Olha aí. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) voltou a lamentar nesta segunda-feira 16/5 o prejuízo ao turismo de Salvador e à geração de empregos provocado pela onda de violência que a Bahia enfrenta nos últimos meses e anunciou a criação de uma nova base da Guarda Municipal para reforçar a proteção de moradores da capital baiana e turistas. O anúncio foi feito em coletiva após o lançamento oficial da mostra itinerante “Gigantes”, na Praça Municipal, no Centro, para celebrar o Dia do Gari.
“É um descontrole total da segurança. Assaltos a turistas no Centro Histórico, assalto aos tripulantes da (companhia aérea) Gol em frente a um hotel, assaltos a bares e restaurantes, morte de policiais… Infelizmente, essa é a triste realidade que estamos vivendo em nossa cidade e em nosso estado”, disse Bruno Reis.
Além da nova base da Guarda Municipal, Bruno pontuou outras ações da prefeitura para ajudar na segurança, uma vez que o Estado não tem conseguido frear a onda de violência. “Já temos uma base no Centro Histórico e vamos colocar uma outra base, muito provavelmente aqui no Comércio, para trazer mais segurança. Além de câmeras que estamos adquirindo e que vamos instalar em todos os pontos turísticos da cidade”, disse Bruno Reis.
O prefeito lamentou o dado divulgado pelo IBGE na última semana, que mais uma vez colocou a Bahia como o estado com a maior taxa de desemprego do Brasil. “Esse cenário de violência prejudica muito o nosso trabalho de reposicionamento da imagem de Salvador no cenário nacional e internacional do turismo. Acaba impactando na geração de emprego e renda e, por essas e outras razões, a Bahia acumula mais esse triste título”, salientou.
Bruno citou, inclusive, a preocupação de um grande empresário da hotelaria: “Hoje pela manhã, recebi uma mensagem do dono de uma rede, que ganhou a concessão do Palácio Rio Branco (na Praça Municipal) e que vai instalar ali em breve um grande hotel. Ele me pergunta: ‘prefeito, os turistas que nós vamos levar para a Bahia estão perguntando como vai resolver essa situação da segurança’. Então, vejam vocês o impacto econômico disso”, contou.
Fotografia: Divulgação
Tags:Bruno Reis