Monumento do Cristo da Barra é tombado

O Monumento ao Cristo Nosso Senhor, mais conhecido como Cristo Salvador, foi oficialmente tombado pela Prefeitura nesta quarta-feira, dia 29/3, em homenagem aos 468 anos de Salvador. Essa foi a segunda ação da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural do Município (Lei 8.550/2014), organizada por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O tombamento foi realizado no fim da tarde, em evento no próprio Cristo, nas presenças do prefeito ACM Neto, do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, da presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, entre outras autoridades. Na ocasião, foi autorizada a requalificação do monumento.

O tombamento do Cristo Salvador traz como um dos motivos o fato de os monumentos públicos carregarem em si a simbologia de pertencimento, valores e memória de determinado lugar ou grupo social. A estátua foi indicada por traduzir-se numa obra de caráter religioso, resguardando valores da cultura local, além de simbolismos como bênçãos à cidade, fé cristã, proteção e paz. Outro argumento de significativa relevância está na proximidade do centenário de existência da obra, o que reserva a ela mérito histórico e artístico.

Integrada ao Morro, a estátua revela uma singularidade poética como elemento de composição de uma das mais belas paisagens da cidade, conferindo-lhe título de cartão postal. Também foi considerado o significado desse conjunto para a “Bahia de São Salvador”, enquanto marco de importância urbanístico-paisagística, reforçando e enaltecendo a necessidade de garantir a permanência no sítio onde está localizado o Cristo Salvador.

De acordo com o prefeito ACM Neto, quando foi planejada a recuperação da Orla de Salvador, se pensou também na recuperação de todos os equipamentos históricos desse sítio, o que incluiu a revitalização dos fortes Santa Maria e São Diogo. “Chegou a hora de olhar para esse patrimônio que tem 100 anos. E como é bom olhar para a nossa cidade e ver que ela tem equipamentos com 100, 200, 300 e até 468 anos porque olhar para o passado, resgatar e valorizar nossa tradição, é também garantir a perenidade da nossa cidade, é também olhar para o futuro das nossas gerações”, afirmou o prefeito durante a solenidade.

Foto: Divulgação

Tags:, , ,