Salvador lidera o interesse de turistas no Brasil, enquanto a Flórida (EUA) é o destino preferido no exterior neste Verão. Esse é o resultado de um levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que abarca 82% das empresas de grande e médio porte do setor. Além do turismo de sol e praia, a capital baiana tem na lista de atrativos a riqueza história, cultural, religiosa e a gastronomia. Somados aos atributos está o forte empenho da Prefeitura em fomentar o turismo e, consequentemente, aumentar o fluxo de visitantes à cidade.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, as pesquisas de entidades ligadas ao segmento e as recentes publicações na imprensa nacional e internacional são resultado do esforço do poder público em cuidar da capital baiana. “A preferência dos visitantes pela nossa cidade é fruto da devida atenção que a gestão está dando para o turismo, que corresponde a cerca de 20% do PIB de Salvador”, frisa.
Tinoco disse ainda que, nos últimos sete anos, muitas intervenções foram realizadas na cidade, alavancando a promoção do turismo. “A capital vem se projetando como referência turística e o resultado da pesquisa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) é o retrato disso”, salienta.
Dentre as diversas áreas da cidade requalificadas e que recebem turistas diariamente, vale destacar os trechos da Orla Marítima, como São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Piatã e Itapuã. Entre as opções de visitação que mais atraem os turistas estão os equipamentos culturais e turísticos entregues pela Prefeitura, tais como a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, no Rio Vermelho; os espaços Pierre Verger de Fotografia no Forte Santa Maria e o Espaço Caribé das Artes no Forte São Diogo, ambos na Barra; o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Cultural da Barroquinha e a Casa do Benin, os três no Quarteirão das Artes, no Centro.
Paralelamente, o calendário de eventos da cidade foi reorganizado e transformado numa plataforma de atração de turistas, a partir da melhoria da produção dos eventos e na divulgação com antecedência. Integram a programação oficial da cidade os festivais da Cidade, da Primavera e Virada Salvador, além do Furdunço e Fuzuê – estes acontecem no pré-Carnaval -, dentre outras comemorações.
Infraestrutura – A melhoria da cidade continua com investimentos em obras de infraestrutura já concluídas ou em andamento, tais como a requalificação do entorno da igreja do Bonfim e da avenida Dendezeiros, com a implantação do Caminho da Fé entre o memorial de Irmã Dulce e a Colina Sagrada. Há, ainda, a revitalização da Ponta de Humaitá, do Terreiro de Jesus e das praças Castro Alves, da Inglaterra, Deodoro e Cayru, na Cidade Baixa. Também integram as ações a reforma da Praça Wilson Lins, na Pituba, com implantação da Arena Aquática, assim como a requalificação do Morro do Cristo, na Barra, e do Jardim dos Namorados, que passou por melhorias e teve a implantação da vila de quiosques.
“Durante a nossa gestão, as vocações que a cidade já tem, com suas belezas naturais, história e cultura foram ressaltadas. Mas, também, potencializamos outros aspectos importantes da capital baiana, como o turismo de negócios, por exemplo, através do novo Centro de Convenções, e também com o turismo religioso, com as iniciativas de investimento no Caminho da Fé, dentre outras”, destacou o secretário.
Dentre as ações desenvolvidas vale ressaltar o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que está tocando importantes obras de infraestrutura, como as requalificações da Avenida Sete de Setembro e da orla de Stella Maris/Flamengo/Ipitanga, além da construção da Casa da História de Salvador e Arquivo Público, ambos localizados no Comércio. Fonte: Secom/PMS
Foto: Divulgação
Tags:BRASIL