
Boa notícia. Pela primeira vez na história, uma equipe médica do Interior da Bahia foi habilitada para realizar transplante de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital São Vicente, na Cidade de Vitória da Conquista, recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar os procedimentos de fígado e rim, conforme publicação no Diário Oficial da União.
“Essa habilitação é um marco para a saúde pública da Bahia. Levar um transplante hepático para o Interior do Estado é garantir que mais pessoas tenham acesso à vida, com dignidade e segurança. Estamos interiorizando a alta complexidade e abrindo novos caminhos para a medicina baiana”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Com essa nova habilitação, a Bahia passa a contar com um polo estratégico no Sudoeste, diminuindo distâncias, tempo de espera e, sobretudo, ampliando a chance de sobrevivência dos pacientes. Somente no primeiro trimestre de 2025, o número de transplantes de fígado no estado já é 47% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.
O coordenador estadual do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura, reforça que a medida é fruto de uma política séria e contínua de fortalecimento da rede estadual. “A interiorização dos transplantes é um passo fundamental. Estamos qualificando equipes, melhorando a logística e aumentando nossa capacidade de salvar vidas. Vitória da Conquista agora integra esse esforço com um papel de protagonismo”, destacou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SESAB
Tags:FÍGADO, RIM, SESAB, SUS, TRANSPLANTE