Não corre ninguém. A Operação Onzenário da Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão temporária na manhã desta quinta-feira 3/12, em Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). De acordo com o órgão, estão sendo cumpridos, além das prisões, 26 mandados de busca e apreensão e o bloqueio das contas dos suspeitos.
A ação apura fatos ocorridos entre 2008 e 2014, quando, supostamente, houve um complô criminoso entre agentes públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários que atuaram no direcionamento ilícito de operações de crédito consignados em folha dos servidores do Governo do Estado do Ceará.
As suspeitas surgiram a partir da investigação de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial em um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.
As investigações indicam a participação de um Secretário de Estado da Casa Civil do Estado do Ceará e do seu genro, gestor de uma das empresas que movimentou R$ 600 milhões nas operações de créditos sob investigação, alvo de um dos mandados de prisão.
Os materiais apreendidos na operação seguem em análise pela Polícia Federal, que visa aprofundar detalhes acerca da atuação individual dos suspeitos.
Fotografia: Divulgação