Salvador é a capital do Norte e Nordeste que mais gerou emprego no primeiro trimestre de 2023, segundo Caged

Notícia boa. Mais uma vez Salvador foi destaque na geração de empregos entre as capitais brasileiras. De acordo com o levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, atualizado na quinta-feira, dia 27/4, a Cidade Baiana ocupou a primeira posição entre as capitais das regiões Norte e Nordeste no primeiro trimestre, com saldo positivo de 4.629 vagas formais.

No período, foram criados 64.662 postos de trabalho, sendo 37.957 no setor de serviços, 12.597 na construção civil e 10.718 no comércio. Já na indústria, foram observadas 3.330 admissões, enquanto a área de transporte, armazenagem e correio registrou 2.449 vagas. Em contrapartida, foram contabilizados 60.033 desligamentos. Esses números colocaram a cidade na sétima colocação no ranking geral das capitais, atrás apenas de São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).

Ainda de acordo com levantamento do Caged, o setor de serviços foi o mais representativo na criação de novos postos, com saldo positivo de 4.857 vagas formais. Os segmentos da saúde (1.060) e da educação (1.684) também se destacaram com a geração de postos celetistas.

“Desde o início da gestão, a Prefeitura tem focado em três pilares importantes para a geração de emprego e crescimento econômico: melhoria no ambiente de negócios, simplificação de processos e facilitação no processo de empreender e investir na cidade. E o resultado tem sido positivo, a exemplo do recente anúncio da vinda da loja Leroy Merlin”, sinalizou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

A titular da Semdec ainda ressaltou a importância das ações de capacitação e fortalecimento promovidas pela Prefeitura. “O implemento de ações voltadas para o empreendedorismo, como a capacitação empreendedora e a conexão entre atores, a exemplo do programa de fortalecimento de pequenos negócios com o Sebrae; e a criação do SAC do Empreendedor, contribuíram para os resultados do Caged, mostrando que estamos no caminho certo”, afirmou.

Já a secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, exaltou as ações implementadas pela Prefeitura de Salvador voltadas à desburocratização de processos. “Os números têm demonstrado que nossa economia vem melhorando gradativamente. Nosso desafio é continuar promovendo políticas públicas que fomentem o ambiente de negócios, aumentem a competitividade, atraiam novas empresas e, consequentemente, gerem emprego e renda”, afirmou a gestora.

SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fonte: Sefaz/PMS

Fotografia: Reprodução

Tags:, ,