Olha aí. A Polícia Federal (PF ) realiza nesta sexta-feira, dia 1º, a 27ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Carbono 14, referência à investigação de fatos antigos. A ação tem como foco um esquema de lavagem de dinheiro por parte do Banco Schahin, que teria gerado prejuízos para a Petrobras. O banco, aliás, teria pagado propina até 2002 ao empresário José Carlos Bumlai.
De acordo com a PF, R$ 12 milhões foram solicitados por Bumlai à instituição. Desse valor, R$ 6 milhões foram enviados para o empresário Ronan Maria Pinto, um dos alvos da operação, que teria usado parte do dinheiro para comprar o jornal Diário do Grande ABC.
Viaturas da PF foram vistas na sede do jornal, em Santo André-SP.
Além de Ronan, outro alvo principal da operação é o ex-secretario-geral do PT Silvio Pereira. Ambos tiveram a prisão pedida pela força-tarefa.
Já o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o jornalista Breno Altman, colaborador do siteBrasil 247 e diretor do Portal Opera Mundi, foram levados para depor coercitivamente.
Os policiais cumprem 12 mandados: 2 de prisão temporária, 8 de busca e apreensão e 2 de condução coercitiva. A ação acontece nas cidades paulistas de Carapicuíba, Osasco, Santo André, além da capital, segundo as primeiras informações.
Foto: Reprodução/Rádio Bandeirantes
Foto: Reprodução
Tags:27ª fase da Operação Lava Jato, Carbono 14, PF, Polícia Federal