Pai do céu. As medidas mais restritivas e ações de proteção à vida contra o coronavírus no bairro São Marcos foram estendidas por mais sete dias. Logo, as iniciativas regionalizadas na localidade, cujo prazo venceria nesta sexta-feira 19/6, passam a valer até o próximo dia 26, conforme anunciou o prefeito ACM Neto em coletiva virtual que marcou também a assinatura do projeto de lei que estende a vigência do programa Salvador por Todos.
Faz duas semanas que a Prefeitura realiza as ações regionalizadas em São Marcos. Do dia 6 até ontem (18), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou no local 1.942 testes para detecção do coronavírus, totalizando 472 casos positivos. Só nos últimos sete dias, 203 pacientes foram diagnosticados com a doença através da ação.
Com o adiamento do prazo das medidas regionalizadas, a localidade continuará com comércios formal e informal fechados, independentemente do tamanho da área. Apenas atividades essenciais podem funcionar, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde.
A SMS continuará fazendo a testagem rápida para detecção do coronavírus e medição de temperatura de moradores. O órgão também atua com equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), por sua vez, manterá os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itinerante. A unidade móvel presta à população orientações sobre benefícios eventuais e programas federais e municipais.
Fotografia: Agência Senado
Fonte: Ascom PMS