Festa de Iemanjá terá esquema especial montado pela Prefeitura

A Prefeitura montou um esquema especial para a Festa de Iemanjá, que acontece no domingo (2/2), para dar mais conforto ao público que vai reverenciar a orixá no Rio Vermelho. Os serviços envolvem fiscalização de publicidade irregular, proteção ao patrimônio público, saúde, trânsito, transporte e limpeza, dentre outros.

Trânsito – A partir do sábado (1°) até as 6h da segunda-feira (3), o trânsito no bairro do Rio Vermelho passará por algumas alterações, com o propósito de garantir comodidade de quem chegar e sair do bairro. Serão instaladas barreiras e desvios do fluxo de veículos pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Com isso, será proibido estacionar e circular com veículos em determinadas vias e, em outras, serão permitidos estacionamentos provisórios.

O trânsito de veículos será bloqueado na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita, Avenida Cardeal da Silva (trecho compreendido entre a Travessa Prudente de Moraes e a Rua José Taboada Vidal), Rua Vieira Lopes (trecho compreendido entre a Rua Conselheiro Pedro Luiz e a Rua Potiguares), Rua Odilon Santos, Rua do Meio, Rua Potiguares, Travessa Basílio de Magalhães, Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rua Marquês de Monte Santo, Rua Dr. Antônio Queiroz Muniz, Rua do Barro Vermelho, Rua do Mirante, Avenida Juracy Magalhães (trecho compreendido entre a Rua Oswaldo Cruz e a Rua Potiguares).

Haverá desvio de trânsito na Avenida Oceânica (na altura da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos), Avenida Cardeal da Silva (à altura da Rua Almirante Barroso), Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Avenida Juracy Magalhães Júnior), Rua Conselheiro Pedro Luiz (na altura do retorno para a Avenida Vasco da Gama).

Vão funcionar em sentido duplo de tráfego as ruas Nelson Galo (a partir da interseção com a Archibaldo Baleeiro), Marquês de Monte Santo (no trecho entre a Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Odilon Santos), e na Odilon Santos (entre a Marquês de Monte Santo e a Monte Conselho).

As pessoas com destino à festa terão como opção de tráfego as avenidas Oceânica, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães Jr, Cardeal da Silva (até a interseção com a Rua Almirante Barroso) e Vasco da Gama, assim como as ruas Almirante Barroso (até a Odorico Odilon) e Oswaldo Cruz (até o Bompreço).

Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) terá um módulo assistencial montado na Rua Vieira Neto, próximo à Clínica Assistência Multidisciplinar em Oncologia (AMO). A estrutura possui capacidade para dez leitos e funcionará, das 7h às 22h, com uma equipe de atendimento multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor.

Além disso, uma ambulância do Samu ficará à disposição para garantir agilidade nos casos mais graves que necessitem de transferência. A equipe promoverá ações estratégicas junto à Unidade de Pronto Atendimento dos Barris (UPA Barris), localizada na rotatória do Vale dos Barris, na Avenida Centenário.

Guarda municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com 160 agentes no apoio às ações da Sedur, Semop, Transalvador e SMS. Além disso, os guardas vão realizar ações de patrulhamento preventivo ao longo do circuito que compreende a festa.

Foto: Valter Pontes/Secom

Tags:,