Eleições: Bahia tem maior número de casos de assédio eleitoral, diz MPT

Abra o olho. A Bahia tem o maior número de casos de assédio eleitoral entre os estados do país. A informação consta em um levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e divulgado na quarta-feira, dia 28:9.

Com mais registros do que São Paulo, Minas e Paraíba, a Bahia já acumula 36 denúncias de assédio eleitoral no trabalho sendo investigados em inquéritos abertos pelo órgão. Em seguida, vem São Paulo, com 31, Minas e Paraíba, com 14 cada.

Ainda aqui no estado, dois municípios chegaram a receber recomendações oficiais do MPT para adoção de medidas que reforcem a liberdade do voto e a ilegalidade de qualquer tipo de pressão sobre servidores, terceirizados e ocupantes de cargos para a participação em atos de campanha.

Caso não haja atendimento das recomendações, o MPT poderá adotar medidas judiciais e encaminhar o caso ao Ministério Público eleitoral. Também são apuradas situações envolvendo empresas privadas, em que patrões estariam coagindo empregados a se envolver em atos de campanha eleitoral.

Os casos chegam por meio de denúncias anônimas, por representações de adversários dos candidatos que estariam se beneficiando da conduta ilegal e de outros órgãos do Judiciário, da sociedade civil e de outros ramos do Ministério Público.

Denúncias recebidas por instituições parceiras, como TRT5, MP-BA, MPF e Justiça Eleitoral e que envolvam assédio no trabalho também estão sendo encaminhadas e apuradas pelo MPT.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Divulgação/ TSE

Tags:,