Olha aí. A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) está disponibilizando equipes técnicas, em regime de plantão, em escolas municipais situadas 11 localidades de Salvador para atender a pessoas prejuducadas pelos efeitos da chuva que cai em Salvador desde o início da semana. As estruturas estão situadas em Saramandaia, Bom Juá, Voluntários da Pátria (Lobato), Baixa do Cacau (São Caetano), Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Calabetão, Bosque Real e Olaria (Sete de Abril), Moscou (Castelo Branco), Irmã Dulce (Cajazeiras VII) e Mamede (Alto da Terezinha).
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, além de acolhimento provisório, a equipe está atuando para suprir necessidades emergenciais, como alimentação e higiene e também no encaminhamento para o recebimento de auxílios socioassistenciais, caso necessário. Até o momento, uma idosa está acolhida na Escola Municipal Coração de Jesus, na Baixa do Cacau e cinco pessoas (quatro adultos e uma criança) estão acolhidas na Escola Professora Eufrosina Miranda, no Lobato.
Na unidade de ensino, até a tarde desta quarta, duas salas estavam preparadas para receber os moradores, mas com a possibilidade de outras serem abertas ao longo da noite caso haja a necessidade de assistir mais famílias. No local, a população recebe alimentação, colchões, lençóis, travesseiros e material de higiene.
A assistente social Lucimeire Santos, da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), vinculado à Sempre, afirma que as famílias precisam procurar uma escola para abrigo assim que ouvir soar a sirene de alerta da Defesa Civil. “A Codesal já identificou que aquela região precisa ser acompanhada. Assim, uma sirene é instalada para ser acionada quando necessário. Quando a sirene toca, a Prefeitura mobiliza as equipes para disponibilizar abrigos para as famílias que precisam sair das suas residências.”
O secretário da Sempre, Junior Magalhães, diz que as equipes da pasta seguem no plantão, e que os acolhimentos provisórios estão prontos para receber a população atingida pelas consequências da chuva. “Sabemos que não é fácil sair das casas e deixar tudo, mas o mais importante é a vida. Por isso, pedimos a todos que busquem um local seguro para ficar, como este que estamos oferecendo, para que seja possível salvaguardar a integridade física de cada um. Os técnicos realizarão o acolhimento, farão a escuta para verificar as necessidades imediatas e os encaminhamentos necessários para que as pessoas não permaneçam na condição de vulnerabilidade social”, relatou.
O acolhimento provisório também foi oferecido, de forma preventiva, às quatro famílias desalojadas devido à situação de risco causada pelo desabamento na Baixa dos Sapateiros, na quarta-feira, dia 27/11. No entanto, os assistidos optaram por se deslocar para residência de amigos e familiares.
Saramandaia
Agentes da Sempre estiveram em Saramandaia, bairro com duas ocorrências de deslizamento de terra e um óbito registrado nesta quarta-feira, dia 27/11, para acolher as famílias atingidas pela chuva. Duas escolas foram preparadas no bairro para servir de abrigo, sendo que apenas uma está aberta no momento e a outra será aberta de acordo com a demanda.
As famílias que tiveram as casas atingidas por deslizamento de terra serão assistidas e receberão o Aluguel Social. A Sempre também disponibilizou o auxílio funeral aos familiares do jovem de 23 anos que morreu na localidade, após deslizamento de terra. O auxílio funeral é um benefício concedido a pessoas em situação de vulnerabilidade social e consiste na disponibilização de urna funerária, coroa de flores e traslado do corpo até o cemitério agendado pela família.
Locais dos acolhimentos provisórios:
– Bom Juá: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães
– Voluntários da Pátria: Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda
– Baixa do Cacau: Escola Municipal Coração de Jesus
– Vila Picasso: Escola Municipal Carvalho Guedes
– Calabetão: Escola Municipal Leovícia Andrade
– Bosque Real: Escola Municipal Roberto Correia
– Olaria: Escola Municipal Afrânio Peixoto
– Moscou: Escola Municipal de Castelo Branco
– Irmã Dulce: Escola Municipal Irmã Dulce
– Saramandaia: Escola Municipal Mariza Baqueiro e Escola Municipal Risoleta Neves
– Mamede: Escola Municipal Santa Terezinha
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Otávio Santos/Secom PMS
Tags:acolhimento, chuva, chuva em Salvador