CIDADES
Fiscalização apreende mais de 2 mil bebidas impróprias para consumo em Salvador
sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Êta. A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), realizou na quinta-feira (8) uma ação de fiscalização no Bairro da Ribeira. A atividade resultou na apreensão de mais de 2,5 mil unidades de bebidas, entre garrafas e latas de cervejas, impróprias para o consumo.
Durante a ação, os agentes apreenderam 198 garrafas de cerveja de um litro, 211 packs de cerveja em lata, totalizando 2.228 unidades. Assim como, 145 garrafas de bebida mista, refrigerantes, água mineral e outros itens.
Todo o material foi apreendido na semana que antecede à Lavagem do Bonfim, período em que há um aumento significativo na circulação de consumidores na região da Cidade Baixa.
“A fiscalização é fundamental para impedir que produtos vencidos ou em condições inadequadas cheguem ao consumidor. Nosso trabalho é preventivo e busca garantir que eventos de grande porte, como a Lavagem do Bonfim, aconteçam com mais segurança, respeito e responsabilidade com a população”, destacou o diretor da Codecon, Marcelo Carvalho.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Forças de segurança intensificam fiscalização contra bebidas clandestinas em Salvador
sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Olha aí. Uma força-tarefa composta por órgãos estaduais e federais deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8/1), uma operação integrada para combater a venda de bebidas alcoólicas adulteradas e falsificadas em Salvador. A ação ocorre em um momento estratégico, visando garantir a segurança dos consumidores que participarão das festas populares de janeiro, como a Lavagem do Bonfim.
O alerta foi intensificado após a confirmação laboratorial de sete casos de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal, no Interior do Estado, onde vítimas sofreram danos graves à saúde após consumirem produtos contaminados.
As equipes da Polícia Civil, Procon-BA, Polícia Técnica e Ministério da Agricultura concentraram os trabalhos iniciais na Cidade Baixa e na Ribeira. Em um dos estabelecimentos visitados, situado no trajeto oficial da Lavagem do Bonfim, os agentes apreenderam e descartaram grandes volumes de energéticos, refrigerantes e bebidas alcoólicas com prazo de validade vencido ou sem selos de registro e procedência.
Já em um depósito na Ribeira, os fiscais identificaram garrafas que, embora estivessem dentro da validade, apresentavam oxidação e ferrugem nas embalagens, o que representa risco iminente de contaminação do líquido e danos ao sistema digestivo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: SJDH
Carnaval 2026: Prefeitura antecipa vistorias e ajusta circuitos
quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Olha aí. Equipes de diversos órgãos da Prefeitura de Salvador fizeram uma vistoria nos circuitos de Carnaval do Campo Grande (Osmar) e do Pelourinho (Batatinha) nesta quarta-feira (7/1). No dia anterior, os engenheiros, técnicos, analistas e outros especialistas da gestão municipal realizaram o mesmo trabalho no trajeto Barra / Ondina (Dodô), do Porto da Barra até a Av. Milton Santos. O objetivo foi verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas e identificar ajustes necessários para a realização da maior festa de rua do planeta.
A vistoria observou, por exemplo, se a poligonal de manobra dos trios elétricos está sendo respeitada, questões relacionadas às rotas de fuga de pedestres e de ambulância, as áreas destinadas aos banheiros e a distribuição dos ambulantes. As equipes analisaram ainda se as estruturas dos camarotes estão sendo montadas de acordo com os licenciamentos, as delimitações dos espaços de mídia e a proteção das marcas, entre outros pontos.
A operação é comandada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), que no final produz um relatório com as informações, imagens e pedidos de correções e alterações identificados pelos técnicos. As vistorias dos circuitos são realizadas todos os anos de forma conjunta, com representantes de todos os órgãos municipais e alguns estaduais.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, explicou que o objetivo é antecipar e prevenir os problemas. “O Carnaval de Salvador começa muito antes dos dias oficiais de festa. Essa reunião técnica com as equipes operacionais mostra o cuidado e a responsabilidade da Prefeitura em planejar cada detalhe com antecedência, garantindo serviços públicos funcionando de forma integrada em um dos maiores eventos do mundo”, afirmou.
Nesta quarta-feira, o ponto de encontro foi o Largo do Campo Grande. O diretor de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alysson Carvalho, explicou que a vistoria é importante para garantir o pleno funcionamento das atividades dos órgãos atuantes no carnaval, visto a necessidade da transversalidade das ações efetuadas por cada um deles.
“Conseguimos identificar pontos a serem corrigidos, alocações das estruturas e preservação das vias, garantindo o fluxo das pessoas e o trânsito dos veículos autorizados, além da preservação das rotas de fuga, mais conhecidas como saídas de emergência. Essa preparação antecipada é o que garante o sucesso de todos os dias, desde o pré-Carnaval, pois o planejamento é a base sólida a ser construída em qualquer atividade”, disse Alysson.
Reforço – O diretor de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, explicou que a folia recebe iluminação extra para garantir a beleza e a segurança da festa. Em alguns trechos, os postes metálicos foram substituídos pela estrutura de fibra para evitar acidentes, ou foram totalmente removidos para facilitar a fila dos trios, como ocorreu no Porto da Barra.
“Preparamos um projeto luminotécnico com mais de 6 mil projetores de reforço em todos os circuitos, no Centro e nos bairros. Estamos fazendo uma interlocução entre os órgãos para ver a necessidade de uma interlocução junto à Coelba, e observando a alimentação dos postos de operação de cada órgão, entre outras medidas”, disse.
Os circuitos terão também o reforço de câmeras de segurança. O secretário municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga, contou que através desses equipamentos a Saltur, Transalvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) e outros órgãos municipais poderão ter, em tempo real, as imagens do Carnaval e, consequentemente, melhorar a fluidez e a segurança dos circuitos.
“A Semit tem um papel fundamental, de protagonismo, nessa grande festa, quer seja na parte de infraestrutura, conectando todos os pontos importantes, não só para a imprensa, mas também para os foliões terem acesso à internet, à conectividade, e na área de inteligência. A secretaria colocará inúmeras câmeras em vários circuitos para que possa dar segurança aos foliões, como também melhorar a operação do Carnaval”, afirmou.
Já o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Silva, disse que o principal objetivo das equipes é garantir a segurança. “As visitas técnicas que antecedem a execução do festejo são muito importantes para que todos os órgãos possam, dentro de suas competências, apontar prováveis problemas que possam ocorrer. São áreas da segurança, a parte da zeladoria, a iluminação pública, a defesa civil e tantos outros que podem acontecer, indicando soluções conjuntas para que aquele ambiente esteja livre de problemas óbvios”, explicou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Bruno Concha / Secom PMS
Rede estadual abre inscrições para matrículas de 2026; saiba quando
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Atenção. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou o processo de matrícula para as escolas da rede estadual, com inscrições exclusivamente pela plataforma ba.gov.br até o dia 20 de janeiro. O calendário começa na segunda-feira (12/1) com atendimento às pessoas com deficiência (PcD) e seguiu na terça-feira (13) para estudantes da rede estadual que precisam de transferência por não renovação de matrícula, mudança de escola ou conclusão de etapa sem continuidade.
Na quarta-feira (14/1), a matrícula é destinada aos concluintes do 5º ou do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal cujas escolas não oferecem a série seguinte. Para novos alunos que ingressam pela primeira vez na rede estadual, o processo ocorre em duas etapas: no dia 16 de janeiro, para o Ensino Fundamental, e nos dias 19 e 20, para o Ensino Médio, considerando as diferentes modalidades ofertadas.
Para efetivar a matrícula, é obrigatória a apresentação de documentação escolar, documento de identificação do estudante e do responsável legal, CPF, comprovante de residência atualizado, carteira de vacinação, autorizações exigidas e, quando necessário, laudo que comprove deficiência. O ano letivo de 2026 na rede estadual da Bahia está previsto para começar em 9 de fevereiro e terminar em 16 de dezembro.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
O trânsito na Lavagem do Bonfim; confira mudanças
terça-feira, 6 de janeiro de 2026
Atenção. O trânsito na Cidade Baixa será modificado entre os dias 11 e 18 de janeiro devido à Festa do Senhor do Bonfim, segundo a Transalvador. Haverá interdições, barreiras e proibições de estacionamento em pontos estratégicos, incluindo Av. Beira Mar, Mercado Modelo, Rua da Conceição da Praia e Av. Contorno.
O esquema inclui bloqueios progressivos no transporte da imagem do Bonfim (11 de janeiro), instalação de 77 barreiras fixas e cinco semi-fixas (14 de janeiro) e interdição total do percurso do cortejo no Dia da Lavagem, 15 de janeiro, das 00h às 22h. A partir das 16h de 18 de janeiro, haverá bloqueio para o cortejo de encerramento, com liberação progressiva do trânsito.
O estacionamento será proibido em vias como Praça Maria Felipa, Av. Jequitaia e Largo dos Mares, e haverá sentido duplo em trechos específicos. Moradores das vias interditadas terão acesso às residências mediante comprovante de residência ou documento do veículo. Trânsito de trios elétricos e carros de som sem autorização estará proibido, e circulação de vans e caminhões no cortejo ficará restrita a veículos de até 1.000 kg.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução/Igor Santos/Secom PMS
Governo do Estado esclarece se vai aumentar passagem do metrô; confira
terça-feira, 6 de janeiro de 2026
Olha aí. A Secretaria do Desenvolvimento Urbano afirmou, através de nota divulgada à imprensa, que, no momento, não há nenhum interesse em utilizar o valor da tarifa de metrô de Salvador. Assim, o sistema metroviário da capital baiana poderá ir para o quinto ano seguido sem reajuste da tarifa.
“A Sedur esclarece que, até o presente momento, ainda não existe posicionamento oficial do governo do Estado sobre a possibilidade de alteração tarifária”, diz a nota.
A taxa para utilizar o sistema de metrô de Salvador é de R$ 4,10, desde 2021. Em janeiro do ano passado, o governador da Bahia chegou a afirmar que o transporte público teria sim um reajuste, mas, em fevereiro, o político mudou o discurso e afirmou que o Estado “vai arcar” com as despesas e manteve o valor da tarifa.
A confirmação de que não haverá reajuste na passagem ocorre após a prefeitura de Salvador implementar o aumento na tarifa da passagem de ônibus, que passaram a ser de R$ 5,90 desde a segunda-feira (5).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Metrô Bahia
Nova tarifa de ônibus passa a valer nesta segunda-feira (5) em Salvador
segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Se ligue. A passagem de ônibus em Salvador passou a custar R$ 5,90 a partir desta segunda-feira (5/1). O valor é aplicado aos ônibus convencionais, além dos sistemas BRT e STEC, e será mantido ao longo de todo o ano de 2026, segundo a prefeitura.
De acordo com a gestão municipal, o reajuste ficou abaixo do adotado em outras capitais brasileiras, onde os aumentos variaram entre 6% e 20%. Com o Salvador Card, os usuários seguem contando com a integração entre ônibus, BRT, STEC e metrô, pagando apenas uma tarifa.
A prefeitura destacou que o aumento ocorre em meio a investimentos no transporte público, como a renovação da frota e a ampliação de linhas. Nesta semana, foi firmado um contrato de R$ 264 milhões com o BNDES para a compra de 300 novos ônibus Euro VI, mais modernos e menos poluentes.
Atualmente, cerca de 50% da frota já conta com ar-condicionado, e a expectativa é ampliar esse número nos próximos anos. Salvador também avança na eletrificação do transporte, com oito ônibus elétricos em operação e um eletroterminal público de recarga.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Semob
Concurso da Rainha do Carnaval de Salvador abre inscrições
segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Olha aí. O tradicional concurso da Rainha do Carnaval de Salvador abre inscrições, nesta segunda-feira (5/1). As interessadas podem se inscrever, através do site oficial do concurso, até o dia 24 de janeiro.
As participantes interessadas precisam ter mais de 18 anos, uma estatura mínima de 1,65, tendo o ensino médio completo ou ainda estejam cursando. É preciso apresentar documento com foto, no ato da inscrição, além do atestado de escolaridade e fotos do rosto e do corpo inteiro.
Os critérios de julgamento incluem beleza, porte e desembaraço, que serão julgados pelos juízes, com notas que variam de 1 a 5. Ao todo, 12 candidatas serão selecionadas para o concurso e terão seus perfis divulgados nas redes sociais.
O público poderá votar na candidata favorita, o que será transformado em pontos para auxiliar na coroação da nova rainha. O concurso ainda terá um prêmio em dinheiro que será anunciado em breve.
Este ano, o tema do Carnaval de Salvador é “Bahia de todos os sambas”, iniciativa do Fórum Internacional de Comunicação da Ecologia e Turismo (FICET), que tem apoio da iniciativa privada e do poder público.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Alfredo Filho/Secom
Mais de 30 Cidades da Bahia estão sob alerta de tempestades
segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Atenção. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para 38 Cidades da Bahia. O aviso, classificado como Alerta Laranja, abrange Municípios das regiões centro-sul, sul e extremo oeste do Estado. O período de atenção começou à 0h1 desta segunda-feira (5/1), e vai até as 23h59 de quarta-feira, 7/1.
Entre as Cidades afetadas estão Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis, Itamaraju, Caetité e Guanambi. A lista completa das Cidades em alerta pode ser consultada no site do Inmet.
A previsão é de chuva intensa, com volumes que podem variar de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, os ventos podem chegar a até 100 km/h e há possibilidade de granizo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Sesab investiga novos casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia
segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
Vixe. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, no sábado (3/1), que investiga três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. Até o momento, sete ocorrências foram confirmadas, todas em Ribeira do Pombal, no Interior do Estado, sendo uma delas com óbito.
Segundo a pasta, foi firmada uma parceria com o Ministério da Saúde e com secretarias municipais para intensificar ações de vigilância, além de reforçar a conscientização da população sobre os riscos e os cuidados preventivos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas.
Os primeiros registros ocorreram em 31 de dezembro de 2025, após laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em Ribeira do Pombal e também em amostras de sangue de sete pacientes internados com sintomas de intoxicação.
O estabelecimento onde as bebidas foram adquiridas foi lacrado, e outros dois depósitos tiveram produtos apreendidos durante a operação.
Entre os sete intoxicados, seis relataram ter consumido um drink à base de vodca durante uma festa de noivado. Quatro mulheres, que estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, receberam alta após apresentarem melhora no quadro clínico.
Já a madrasta da noiva, e, a prima do noivo, foram transferidas para Salvador e permanecem internadas no Hospital Couto Maia, em estado de saúde mais grave.
A única morte registrada na Bahia foi a de um homem de 31 anos. Ele foi a primeira pessoa a apresentar sintomas graves após ingerir a bebida contaminada. Inicialmente internado na UTI do Hospital Geral Santa Tereza, no dia 27 de dezembro de 2025, apresentava quadro clínico severo, com tontura intensa, gosto amargo na boca, visão turva e taquicardia. Diante da gravidade, foi transferido para a capital baiana, mas não resistiu.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: UFPR/Divulgação
Salvador: Tarifa de ônibus passa a ter novo valor a partir de segunda-feira (5)
sábado, 3 de janeiro de 2026
Olha aí. A Prefeitura de Salvador confirmou, na tarde de sexta-feira (2/1), que o valor da passagem de ônibus sofrerá um novo reajuste, saltando de R$ 5,60 para R$ 5,90. A alteração representa uma alta de 5,3% e passa a ser cobrada dos passageiros já na segunda-feira (5/1).
O aumento é abrangente e atinge não apenas a frota convencional, mas também os sistemas de transporte complementar (STEC/amarelinhos) e o BRT. Segundo a gestão municipal, o novo valor deve vigorar por todo o ano de 2026. Este reajuste ocorre um ano após a última atualização. Em janeiro de 2025, o preço da tarifa havia subido 7,69% (um acréscimo de R$ 0,40), quando o valor atual de R$ 5,60 foi fixado.
Com a atualização dos valores, o custo do transporte público em Salvador passa a ser superior ao de outras grandes capitais brasileiras. Enquanto a capital baiana cobrará R$ 5,90, São Paulo prevê uma tarifa entre R$ 5,30 e R$ 5,40 a partir de 6 de janeiro. Já no Rio de Janeiro, o preço será fixado em R$ 5,00 a partir do dia 4 de janeiro.
Integração
A prefeitura ressaltou — por meio de nota — que os usuários do Salvador Card podem utilizar até três destes modais, e também o Metrô, pagando somente uma tarifa, por meio da integração.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Semob
Igreja do Bonfim terá 13 missas na primeira sexta-feira de 2026; confira os horários
sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Olha aí. A Igreja do Bonfim, em Salvador, contará com uma programação religiosa especial na primeira sexta-feira de 2026, celebrada em 2 de janeiro. Ao longo do dia, serão realizadas 13 missas na Basílica, marcando a tradicional Sexta-feira da Proteção, que deve reunir milhares de fiéis baianos e turistas.
As celebrações estão programadas para os horários de 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h. A data é uma das mais tradicionais do calendário religioso da capital baiana e costuma atrair grande fluxo de pessoas à Colina Sagrada do Bonfim.
Diante da grande movimentação esperada, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial, que começa às 4h e segue até as 21h do dia 2 de janeiro. Serão instaladas oito barreiras móveis para controle do acesso de veículos, além de fiscalização e apoio à travessia de pedestres. O estacionamento estará proibido das 4h às 18h na Ladeira do Bonfim e no Largo do Bonfim, no trecho atrás da Igreja.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Luanne Ribeiro/Bonfim Santuário
Pelourinho com programação especial de verão e shows de graça até o Carnaval
sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Se ligue. O verão na Bahia começa com uma programação especial no Pelourinho, que recebe uma série de atrações culturais e musicais a partir desta quinta-feira (1º). A iniciativa integra a ação Verão na Bahia, Estado de Alegria, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de valorizar a diversidade da cultura baiana.
A programação segue até o período do Carnaval e será realizada em diferentes espaços do Centro Histórico, como os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água, além da Praça das Artes, do Largo do Pelourinho e das ruas do Pelô. As atividades incluem apresentações musicais, cortejos culturais e atrações voltadas para o público infantil.
A abertura acontece no dia 2 de janeiro, com shows de Márcia Freire, Nara Couto e Samba Trator. Até o dia 6, o público poderá conferir apresentações de Samba de Oyá, Aila Menezes, Didá, Cortejo Afro, Olodum, entre outros nomes da música e da cultura afro-baiana. No domingo (4), a programação infantil fica por conta de Tio Paulinho, no Largo Pedro Archanjo.
Programação cultural do Pelourinho
2 a 6 de janeiro
Sexta-feira (02/01)
Largo Pedro Archanjo
Nara Couto, das 19h às 20h30. Gratuito
Largo Tereza Batista
Márcia Freire, das 20h às 21h30. Gratuito
Largo Quincas Berro d’Água
Samba Trator, das 20h30 às 22h. Gratuito
Sábado (03/01)
Largo Pedro Archanjo
Festival Na Rota do Roteiro com Gravnave e convidados, das 17h às 23h. Ingressos no Sympla a R$ 20 e R$ 10
Largo Tereza Batista
Samba de Oyá, das 20h às 21h30. Gratuito
Largo Quincas Berro d’Água
Aila Menezes, às 20h. Gratuito
Domingo (04/01)
Largo Pedro Archanjo
Tio Paulinho, programação infantil, das 14h30 às 17h. Gratuito
Largo Tereza Batista
Didá e convidados, As Rainhas do Samba Reggae, das 14h às 20h. Gratuito
Largo Quincas Berro d’Água
Resenha do VP, das 14h às 19h. Gratuito
Largo Pedro Archanjo
Viola de Doze, das 19h às 21h. Gratuito
Segunda-feira (05/01)
Largo Quincas Berro d’Água
Cortejo Afro, das 18h30 à 0h. Gratuito
Ruas do Pelô
Gal do Beco convida Lado C do Samba, às 19h. Gratuito
Terça-feira (06/01)
Ruas do Pelô
Bonecões e Escola Olodum, às 18h. Gratuito
Praça das Artes
Olodum, das 18h30 à 0h. Gratuito
Largo Tereza Batista
Samba pra Rua, das 19h às 23h. Ingressos a R$ 30 e R$ 15
Largo Pedro Archanjo
Movimenti o Trio, das 20h às 21h30. Gratuito
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Ivete Sangalo comandou virada do réveillon em Salvador; assista ao vídeo
quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
Olha aí. A cantora Ivete Sangalo voltou a comandar a contagem regressiva e foi a responsável pelo anúncio do novo ano no Festival Virada Salvador, dando as boas-vindas a 2026 junto com o público que lotou a Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A baiana voltou a protagonizar o momento mais aguardado da festa e o ponto alto da programação. A última vez em que Ivete esteve à frente da contagem regressiva foi na virada de 2023 para 2024.
Terceira atração da noite, a artista subiu ao palco logo após os shows de Xanddy Harmonia e da dupla Jorge e Mateus, abrindo sua apresentação em meio à empolgação do público. “Agradecer a Deus pelo amor dessa cidade, desse povo, pelo carinho e acima de tudo pelo respeito e pela a maneira como vocês conduzem minha carreira”, disse Ivete, segundos antes de iniciar a contagem.
“Feliz Ano Novo, minha gente! Desejo coisa boa para a gente e para o mundo, que a gente tenha mais cuidado com o outro e com o lugar que a gente vive. Que a gente cuide desse lugar que a gente vive, desse planeta, dessas pessoas, dessa natureza, da nossa alma. Que a gente melhore sempre e que esse ano novo chegue com muito axé”, acrescentou a contora, após a queima de fogos.
Quem acompanhava a festa na Arena pôde contemplar uma queima de fogos que durou mais de dez minutos. O espetáculo pirotécnico aconteceu em dois pontos da Boca do Rio, garantindo uma visão privilegiada tanto para quem estava dentro do espaço quanto para o público que acompanhava do lado de fora.
Além da Boca do Rio, a queima de fogos foi realizada em mais de 20 pontos da capital baiana, incluindo bairros ao longo da orla e ilhas da Baía de Todos-os-Santos.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Bruno Concha/ Secom PMS
Bombeiros do 18º BBM resgatam 10 corpos presos em ferragens após acidente na BR-101, em Mucuri
quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
Misericórdia. Bombeiros do 18º Batalhão de Bombeiros Militar (18º BBM), com sede na Cidade de Teixeira de Freitas, resgataram 10 corpos que ficaram presos nas ferragens após acidente automobilístico registrado na BR-101, no Município de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia. A ocorrência de grande complexidade aconteceu no sábado, dia 27/12.
As equipes de bombeiros realizaram o trabalho de resgate e retirada dos corpos, utilizando equipamentos de desencarceramento, em uma operação minuciosa e tecnicamente delicada, marcada pelo respeito às vítimas e pela segurança de todos os profissionais envolvidos. Após a remoção, os corpos foram deixados sob os cuidados do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela identificação e demais procedimentos legais.
Uma outra vítima foi socorrida ainda no local e encaminhada para uma unidade de saúde por meio da ambulância da empresa concessionária da rodovia. A ocorrência contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), também atuaram na ocorrência.
Diante de situações como essa, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia reforça a importância da adoção de medidas preventivas para evitar acidentes automobilísticos, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou substâncias que alterem a atenção, manter distância segura entre os veículos, utilizar o cinto de segurança em todos os assentos e realizar revisões periódicas no veículo. Atitudes responsáveis no trânsito são fundamentais para preservar vidas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Corpo de Bombeiros da Bahia
Perícia confirma casos de intoxicação por metanol no Interior da Bahia
quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
Vixe. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)confirmou nesta quarta-feira (31/12) que as sete pessoas internadas em Ribeira do Pombal, no Interior da Bahia, foram intoxicadas por metanol durante uma festa de noivado.
De acordo com a pasta, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e constatou que as bebidas destiladas consumidas pelas sete pessoas continha metanol. Os peritos fizeram uma análise com o sangue das vítimas.
A Sesab informou que juntamente a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal adotou o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde nesses casos. Segundo a pasta, as sete pessoas receberam todo tratamento no Hospital Geral Santa Tereza, além do antídoto, nos casos em que havia indicação.
Além disso, a Vigilância Sanitária do Município, em conjunto com a Polícia Civil, interditou o estabelecimento onde foram comercializadas as bebidas destilada. A Secretaria da Saúde ainda orienta que a população se certifique da procedência das bebidas e da não violação das embalagens.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Vídeo: Com cantor afastado por recomendações médicas, Olodum faz show no Festival Virada Salvador
quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
O Festival Virada Salvador 2026 chegou ao penúltimo dia de festa com atrações de peso na sua grade. Para iniciar a noite, na terça-feira (30/12), a banda Olodum subiu ao palco, relembrando antigos sucessos, trazendo ainda a canção Ginga, lançada em parceria com a banda BaianaSystem. O grupo iniciou a apresentação às 19h30, com os cantores Narcisinho e Lucas di Fiori.
O cantor Lucas Di Fiori falou sobre Lazinho, um dos cantores do Olodum que está afastado dos palcos por recomendações médicas. “Ele está se cuidando, estamos na expectativa da volta dele depois desse susto. Mas ele está bem, está forte. Estamos tratando com cuidado e carinho para que ele volte antes do prazo, para que na nossa Copa do Mundo (Carnaval) ele esteja de volta”, disse.
Narcisinho, por sua vez, fez questão de falar da emoção de estar mais um ano no Virada Salvador. “Só temos a agradecer à direção da festa e à Prefeitura. O Olodum tem 46 anos, é uma banda de resistência, e estou muito feliz de entrar em 2026 com os dois pés. A galera vai sentir o Olodum com Ginga, uma linda música, num repertório massa”.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Bruno Concha/ Secom PMS
Agricultura Familiar 2025: Rodada de negócios impulsiona a entrada de produtos em redes de supermercados da Bahia
quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
Avanço. Cooperativas e associações da agricultura familiar participaram, no dia 16/12, de uma rodada de negócios com representantes de redes de supermercados com o objetivo de ampliar a comercialização de seus produtos. A iniciativa foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e integra o termo de cooperação firmado entre o Governo da Bahia e a Associação Baiana de Supermercados (Abase), durante a última edição da Feira SuperBahia.
“O acordo realizado na SuperBahia foi o de facilitar a entrada dos produtos da agricultura familiar em algumas redes de supermercados. A partir disso, iniciamos uma curadoria com as cooperativas para identificar produtos que já estivessem prontos e com capacidade de entrega, para que fossem apresentados. Chegamos a 58 itens, com a perspectiva de firmar contratos com condições diferenciadas para os produtos da agricultura familiar”, destacou Dailson Andrade, coordenador de Comercialização da CAR.
Além da apresentação dos produtos, o encontro também teve como objetivo proporcionar a degustação dos alimentos produzidos pelos empreendimentos. “Já estamos construindo uma relação sólida com o Governo do Estado, apoiando a agricultura familiar. Hoje realizamos um café da manhã com o time comercial e de marketing para degustação. Os produtos são incríveis e, com essas negociações, poderemos oferecer aos nossos clientes qualidade com preço acessível”, explicou Amanda Vasconcelos, presidente da Abase e diretora do Hiperideal.
Para Ícaro Rennê, diretor-presidente da Unicafes, o encontro representa uma oportunidade estratégica de ampliar a presença da agricultura familiar nas grandes redes varejistas. “É de grande importância para as cooperativas poderem comercializar seus produtos para o público das grandes redes e mostrar que somos capazes de oferecer qualidade com preços competitivos.”
Segundo Sheila Ramos, da Cooperativa Agrícola da Bahia (Coab), de Igrapiúna, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar. “Participar desse café da manhã foi maravilhoso, pois mostrou aos compradores que temos produtos de qualidade e promoveu uma maior aproximação. Isso vai refletir no cliente final, que terá à sua disposição um produto diferenciado.”
Fotografia: André Frutuôso/CAR/SDR/Gov.BA
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SDR
Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Vixe. Sete pessoas foram internadas com suspeita de intoxicação por ingestão acidental de metanol após consumo de bebida alcoólica em Ribeira do Pombal, localizado no Interior da Bahia. As informações foram divulgadas na noite de segunda-feira (29/12) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) junto com a prefeitura do Município.
De acordo com a nota oficial, os pacientes permanecem acolhidos e em observação, com assistência em andamento, no Hospital Geral Santa Tereza. Os protocolos assistenciais foram acionados.
O caso está sendo investigado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA), Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, além da Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica (DPT). Serão realizados exames laboratoriais. Caso necessário, será administrado antídoto específico.
Leia a nota da Sesab na íntegra:
“A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prefeitura de Ribeira do Pombal informam que o Hospital Geral Santa Tereza, localizado no município, recebeu sete pacientes com suspeita de intoxicação por ingestão acidental de metanol. Eles permanecem acolhidos e em observação, com assistência em andamento. Os protocolos assistenciais foram acionados. A apuração das causas foi iniciada com atuação do Cievs-BA, do Ciatox-BA, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, bem como da Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica (DPT). Serão realizados exames laboratoriais. Caso necessário, será administrado antídoto específico.”
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Freepik
Passagem de ônibus deve ter novos reajustes em Salvador, diz Bruno Reis
terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Atenção. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que a passagem de ônibus na capital deve passar por novos reajustes nos próximos anos. Segundo ele, a atualização é prevista em contrato e segue uma fórmula jurídica que considera, entre outros fatores, o custo do diesel e o período de correção da concessão.
“Existe um contrato de concessão que regulamenta. É uma fórmula paramétrica que analisa e pesa o período, analisa a correção do diesel e estabelece esse reajuste”, afirmou em entrevista coletiva durante o Festival Virada Salvador na segunda-feira (29/12).
O prefeito explicou como funciona o subsídio. “A tarifa lá na porta é R$ 5,60, que é a tarifa pública. Só que a tarifa técnica que custeia o sistema é R$ 6,19. Isso significa o quê? Que cada passageiro transportado da prefeitura está pagando 59 centavos […]. Aí você pega 14 milhões de passageiros, multiplica por 59 [centavos], multiplica por 12, você vai ver qual é a conta da prefeitura”. ”, afirmou.
Bruno Reis destacou que esse modelo de subsídio deve continuar, inclusive em 2026, para manter o equilíbrio financeiro do sistema. Ele comparou o reajuste ao de outros contratos municipais, como o da limpeza urbana. “Quando vence, completa o seu aniversário, tem que dar o reajuste do período”, afirmou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Semob

