Se ligue. Salvador teve o final de semana marcado pela chuva. Segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), em 48 horas foram registrados acumulados de chuva maiores que 120 mm, superando a normal climatológica esperada para o mês de janeiro, que é de 79,9 mm. Os maiores acumulados de chuva foram registrados nas localidades da Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123 mm; Ilha dos Frades, com 92,88 mm e Itapuã, com 89,0 mm. De acordo com o Cemadec, as fortes chuvas são provocadas pela atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou sobre o território da capital baiana.
Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, pediu que a população fique atenta a qualquer sinal de movimentação do solo. “Madrugada de muita chuva em Salvador e nas primeiras horas deste domingo também. O solo agora já está encharcado, e a gente pede a sua atenção. Se observar qualquer cenário de risco, afaste-se imediatamente e disque 199”, disse.
“As nossas equipes de contingência estão em campo realizando as vistorias por meio de nossos engenheiros, arquitetos e geólogos. Assim como no Centro de Monitoramento, por meio do nosso Cemadec, a gente continua dando a mesma atenção com a análise e a previsão meteorológica, para que todos saibam o que fazer neste momento mais chuvoso. Em caso de risco não se arrisque, disque 199 e aguarde a atuação da Codesal”, completou Macêdo. Nas últimas 48 horas foram registradas 80 solicitações por meio do número 199, sendo 29 de ameaças de desabamento e 28 de ameaças de deslizamento de terra.
Previsão do tempo – Entre domingo, dia 12/1 e terça-feira, dia 14/1 a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas, por vezes fortes, acompanhadas por raios e trovoadas, a qualquer hora do dia. Na quarta-feira, dia 15a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação