Vistoria de táxis começa nesta segunda (5) em Salvador; saiba como fazer

Olha aí. A partir de segunda-feira, dia 5/8, os permissionários de táxis de Salvador deverão passar pela vistoria anual realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo. As vistorias seguem até o dia 8 de novembro.

Neste ano, os taxistas poderão contar com a novidade de obter o alvará de circulação de forma totalmente on-line. Após a vistoria e com a liberação do veículo para circulação, o certificado será emitido digitalmente e já poderá ser acessado pelo permissionário.

Como realizar o processo?

Para realizar o serviço, todos os autorizatários devem fazer o agendamento através do site http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br, buscar pela opção Inspeção Veicular Táxi e escolher o dia e horário. Os alvarás que estão programados para a vistoria do dia poderão ser atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de fazer o pré-agendamento. Quem desejar, também poderá antecipar as datas da vistoria, no entanto devem agendar o serviço.

Para realizar a vistoria, os permissionários devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cartão de identificação e a autorização, ambos válidos e sem pendências, o documento do veículo atualizado e, se for o caso, o selo GNV. O permissionário também deverá pagar a taxa de serviço, no valor de R$ 112,32. Serão verificados os equipamentos de segurança, parte elétrica, funilaria e programação visual de cada veículo.

Quem perder o prazo estipulado para cada alvará, poderá comparecer para fazer o procedimento após a data, porém já será considerado irregular pela fiscalização e não poderá atuar na atividade até que a vistoria seja realizada.  A previsão é que sejam atendidos, diariamente, cerca de 100 autorizatários.

Pendências e reprovações

Os veículos que forem reprovados durante a inspeção terão um prazo para que o proprietário o adeque às normas e retorne ao setor para nova vistoria. Caso o veículo não compareça dentro do prazo estipulado e seja flagrado pelos agentes de fiscalização exercendo a atividade, será notificado e penalizado.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Tags:,