Gringo grampeado. O estelionatário holandês Robert Van Zanten, de 45 anos, acusado de lesar pelo menos sete turistas que pretendiam veranear em Porto Seguro, foi preso, na quarta-feira (8), por uma equipe de policiais civis e militares de Esplanada. Natural de Amsterdan, van Zanten estava hospedado, com a filha de três anos, num hotel no centro da cidade, onde pretendia ingressar no ramo de compra e venda de imóveis.
Investigado pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), de Porto Seguro, por oferecer, em sites especializados de anúncios gratuitos, o aluguel de casas por temporada ou estabelecimentos comerciais fictícios, van Zanten se utilizava de vários nomes falsos para aplicar os golpes, sempre contra turistas de outros estados. A polícia acredita que mais de 10 pessoas tenham sido lesadas por ele.
Através de e-mails e contatos telefônicos convencia as vítimas a pagarem antecipadamente parte do valor das locações como garantia para firmar os contratos falsos, que posteriormente enviava por e-mail. Residente em Porto Seguro há mais de cinco anos, ele fugiu da cidade em dezembro de 2012, levando consigo a filha de três anos sem o consentimento da mãe, sua ex-companheira. O estelionatário será encaminhado ao Presídio de Eunápolis, onde permanecerá à disposição da Justiça.