Mais de 50% dos eleitores brasileiros desaprovam governo Lula

Vixe. O governo do presidente Lula (PT), viu um novo aumento na insatisfação por parte dos eleitores. O instituto Quaest divulgou uma pesquisa, nesta quarta-feira, dia 2/4, na qual traz um cenário de avaliação da atual gestão do petista à frente da Presidência da República.

Segundo os números, a desaprovação de Lula cresceu e chegou a 56% dos eleitores brasileiros. É o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ele passa de 50% – no início do ano, estava em 49%.

Por outro lado, a aprovação do presidente caiu para 41%, o menor patamar desde o início do mandato – em janeiro, por exemplo, o índice estava em 47%.

O levantamento aponta ainda que, na Região Nordeste, Lula viu a suas aprovação e reprovação empatadas tecnicamente: 52% aprovam e 46% desaprovam. A margem de erro nesse segmento é de 4 pontos para mais ou menos.

No Sudeste, a desaprovação do governo Lula está em 60% (eram 53% em janeiro), enquanto a aprovação é de 37% (eram 42%). A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.

Quando o recorte é o gênero, também pela primeira vez, a desaprovação do governo Lula entre as mulheres superou a aprovação.

A desaprovação oscilou seis pontos para cima, no limite da margem de erro (3 pontos no segmento), e está em 53% (eram 47% em janeiro). A aprovação, seis pontos pra baixo, e está em 43% (eram 49%).

Já entre homens, 59% desaprovam o governo Lula (eram 52% em janeiro). A aprovação está em 39% (eram 45%). A margem de erro também é de 3 pontos.

Por escolaridade, entre os entrevistados sem instrução e com fundamental incompleto, 55% aprovam (eram 58% em janeiro), e 41% desaprovam (eram 35%). A margem de erro é de 4 pontos para mais ou menos.

Entre as pessoas com ensino fundamental completo e médio incompleto, a desaprovação (55%) passou a ser maior que a reprovação (42%). A margem de erro é de 6 pontos para mais ou menos.

Já por religião, a aprovação de Lula entre os católicos, que era maior que a desaprovação, oscilou para baixo, e agora os dois índices empatam tecnicamente pela primeira vez. Segundo a Quaest, 49% dos católicos aprovam e os mesmos 49% desaprovam. Em janeiro, 52% aprovavam, e 45% desaprovavam o governo. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.

Entre os evangélicos, 67% desaprovam a gestão de Lula (eram 58% em janeiro), contra 29% que aprovam o trabalho do presidente (eram 37%). A margem de erro é de 4 pontos para mais ou menos.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. O nível de confiança é de 95%.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Tags:, ,