultar o valor a receber, basta acessar o extrato de contas no aplicativo FGTS. Os créditos poderão ser identificados pelas descrições SAQUE DEP 50S ou SAQUE DEP 50A.
Como funciona o Saque-Aniversário
O Saque-Aniversário permite a retirada anual de parte do saldo das contas do FGTS, acrescida de parcela adicional, no mês de aniversário do trabalhador. Em caso de rescisão contratual, o trabalhador tem direito apenas ao saque do valor correspondente à multa rescisória.
O retorno à modalidade Saque-Rescisão pode ser solicitado a qualquer momento, mas sua efetivação ocorre no primeiro dia do 25º mês após o pedido.
Mais informações sobre o Saque-Aniversário estão disponíveis no site da CAIXA.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil
sábado, 31 de janeiro de 2026
Olha aí. O Ministério da Saúde avaliou na sexta-feira (30/1), que os casos recentes do vírus Nipah registrados na Índia não representam ameaça ao Brasil. Segundo a pasta, a possibilidade de o patógeno provocar uma crise sanitária global é considerada baixa, conforme análise alinhada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os dois casos confirmados ocorreram no estado indiano de Bengala Ocidental, sendo o mais recente identificado em meados de janeiro. A investigação epidemiológica local acompanhou quase 200 pessoas que tiveram contato com os infectados, sem registro de novos diagnósticos até o momento.
De acordo com o governo brasileiro, não há indícios de circulação do vírus fora da região afetada. Por isso, não existe, atualmente, qualquer recomendação de alerta ou restrição para a população do país.
Ainda assim, o Ministério da Saúde informou que mantém sistemas permanentes de vigilância voltados a agentes de alta letalidade. O monitoramento é realizado em parceria com instituições científicas nacionais, como a Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas, além do apoio da Organização Pan-Americana da Saúde.
O vírus Nipah é conhecido desde o fim da década de 1990, quando foi identificado pela primeira vez na Malásia. Desde então, registros esporádicos têm sido observados em países do Sudeste Asiático, especialmente em Bangladesh e na Índia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/ Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA

