Dilma,Marina e Aécio participam de debate da CNBB e defendem reforma política

f_268164

Debate. Os três principais candidatos à Presidência da República defenderam na noite desta terça-feira, dia 16, uma reforma política no Brasil, em debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida, em São Paulo.

A CNBB perguntou se os candidatos concordariam com o fim do financiamento de campanha por empresas privadas, eleições em dois turnos, a maior participação da mulher da política e a regulamentação sobre o voto universal e secreto.

Aécio Neves (PSDB) defendeu a volta da ética. “Que a política e a ética voltem a ser objetivas. Minha proposta de governo não é uma proposta do improviso. Defendemos a reforma política que enxugue o quadro partidário, promova o voto distrital misto e o fim da reeleição com mandato de 5 anos”.

Marina Silva defendeu uma maior representatividade. “Que se volte a fazer uma ligação entre representantes e representados. Há um forte reconhecimento da sociedade que parte das instituições políticas não os representa. As manifestações deram esse sinal. A sociedade brasileira está à frente de suas lideranças”.

Dilma Rousseff, por sua vez, quer a participação do povo. “Temos de ter uma reforma na base popular por meio de plebiscito. Concordo com os pontos básicos da CNBB, do fim do financiamento empresarial, a participação proporcional de homens e mulheres, voto em lista partidária e fim das coligações proporcionais.”

No debate promovido pela CNBB, também estiveram presentes os candidatos: Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB) e Eymael (PSDC).

 

Foto: Reprodução

Tags:, , , ,