Inconformados com a decisão do prefeito de Salvador em oferecer um percentual de 0% de reajuste salarial, os trabalhadores protestaram na frente do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, na manhã de sexta-feira, dia 10/6.
A unidade de saúde localizada na Rua Carlos Gomes foi palco da manifestação que terminou com uma “inauguração” protagonizada pelos servidores. A informação de que o prefeito inauguraria a reforma do multicentro motivou a realização do ato pela categoria na mesma data e horário.
A intenção era demonstrar ao chefe do Executivo, a discordância com o posicionamento da gestão em não conceder reajuste na data-base, além do não pagar os avanços previstos nos Planos de Cargos e Vencimentos da Saúde e do “Planão”. As duas legislações aprovadas na Câmara Municipal e sancionadas pelo próprio prefeito não foram foram aplicadas nos contracheques e não há previsão de pagamento.
A ausência do prefeito motivou a indignação dos manifestantes que falaram aos colegas da unidade de saúde, transeuntes e comerciários sobre as condições de trabalho no serviço público municipal. O diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Rogério Dantas afirmou que a categoria exige o cumprimento dos planos de cargos e vencimentos sancionadas em 2010 e 2014. “Não queremos enfrentar a figura pessoal do prefeito, nem mesmo causar constrangimento a qualquer pessoa. A categoria quer dialogar com o próprio prefeito, pois não enxergamos condições de avanços na Mesa de Negociações. Estamos exigindo para que o chefe do Executivo cumpra leis assinadas por ele e que a Justiça poderá obrigá-lo a fazer na forma da Lei”, pontuou Dantas.
A próxima assembleia acontece nesta segunda-feira, dia 13/6, às 9h, na frente do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, na rua Carlos Gomes, centro da capital baiana. Conforme site do Sindseps.
Foto: Divulgação
Tags:ACM Neto, CARLOS GOMES, CENTRO DE SAÚDE, manifestação, REAJUSTE ZERO, Sindseps