BRASIL
STF tem maioria para manter número de deputados nas eleições de 2026
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta terça-feira (30/9) maioria de votos para referendar a liminar do ministro Luiz Fux que manteve o mesmo número de deputados das eleições de 2022 nas eleições de 2026.
Na segunda-feira (29/9), Fux atendeu ao pedido do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), para que as alterações no número de deputados federais – de 513 para 531 – ou qualquer normatização que pudesse advir do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sejam aplicáveis somente a partir das eleições de 2030.
Após a decisão, Fux enviou ao plenário virtual da Corte sua decisão para ser referendada pelos demais ministros.
Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Dias Toffoli votaram para manter a decisão de Fux.
A votação virtual do caso será encerrada nesta quarta-feira (1°).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Mudanças no vale-alimentação
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Olha aí. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse na segunda-feira (29/9) que o governo deve anunciar, em outubro, quais serão as mudanças para o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A intenção é limitar a taxa de desconto cobradas de bares, restaurantes e supermercados nas vendas com vale-refeição e vale-alimentação.
Durante coletiva para apresentar os resultados da geração de empregos em agosto, Marinho disse que ainda quer esgotar a mediação entre as operadoras e os representantes de bares e restaurantes para evitar um ajuizamento.
Inicialmente, o anúncio das mudanças deveria ter sido feito em maio. Agora, a expectativa é que o anúncio ocorra na próxima semana, após o ministro voltar de uma viagem à República Dominicana. O martelo deve ser batido em conjunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“O presidente Lula nos autorizou. Está comigo e com o Haddad, e eu e ele vamos tomar essa decisão assim que vencermos o cansaço na mesa de negociação”, disse Marinho.
“Precisamos decidir em outubro, de qualquer jeito. O que estamos buscando é criar condições para evitar ajuizamento”, acrescentou.
As taxas de desconto, conhecidas como Merchant Discount Rate (MDR), são cobradas dos estabelecimentos que aceitam esses cartões como forma de pagamento. Além de uma diminuição na taxa, o governo também quer reduzir o prazo para que as empresas repassem os valores aos bares, restaurantes e mercados. Atualmente, as operadoras demoram cerca de 30 dias para repassar os recursos.
iFood
O ministro comentou ainda o adiamento de um pacto de valorização das condições de trabalho de entregadores de aplicativo, que seria assinado nesta segunda-feira com a Ifood. Segundo o ministro, o adiamento ocorreu em razão do interesse do governo em ampliar o número de participantes.
“Estamos conversando com outras empresas e queremos fazer uma mesa mais ampla, além do iFood”, explicou.
Empregos
O Brasil fechou o mês de agosto com saldo positivo de 147.358 empregos com carteira assinada. O balanço é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O ministério informou que o resultado de agosto decorreu de 2.239.895 admissões e 2.092.537 desligamentos no período.
O saldo de empregos formais em agosto superou o registrado em julho, que ficou em 134.251. Apesar do resultado, a criação de empregos voltou a cair em razão da alta de juros e da desaceleração da economia na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram gerados 239.069.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Fonte: Agência Brasil
STF vai julgar vínculo trabalhista de motoristas e entregadores
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai iniciar , na quarta-feira (1°/10), o julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais, a chamada “uberização” das relações de trabalho.
A decisão a ser tomada pela Corte terá impacto em 10 mil processos que estão parados em todo o país à espera do posicionamento do plenário.
Serão julgadas duas ações que são relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes e chegaram ao Supremo a partir de recursos protocolados pelas plataformas Rappi e Uber.
O julgamento sobre a uberização será a primeira pauta do plenário sob o comando do ministro Edson Fachin, que será empossado no cargo de presidente do STF na próxima segunda-feira (29). Ele sucederá o ministro Luís Roberto Barroso, que encerra mandato de dois anos à frente do tribunal.
O que dizem as empresas
A Uber e a Rappi contestam decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício com os motoristas e entregadores.
Segundo a Rappi, as decisões trabalhistas que reconheceram o vínculo de emprego com a empresa desrespeitaram posição da própria Corte que entende não haver relação de emprego formal com os entregadores.
A Uber alegou que é uma empresa de tecnologia, e não do ramo de transportes, e que o reconhecimento de vínculo trabalhista altera a finalidade do negócio da plataforma, violando o princípio constitucional da livre iniciativa de atividade econômica.
Entidades que defendem o reconhecimento do vínculo trabalhista de motoristas e entregadores também vão ser ouvidas pelos ministros durante o julgamento.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Morre a atriz Berta Loran
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Luto. Berta Loran, atriz e comediante que marcou a história da televisão brasileira, morreu na madrugada desta segunda-feira (29/9), aos 99 anos, em um hospital particular em Copacabana, no Rio de Janeiro. Nascida em Varsóvia, Polônia, em 1926, imigrou ainda criança para o Brasil com a família, fugindo da perseguição aos judeus na Europa. No Brasil, iniciou sua carreira no teatro de revista, destacando-se pela irreverência e espontaneidade.
A partir dos anos 1960, Berta se consolidou na TV, participando de programas como Balança, Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total, além de novelas e minisséries. Com seu humor debochado e sotaque marcante, tornou-se uma das primeiras mulheres a conquistar espaço no humor televisivo, então dominado por homens.
Em 2016, foi homenageada com o livro Berta Loran: 90 anos de humor, escrito por João Luiz Azevedo. Reclusa nos últimos anos, evitava aparições públicas, mas deixa um legado que atravessa quase oito décadas de carreira, tendo a comédia como marca principal. Berta completaria 100 anos em março de 2026.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
STF mantém prisão de investigados em fraudes na Previdência
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Olha aí. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no domingo (28/9), com maioria de votos, a continuidade das prisões preventivas de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e do empresário Maurício Camisotti.
Os ministros Nunes Marques, Edson Fachin e André Mendonça votaram pela manutenção da medida cautelar. O ministro Gilmar Mendes declarou impedimento e não participou do julgamento. A análise iniciou na sexta-feira (26/9), em plenário virtual, e seguirá aberta para votos até o próximo dia 3 de outubro.
O colegiado é composto atualmente pelos ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Nunes Marques, que podem se manifestar eletronicamente no sistema até o encerramento do prazo.
Segundo as investigações, o “Careca do INSS” teria atuado como operador de um esquema de desvio de recursos destinados a aposentados e pensionistas, utilizando empresas ligadas a ele como intermediárias financeiras das associações suspeitas.
Já o empresário Maurício Camisotti é acusado de ser sócio oculto de uma das entidades envolvidas e de ter recebido vantagens indevidas a partir das fraudes na Previdência.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
ABCZ lamenta falecimento do Técnico de Registro Rubenildo Cláudio Batista Rodrigues
domingo, 28 de setembro de 2025STF vai julgar vínculo trabalhista de motoristas e entregadores
domingo, 28 de setembro de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima quarta-feira (1°) o início do julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. A controvérsia é conhecida como uberização das relações de trabalho.
A decisão a ser tomada pela Corte terá impacto em 10 mil processos que estão parados em todo o país à espera do posicionamento do plenário.
Serão julgadas duas ações que são relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes e chegaram ao Supremo a partir de recursos protocolados pelas plataformas Rappi e Uber.
Contestação
As empresas contestam decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício com os motoristas e entregadores.
A Rappi alegou que as decisões trabalhistas que reconheceram o vínculo de emprego com a empresa desrespeitaram posição da própria Corte que entende não haver relação de emprego formal com os entregadores.
A Uber sustentou que é uma empresa de tecnologia, e não do ramo de transportes, e que o reconhecimento de vínculo trabalhista altera a finalidade do negócio da plataforma, violando o princípio constitucional da livre iniciativa de atividade econômica.
Além das defesas das plataformas, os ministros vão ouvir durante o julgamento as sustentações orais de entidades que defendem o reconhecimento do vínculo trabalhista de motoristas e entregadores.
O julgamento sobre a uberização será a primeira pauta do plenário sob o comando do ministro Edson Fachin, que será empossado no cargo de presidente do STF na segunda-feira (29/9). Ele sucederá o ministro Luís Roberto Barroso, que encerrará mandato de dois anos à frente do tribunal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Conta de luz terá aumento a partir de outubro; saiba detalhes
sábado, 27 de setembro de 2025
Olha aí. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (26/9) que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro.Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.
De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.
“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, diz a agência.
A agência reguladora de energia elétrica informou ainda “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro”.
“Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.
Bandeira tarifária
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
STJ manda soltar o rapper Oruam
sábado, 27 de setembro de 2025
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar o rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam.
A decisão foi assinada na sexta-feira (26/9) pelo ministro Joel Ilan Paciornik e atendeu ao pedido de soltura feito pela defesa do cantor.
Oruam é investigado pela Polícia do Rio de Janeiro por associação ao tráfico de drogas, tráfico de drogas, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal. Ele estava preso desde de julho em uma penitenciária localizada na zona oeste da capital fluminense.
De acordo com as investigações, o rapper e outros acusados tentaram impedir a Polícia do Rio de cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente acusado de atuar como um dos seguranças pessoais dos chefes da facção criminosa Comando Vermelho, em julho deste ano.
Oruam é filho do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que está preso em uma penitenciária federal.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Toyota suspende produção no Brasil após chuva destruir fábrica
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Vixe. A Toyota suspendeu a produção em suas unidades no Brasil por causa de uma forte tempestade na segunda-feira (22/9) que provocou danos na planta de Porto Feliz (SP), onde são produzidos os motores da marca de veículos.
Em razão dos danos na unidade de Porto Feliz, as fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, abastecidas pela planta de Porto Feliz e também localizadas no estado, interromperam as atividades.
“Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP)”, disse a montadora, em nota.
Com a suspensão, a empresa afirmou que está em tratativas com os trabalhadores. A proposta é a suspensão temporária do contrato de trabalho (layoff). Nesses casos, o trabalhador fica sem prestar serviços, sem receber o salário integral. O vínculo empregatício é mantido.
Assembleia
Os trabalhadores da fábrica de Sorocaba (SP) vão decidir, em assembleia virtual da categoria, a partir desta sexta-feira (25/9), se vão aceitar a proposta de layoff proposto pela empresa. Os funcionários terão até o dia 28 para deliberar sobre a proposta.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, de Materiais Elétricos e Eletrônicos, Siderúrgicas, Fundidos, Automobilísticas, Autopeças e Aeroespacial de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva disse, em nota, que a empresa assumiu o compromisso de manter os empregos de todos os trabalhadores de Porto Feliz, inclusive com a garantia dos benefícios já negociados.
Questionada sobre a proposta oferecida, a Toyota respondeu que “as propostas serão apresentadas a partir de hoje, para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão aplicadas de forma emergencial”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Polícia reconhece falhas em relatório de vistoria na casa de Bolsonaro
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Olha aí. A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), os esclarecimentos requeridos sobre possíveis falhas na fiscalização da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar desde 4 de agosto. A solicitação de Moraes incluiu informações específicas sobre o controle de entrada e saída de veículos no dia 12 de setembro, data posterior à condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão.
O ministro questionou vistorias feitas às 13h16 e 16h22. Segundo a Seap, dois seguranças deixaram o local às 13h16 em um Jeep Compass e retornaram dez minutos depois com outro agente. No entanto, o relatório os identificou apenas como “pessoas”. Às 16h22, outro deslocamento foi registrado, mas sem detalhamento dos ocupantes nem imagens da revista veicular.
Um servidor da Seap precisou ir até a administração do condomínio Solar de Brasília para obter imagens, mas “o condomínio não a disponibilizou de imediato, informando que consultaria seu setor jurídico e, posteriormente, entraria em contato para fornecê-la”, segundo o órgão.
A Seap alegou que os erros não afetaram o cumprimento da ordem judicial. “A ausência de identificação nominal nos eventos mencionados não comprometeu o objetivo principal da vistoria veicular”, afirmou no documento enviado ao STF, acrescentando que os envolvidos explicaram os equívocos no relatório.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Avião vindo do Peru invade espaço aéreo e é interceptado pela FAB
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Vixe. Um avião vindo do Peru foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na segunda-feira (22/9) ao invadir o espaço aéreo nacional sem plano de voo, identificação ou contato com os órgãos responsáveis. A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais, em conjunto com a Polícia Federal.
A aeronave foi abordada por um caça A-29 Super Tucano. Após ignorar tentativas de comunicação, foram disparados tiros de alerta e de contenção. O piloto foi forçado a pousar em área remota perto do município de Tefé, na região do Amazonas.
Agentes da Polícia Federal, com apoio de um helicóptero H-60 Black Hawk, chegaram ao local e realizaram a prisão do responsável.
A ação faz parte da Operação Ostium e do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, voltados ao combate ao tráfico nas regiões de fronteira.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / FAB
Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2025
terça-feira, 23 de setembro de 2025
Olha aí. A Receita Federal disponibilizou nesta terça-feira (23/9), o quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025.
Esse lote contempla restituições transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes, além de restituições residuais de exercícios anteriores.
Ao todo, 387.277 contribuintes vão receber R$ 1.035.303.774. Os pagamentos foram distribuídos da seguinte forma:
- 234.920 contribuintes que usaram declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX;
- 66.637 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 46.222 restituições destinadas a contribuintes não prioritários;
- 16.926 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 15.604 contribuintes idosos acima de 80 anos; e
- 6.968 restituições para contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Como consultar
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento ser feito ao longo do dia 30 de setembro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte(e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio doPortal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Receita libera consulta ao 5º lote de restituição do IR 2025 na terça-feira (23)
sábado, 20 de setembro de 2025
Atenção. A Receita Federal vai abrir na terça-feira (23/9), a partir das 10h, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O pagamento está marcado para 30 de setembro e contemplará 387.277 contribuintes, com valor total superior a R$ 1 bilhão.
Segundo o órgão, parte do montante — R$ 507 milhões — será destinada a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de moléstia grave e professores. Também terão prioridade 234.920 pessoas que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram recebimento via Pix. Outras 46.222 restituições serão pagas a contribuintes sem prioridade.
Este lote inclui ainda declarações entregues em atraso ou que tiveram pendências regularizadas, além de restituições residuais de anos anteriores.
A consulta pode ser feita pelo site do Governo Federal ou pelo aplicativo da Receita Federal. Em caso de problemas com os dados bancários, o contribuinte pode reagendar o crédito pelo site do Banco do Brasil ou pela Central de Relacionamento. Restituições não resgatadas em até um ano devem ser solicitadas pelo portal e-CAC.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Operação da Receita contra fraudes em combustíveis atinge cinco Estados
sábado, 20 de setembro de 2025
Olha aí. A Receita Federal deflagrou na sexta-feira (19/9) a Operação Cadeia de Carbono, com foco em desarticular esquemas de fraude na importação e comercialização de combustíveis, petróleo e derivados.
A ofensiva ocorre em cinco estados — Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo — e já resultou na retenção de cargas avaliadas em cerca de R$ 240 milhões. O material estava em dois navios no Rio de Janeiro, com petróleo cru, combustíveis e óleo condensado.
Segundo a Receita, o esquema utilizava empresas de fachada com baixa estrutura e capital reduzido, mas responsáveis por operações milionárias. A suspeita é de que funcionassem como laranjas, ocultando os verdadeiros proprietários e a origem dos recursos.
Além das cargas interceptadas, depósitos e terminais em São Paulo também foram alvo da fiscalização. A investigação aponta que grupos empresariais de grande porte recorriam a contratos artificiais e complexos para mascarar responsabilidades e dificultar o rastreamento financeiro.
O órgão destaca que práticas como essa estão ligadas a crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal. Em casos comprovados, a legislação prevê a retenção e até a perda definitiva das mercadorias.
Como complemento, a Receita anunciou que deve publicar uma nova norma de controle para importação de combustíveis e derivados, elaborada em diálogo com o setor, para reforçar a transparência e reduzir brechas para fraudes.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Anvisa suspende lote de remédio para hipertensão após detectar riscos de contaminação
sábado, 20 de setembro de 2025
Êta. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o lote 2411191 do medicamento Furosemida, indicado para hipertensão, com validade até 30 de novembro de 2026. A medida foi adotada após a identificação de partículas semelhantes a cacos de vidro no produto.
A Anvisa orientou pacientes e profissionais de saúde a notificarem qualquer ocorrência pelos canais oficiais da agência ou à vigilância sanitária local.
Em nota, a fabricante Hypofarma confirmou o recolhimento do lote e disse que adota rigorosos padrões de fabricação e segurança. A empresa afirmou ainda que seus processos internos passam por revisão constante.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Agência Brasil
Conta de luz pode ser gratuita para famílias de baixa renda; entenda
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Olha aí. Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único poderão ter direito à gratuidade na conta de luz para consumo mensal de até 80kWh. A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional e segue para sanção presidencial.
A mudança amplia o alcance da Tarifa Social de Energia Elétrica. Antes da medida, o benefício oferecia descontos parciais que variavam entre 10% e 65%, de acordo com o consumo. Após a sanção, a energia poderá ser totalmente gratuita dentro do limite estabelecido para o público alvo da ação.
Além dos cadastrados no CadÚnico, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BCP), famílias indígenas e quilombolas também terão acesso ao direito caso estejam dentro do critério de consumo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Neoenergia Coelba
Ex-presidente Bolsonaro é diagnosticado com câncer
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Olha aí. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Hospital DF Star, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (17/9). O laudo patológico mostrou quadro de carcinoma — tipo comum de câncer de pele — de células escamosas, em duas de oito lesões removidas durante procedimento médico no domingo (14/9).
Além disso, o boletim médico divulgado pela manhã, apontam que os exames identificaram alteração na função renal e persistência do quadro de anemia. Ele havia sido internado na terça (16/9) após sofrer crise de soluços, vômitos e queda de pressão arterial.
Bolsonaro volta para a prisão em regime domiciliar, onde continuará a receber acompanhamento médico.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Cartão Nacional de Saúde passa a usar CPF como identificador único
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Abra o olho. O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS) será emitido com o número do CPF, substituindo a numeração anterior. A partir de agora, todos os cidadãos que possuírem CPF terão cadastro automático, sem a necessidade de inscrição. O anúncio foi feito na terça-feira (16/9) pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança facilita a continuidade do atendimento em diferentes serviços de saúde e fortalece a transparência do sistema. Para os gestores, a integração dos dados cria uma base mais segura e confiável, permitindo avaliar políticas públicas com mais precisão e combater fraudes e registros duplicados.
Nos casos em que não houver CPF vinculado, o cadastro será inativado para evitar duplicidades. A previsão é que até abril de 2026 cerca de 111 milhões de registros sejam desativados. Desde julho, 54 milhões de cadastros sem CPF já foram suspensos.
Em coletiva de imprensa, o ministro Alexandre Padilha ressaltou que os pacientes sem CPF continuarão sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF ainda vão continuar a ser atendidas”, afirmou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ministério da Saúde