Não corre ninguém. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) coordenou, na noite de terça-feira 23/6 e madrugada desta quarta-feira 24/6, uma força-tarefa especial em diversos bairros da cidade para coibir festejos juninos e aglomerações nas ruas. A ação teve o intuito de fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais que determinam medidas de isolamento social e de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
A operação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e de fiscais da Coordenadoria de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Foram feitas 32 dispersões de aglomeração e 39 desmontagens de fogueiras em Macaúbas, Barbalho, Santo Antônio, Liberdade, Largo do Tamarineiro, Pau Miúdo, Marechal Rondon, Dom Avelar, Pau da Lima, Águas Claras, Uruguai, Saboeiro, Narandiba, Cabula, Mussurunga, Itapuã, São Cristóvão, Boca do Rio, Massaranduba, Ribeira, Bonfim, Calçada, Jardim Cruzeiro, Vila Rui Barbosa, Uruguai e Paripe.
Vale lembrar o feriado de São João foi antecipado no mês passado pelo governo estadual como forma de ampliar o isolamento social e, consequentemente, reduzir a taxa de transmissão da Covid-19 na capital baiana, bem como em outros municípios do interior. Uma das principais metas da Prefeitura e do governo neste momento é reduzir a demanda dos leitos de UTI da rede pública .
De acordo com o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, cinco equipes do órgão participaram da força-tarefa, que teve início às 19h de ontem e foi até as 3h da madrugada desta quarta (24). Os fiscais atenderam a denúncias feitas pela população através do Disque Coronavírus 160 e também levaram em conta o histórico das localidades.
“A preocupação do poder público municipal e estadual é diminuir a taxa de contaminação do coronavírus. Então, é importante a participação da sociedade para que a gente saia dessa pandemia em breve. É preciso que todos tenham consciência de que, infelizmente, no mundo todo, não é momento de festa”, frisou Freitas.
Fotografia/Fonte: Ascom PMS
Tags:Aglomeração, CORONAVÍRUS EM SALVADOR, festa junina, São João