Salvador ganha 40 novos respiradores enviados pelo Governo Federal

Boas notícias. A chegada de 40 novos respiradores enviados a Salvador pelo governo federal permitirá que a capital baiana amplie o número de leitos de UTI para o tratamento de pacientes que desenvolvem sintomas graves do coronavírus. Os equipamentos foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira 16/3, durante coletiva virtual realizada na Central Logística do Município (CLM), em Campinas de Pirajá.  Também estiveram presentes a vice-prefeita Ana Paula Matos e o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Dos 40 respiradores, 25 são de cabeceira e podem ser usados durante o procedimento de intubação de forma permanente. O município já tem na reserva outros seis aparelhos do tipo, que foram liberados judicialmente após ficarem sem uso no Instituto Bahiano de Ortopedia e Traumatologia (Insbot).

Conforme detalhado pelo prefeito, dez unidades serão destinadas para o Hospital Salvador, na Federação. A ação permitirá que o local entre em plena capacidade de funcionamento até este final de semana. Já o recém-inaugurado hospital de campanha da Estação Cidadania, em Itapuã, receberá 20 respiradores que, na prática, serão usados numa manobra interna de transformação de leitos de enfermaria – atualmente existentes na estrutura – para vagas de terapia intensiva.

Os demais 15 aparelhos são de transporte e serão usados provisoriamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até a regulação dos pacientes aos hospitais de referência.

A chegada dos novos respiradores à cidade ocorre três semanas após o prefeito ir até Brasília para solicitar apoio às ações de enfrentamento à pandemia. Recentemente, o Ministério da Saúde já havia enviado 15 equipamentos que ajudaram o município a robustecer ainda a rede de urgência e emergência.

“Vamos abrir em, no máximo dez dias, mais 30 leitos de UTI. Hoje já temos 256, sendo que na primeira onda da pandemia eram 228 vagas. Esse é um dos esforços que fazemos para enfrentar a pandemia. Cada leito desse tem diária de R$ 2,4 mil”, explicou o chefe do Executivo municipal.

Fotografia/Fonte: PMS

Tags:,