Dois projetos organizados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) contam com uma programação especial neste mês de maio. Um deles é o Viver o Mercado, promovido no Mercado Modelo e que promove atrações durante três dias. Às sextas-feiras, o Grupo Suinga faz apresentação das 17h às 18h, no Pôr do Sol no Mercado. O quarteto, formado por Diego Fox (vocais), Silvio (guitarra), Jesus(guitarra), Coelho (baixo), Tomba (percussão) e Nelson(bateria), faz releituras irreverentes de clássicos da música baiana.
Aos sábados, as Baianas da Aban realizam o Encontro com as Baianas, que acontece das 11h às 13h. Caracterizadas com saias rodadas, panos da costa, torso na cabeça, bata e colares com cores de orixás, as baianas possibilitam aos turistas e baianos dispor de informações sobre o Mercado, podendo registrar o momento da visita com fotografias gratuitamente.
No Domingão no Mercado, das 10h30 às 12h, quem se apresenta neste domingo (14) é o afoxé Filhas de Gandhy, que fazem um cortejo animado para o público. Já nos dias 21 e 28 de maio, quem toma conta é o Samba Chula João do Boi. Criado pelo Mestre João do Boi, o grupo traz um repertório de chulas autorais e de domínio público.
O outro projeto desenvolvido pela FGM é o Pelourinho Dia e Noite, que traz o Concerto nas Igrejas aos domingos, sempre de 11h às 12h. Nos dias 14 e 21, o grupo Ventarolla estará presente nas Igrejas do Carmo, Museu na Misericórdia e Igreja do Rosário dos Pretos, respectivamente. O quarteto de flauta doce é formado por Ingrid Steinhagen, Rainer Kruppe, Rita Teixeira e Gildemar Carneiro.
No último domingo do mês, dia 28, o Concerto nas Igrejas vai contar com o Coral Ecumênico da Bahia, na Igreja do Carmo, também das 11h às 12h. Regido pelo Maestro Ângelo Rafael, o coral é composto por integrantes voluntários, de diversas confissões religiosas e não religiosas, que cantam a diversidade cultural e a pluralidade religiosa do Brasil e de outros países.
Foto: Divulgação
Tags:cidades, Gregório de Matos, Salvador