Se ligue. Através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a produção de ovos por meio da criação de galinha caipira tem se tornado uma fonte significativa de renda para os agricultores familiares do Assentamento Jiboia, na comunidade de Salinas, Cidade de Senhor do Bonfim. Nessa Cidade, foram investidos mais de R$ 330 mil em projetos de beneficiamento do sistema de produção da ave, a partir da construção de galinheiros e equipamentos para uso comunitário, como máquinas forrageiras e chocadeiras.
A Central das Associações da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru recebeu apoio do programa Bahia Produtiva a partir do Edital 01 e, especificamente na Comunidade de Salinas, foram construídos 20 galinheiros e adquiridos diversos equipamentos e máquinas, incluindo uma máquina forrageira, uma chocadeira coletiva e outros equipamentos individuais, como comedouros, bebedouros, carrinhos de mão, entre outros recursos essenciais.
O engenheiro agrônomo e assistente territorial do projeto Bahia Produtiva, Ailton Almeida, explica que “20 famílias foram contempladas com a construção de galinheiros equipados, que ajudam a melhorar esse sistema produtivo na região de Salinas. Com os investimentos na comunidade, a gente vê a felicidade das famílias, o aumento de renda desses beneficiários, trazendo desenvolvimento direto para o agricultor familiar, que está sempre trabalhando e levando alimento de qualidade para a mesa dos baianos”.
‘A vida toda labutei com as coisas dos outros, hoje estou lubutando com os meus’. Dona Evanilde, também conhecida como Nita, é moradora do assentamento Jiboia e trabalhou a vida toda na pecuária, mas sempre nas fazendas ou roças dos outros. Hoje ela fala orgulhosa sobre sua autonomia na criação de galinha e gado de leite. “Estou estudando e aplicando na prática. O negócio de criar aves é o melhor ramo do mundo. Quem disser que isso aqui não ganha dinheiro, está enganado. Se eu soubesse que esse negócio era tão bom, já estava há muito tempo nele”.
Nita conta com a criação de 100 galinhas e no tempo de estiagem sustenta a casa e o gado com o valor da venda de ovos que, segundo ela, “ainda não está na alta produção, está na metade, mas eu quero chegar no pico, com fé em Deus, e ter 100 dúzias de ovos por dia”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, esteve visitando os estabelecimentos reforça a importância de projetos que geram renda e autonomia de famílias no campo. “É emocionante ver como a nossa agricultura familiar é forte e sólida. Alinhando investimentos em equipamentos e estruturas como essas aos serviços de extensão rural e assistência técnica, as famílias do campo conseguem ampliar a renda, gerar negócios e garantir autonomia”.
Os projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido são executados pela CAR, empresa pública ligada à SDR, e contam com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), respectivamente.
SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: SDR
Fotografia: Divulgação
Tags:AGRICULTURA FAMILIAR, AVICULTURA, CAR, galinha, GALINHA CAIPIRA, SDR, Senhor do Bonfim