Fisiculturista morre após ter rompimento de artéria; polícia suspeita de uso de anabolizantes

Segundo amigos, Andrej queria ser o “novo Rock”.

Deus é mais. Um jovem eslovaco viciado em academia, que chegava a malhar duas vezes ao dia e sonhava ter o corpo do ator e lutador Dwayne “The Rock” Johnson, morreu após o rompimento de uma artéria em seu peito. A polícia suspeita que Andrej Gajdos, de 19 anos, consumia grandes quantidades de hormônios, como esteroides e anabolizantes, para alcançar sua meta.

Segundo o jornal inglês “Bristol Post”, Andrej morava na região de Weston-super-Mare, na Inglaterra, e teve um colapso na porta de uma filial da rede de lojas Tesco. Paramédicos tentaram reanimar o jovem no local, mas não tiveram sucesso.

Segundo a polícia, o jovem fez usos de hormônios pouco tempo antes da morte.

A polícia instaurou um inquérito para descobrir o motivo da morte de Andrej. O médico Johan Oxley, que fez a autópsia do corpo do rapaz, explicou, no processo, que o rompimento da aorta é extremamente raro em pessoas jovens e que só viu um caso similar há mais de uma década. Oxley contou também que “nunca tinha visto um homem tão grande” . Nos exames, foi constatado que Andrej tinha os órgãos com um tamanho acima do normal, incluindo o coração, que pesava aproximadamente 680g, quase o dobro do normal, que fica entre 400 e 500g.

“Ele não era um homem normal. É extremamente raro que uma pessoa tão jovem tenha um rompimento de aorta como esse. Normalmente, isso é gerado por uma anormalidade genética. Porém, seu histórico na academia nos faz suspeitar que ele tenha tomado esteroides por muito tempo, a parte superior de seu corpo era enorme. Os hormônios podem ter feito seu coração inchar e ter um coração grande predispõe a ruptura da aorta torácica”, explicou o legista.

Oxley, no entanto, disse que não pode afirmar com certeza se os esteroides causaram a morte do jovem ou se explicam o tamanho dos órgãos de Andrej. O médico Peter Harrowing, assistente do legista, disse que não é possível precisar o quanto o uso de esteroides pode ter influenciado na morte do jovem.

“A causa da morte foi a ruptura de uma artéria. Uma vez rompida, a morte pode ter sido quase instantânea. Não havia chances de sobrevivência. Nós sabemos que Andrej malhava e os testes mostraram que ele tinha feito uso recente de anabolizantes antes da morte. Ele tinha um coração extremamente grande e muita massa muscular. O rompimento é um evento muito raro e, na maioria das vezes, é causado por uma condição genética. Mas eu não posso dizer que ele morreu de forma natural”, disse o assistente.

Após a morte, amigos iniciaram uma campanha na internet para ajudar a família de Andrej e alertar para os riscos do uso desproporcional de hormônios:

“Como vocês podem ver nas fotos, Andrej era um fisiculturista com aspirações de se tornar o novo Rock. Agora, nunca vai alcançar sua meta. A família e amigos esperam que ele encontre um lugar no céu ao lado de grandes nomes”.

A meta de Andrej era ser como o ator e lutador Dwayne “The Rock” Johnson.

 

 

 

Fotos: Reprodução / Instagram

 

Tags:, ,