Atenção. O fenômeno atmosférico, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), está provocando chuva significativa nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. A previsão é que, até a próxima quarta-feira, dia 15/1, a ZCAS avance em direção a Salvador, onde é esperada chuva moderada a forte, acompanhada por raios e trovoadas. Estas informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Acumulados de chuva em 6h
Patamares 28,8 mm, Palestina (28,8mm), Cajazeiras XI 26,4 mm, Itapuã – UBS 23,8 mm, São Rafael 21,4 mm, Imbuí 20,2 mm, Boca da Mata 20,0 mm, Pituaçu 19,6 mm, CAB 19,5 mm e Águas Claras – Codesal 19,4 mm. Foram registradas através do 199 um total de 66 vistorias, sendo as principais 27 ameaças de deslizamento e 12 orientação técnica. Dados atualizados às 18h.
Ações de prevenção
“O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), coordenado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), intensificou, nos últimos dias, as ações preventivas a fim de minimizar os impactos da chuva na cidade e atender as demandas da população”, ressalta o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
Monitoramento e vistorias
As equipes do setor de mapeamento da Codesal, coordenadas pelo engenheiro Hugo Bento, realizam, desde o início do mês, vistorias preventivas nas áreas de risco, principalmente nas 14 áreas onde estão instalados o Sistema de Alerta e Alarme (sirene), para que possa ser identificado se ocorreram alterações do cenário mapeado ou se há necessidade de intervenção imediata.
“As vistorias são realizadas em regime de plantão 24h pelos técnicos habilitados pelo CREA/CAU. As demandas são identificadas e as necessidades são enviadas para o órgão específico, para agir emergencialmente naquela localidade”, explica o coordenador.
Plantão 24h
Todos os órgãos e secretarias parceiros do SMPDC continuam de plantão 24h para agir nas emergências, viabilizando a segurança da população e amenizando os impactos das chuvas que são esperadas.
Alertas
A Codesal emite diariamente alertas por SMS e WhatsApp, para manter a população e os órgãos parceiros ciente do cenário. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito. A Defesa Civil de Salvador mantém o plantão de 24h, com técnicos habilitados de prontidão para atender as demandas. Em caso de emergência, ligue o 199.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Pixabay
Tags:chuva, chuva em Salvador, chuva na Bahia