Vem aí, bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

Êta. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, devido à previsão de chuva abaixo da média e ao aumento do consumo de energia, vai haver um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos em julho, devido à ativação da bandeira tarifária amarela.

De acordo com a Aneel, esta é a primeira mudança na bandeira desde abril de 2022, após 26 meses com bandeira verde. O sistema de bandeiras permite aos consumidores ajustar seu consumo, contribuindo para reduzir os custos de operação do sistema ao evitar o uso extensivo de termelétricas, cujo custo é superior.

A escassez de chuvas e o aumento das temperaturas no país elevam os custos de operação das hidrelétricas, levando ao acionamento das usinas termelétricas para suprir a demanda energética, o que encarece a geração de energia.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa o custo real da energia gerada, permitindo aos consumidores uma gestão mais eficiente do consumo de energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras considera principalmente o risco hidrológico e o preço da energia no mercado.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia / Fonte: Agência Brasil 

Tags:,