Carnaval de Salvador é oficialmente aberto no Campo Grande com homenagem aos 40 anos da Axé Music

Oficialmnete. O Carnaval de Salvador 2025 começou na quinta-feira, dia 27/2, com um show que já entrou para a história. Logo depois das 4 da tarde, em meio a fogos de artifício e ao som de O Guarani, Carlinhos Brown e o Olodum deram início à apresentação que reuniu 15 artistas para homenagear os 40 anos da Axé Music. Tudo ocorreu em frente à Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande, onde o prefeito Bruno Reis entregou as chaves ao Rei Momo, dando início oficial à folia.

A cerimônia, que contou também com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades, foi conduzida pelo apresentador oficial da feste. Logo depois, começaram a soar os primeiros acordes no Trio 40 Anos de Axé, quando a cantora Margareth Menezes se juntou a Brown e ao Olodum para cantar clássicos como Faraó, Requebra e Dandalunda.

Acompanharam a festa alas dos blocos Afro Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e dos afoxés Filhos de Gandhy e Commanche do Pelô. Em seguida, a rainha Daniela Mercury se juntou ao grupo no Trio 40 Anos de Axé para cantar outros hinos do ritmo, como Canto da Cidade e Maimbê. Outros artistas ícones do movimento também se apresentaram, como Gilmelândia, Ricardo Chaves, Felipe Pezzoni, Sergynho Pimenta, Claudia Leitte, Sarajane, Xanddy Harmonia e Márcio Victor.

Carlinhos Brown falou sobre a homenagem: “O que é o Axé Music? É a continuidade do trabalho de Braguinha, de Carmen Miranda e, mais ainda, um esteio exercido pela força de Dodô e Osmar. Que chegou à Bahia com centro elétrico, mas, vamos dizer, com a força das vassourinhas, descobriu que existia uma outra forma de fazer música. E esta forma elegeu-se outros nomes, outros desejos, outros estilos. Estilos esses, que a partir dos anos 80, nós encontramos uma unidade, um coletivo, para dar força a tudo que nós somos. Anos 90 foi de extrema importância, porque foi o tempo em que as mulheres passaram a liderar mais”, disse o músico.

Fonte: PMS

Fotografia: Valter Pontes / Secom PMS

Tags:, ,