Aniversário de Candeias: Isidório elogia população da cidade

isidorio

O deputado Pastor Sargento Isidório (PDT) destacou, na Assembleia Legislativa da Bahia, a passagem dos 58 anos de emancipação política do município de Candeias, nesse dia 14 de agosto. Em moção de congratulações à população do município, Isidório lembrou que Candeias é “a terra do petróleo, dos morros e do comércio”.
“A palavra Candeias é o plural de ‘candeia’, que quer dizer: candeeiro de óleo ou de cera. É uma lâmpada formada por um recipiente de barro ou de folha, munida de um bico pelo qual passa a extremidade de um pavio, que se enche de óleo para queimar”, explicou o deputado, no documento.
No entanto, Isidório apresentou outra possibilidade de origem do nome do município. Ele conta que, segundo o historiador Jair Cardoso, o nome da nossa cidade foi devido à presença em abundância de madeira por nome candeia, a qual era usada pelos religiosos que moravam próximo ao Rio São Paulinho para fazer tochas em caminhada à Igreja Matriz da cidade.
Ainda segundo ele, Candeias surgiu a partir das terras conhecidas como Matoin, sesmaria importante naquele período que abrigava os Engenhos de Caboto e freguesia, oriundos das terras dos Engenhos Pitanga e da Freguesia de Nossa Senhora de Encarnação do Passé. “Essas localidades deixaram uma marca significativa de uma época na qual predominava o ciclo da cana-de-açúcar, etapa fundamental na formação da Bahia, principalmente do recôncavo”. Ascom

 

 

Tags:, , , , ,