
A pressão subiu. A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, dia 27/6, a quarta fase da Operação Overclean, com foco no desmonte de uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
A ação foi realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, com autorização do STF (Supremo Tribunal Federal). Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, todas na Bahia.
Segundo informações da imprensa, desta vez a operação mira três prefeitos que, além de serem alvos de busca e apreensão, foram afastados dos cargos por decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do STF. A apuração aponta que os gestores têm ligação direta com o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que é investigado pela PF, embora não tenha sido alvo de mandado nesta fase.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, agentes encontraram gavetas abarrotadas de dinheiro em endereços ligados aos alvos da operação.
As investigações apontam que o grupo atuava na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga entre 2021 e 2024, mediante pagamento de propina e manipulação de processos licitatórios.
Os envolvidos são investigados por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Federal