Baianos e turistas estão se divertindo com o legítimo forró pé de serra no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, nesta quinta-feira (22), primeiro dia do São João da Bahia. O baiano Adelmário Coelho foi o primeiro a se apresentar no palco principal e será seguido pelo forrozeiro Virgílio. A noite ainda promete muito arrasta pé com Dorgival Dantas, Carlos Pitta e Nonô Curvêllo. O São João da Bahia 2017 continua até domingo, com shows também no Largo do Pelô e no Largo do Cruzeiro de São Francisco, onde está montado o palco Sala de Reboco.
Turista de Tobajo, na Argentina, Alejandro Godoi conheceu Marinella Godussa, de Buenos Aires, em Salvador, neste São João. Ele diz que já havia ouvido falar da festa e lido a respeito na internet, e ainda assim ficou encantado com o que descobriu aqui. “Gostei de toda a festa, do colorido das casas, da decoração, o lugar é espetacular, é único”. Marianella disse que está encantada. “A melhor hora de ter vindo à Bahia é essa. Chegamos no sábado, conhecemos algumas coisas, o lugar está muito lindo. Vou voltar à Bahia e ao Pelourinho”.
Segundo o secretário do Turismo, José Alves, o clima junino já tomou conta da Bahia. “Quem não puder viajar para o interior é só comparecer ao Pelourinho que está muito legal, com shows gratuitos de altíssima qualidade e segurança total”. Ele destacou que, dos 417 município baianos, 300 oferecem festas. “Só de Salvador estão saindo cerca de dois milhões de pessoas para o interior. Cada pessoa deve gastar cerca de R$ 42, isso dá mais de R$ 800 milhões circulando na economia do interior baiano neste São João. São 140 mil empregos diretos vinculados à festa, com investimentos das prefeituras, do Estado, isso é muito bom para todo mundo.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Tags:Bahia, cidades, Pelourinho, Salvador, São João