Salvador atinge marca histórica de 70% de cobertura da Atenção Básica

Olha aí. O Ministério da Saúde atualizou e divulgou na sexta-feira m, dia 2/8, a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo o país, atestando que Salvador atingiu a marca histórica de quase 70% da população assistida pelos serviços básicos. Os dados podem ser mais otimistas, uma vez que ainda existem equipes precisando de homologação pelo pelo Governo Federal e que atualmente estão sendo custeadas exclusivamente pelo Município. 

O alcance de 70% da cobertura da população aproxima o município de Salvador dos indicadores sugeridos por Organismos Internacionais da Universalização da APS, por marcar forte presença deste tipo de serviço no território. 

Os dados foram alcançados com a ampliação dos serviços da Atenção Primária nos últimos anos, como a construção e/ou requalificação de 45 unidades de saúde e implantação de 38 novas equipes de saúde. Atualmente, Salvador possui 162 unidades básicas, 389 equipes de saúde da família e 115 equipes de atenção primária, além de 5 Consultórios de Rua, com 16 equipes multiprofissionais. 

O secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, destaca a capacidade de gestão estratégica, administrativa e financeira implementada no município para permitir a expansão do serviço. “O percentual já tinha sido alcançado pela capital, mas precisava que o Ministério da Saúde fizesse essa atualização, atestando o compromisso de ampliar os serviços e levar saúde para quem mais precisa. Estamos na expectativa para um novo aumento deste indicador”, destacou. 

Considerada a ‘porta de entrada’ preferencial da população para o Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente a vida da população. 

Atenção Básica – O modelo assistencial da Atenção Básica estimula o acompanhamento em todas as fases da vida do paciente, bem como cria um laço com a comunidade local através das Equipes de Saúde da Família (ESFs). São disponibilizados serviços como consultas com médicos; procedimentos como curativos; dispensação de medicamentos; programas para controle de doenças crônicas, à exemplo de hipertensão e diabetes; visitas domiciliares; vacinação; consultas pré-natal; planejamento familiar; suporte para enfrentamento do tabagismo; serviços odontológicos, dentre outros.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Valter Pontes/ Secom

Tags:, ,