Deputado baiano protocola pedido de prisão de Moraes após revelações do caso Master

A pressão subiu. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL-BA) apresentou, nesta terça-feira (1º), uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie a eventual necessidade de prisão preventiva do ministro Alexandre de Moraes, após a divulgação de novos elementos relacionados às investigações do caso Banco Master.

A petição foi encaminhada ao ministro André Mendonça e solicita que os fatos sejam submetidos à análise da PGR, que poderá avaliar a abertura de eventual investigação e a adoção de medidas cautelares contra integrante do Supremo. “Diante da gravidade do que veio a público, esses fatos precisam ser investigados com rigor e transparência. Ninguém pode estar acima da lei”, afirmou Leandro.

Segundo o documento apresentado pelo parlamentar, informações divulgadas após o levantamento do sigilo dos autos indicariam que um relatório produzido a partir da análise do celular apreendido com Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, teria identificado cerca de 187 interações relacionadas a um contato salvo como “Alexandre de Moraes BRASILIA”, além de referências a encontros presenciais e mensagens de visualização única.

No pedido, Leandro solicita que a PGR avalie a possibilidade de requerer ao Plenário do STF a prisão preventiva de Moraes. Como alternativas, o deputado cita medidas cautelares como afastamento da função pública, proibição de contato com investigados, apreensão de dispositivos eletrônicos e suspensão do passaporte.

“Se existem elementos que podem representar risco à preservação das provas, cabe às instituições avaliar todas as medidas previstas em lei. O que não pode existir é tratamento diferente dependendo de quem esteja sendo investigado”, declarou o parlamentar.


Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Divulgação