Alvorada, caboclos e fanfarras: confira a programação do 2 de Julho em Salvador

Olha aí. No dia em que se comemora 203 anos da Independência do Brasil na Bahia, nesta quinta-feira, 2 de julho, a maior festa cívica do estado tem início às 6h, com uma alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.

Às 8h, iniciam-se as cerimônias cívicas com hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

Às 9h, o povo invade as ruas com o início do desfile cívico, com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmônicas e grupos populares, com homenagem aos Heróis da Independência e breve parada em frente ao Convento da Soledade.

A decoração de fachadas ao longo do percurso foi idealizada pelos artistas Ray Vianna e Lorena Peixoto.

Durante o percurso, haverá paradas em frente à Ordem Terceira do Carmo e à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para homenagens institucionais. Também integra a programação a Marujada da Independência, realizada entre 11h e 19h, no Santo Antônio Além do Carmo.

À tarde, o desfile segue em direção ao Campo Grande, onde acontecem as principais cerimônias oficiais.

Às 16h, serão realizados o hasteamento das bandeiras, a execução dos hinos militares, a deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo atleta Antônio Lourenço Pereira, conhecido como “Trem de Ferro”, homenageado deste ano.

A partir das 17h30, o tradicional Encontro de Filarmônicas acontecerá sob a direção artística do maestro Fred Dantas. O encerramento da noite contará com apresentação do cantor Mário Bezerra, acompanhado da Oficina de Frevos e Dobrados.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Lucas Moura / Secom PMS